Modelo das intenções de reserva de hospedagem via aplicativos de redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gondim, Cibelle Batista
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49614
Resumo: O crescente uso de dispositivos móveis e a melhoria no desenvolvimento das plataformas de mídia social trouxeram mudanças significativas para o processo de planejamento de viagens e para o comércio eletrônico no turismo. O comércio social móvel resultou da evolução do comércio eletrônico tradicional, que passou a incorporar funções de socialização e de troca de informações entre usuários, concomitantemente à adaptação das transações comerciais para os dispositivos móveis. O objetivo central desta tese consistiu em desenvolver um modelo teórico que reúna os fatores que influenciam a intenção de reservar hospedagem através de aplicativos de redes sociais. O modelo desenvolvido teve como base teórica inicial a Teoria do Comportamento Planejado. Aos constructos da referida teoria foram acrescidas variáveis de outras quatro, a saber: risco geral percebido (Teoria do Risco Percebido), reputação da plataforma de rede social (Teoria da Sinalização), vantagem relativa percebida (Teoria de Difusão das Inovações) e suporte social percebido (Teoria do Suporte Social). As variáveis incluídas no modelo remetem a características dos aplicativos de redes sociais. A amostragem da pesquisa foi do tipo não probabilística. No total foram analisados 486 questionários válidos, aplicados de forma online junto a consumidores brasileiros que utilizam os aplicativos de redes sociais. A pesquisa de abordagem quantitativa, caracterizada como descritiva, correlacional e explicativa, adotou a técnica de modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais para a análise e tratamento dos dados. O software utilizado na análise do modelo foi o SmartPLS 3 (versão 3.3.9). Dentre dez hipóteses estabelecidas, nove foram suportadas. O modelo alcançou um poder explicativo substancial, sendo capaz de explicar 75,8% (R² = 0,758) das intenções de reserva no contexto analisado. Relativamente ao constructo intenção de reserva, dentre as quatro variáveis independentes propostas no modelo em relação a ele, verificou-se que a atitude foi a mais influente e significativa, mediando (total ou parcialmente) outras relações estabelecidas. A atitude favorável dos consumidores obteve no modelo um valor explicativo de 70,1% (R² = 0,701). Dentre as relações de influência sobre a atitude, a vantagem relativa percebida mostrou ser a mais representativa, apesar de seu efeito moderado. Esta percepção da vantagem relativa dos aplicativos de redes sociais como canais de reserva de acomodações, face a outras opções disponíveis, resultou na investigação de aspetos como prazer percebido, vantagem financeira percebida, conveniência e anúncios personalizados, respetivamente. Notou-se que a opinião de terceiros (ou normas subjetivas) sobre o uso de aplicativos de redes sociais no contexto estudado demonstrou uma influência razoável tanto na atitude, quanto na intenção de reserva. Por outro lado, o controle comportamental percebido evidenciou exercer uma influência positiva e pouco significativa sobre a atitude dos consumidores. A relação estabelecida entre o risco geral percebido e a atitude mostrou ser negativa e insignificante. Dentre os tipos de riscos observados no contexto de consumo nos aplicativos de redes sociais destacaram-se os riscos de privacidade e segurança, o psicológico, e o financeiro. Constatou-se que a percepção de uma boa reputação da plataforma de rede social atestou ter efeito indireto e ínfimo sobre a intenção de reserva de hospedagem por mediação da atitude. Embora a hipótese de relação direta entre o suporte social percebido e a intenção de reserva não tenha se confirmado, esse constructo demonstrou ter influência por mediação das normas subjetivas e da atitude. Salienta-se, contudo, que esse efeito foi irrisório. Foi possível verificar que o suporte informacional, o suporte emocional e o suporte da plataforma mostraram-se significativos para a percepção de suporte social geral pelos respondentes, nessa ordem. Por sua vez, esse suporte geral percebido teve influência moderada sobre a pressão social sentida pelos mesmos (normas subjetivas) relativamente a possibilidade de utilizar os aplicativos de redes sociais para a reserva de hospedagem. A partir da análise dos resultados, o estudo trouxe contribuições teóricas e práticas para pesquisadores da área de turismo e hospitalidade, para gestores de empresas de hospedagem, e para as plataformas que administram os aplicativos de redes sociais.
id UFRN_d7926888e6142261cf8cc73aebafbfeb
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49614
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Gondim, Cibelle Batistahttps://orcid.org/0000-0002-3255-5620http://lattes.cnpq.br/5370077447949682https://orcid.org/0000-0002-9175-8903http://lattes.cnpq.br/7785924812425468Marques Júnior, Sérgiohttp://lattes.cnpq.br/3095760811566254Ramos, Anatalia Saraiva Martinshttp://orcid.org/0000-0002-8578-2018http://lattes.cnpq.br/1151025937054810Chagas, Márcio Marreiro dasAbreu, Nelsio Rodrigues deLimberger, Pablo FlôresMendes Filho, Luiz Augusto Machado2022-10-21T20:07:43Z2022-10-21T20:07:43Z2022-09-02GONDIM, Cibelle Batista. Modelo das intenções de reserva de hospedagem via aplicativos de redes sociais. Orientador: Luiz Augusto Machado Mendes Filho. 2022. 318f. Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49614O crescente uso de dispositivos móveis e a melhoria no desenvolvimento das plataformas de mídia social trouxeram mudanças significativas para o processo de planejamento de viagens e para o comércio eletrônico no turismo. O comércio social móvel resultou da evolução do comércio eletrônico tradicional, que passou a incorporar funções de socialização e de troca de informações entre usuários, concomitantemente à adaptação das transações comerciais para os dispositivos móveis. O objetivo central desta tese consistiu em desenvolver um modelo teórico que reúna os fatores que influenciam a intenção de reservar hospedagem através de aplicativos de redes sociais. O modelo desenvolvido teve como base teórica inicial a Teoria do Comportamento Planejado. Aos constructos da referida teoria foram acrescidas variáveis de outras quatro, a saber: risco geral percebido (Teoria do Risco Percebido), reputação da plataforma de rede social (Teoria da Sinalização), vantagem relativa percebida (Teoria de Difusão das Inovações) e suporte social percebido (Teoria do Suporte Social). As variáveis incluídas no modelo remetem a características dos aplicativos de redes sociais. A amostragem da pesquisa foi do tipo não probabilística. No total foram analisados 486 questionários válidos, aplicados de forma online junto a consumidores brasileiros que utilizam os aplicativos de redes sociais. A pesquisa de abordagem quantitativa, caracterizada como descritiva, correlacional e explicativa, adotou a técnica de modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais para a análise e tratamento dos dados. O software utilizado na análise do modelo foi o SmartPLS 3 (versão 3.3.9). Dentre dez hipóteses estabelecidas, nove foram suportadas. O modelo alcançou um poder explicativo substancial, sendo capaz de explicar 75,8% (R² = 0,758) das intenções de reserva no contexto analisado. Relativamente ao constructo intenção de reserva, dentre as quatro variáveis independentes propostas no modelo em relação a ele, verificou-se que a atitude foi a mais influente e significativa, mediando (total ou parcialmente) outras relações estabelecidas. A atitude favorável dos consumidores obteve no modelo um valor explicativo de 70,1% (R² = 0,701). Dentre as relações de influência sobre a atitude, a vantagem relativa percebida mostrou ser a mais representativa, apesar de seu efeito moderado. Esta percepção da vantagem relativa dos aplicativos de redes sociais como canais de reserva de acomodações, face a outras opções disponíveis, resultou na investigação de aspetos como prazer percebido, vantagem financeira percebida, conveniência e anúncios personalizados, respetivamente. Notou-se que a opinião de terceiros (ou normas subjetivas) sobre o uso de aplicativos de redes sociais no contexto estudado demonstrou uma influência razoável tanto na atitude, quanto na intenção de reserva. Por outro lado, o controle comportamental percebido evidenciou exercer uma influência positiva e pouco significativa sobre a atitude dos consumidores. A relação estabelecida entre o risco geral percebido e a atitude mostrou ser negativa e insignificante. Dentre os tipos de riscos observados no contexto de consumo nos aplicativos de redes sociais destacaram-se os riscos de privacidade e segurança, o psicológico, e o financeiro. Constatou-se que a percepção de uma boa reputação da plataforma de rede social atestou ter efeito indireto e ínfimo sobre a intenção de reserva de hospedagem por mediação da atitude. Embora a hipótese de relação direta entre o suporte social percebido e a intenção de reserva não tenha se confirmado, esse constructo demonstrou ter influência por mediação das normas subjetivas e da atitude. Salienta-se, contudo, que esse efeito foi irrisório. Foi possível verificar que o suporte informacional, o suporte emocional e o suporte da plataforma mostraram-se significativos para a percepção de suporte social geral pelos respondentes, nessa ordem. Por sua vez, esse suporte geral percebido teve influência moderada sobre a pressão social sentida pelos mesmos (normas subjetivas) relativamente a possibilidade de utilizar os aplicativos de redes sociais para a reserva de hospedagem. A partir da análise dos resultados, o estudo trouxe contribuições teóricas e práticas para pesquisadores da área de turismo e hospitalidade, para gestores de empresas de hospedagem, e para as plataformas que administram os aplicativos de redes sociais.The increasing use of mobile devices and the improvement in the development of social media platforms have brought significant changes to the travel planning process and to e-commerce in tourism. Mobile social commerce resulted from the evolution of traditional electronic commerce, which started to incorporate functions of socialization and exchange of information between users, concomitantly to the adaptation of commercial transactions to mobile devices. The main objective of this thesis was to develop a theoretical model that brings together the factors that influence the intention to book accommodation through social network applications. The model developed had as its initial theoretical basis the Theory of Planned Behavior. Variables from four other theories were added to the constructs of that theory, namely: perceived general risk (Perceived Risk Theory), reputation of the social network platform (Signaling Theory), perceived relative advantage (Diffusion of Innovations Theory) and perceived social support (Social Support Theory). The variables included in the model refer to characteristics of social network applications. The research sampling was nonprobabilistic. In total, 486 valid questionnaires were analyzed, applied online to Brazilian consumers who use social networking applications. The research with a quantitative approach, and characterized as descriptive, correlational, and explanatory, adopted the technique of modeling structural equations by partial least squares for the analysis and treatment of data. The software used to analyze the model was SmartPLS 3 (version 3.3.9). Among ten hypotheses established, nine were supported. The model achieved substantial explanatory power, being able to explain 75.8% (R² = 0.758) of booking intentions in the analyzed context. Regarding the intention to book construct, among the four independent variables proposed in the model as related to it, it was found that attitude was the most influential and significant, mediating (totally or partially) other established relationships. The favorable attitude of consumers obtained in the model an explanatory value of 70.1% (R² = 0.701). Among the relationships of influence on attitude, the perceived relative advantage proved to be the most representative, despite its moderate effect. This perception of the relative advantage of social media apps as accommodation booking channels, compared to other available options, resulted in the investigation of aspects such as perceived pleasure, perceived financial advantage, convenience, and personalized ads, respectively. It was noted that the opinion of third parties (or subjective norms) on the use of social networking applications in the context studied demonstrated a reasonable influence on both attitude and intention to book. On the other hand, perceived behavioral control showed a positive and insignificant influence on consumers' attitude. The relationship established between the general perceived risk and the attitude proved to be negative and insignificant. Among the types of risks observed in the context of consumption in social network applications, privacy and security, psychological and financial risks stood out. It was found that the perception of a good reputation of the social network platform attested to having an indirect and negligible effect on the intention to book accommodation through the mediation of attitude. Although the hypothesis of a direct relationship between perceived social support and intention to book has not been confirmed, this construct has been shown to have an influence through the mediation of subjective norms and attitude. It should be noted, however, that this effect was negligible. It was possible to verify that informational support, emotional support, and platform support were significant for the respondents' perception of general social support, in that order. In turn, this perceived general support had a moderate influence on the social pressure felt by them (subjective norms) regarding the possibility of using social network applications to book accommodation. From the analysis of the results, the study brought theoretical and practical contributions to researchers in the field of tourism and hospitality, to managers of accommodation companies, and to the platforms that manage social network applications.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOIntenção de reservaReserva onlineHospedagemAplicativos de redes sociaisComércio social móvelModelo das intenções de reserva de hospedagem via aplicativos de redes sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALModelointencoesreserva_Gondim_2022.pdfapplication/pdf3650626https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49614/1/Modelointencoesreserva_Gondim_2022.pdff75f38572155e8bcc651f1408c8e1593MD51123456789/496142022-10-21 17:13:24.639oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49614Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-10-21T20:13:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo das intenções de reserva de hospedagem via aplicativos de redes sociais
title Modelo das intenções de reserva de hospedagem via aplicativos de redes sociais
spellingShingle Modelo das intenções de reserva de hospedagem via aplicativos de redes sociais
Gondim, Cibelle Batista
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Intenção de reserva
Reserva online
Hospedagem
Aplicativos de redes sociais
Comércio social móvel
title_short Modelo das intenções de reserva de hospedagem via aplicativos de redes sociais
title_full Modelo das intenções de reserva de hospedagem via aplicativos de redes sociais
title_fullStr Modelo das intenções de reserva de hospedagem via aplicativos de redes sociais
title_full_unstemmed Modelo das intenções de reserva de hospedagem via aplicativos de redes sociais
title_sort Modelo das intenções de reserva de hospedagem via aplicativos de redes sociais
author Gondim, Cibelle Batista
author_facet Gondim, Cibelle Batista
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3255-5620
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5370077447949682
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9175-8903
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7785924812425468
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ramos, Anatalia Saraiva Martins
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0002-8578-2018
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1151025937054810
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Chagas, Márcio Marreiro das
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Abreu, Nelsio Rodrigues de
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Limberger, Pablo Flôres
dc.contributor.author.fl_str_mv Gondim, Cibelle Batista
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Marques Júnior, Sérgio
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3095760811566254
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
contributor_str_mv Marques Júnior, Sérgio
Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Intenção de reserva
Reserva online
Hospedagem
Aplicativos de redes sociais
Comércio social móvel
dc.subject.por.fl_str_mv Intenção de reserva
Reserva online
Hospedagem
Aplicativos de redes sociais
Comércio social móvel
description O crescente uso de dispositivos móveis e a melhoria no desenvolvimento das plataformas de mídia social trouxeram mudanças significativas para o processo de planejamento de viagens e para o comércio eletrônico no turismo. O comércio social móvel resultou da evolução do comércio eletrônico tradicional, que passou a incorporar funções de socialização e de troca de informações entre usuários, concomitantemente à adaptação das transações comerciais para os dispositivos móveis. O objetivo central desta tese consistiu em desenvolver um modelo teórico que reúna os fatores que influenciam a intenção de reservar hospedagem através de aplicativos de redes sociais. O modelo desenvolvido teve como base teórica inicial a Teoria do Comportamento Planejado. Aos constructos da referida teoria foram acrescidas variáveis de outras quatro, a saber: risco geral percebido (Teoria do Risco Percebido), reputação da plataforma de rede social (Teoria da Sinalização), vantagem relativa percebida (Teoria de Difusão das Inovações) e suporte social percebido (Teoria do Suporte Social). As variáveis incluídas no modelo remetem a características dos aplicativos de redes sociais. A amostragem da pesquisa foi do tipo não probabilística. No total foram analisados 486 questionários válidos, aplicados de forma online junto a consumidores brasileiros que utilizam os aplicativos de redes sociais. A pesquisa de abordagem quantitativa, caracterizada como descritiva, correlacional e explicativa, adotou a técnica de modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais para a análise e tratamento dos dados. O software utilizado na análise do modelo foi o SmartPLS 3 (versão 3.3.9). Dentre dez hipóteses estabelecidas, nove foram suportadas. O modelo alcançou um poder explicativo substancial, sendo capaz de explicar 75,8% (R² = 0,758) das intenções de reserva no contexto analisado. Relativamente ao constructo intenção de reserva, dentre as quatro variáveis independentes propostas no modelo em relação a ele, verificou-se que a atitude foi a mais influente e significativa, mediando (total ou parcialmente) outras relações estabelecidas. A atitude favorável dos consumidores obteve no modelo um valor explicativo de 70,1% (R² = 0,701). Dentre as relações de influência sobre a atitude, a vantagem relativa percebida mostrou ser a mais representativa, apesar de seu efeito moderado. Esta percepção da vantagem relativa dos aplicativos de redes sociais como canais de reserva de acomodações, face a outras opções disponíveis, resultou na investigação de aspetos como prazer percebido, vantagem financeira percebida, conveniência e anúncios personalizados, respetivamente. Notou-se que a opinião de terceiros (ou normas subjetivas) sobre o uso de aplicativos de redes sociais no contexto estudado demonstrou uma influência razoável tanto na atitude, quanto na intenção de reserva. Por outro lado, o controle comportamental percebido evidenciou exercer uma influência positiva e pouco significativa sobre a atitude dos consumidores. A relação estabelecida entre o risco geral percebido e a atitude mostrou ser negativa e insignificante. Dentre os tipos de riscos observados no contexto de consumo nos aplicativos de redes sociais destacaram-se os riscos de privacidade e segurança, o psicológico, e o financeiro. Constatou-se que a percepção de uma boa reputação da plataforma de rede social atestou ter efeito indireto e ínfimo sobre a intenção de reserva de hospedagem por mediação da atitude. Embora a hipótese de relação direta entre o suporte social percebido e a intenção de reserva não tenha se confirmado, esse constructo demonstrou ter influência por mediação das normas subjetivas e da atitude. Salienta-se, contudo, que esse efeito foi irrisório. Foi possível verificar que o suporte informacional, o suporte emocional e o suporte da plataforma mostraram-se significativos para a percepção de suporte social geral pelos respondentes, nessa ordem. Por sua vez, esse suporte geral percebido teve influência moderada sobre a pressão social sentida pelos mesmos (normas subjetivas) relativamente a possibilidade de utilizar os aplicativos de redes sociais para a reserva de hospedagem. A partir da análise dos resultados, o estudo trouxe contribuições teóricas e práticas para pesquisadores da área de turismo e hospitalidade, para gestores de empresas de hospedagem, e para as plataformas que administram os aplicativos de redes sociais.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-21T20:07:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-21T20:07:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONDIM, Cibelle Batista. Modelo das intenções de reserva de hospedagem via aplicativos de redes sociais. Orientador: Luiz Augusto Machado Mendes Filho. 2022. 318f. Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49614
identifier_str_mv GONDIM, Cibelle Batista. Modelo das intenções de reserva de hospedagem via aplicativos de redes sociais. Orientador: Luiz Augusto Machado Mendes Filho. 2022. 318f. Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49614/1/Modelointencoesreserva_Gondim_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f75f38572155e8bcc651f1408c8e1593
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117864026537984