Análise do Escorregamento de uma Transmissão Continuamente Variável em Bancada de Teste
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43085 |
Resumo: | Este trabalho consiste na medição e análise do escorregamento da correia tipo V de borracha da transmissão continuamente variável Gaged GX9 aplicada a um protótipo off-road do tipo baja através de uma bancada de testes. As velocidades de rotação do motor e do eixo final, o deslocamento axial da polia movida e a pressão na linha de freio foram definidas como variáveis de entrada. A relação real e geométrica e o escorregamento foram definidos como variáveis de saída. Os dados foram obtidos por um sensor Hall, um potenciômetro rotativo, um sensor de rotação do motor, um manômetro e um sistema de aquisição de dados AiM EVO4. O escorregamento foi analisado em toda a faixa de relação de transmissão do câmbio, onde confirmou-se que relações de transmissão maiores acarretam em maior escorregamento. Também, foi analisada a influência da distância entre eixo na perda de velocidade do sistema, verificando que distâncias maiores amplificam o efeito. |
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Ferreira, João Victor MendesSouto, Ulisses BorgesCelone, MatteoLima, Carlos Magno de2020-03-16T12:17:25Z2021-10-05T16:03:20Z2020-03-16T12:17:25Z2021-10-05T16:03:20Z2020-02-2820170009329FERREIRA, João Victor Mendes. Análise do Escorregamento de uma Transmissão Continuamente Variável em Bancada de Teste. 2020. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43085Este trabalho consiste na medição e análise do escorregamento da correia tipo V de borracha da transmissão continuamente variável Gaged GX9 aplicada a um protótipo off-road do tipo baja através de uma bancada de testes. As velocidades de rotação do motor e do eixo final, o deslocamento axial da polia movida e a pressão na linha de freio foram definidas como variáveis de entrada. A relação real e geométrica e o escorregamento foram definidos como variáveis de saída. Os dados foram obtidos por um sensor Hall, um potenciômetro rotativo, um sensor de rotação do motor, um manômetro e um sistema de aquisição de dados AiM EVO4. O escorregamento foi analisado em toda a faixa de relação de transmissão do câmbio, onde confirmou-se que relações de transmissão maiores acarretam em maior escorregamento. Também, foi analisada a influência da distância entre eixo na perda de velocidade do sistema, verificando que distâncias maiores amplificam o efeito.This work consists of the slippage measurement and analysis of the Gaged GX9 CVT rubber V-Belt in a test bench applied to a baja type off-road prototype. Engine speed and final shaft speed, axial displacement of the driven pulley and brake line pressure were defined as input variables. The real and geometrical ratio and belt slip were defined as output variables. Data were obtained by a Hall sensor, a rotary potentiometer, an engine speed sensor, a pressure gauge and an AiM EVO4 data acquisition system. Slipping was analyzed over the entire transmission ratio range, where it was confirmed that higher transmission ratios lead to greater slip. Also, the influence of the wheelbase on the speed loss was analyzed, verifying that larger distances amplify the effect.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilEngenharia MecânicaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenhariasTransmissão Continuamente VariávelContinuously Variable TransmissionBaja SAEEscorregamentoBelt SlipAnálise do Escorregamento de uma Transmissão Continuamente Variável em Bancada de TesteSlippage Analysis of a Continuously Variable Transmission on Test Benchinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnalisedoEscorregamento_Ferreira_2020.pdfapplication/pdf10572922https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43085/1/AnalisedoEscorregamento_Ferreira_2020.pdf2b6aa0e7cec1f2d150a91686fa9ae6b7MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43085/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43085/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTAnalisedoEscorregamento_Ferreira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain73796https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43085/4/AnalisedoEscorregamento_Ferreira_2020.pdf.txtea61df66b1ecf92545edb7ea61c9b2acMD54123456789/430852021-10-05 13:03:20.307oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-10-05T16:03:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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