Análise do Escorregamento de uma Transmissão Continuamente Variável em Bancada de Teste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, João Victor Mendes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43085
Resumo: Este trabalho consiste na medição e análise do escorregamento da correia tipo V de borracha da transmissão continuamente variável Gaged GX9 aplicada a um protótipo off-road do tipo baja através de uma bancada de testes. As velocidades de rotação do motor e do eixo final, o deslocamento axial da polia movida e a pressão na linha de freio foram definidas como variáveis de entrada. A relação real e geométrica e o escorregamento foram definidos como variáveis de saída. Os dados foram obtidos por um sensor Hall, um potenciômetro rotativo, um sensor de rotação do motor, um manômetro e um sistema de aquisição de dados AiM EVO4. O escorregamento foi analisado em toda a faixa de relação de transmissão do câmbio, onde confirmou-se que relações de transmissão maiores acarretam em maior escorregamento. Também, foi analisada a influência da distância entre eixo na perda de velocidade do sistema, verificando que distâncias maiores amplificam o efeito.
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