Fatores de inovação através do artesanato do nordeste do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Micaele Guedes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37448
Resumo: Este trabalho visa expor o artesanato de forma artística e empreendedora, através de uma pesquisa intencionalmente feita com artesões, no Nordeste do Brasil. As características peculiares de cada produto artesanal faz com que estas, tornem o artesão destacado entre os demais. Em mundo onde tudo está conectado a tudo, sobressair-se através da inovação, é um dos pilares para manter-se dentro do mercado competitivo. A mescla do conhecimento e a da criatividade na elaboração de cada peça se torna algo que propõe um trabalho único, onde é possível que o seja reconhecido por aonde quer que vá. O Nordeste do Brasil é, o segundo maior produtor de artesanato, e cada estado foi contemplado na escolha de um artesão propositalmente para realização da pesquisa. O presente estudo se define como qualitativo, onde a amostragem de dados é menor e se caracteriza como campo exploratório e descritivo, visando descrever os resultados alcançados, foi realizado o uso de entrevistas com perguntas abertas, para obtenção das informações. A ordem de escolha foi às características de matérias primas e perfil empreendedor de cada artesão, na qual são profissionais que se encontram a mais de 10 anos no mercado, tornando-se assim consolidados em sua região, como será visto ao longo do trabalho são pessoas que souberam inovar e agradar seu público. No objetivo de compreender todo esse contexto, é exposto também definições sobre, empreendedorismo, inovação, turismo e artesanato. Através do presente trabalho, foi possível notar a progressiva produção de artesanato no Brasil, onde a crescente valorização, fez com que cada vez mais artesões busquem atender a necessidade do seu público de forma empreendedora, além do mais o artesanato mostrou-se como forte símbolo de identificação cultural, atraindo mais turistas para regiões receptoras.
id UFRN_d9e8d99f2750f33d899b473155a4fdbb
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37448
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Marques, Micaele GuedesSenna Jr, OtávioDutra, José Eneas MontenegroFerreira, Lissa Valéria Fernandes2017-10-11T14:17:51Z2021-09-22T13:51:34Z2017-10-11T14:17:51Z2021-09-22T13:51:34Z20152012962949MARQUES, Micaele Guedes. Fatores de inovação através do artesanato do nordeste do Brasil. 2015. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37448Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoArtesanatoInovaçãoEmpreendedorismoNordesteFatores de inovação através do artesanato do nordeste do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEste trabalho visa expor o artesanato de forma artística e empreendedora, através de uma pesquisa intencionalmente feita com artesões, no Nordeste do Brasil. As características peculiares de cada produto artesanal faz com que estas, tornem o artesão destacado entre os demais. Em mundo onde tudo está conectado a tudo, sobressair-se através da inovação, é um dos pilares para manter-se dentro do mercado competitivo. A mescla do conhecimento e a da criatividade na elaboração de cada peça se torna algo que propõe um trabalho único, onde é possível que o seja reconhecido por aonde quer que vá. O Nordeste do Brasil é, o segundo maior produtor de artesanato, e cada estado foi contemplado na escolha de um artesão propositalmente para realização da pesquisa. O presente estudo se define como qualitativo, onde a amostragem de dados é menor e se caracteriza como campo exploratório e descritivo, visando descrever os resultados alcançados, foi realizado o uso de entrevistas com perguntas abertas, para obtenção das informações. A ordem de escolha foi às características de matérias primas e perfil empreendedor de cada artesão, na qual são profissionais que se encontram a mais de 10 anos no mercado, tornando-se assim consolidados em sua região, como será visto ao longo do trabalho são pessoas que souberam inovar e agradar seu público. No objetivo de compreender todo esse contexto, é exposto também definições sobre, empreendedorismo, inovação, turismo e artesanato. Através do presente trabalho, foi possível notar a progressiva produção de artesanato no Brasil, onde a crescente valorização, fez com que cada vez mais artesões busquem atender a necessidade do seu público de forma empreendedora, além do mais o artesanato mostrou-se como forte símbolo de identificação cultural, atraindo mais turistas para regiões receptoras.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMicaeleGM_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain100298https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37448/1/MicaeleGM_Monografia.pdf.txt5b65c8f4dbfc9d546a421b86a77d376bMD51ORIGINALMicaeleGM_Monografia.pdfTurismoapplication/pdf1784214https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37448/2/MicaeleGM_Monografia.pdf2a77c1dfb1d9146be375f3f26a5aefa6MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37448/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/374482021-09-22 10:51:34.605oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:51:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Fatores de inovação através do artesanato do nordeste do Brasil
title Fatores de inovação através do artesanato do nordeste do Brasil
spellingShingle Fatores de inovação através do artesanato do nordeste do Brasil
Marques, Micaele Guedes
Artesanato
Inovação
Empreendedorismo
Nordeste
title_short Fatores de inovação através do artesanato do nordeste do Brasil
title_full Fatores de inovação através do artesanato do nordeste do Brasil
title_fullStr Fatores de inovação através do artesanato do nordeste do Brasil
title_full_unstemmed Fatores de inovação através do artesanato do nordeste do Brasil
title_sort Fatores de inovação através do artesanato do nordeste do Brasil
author Marques, Micaele Guedes
author_facet Marques, Micaele Guedes
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Senna Jr, Otávio
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Dutra, José Eneas Montenegro
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Micaele Guedes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
contributor_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Artesanato
Inovação
Empreendedorismo
Nordeste
topic Artesanato
Inovação
Empreendedorismo
Nordeste
description Este trabalho visa expor o artesanato de forma artística e empreendedora, através de uma pesquisa intencionalmente feita com artesões, no Nordeste do Brasil. As características peculiares de cada produto artesanal faz com que estas, tornem o artesão destacado entre os demais. Em mundo onde tudo está conectado a tudo, sobressair-se através da inovação, é um dos pilares para manter-se dentro do mercado competitivo. A mescla do conhecimento e a da criatividade na elaboração de cada peça se torna algo que propõe um trabalho único, onde é possível que o seja reconhecido por aonde quer que vá. O Nordeste do Brasil é, o segundo maior produtor de artesanato, e cada estado foi contemplado na escolha de um artesão propositalmente para realização da pesquisa. O presente estudo se define como qualitativo, onde a amostragem de dados é menor e se caracteriza como campo exploratório e descritivo, visando descrever os resultados alcançados, foi realizado o uso de entrevistas com perguntas abertas, para obtenção das informações. A ordem de escolha foi às características de matérias primas e perfil empreendedor de cada artesão, na qual são profissionais que se encontram a mais de 10 anos no mercado, tornando-se assim consolidados em sua região, como será visto ao longo do trabalho são pessoas que souberam inovar e agradar seu público. No objetivo de compreender todo esse contexto, é exposto também definições sobre, empreendedorismo, inovação, turismo e artesanato. Através do presente trabalho, foi possível notar a progressiva produção de artesanato no Brasil, onde a crescente valorização, fez com que cada vez mais artesões busquem atender a necessidade do seu público de forma empreendedora, além do mais o artesanato mostrou-se como forte símbolo de identificação cultural, atraindo mais turistas para regiões receptoras.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-11T14:17:51Z
2021-09-22T13:51:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-11T14:17:51Z
2021-09-22T13:51:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2012962949
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARQUES, Micaele Guedes. Fatores de inovação através do artesanato do nordeste do Brasil. 2015. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37448
identifier_str_mv 2012962949
MARQUES, Micaele Guedes. Fatores de inovação através do artesanato do nordeste do Brasil. 2015. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37448/1/MicaeleGM_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37448/2/MicaeleGM_Monografia.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37448/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b65c8f4dbfc9d546a421b86a77d376b
2a77c1dfb1d9146be375f3f26a5aefa6
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832707653337088