Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Kéfora Janaína de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21162
Resumo: Este estudo objetiva apresentar as análises de nossa pesquisa, do tipo documental, que investiga a construção de identidades culturais de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nível III, de uma escola municipal de Natal - RN, por meio de diários pessoais produzidos em ambiente escolar. Numa abordagem qualitativo-interpretativista, ancoramo-nos nos estudos identitários que nos trazem a ideia de que as identidades são construídas e reconstruídas pelas relações sociais que realizamos. Para tanto, partirmos de uma concepção de linguagem que não pressupõe categorias pré-estabelecidas, pois essas partem do próprio enunciado. Assim sendo, vamos analisar os enunciados produzidos por esses alunos sob a perspectiva do Círculo de Bakhtin, que trata a construção discursiva emergindo de processos intersubjetivos de interação verbal, numa relação dialógica do eu com o outro, pela alteridade e pela heteroglossia. Ademais, ainda norteiam nosso estudo as orientações sobre gênero do discurso e diário pessoal. Filiamo-nos à Linguística Aplicada indisciplinar por entendermos que essa pesquisa se debruça sobre uma prática social em que a linguagem desempenha papel central e procura demonstrar como os discursos dos sujeitos alunos da EJA, em diários pessoais, são instrumentos de construção não só de suas identidades, mas também do conhecimento e da vida social, da posição que esse sujeito aluno ocupa. Concluimos esse trabalho numa percepção primária das identidades culturais que são construídas pelo sujeito aluno da EJA, pois os resultados sugerem que as identidades desses alunos são fluidamente construídas através da representação que o aluno faz da escola, do que é ser estudante da EJA e de como ele é estudante da modalidade. Com isso, através de nosso trabalho, pretendemos apresentar mais um olhar sobre a(s) identidade(s) do aluno da EJA, apontando uma visão sobre esse sujeito.
id UFRN_d9fce7ba4331bfb936b99ff224817282
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21162
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Medeiros, Kéfora Janaína dehttp://lattes.cnpq.br/4226316662312684http://lattes.cnpq.br/9374738955386775Alves, Maria da Penha Casadohttp://lattes.cnpq.br/7377731555637172Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/7241411335114630Faria, Marilia Varella Bezerra de2016-08-17T00:13:10Z2016-08-17T00:13:10Z2015-10-14MEDEIROS, Kéfora Janaína de. Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais. 2015. 96f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21162Este estudo objetiva apresentar as análises de nossa pesquisa, do tipo documental, que investiga a construção de identidades culturais de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nível III, de uma escola municipal de Natal - RN, por meio de diários pessoais produzidos em ambiente escolar. Numa abordagem qualitativo-interpretativista, ancoramo-nos nos estudos identitários que nos trazem a ideia de que as identidades são construídas e reconstruídas pelas relações sociais que realizamos. Para tanto, partirmos de uma concepção de linguagem que não pressupõe categorias pré-estabelecidas, pois essas partem do próprio enunciado. Assim sendo, vamos analisar os enunciados produzidos por esses alunos sob a perspectiva do Círculo de Bakhtin, que trata a construção discursiva emergindo de processos intersubjetivos de interação verbal, numa relação dialógica do eu com o outro, pela alteridade e pela heteroglossia. Ademais, ainda norteiam nosso estudo as orientações sobre gênero do discurso e diário pessoal. Filiamo-nos à Linguística Aplicada indisciplinar por entendermos que essa pesquisa se debruça sobre uma prática social em que a linguagem desempenha papel central e procura demonstrar como os discursos dos sujeitos alunos da EJA, em diários pessoais, são instrumentos de construção não só de suas identidades, mas também do conhecimento e da vida social, da posição que esse sujeito aluno ocupa. Concluimos esse trabalho numa percepção primária das identidades culturais que são construídas pelo sujeito aluno da EJA, pois os resultados sugerem que as identidades desses alunos são fluidamente construídas através da representação que o aluno faz da escola, do que é ser estudante da EJA e de como ele é estudante da modalidade. Com isso, através de nosso trabalho, pretendemos apresentar mais um olhar sobre a(s) identidade(s) do aluno da EJA, apontando uma visão sobre esse sujeito.This study aims to present analyses of our research, documentary type, which investigates the construction of cultural identities of the Youth and Adults Education (Educação de Jovens e Adultos – EJA), level III, in a public school in the city of Natal/RN, through personal diaries produced in the school environment. In a qualitative-interpretive approach, we anchor our identity studies (BAUMAN, 2001, 2005, 2006; HALL, 1987, 1997, 2011, 2012) that bring us the idea that identities are built and rebuilt by social relations that we do. To this end, we start from a conception of language that does not require pre-conceptions because they are based on the utterance itself. Therefore, we have analyzed the utterances produced by these students from the perspective of Bakhtin Circle (BAKHTIN, 1988, 1993, 1998, 2002, 2010, 2012), which deals with the discursive construction emerging from intersubjective processes of verbal interaction, in a dialogical relationship of the self to the other, by the otherness and the heteroglossia. Moreover, our study is also guided by the guidance on speech genres (BAKHTIN, 2010) and personal journal (LEJEUNE, 2008; MACHADO, 1998, 2009). We join to Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006, 2009) because we believe that this research focuses on a social practice in which language plays a central role and seeks to demonstrate how the speeches of the subject students of EJA, in personal journals, are building tools not only of their identities, but also knowledge and social life of the position that this subject student takes. We conclude this work in a perception of cultural identities that are built by the subject students of EJA, because the results suggest that the identities of these students are fluidly constructed by the representation that the student makes of his or her school, of being student of EJA and how he or she is a student of this educational modality. Thus, through our work, we plan to present another look about the identity or identities of a student of EJA, pointing an insight of this subject.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALinguagemPráticas discursivasIdentidade culturalEducação de Jovens e AdultosDiário pessoalQuerido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALKeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdfKeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdfapplication/pdf668231https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21162/1/KeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdf9da38f167330ac2d61e07d4b7f276d88MD51TEXTKeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txtKeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain218339https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21162/6/KeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txtea983e974c383b01eb06b30f26e06721MD56THUMBNAILKeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpgKeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2561https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21162/7/KeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpgd697169ceb12fce872a1a71b3fdeb7fbMD57123456789/211622017-11-04 12:36:29.59oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21162Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T15:36:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais
title Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais
spellingShingle Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais
Medeiros, Kéfora Janaína de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Linguagem
Práticas discursivas
Identidade cultural
Educação de Jovens e Adultos
Diário pessoal
title_short Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais
title_full Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais
title_fullStr Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais
title_full_unstemmed Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais
title_sort Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais
author Medeiros, Kéfora Janaína de
author_facet Medeiros, Kéfora Janaína de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4226316662312684
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9374738955386775
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7241411335114630
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Kéfora Janaína de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Faria, Marilia Varella Bezerra de
contributor_str_mv Faria, Marilia Varella Bezerra de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Linguagem
Práticas discursivas
Identidade cultural
Educação de Jovens e Adultos
Diário pessoal
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Práticas discursivas
Identidade cultural
Educação de Jovens e Adultos
Diário pessoal
description Este estudo objetiva apresentar as análises de nossa pesquisa, do tipo documental, que investiga a construção de identidades culturais de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nível III, de uma escola municipal de Natal - RN, por meio de diários pessoais produzidos em ambiente escolar. Numa abordagem qualitativo-interpretativista, ancoramo-nos nos estudos identitários que nos trazem a ideia de que as identidades são construídas e reconstruídas pelas relações sociais que realizamos. Para tanto, partirmos de uma concepção de linguagem que não pressupõe categorias pré-estabelecidas, pois essas partem do próprio enunciado. Assim sendo, vamos analisar os enunciados produzidos por esses alunos sob a perspectiva do Círculo de Bakhtin, que trata a construção discursiva emergindo de processos intersubjetivos de interação verbal, numa relação dialógica do eu com o outro, pela alteridade e pela heteroglossia. Ademais, ainda norteiam nosso estudo as orientações sobre gênero do discurso e diário pessoal. Filiamo-nos à Linguística Aplicada indisciplinar por entendermos que essa pesquisa se debruça sobre uma prática social em que a linguagem desempenha papel central e procura demonstrar como os discursos dos sujeitos alunos da EJA, em diários pessoais, são instrumentos de construção não só de suas identidades, mas também do conhecimento e da vida social, da posição que esse sujeito aluno ocupa. Concluimos esse trabalho numa percepção primária das identidades culturais que são construídas pelo sujeito aluno da EJA, pois os resultados sugerem que as identidades desses alunos são fluidamente construídas através da representação que o aluno faz da escola, do que é ser estudante da EJA e de como ele é estudante da modalidade. Com isso, através de nosso trabalho, pretendemos apresentar mais um olhar sobre a(s) identidade(s) do aluno da EJA, apontando uma visão sobre esse sujeito.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-10-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-17T00:13:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-17T00:13:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Kéfora Janaína de. Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais. 2015. 96f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21162
identifier_str_mv MEDEIROS, Kéfora Janaína de. Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais. 2015. 96f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21162/1/KeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21162/6/KeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21162/7/KeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9da38f167330ac2d61e07d4b7f276d88
ea983e974c383b01eb06b30f26e06721
d697169ceb12fce872a1a71b3fdeb7fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833057432076288