Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21162 |
Resumo: | Este estudo objetiva apresentar as análises de nossa pesquisa, do tipo documental, que investiga a construção de identidades culturais de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nível III, de uma escola municipal de Natal - RN, por meio de diários pessoais produzidos em ambiente escolar. Numa abordagem qualitativo-interpretativista, ancoramo-nos nos estudos identitários que nos trazem a ideia de que as identidades são construídas e reconstruídas pelas relações sociais que realizamos. Para tanto, partirmos de uma concepção de linguagem que não pressupõe categorias pré-estabelecidas, pois essas partem do próprio enunciado. Assim sendo, vamos analisar os enunciados produzidos por esses alunos sob a perspectiva do Círculo de Bakhtin, que trata a construção discursiva emergindo de processos intersubjetivos de interação verbal, numa relação dialógica do eu com o outro, pela alteridade e pela heteroglossia. Ademais, ainda norteiam nosso estudo as orientações sobre gênero do discurso e diário pessoal. Filiamo-nos à Linguística Aplicada indisciplinar por entendermos que essa pesquisa se debruça sobre uma prática social em que a linguagem desempenha papel central e procura demonstrar como os discursos dos sujeitos alunos da EJA, em diários pessoais, são instrumentos de construção não só de suas identidades, mas também do conhecimento e da vida social, da posição que esse sujeito aluno ocupa. Concluimos esse trabalho numa percepção primária das identidades culturais que são construídas pelo sujeito aluno da EJA, pois os resultados sugerem que as identidades desses alunos são fluidamente construídas através da representação que o aluno faz da escola, do que é ser estudante da EJA e de como ele é estudante da modalidade. Com isso, através de nosso trabalho, pretendemos apresentar mais um olhar sobre a(s) identidade(s) do aluno da EJA, apontando uma visão sobre esse sujeito. |
id |
UFRN_d9fce7ba4331bfb936b99ff224817282 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21162 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Kéfora Janaína dehttp://lattes.cnpq.br/4226316662312684http://lattes.cnpq.br/9374738955386775Alves, Maria da Penha Casadohttp://lattes.cnpq.br/7377731555637172Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/7241411335114630Faria, Marilia Varella Bezerra de2016-08-17T00:13:10Z2016-08-17T00:13:10Z2015-10-14MEDEIROS, Kéfora Janaína de. Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais. 2015. 96f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21162Este estudo objetiva apresentar as análises de nossa pesquisa, do tipo documental, que investiga a construção de identidades culturais de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nível III, de uma escola municipal de Natal - RN, por meio de diários pessoais produzidos em ambiente escolar. Numa abordagem qualitativo-interpretativista, ancoramo-nos nos estudos identitários que nos trazem a ideia de que as identidades são construídas e reconstruídas pelas relações sociais que realizamos. Para tanto, partirmos de uma concepção de linguagem que não pressupõe categorias pré-estabelecidas, pois essas partem do próprio enunciado. Assim sendo, vamos analisar os enunciados produzidos por esses alunos sob a perspectiva do Círculo de Bakhtin, que trata a construção discursiva emergindo de processos intersubjetivos de interação verbal, numa relação dialógica do eu com o outro, pela alteridade e pela heteroglossia. Ademais, ainda norteiam nosso estudo as orientações sobre gênero do discurso e diário pessoal. Filiamo-nos à Linguística Aplicada indisciplinar por entendermos que essa pesquisa se debruça sobre uma prática social em que a linguagem desempenha papel central e procura demonstrar como os discursos dos sujeitos alunos da EJA, em diários pessoais, são instrumentos de construção não só de suas identidades, mas também do conhecimento e da vida social, da posição que esse sujeito aluno ocupa. Concluimos esse trabalho numa percepção primária das identidades culturais que são construídas pelo sujeito aluno da EJA, pois os resultados sugerem que as identidades desses alunos são fluidamente construídas através da representação que o aluno faz da escola, do que é ser estudante da EJA e de como ele é estudante da modalidade. Com isso, através de nosso trabalho, pretendemos apresentar mais um olhar sobre a(s) identidade(s) do aluno da EJA, apontando uma visão sobre esse sujeito.This study aims to present analyses of our research, documentary type, which investigates the construction of cultural identities of the Youth and Adults Education (Educação de Jovens e Adultos – EJA), level III, in a public school in the city of Natal/RN, through personal diaries produced in the school environment. In a qualitative-interpretive approach, we anchor our identity studies (BAUMAN, 2001, 2005, 2006; HALL, 1987, 1997, 2011, 2012) that bring us the idea that identities are built and rebuilt by social relations that we do. To this end, we start from a conception of language that does not require pre-conceptions because they are based on the utterance itself. Therefore, we have analyzed the utterances produced by these students from the perspective of Bakhtin Circle (BAKHTIN, 1988, 1993, 1998, 2002, 2010, 2012), which deals with the discursive construction emerging from intersubjective processes of verbal interaction, in a dialogical relationship of the self to the other, by the otherness and the heteroglossia. Moreover, our study is also guided by the guidance on speech genres (BAKHTIN, 2010) and personal journal (LEJEUNE, 2008; MACHADO, 1998, 2009). We join to Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006, 2009) because we believe that this research focuses on a social practice in which language plays a central role and seeks to demonstrate how the speeches of the subject students of EJA, in personal journals, are building tools not only of their identities, but also knowledge and social life of the position that this subject student takes. We conclude this work in a perception of cultural identities that are built by the subject students of EJA, because the results suggest that the identities of these students are fluidly constructed by the representation that the student makes of his or her school, of being student of EJA and how he or she is a student of this educational modality. Thus, through our work, we plan to present another look about the identity or identities of a student of EJA, pointing an insight of this subject.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALinguagemPráticas discursivasIdentidade culturalEducação de Jovens e AdultosDiário pessoalQuerido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALKeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdfKeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdfapplication/pdf668231https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21162/1/KeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdf9da38f167330ac2d61e07d4b7f276d88MD51TEXTKeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txtKeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain218339https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21162/6/KeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txtea983e974c383b01eb06b30f26e06721MD56THUMBNAILKeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpgKeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2561https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21162/7/KeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpgd697169ceb12fce872a1a71b3fdeb7fbMD57123456789/211622017-11-04 12:36:29.59oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21162Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T15:36:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais |
title |
Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais |
spellingShingle |
Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais Medeiros, Kéfora Janaína de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Linguagem Práticas discursivas Identidade cultural Educação de Jovens e Adultos Diário pessoal |
title_short |
Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais |
title_full |
Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais |
title_fullStr |
Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais |
title_full_unstemmed |
Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais |
title_sort |
Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais |
author |
Medeiros, Kéfora Janaína de |
author_facet |
Medeiros, Kéfora Janaína de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4226316662312684 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9374738955386775 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Alves, Maria da Penha Casado |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7377731555637172 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7241411335114630 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Kéfora Janaína de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Faria, Marilia Varella Bezerra de |
contributor_str_mv |
Faria, Marilia Varella Bezerra de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Linguagem Práticas discursivas Identidade cultural Educação de Jovens e Adultos Diário pessoal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Práticas discursivas Identidade cultural Educação de Jovens e Adultos Diário pessoal |
description |
Este estudo objetiva apresentar as análises de nossa pesquisa, do tipo documental, que investiga a construção de identidades culturais de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nível III, de uma escola municipal de Natal - RN, por meio de diários pessoais produzidos em ambiente escolar. Numa abordagem qualitativo-interpretativista, ancoramo-nos nos estudos identitários que nos trazem a ideia de que as identidades são construídas e reconstruídas pelas relações sociais que realizamos. Para tanto, partirmos de uma concepção de linguagem que não pressupõe categorias pré-estabelecidas, pois essas partem do próprio enunciado. Assim sendo, vamos analisar os enunciados produzidos por esses alunos sob a perspectiva do Círculo de Bakhtin, que trata a construção discursiva emergindo de processos intersubjetivos de interação verbal, numa relação dialógica do eu com o outro, pela alteridade e pela heteroglossia. Ademais, ainda norteiam nosso estudo as orientações sobre gênero do discurso e diário pessoal. Filiamo-nos à Linguística Aplicada indisciplinar por entendermos que essa pesquisa se debruça sobre uma prática social em que a linguagem desempenha papel central e procura demonstrar como os discursos dos sujeitos alunos da EJA, em diários pessoais, são instrumentos de construção não só de suas identidades, mas também do conhecimento e da vida social, da posição que esse sujeito aluno ocupa. Concluimos esse trabalho numa percepção primária das identidades culturais que são construídas pelo sujeito aluno da EJA, pois os resultados sugerem que as identidades desses alunos são fluidamente construídas através da representação que o aluno faz da escola, do que é ser estudante da EJA e de como ele é estudante da modalidade. Com isso, através de nosso trabalho, pretendemos apresentar mais um olhar sobre a(s) identidade(s) do aluno da EJA, apontando uma visão sobre esse sujeito. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-10-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-17T00:13:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-08-17T00:13:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MEDEIROS, Kéfora Janaína de. Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais. 2015. 96f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21162 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Kéfora Janaína de. Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais. 2015. 96f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21162/1/KeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21162/6/KeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21162/7/KeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9da38f167330ac2d61e07d4b7f276d88 ea983e974c383b01eb06b30f26e06721 d697169ceb12fce872a1a71b3fdeb7fb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833057432076288 |