Fatores determinantes da near miss materna em uma unidade de terapia intensiva obstétrica: avaliação das competências profissionais da área médica
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20257 |
Resumo: | Objetivo: avaliar os fatores determinantes da morbimortalidade em unidade de terapia intensiva obstétrica (UTIO) e relacioná - los às competências profissionais dos estudantes da graduação do curso de medicina e dos residentes de Ginecologia e Obstetrícia de um hospital universitário. Métodos: estudo observacional de corte transversal com 492 gestantes ou puérperas e 261 alunos e residentes durante outubro de 2013 a setembro de 2014 . Foram selecionadas pacientes internadas na UTIO no período de um ano, sendo informadas sobre as propostas do estudo e realizada aplicação do questionário. A análise foi feita através do Microsoft Excel 2013 e GraphPad6. Foram empregados testes x 2 para verificar associação entre os fatores de risco para morbi - mortalidade materna e testes t de student para avaliar competências dos alunos da graduação e residentes referentes ao teste cognitivo e ao Mini - cex. Resultados: Foram encontrados como riscos relativos significativamente elevados para desenvolvimento de near miss quando comparada a morbidade materna grave, a raça não - branca (OR=2,527; RR=2,342); pacientes casadas (OR=7,968; RR=7,113), escolaridade até 2º grau incompleto (OR=3,177; RR=2,829), procedente do interior (OR=4,643; RR=4,087), renda familiar menor que 1 sa lário mínimo (OR=7,014; RR=5,554), distúrbios hipertensivos gestacionais (OR=16,35; RR=13,27), realização do pré - natal (OR=5,023; RR=4,254) e a via de parto cesárea (OR=39,21; RR=31,25). Na análise cognitiva, foi notada uma diferença significativa nas perf ormances dos estudantes sobre o tema (3,75 ± 0,93, 4,03 ± 0,94 e 4,88 ± 0,35 médias e desvios padrões dos acadêmicos, internos e residentes, respectivamente; p < 0,01) e no Mini - cex mostrando um melhor desempenho global dos residentes quando comparados aos alunos da graduação. Conclusões: Questões socioeconômicas, clínicas e assistenciais mostraram - se relacionados à prevalência de near miss , revelando a importância de intervenções amplas para melhorar estes indicadores. Sugere - se, também, uma maior inserção curricular do tema nas disciplinas do curso médico, tendo em vista a importância de se evitar a near miss através da adequação no âmbito da educação médica. |
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Métodos: estudo observacional de corte transversal com 492 gestantes ou puérperas e 261 alunos e residentes durante outubro de 2013 a setembro de 2014 . Foram selecionadas pacientes internadas na UTIO no período de um ano, sendo informadas sobre as propostas do estudo e realizada aplicação do questionário. A análise foi feita através do Microsoft Excel 2013 e GraphPad6. Foram empregados testes x 2 para verificar associação entre os fatores de risco para morbi - mortalidade materna e testes t de student para avaliar competências dos alunos da graduação e residentes referentes ao teste cognitivo e ao Mini - cex. Resultados: Foram encontrados como riscos relativos significativamente elevados para desenvolvimento de near miss quando comparada a morbidade materna grave, a raça não - branca (OR=2,527; RR=2,342); pacientes casadas (OR=7,968; RR=7,113), escolaridade até 2º grau incompleto (OR=3,177; RR=2,829), procedente do interior (OR=4,643; RR=4,087), renda familiar menor que 1 sa lário mínimo (OR=7,014; RR=5,554), distúrbios hipertensivos gestacionais (OR=16,35; RR=13,27), realização do pré - natal (OR=5,023; RR=4,254) e a via de parto cesárea (OR=39,21; RR=31,25). Na análise cognitiva, foi notada uma diferença significativa nas perf ormances dos estudantes sobre o tema (3,75 ± 0,93, 4,03 ± 0,94 e 4,88 ± 0,35 médias e desvios padrões dos acadêmicos, internos e residentes, respectivamente; p < 0,01) e no Mini - cex mostrando um melhor desempenho global dos residentes quando comparados aos alunos da graduação. Conclusões: Questões socioeconômicas, clínicas e assistenciais mostraram - se relacionados à prevalência de near miss , revelando a importância de intervenções amplas para melhorar estes indicadores. Sugere - se, também, uma maior inserção curricular do tema nas disciplinas do curso médico, tendo em vista a importância de se evitar a near miss através da adequação no âmbito da educação médica.Objective: Evaluate the determinants of morbidity and mortality in an obstetric intensive care unit and professional medical skills of students/residents at a university hospital. Methods: observational cross - sectional with 492 pregnant/pue rperal women and 261 students/residents. Patients were admitted to the obstetric intensive care unit during a year, being informed about the proposals of the study and a questionnaire was applied. The analysis was performed using Microsoft Excel 2013 and G raphPad6. Chi - square tests were used to evaluate risk factors and student t test evaluates resident/students' skills concerning the cognitive test and the Mini - Cex. Results: the main risk factors to near miss were: non - white race (OR = 2.527; RR = 2.342) ; marital status(married women) (OR = 7.968; RR = 7.113) , schooling (primary) (OR = 3.177 ; RR = 2.829) , from country town (OR = 4.643 ; RR = 4.087), low income (OR = 7014 ; RR = 5.554) , gestational hypertensive disorders (OR = 16.35 ; RR = 13.27) , re alization of pre - natal (OR = 5.023 ; RR = 4.254) and C - section before labor(OR = 39.21 ; RR = 31.25). In cognitive/Mini - cex analysis were noted significant difference in the performance of students on the subject (3.75 ± 0.93, 4.03 ± 0.94 and 4.88 ± 0.35). We still observed the best performance of residents, when compared to graduation students (p < 0.01). Conclusions: the prevalence of near miss was associated with socioeconomic/clinics factors and care issues, revealing the importance of interventions to improve these indicators. In addition, we suggest a better curriculum insertion of this subject in the medical Course disciplines due the importance to avoid the near miss through of adequacy of medical education.porUniversidade Federal do Rio Grande do NorteSEM PROGRAMAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDEMortalidade maternaMorbidadeGestantesEducação em saúdeEstudantes de medicinaFatores determinantes da near miss materna em uma unidade de terapia intensiva obstétrica: avaliação das competências profissionais da área médicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMariaAparecidaCardosoDeSouza_DISSERT.pdfMariaAparecidaCardosoDeSouza_DISSERT.pdfapplication/pdf891488https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20257/1/MariaAparecidaCardosoDeSouza_DISSERT.pdfe50a1c235c5b134881c3c4cd0f3afd4cMD51TEXTMariaAparecidaCardosoDeSouza_DISSERT.pdf.txtMariaAparecidaCardosoDeSouza_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain113379https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20257/6/MariaAparecidaCardosoDeSouza_DISSERT.pdf.txt645db55ba86c735d6de971f33e18ae8aMD56THUMBNAILMariaAparecidaCardosoDeSouza_DISSERT.pdf.jpgMariaAparecidaCardosoDeSouza_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2517https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20257/7/MariaAparecidaCardosoDeSouza_DISSERT.pdf.jpgfe5278aac04b5af75da8061c1f6b6335MD57123456789/202572017-11-04 14:51:58.739oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20257Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T17:51:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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