Efeitos de diferentes protocolos de exercício físico em meio aquático sobre o desempenho motor-cognitivo e função cognitiva em idosas fisicamente ativas: um estudo cruzado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ricardo André Gomes da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25187
Resumo: Introdução: O processo de envelhecimento é inevitável, porém varia de indivíduo para indivíduo os efeitos causados por ele, sabe-se que o envelhecimento ativo retarda os efeitos degenerativos causados pelo avanço da idade, sendo assim dependendo do programa de atividades praticadas ao longo do tempo contemplará modificações substancias diferentes sobre os desempenhos motores e cognitivos em comparação a idosos que não possuem um estilo de vida ativo. Objetivo: Analisar quais os efeitos agudos de diferentes sessões (automática, dupla tarefa, cognitiva e momento controle) sobre o desempenho da marcha e função executiva em idosas fisicamente ativas. Métodos: Trata-se de um estudo controlado e randomizado com delineamento cruzado, onde cada sujeito passará por duas sessões de exercícios físicos cientificamente metodizados (sessão dupla tarefa e sessão automática), uma sessão com estimulação cognitiva e um momento controle, conforme se descreve a seguir: A sessão dupla tarefa ocorreu através de exercícios com estimulações baseadas na aprendizagem motora com movimentos novos em meio aquático, a sessão automática ocorreu através de exercícios com movimento padronizado em meio aquático, e a sessão cognitiva ocorreu através de estímulos cognitivos (audiovisual) por meio de um vídeo que demonstravam exercícios físicos aquáticos, o momento controle não houve nenhum tipo estimulação motora e cognitiva, no qual os sujeitos permaneciam deitados em um colchonete. Para analisar o efeito sobre o desempenho da Marcha, usou-se o Teste de levantar e caminhar em diferentes situações e para analisar a Função executiva usou-se os Testes de Trilhas A e o Teste de Stroop. A normalidade dos dados foi verificada pelo teste Shapiro-Wilk. Os dados foram expressos em mediana e percentis 25 e 75. Teste de Friedman foi aplicado para comparar os valores de mudança absoluta (Δ = pós – pré) de cada variável dependente entre as sessões de exercício. Teste de Wilcoxon foi usado na comparação intra-condição de cada variável dependente. O tamanho do efeito foi calculado pela seguinte fórmula: [z / √ n]. O nível de significância estatística adotado foi de p < 0,05. Os procedimentos estatísticos foram feitos com auxílio do SPSS para Win/v.22.0 (Statistical Package for Social Sciences, Chicago, IL, USA). Resultados: Quanto ao desempenho da marcha e da função executiva, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativa entre as sessões (dupla tarefa, automática, cognitiva e momento controle), porém, observado uma melhor sobre a marcha motor-motor após a sessão automática (p = 0,015) e dupla tarefa (p = 0,001) e na macha motor-cognitiva somente após a sessão de dupla tarefa (p = 0,032). Observou-se também, uma melhora do teste de Stroop após as sessões automáticas (p = 0,003) e dupla tarefa (p < 0,001) e ainda sobre o teste de Trilhas após as sessões automática (p = 0,020), dupla tarefa (p < 0,001) e cognitiva (p < 0,001). Não houve efeito na variável da sessão controle (p > 0,05). Conclusão: Os resultados do estudo demonstraram que o protocolo de dupla tarefa utilizado apresentou um efeito potencial positivo na melhora ao desempenho motor-cognitivo e nas funções cognitivas em idosas fisicamente ativas, relacionado ao aspecto da mobilidade e ao aspecto cognitivo. Desta forma, sugere-se o incentivo da adição de exercícios com outras sessões de demanda com dupla tarefa na prática clínica e nas práticas de atividades físicas regulares como uma forma de melhorar o desempenho funcional e prevenir possíveis acidentes em idosas ativas.
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spelling Silva, Ricardo André Gomes daDantas, Paulo Moreira SilvaAlmeida, Helio Franklin Rodrigues deBarros, Jonatas de França2018-05-11T20:53:46Z2018-05-11T20:53:46Z2017-09-11SILVA, Ricardo André Gomes da. Efeitos de diferentes protocolos de exercício físico em meio aquático sobre o desempenho motor-cognitivo e função cognitiva em idosas fisicamente ativas: um estudo cruzado. 2017. 82f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25187Introdução: O processo de envelhecimento é inevitável, porém varia de indivíduo para indivíduo os efeitos causados por ele, sabe-se que o envelhecimento ativo retarda os efeitos degenerativos causados pelo avanço da idade, sendo assim dependendo do programa de atividades praticadas ao longo do tempo contemplará modificações substancias diferentes sobre os desempenhos motores e cognitivos em comparação a idosos que não possuem um estilo de vida ativo. Objetivo: Analisar quais os efeitos agudos de diferentes sessões (automática, dupla tarefa, cognitiva e momento controle) sobre o desempenho da marcha e função executiva em idosas fisicamente ativas. Métodos: Trata-se de um estudo controlado e randomizado com delineamento cruzado, onde cada sujeito passará por duas sessões de exercícios físicos cientificamente metodizados (sessão dupla tarefa e sessão automática), uma sessão com estimulação cognitiva e um momento controle, conforme se descreve a seguir: A sessão dupla tarefa ocorreu através de exercícios com estimulações baseadas na aprendizagem motora com movimentos novos em meio aquático, a sessão automática ocorreu através de exercícios com movimento padronizado em meio aquático, e a sessão cognitiva ocorreu através de estímulos cognitivos (audiovisual) por meio de um vídeo que demonstravam exercícios físicos aquáticos, o momento controle não houve nenhum tipo estimulação motora e cognitiva, no qual os sujeitos permaneciam deitados em um colchonete. Para analisar o efeito sobre o desempenho da Marcha, usou-se o Teste de levantar e caminhar em diferentes situações e para analisar a Função executiva usou-se os Testes de Trilhas A e o Teste de Stroop. A normalidade dos dados foi verificada pelo teste Shapiro-Wilk. Os dados foram expressos em mediana e percentis 25 e 75. Teste de Friedman foi aplicado para comparar os valores de mudança absoluta (Δ = pós – pré) de cada variável dependente entre as sessões de exercício. Teste de Wilcoxon foi usado na comparação intra-condição de cada variável dependente. O tamanho do efeito foi calculado pela seguinte fórmula: [z / √ n]. O nível de significância estatística adotado foi de p < 0,05. Os procedimentos estatísticos foram feitos com auxílio do SPSS para Win/v.22.0 (Statistical Package for Social Sciences, Chicago, IL, USA). Resultados: Quanto ao desempenho da marcha e da função executiva, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativa entre as sessões (dupla tarefa, automática, cognitiva e momento controle), porém, observado uma melhor sobre a marcha motor-motor após a sessão automática (p = 0,015) e dupla tarefa (p = 0,001) e na macha motor-cognitiva somente após a sessão de dupla tarefa (p = 0,032). Observou-se também, uma melhora do teste de Stroop após as sessões automáticas (p = 0,003) e dupla tarefa (p < 0,001) e ainda sobre o teste de Trilhas após as sessões automática (p = 0,020), dupla tarefa (p < 0,001) e cognitiva (p < 0,001). Não houve efeito na variável da sessão controle (p > 0,05). Conclusão: Os resultados do estudo demonstraram que o protocolo de dupla tarefa utilizado apresentou um efeito potencial positivo na melhora ao desempenho motor-cognitivo e nas funções cognitivas em idosas fisicamente ativas, relacionado ao aspecto da mobilidade e ao aspecto cognitivo. Desta forma, sugere-se o incentivo da adição de exercícios com outras sessões de demanda com dupla tarefa na prática clínica e nas práticas de atividades físicas regulares como uma forma de melhorar o desempenho funcional e prevenir possíveis acidentes em idosas ativas.Introduction: The aging process is inevitable, but it varies from individual to individual the effects caused by it, it is known that active aging slows down the degenerative effects caused by the advancing age, thus being dependent on the program of activities practiced over time will contemplate different substance modifications on motor and cognitive performances compared to older people who do not have an active lifestyle. Objective: To analyze the acute effects of different sessions (automatic, dual task, cognitive and moment control) on gait performance and executive function in physically active elderly women. Methods: This is a randomized controlled trial with a cross-over design, where each subject will undergo two sessions of scientifically-based physical exercises (double task and automatic session), a session with cognitive stimulation and a control momentum, as described The dual task session occurred through exercises with stimuli based on motor learning with new movements in the aquatic environment, the automatic session occurred through exercises with standardized movement in the aquatic environment, and the cognitive session occurred through cognitive (audiovisual) stimuli by In the midst of a video demonstrating aquatic physical exercises, the moment of control there was no type of motor and cognitive stimulation, in which the subjects remained lying on a mat. To analyze the effect on gait performance, the gait and gait test was used in different situations and to analyze the executive function, we used the gait tests A and the stroop test. The normality of the data was verified by the Shapiro-Wilk test. Data were expressed as median and 25th and 75th percentiles. Friedman's test was applied to compare change values 9 absolute (Δ = post - pre) of each dependent variable between the exercise sessions. Wilcoxon's test was used in the intra-condition comparison of each dependent variable.The size of the effect was calculated by the following formula: [z / √ n]. The level of statistical significance was set at p <0.05. Statistical procedures were performed using SPSS for Win / v.22.0 (Statistical Package for Social Sciences, Chicago, IL, USA). Results: Regarding gait performance and executive function, no statistically significant differences were found between the sessions (dual task, automatic, cognitive and moment control), but a better motor-motor gait was observed after the automatic session (p = 0.015) and double task (p = 0.001) and motor-cognitive torque only after the dual task session (p = 0.032). We also observed an improvement in the Stroop test after automatic sessions (p = 0.003) and double task (p <0.001) 0.001) and cognitive (p <0.001). There was no effect on the control session variable (p> 0.05). Conclusion: The results of the study demonstrated that the dual-task protocol presented a potential positive effect on the improvement in motor-cognitive performance and cognitive functions in physically active elderly women, related to the aspect of mobility and cognitive aspect. Thus, the encouragement of the addition of exercises with other dual-task demand sessions in clinical practice and regular physical activity practices is suggested as a way to improve functional performance and prevent possible accidents in active elderly women.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAIdosoDesempenho motorMarchaFunção executivaEfeitos de diferentes protocolos de exercício físico em meio aquático sobre o desempenho motor-cognitivo e função cognitiva em idosas fisicamente ativas: um estudo cruzadoEffects of differente protocols of physical exercise in aquatic medium on motor-cognitive performance and cognitive function on physically active elderly: a crossed studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRicardoAndreGomesDaSilva_DISSERT.pdfRicardoAndreGomesDaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf1918207https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25187/1/RicardoAndreGomesDaSilva_DISSERT.pdfd4c8c1c6a2c74bb3448efb31d4d33a59MD51TEXTRicardoAndreGomesDaSilva_DISSERT.pdf.txtRicardoAndreGomesDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain123448https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25187/2/RicardoAndreGomesDaSilva_DISSERT.pdf.txtb64126e7c8e7e71847a79c07d387fec1MD52THUMBNAILRicardoAndreGomesDaSilva_DISSERT.pdf.jpgRicardoAndreGomesDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2341https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25187/3/RicardoAndreGomesDaSilva_DISSERT.pdf.jpgd6e3992c5ba51aa076622b1399d0e02eMD53TEXTRicardoAndreGomesDaSilva_DISSERT.pdf.txtRicardoAndreGomesDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain123448https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25187/2/RicardoAndreGomesDaSilva_DISSERT.pdf.txtb64126e7c8e7e71847a79c07d387fec1MD52THUMBNAILRicardoAndreGomesDaSilva_DISSERT.pdf.jpgRicardoAndreGomesDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2341https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25187/3/RicardoAndreGomesDaSilva_DISSERT.pdf.jpgd6e3992c5ba51aa076622b1399d0e02eMD53123456789/251872019-01-30 06:04:36.952oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25187Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T09:04:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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