As fotografias estereoscópicas seculares do potiguar Manoel Dantas
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46550 |
Resumo: | Neste Estudo de Caso, nos propomos a investigar a prática da fotografia estereoscópica pelo jornalista e jurista brasileiro, nascido no sertão do Rio Grande do Norte, Manoel Dantas (1867-1924). Em seu acervo inédito, constam 2.146 imagens que resistiram ao tempo, produzidas entre os anos de 1900 e 1924, em caráter amador. Por meio dessas fontes primárias, compostas por fotos, diário pessoal, entre outros documentos, bem como utilizando fontes secundárias, como jornais da época e aportes bibliográficos, realizamos um levantamento histórico acerca dos usos, funções e mapeamento do acesso a equipamentos e insumos da fotografia estereoscópica por Manoel Dantas. Nesse sentido, buscamos em autores como Boris Kossoy (2002, 2007, 2014), Giséle Freund (1995) e Ana Maria Mauad (2008), os aportes teóricos referentes ao estudo histórico da fotografia. Enquanto nos aspectos relacionados ao uso da fotografia estereoscópica, nos embasamos nas obras de Maria Inez Turazzi (1995) e Inácio Parente (1999). Observando a aproximação dos objetivos da pesquisa com a metodologia da Análise Iconográfica de Kossoy (2014), nos debruçamos nas imagens para identificar os aspectos constitutivos de uma fotografia: o fotógrafo, a tecnologia utilizada por ele e os assuntos que foram registrados. Diante do elevado número de imagens, efetuamos uma categorização feita a partir de temas, subtemas e legendas (KOSSOY, 2014). Após esse levantamento, delimitamos um recorte para que fosse possível, a partir do exemplar mais bem conservado, exemplificar cada uma dessas categorias. Ao longo da pesquisa exploratória, percebemos a aproximação da atividade de fotógrafo amador com os demais aspectos profissionais e pessoais da vida de Manoel Dantas. O levantamento de sua biografia, realizado à luz da contextualização histórica, nos auxiliou na compreensão da forma como esse sertanejo foi elevado a uma restrita elite intelectual e econômica do início do século XX, dando pistas sobre como custeou a fotografia e onde obtinha informações acerca da tecnologia escolhida. A despeito do estudo se inserir no âmbito da história da mídia visual, embasando-se na necessidade de estabelecermos, ao longo da história, os marcos midiáticos que explicam em grande medida o nosso consumo de dispositivos, visuais e táteis, vislumbramos sua contribuição focada no presente. Isso porque os aparelhos de efeito tridimensional permanecem incorporados em nossas vidas, em razão da demanda humana de experimentar o mundo de forma, cada vez mais, sensorial. |
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Por meio dessas fontes primárias, compostas por fotos, diário pessoal, entre outros documentos, bem como utilizando fontes secundárias, como jornais da época e aportes bibliográficos, realizamos um levantamento histórico acerca dos usos, funções e mapeamento do acesso a equipamentos e insumos da fotografia estereoscópica por Manoel Dantas. Nesse sentido, buscamos em autores como Boris Kossoy (2002, 2007, 2014), Giséle Freund (1995) e Ana Maria Mauad (2008), os aportes teóricos referentes ao estudo histórico da fotografia. Enquanto nos aspectos relacionados ao uso da fotografia estereoscópica, nos embasamos nas obras de Maria Inez Turazzi (1995) e Inácio Parente (1999). Observando a aproximação dos objetivos da pesquisa com a metodologia da Análise Iconográfica de Kossoy (2014), nos debruçamos nas imagens para identificar os aspectos constitutivos de uma fotografia: o fotógrafo, a tecnologia utilizada por ele e os assuntos que foram registrados. Diante do elevado número de imagens, efetuamos uma categorização feita a partir de temas, subtemas e legendas (KOSSOY, 2014). Após esse levantamento, delimitamos um recorte para que fosse possível, a partir do exemplar mais bem conservado, exemplificar cada uma dessas categorias. Ao longo da pesquisa exploratória, percebemos a aproximação da atividade de fotógrafo amador com os demais aspectos profissionais e pessoais da vida de Manoel Dantas. O levantamento de sua biografia, realizado à luz da contextualização histórica, nos auxiliou na compreensão da forma como esse sertanejo foi elevado a uma restrita elite intelectual e econômica do início do século XX, dando pistas sobre como custeou a fotografia e onde obtinha informações acerca da tecnologia escolhida. A despeito do estudo se inserir no âmbito da história da mídia visual, embasando-se na necessidade de estabelecermos, ao longo da história, os marcos midiáticos que explicam em grande medida o nosso consumo de dispositivos, visuais e táteis, vislumbramos sua contribuição focada no presente. Isso porque os aparelhos de efeito tridimensional permanecem incorporados em nossas vidas, em razão da demanda humana de experimentar o mundo de forma, cada vez mais, sensorial.In this Case Study we propose to investigate the practice of stereoscopic photography by the Brazilian journalist and jurist, born in the interior of Rio Grande do Norte, Manoel Dantas (1867-1924). In its unprecedented collection, there are 2,146 images that have withstood time, produced between 1900 and 1924, with an amateur character. Through these primary sources, consisting of photos, personal diary, among other documents, as well as using secondary sources, such as periodicals and bibliographic contributions, we carried out a historical survey about the uses, functions, and mapping of access to equipment and supplies of photography stereoscopic by Manoel Dantas. In this sense, we searched in authors such as Boris Kossoy (2002, 2007, 2014), Giséle Freund (1995) and Ana Maria Mauad (2008) for theoretical contributions regarding the historical study of photography. As for aspects related to the use of stereoscopic photography, we base ourselves on the works of Maria Inez Turazzi (1995) and Inácio Parente (1999). Observing the approximation of the research objectives with the methodology of Iconographic Analysis by Kossoy (2014), we focused on the images to identify the constitutive aspects of a photograph: the photographer, the technology used by him and the subjects that were registered. Given the high number of images, we performed a categorization based on themes, subthemes, and captions (KOSSOY, 2014). After this survey, we delimited a cut so that it would be possible, from the best-preserved specimen, to exemplify each of these categories. During the exploratory research, we noticed the approximation of the amateur photographer activity with the other professional and personal aspects of Manoel Dantas' life. The survey of his biography, carried out in the light of historical contextualization, helped us to understand the way in which this countryman was elevated to a restricted intellectual and economic elite of the beginning of the 20th century, giving clues about how he paid for photography and where he obtained information about the chosen technology. Despite the study being inserted in the scope of the history of visual media, based on the need to establish, throughout history, the media milestones that largely explain our consumption of devices, visual and tactile, we envision its contribution focused on gift. This is because three-dimensional effect devices remain incorporated in our lives, due to the human demand to experience the world in an increasingly sensory way.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilFotografia estereoscópicaHistória da MídiaDantas, Manoel, 1867-1924As fotografias estereoscópicas seculares do potiguar Manoel Dantasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFotografiasestereoscopicasseculares_Passos_2021.pdfapplication/pdf4126690https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46550/1/Fotografiasestereoscopicasseculares_Passos_2021.pdfdb7a8f2770d5f39754c01c5cc596499aMD51123456789/465502022-05-02 12:39:23.78oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46550Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:39:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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