Importância de um espaço verde no ambiente escolar: trabalhando a educação ambiental em São Gonçalo do Amarante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Ivanira Sales
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23834
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo comprovar a eficácia de um espaço verde em ambiente escolar na promoção da Educação Ambiental. Também, elaborar uma cartilha instrucional, sendo um material de apoio ao professor, permitindo que os mesmos possam trabalhar questões contextualizadas de Educação Ambiental. Procurando atingir os objetivos propostos aqui, as etapas seguidas foram: pesquisa bibliográfica, desenvolvimento e aplicação das atividades do projeto “Verde que quero ver”, incluindo a implantação e avaliação de um espaço verde na escola municipal Maria de Lourdes de Lima e confecção de cartilha, como produto educacional. O trabalho foi desenvolvido com uma turma do 7º ano da escola municipal Maria de Lourdes de Lima (São Gonçalo do Amarante-RN) com a implementação do projeto intitulado “Verde que quero ver”, que seguiu três fases. Na primeira fase foi realizada a Atividade I. Na segunda fase foi aplicado um questionário. Além disso, os alunos realizaram uma pesquisa para preencher fichas com o perfil de algumas espécies vegetais. Na terceira fase ocorreu a orientação e execução da Atividade II, onde duplas de alunos receberam instruções para fotografar dois ambientes do bairro onde eles moram. Prosseguindo com as atividades da terceira fase do projeto, aconteceu a construção das estruturas do espaço verde e plantio das espécies vegetais. A culminância do projeto se realizou com uma exposição das atividades realizadas pelos alunos. Por fim, os discentes responderam um segundo questionário. O projeto aqui apresentado foi avaliado por meio da análise da produção de imagens, dos materiais, das respostas aos questionários e pelo interesse e participação dos alunos. Os resultados obtidos mostram que, na visão dos alunos, as atividades desenvolvidas durante a execução do projeto “Verde que quero ver” serviram para: conhecer melhor o ambiente do bairro em que moram; estimular a participação em projetos ambientais, o trabalho em grupo e a criatividade; aprofundar ou aplicar os conhecimentos das disciplinas escolares e conhecer melhor o bioma Caatinga e a importância das plantas. O interesse pela preservação do ambiente de Caatinga em área reconhecidamente degradada pelo homem foi estimulado principalmente pela produção e doação de mudas de espécies nativas. O contexto da comunidade escolar e o diálogo durante as aulas foram amplamente valorizados durante as atividades. O conhecimento foi construído coletivamente, o que se refletiu nas respostas aos questionários e no cumprimento das tarefas propostas.
id UFRN_de3f0620a797c7b22e3f3fbfdad1b7b9
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23834
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Batista, Ivanira Saleshttp://lattes.cnpq.br/2555660406959358http://lattes.cnpq.br/4891201029271910Guimarães, Ivanise Cortez de Sousahttp://lattes.cnpq.br/5126340528077248Oliveira, Narla Sathler Musse dehttp://lattes.cnpq.br/2477295938118466Barroso, Márcia Teixeira2017-09-11T19:28:38Z2017-09-11T19:28:38Z2017-05-03BATISTA, Ivanira Sales. Importância de um espaço verde no ambiente escolar: trabalhando a educação ambiental em São Gonçalo do Amarante. 2017. 215f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23834Esta pesquisa teve como objetivo comprovar a eficácia de um espaço verde em ambiente escolar na promoção da Educação Ambiental. Também, elaborar uma cartilha instrucional, sendo um material de apoio ao professor, permitindo que os mesmos possam trabalhar questões contextualizadas de Educação Ambiental. Procurando atingir os objetivos propostos aqui, as etapas seguidas foram: pesquisa bibliográfica, desenvolvimento e aplicação das atividades do projeto “Verde que quero ver”, incluindo a implantação e avaliação de um espaço verde na escola municipal Maria de Lourdes de Lima e confecção de cartilha, como produto educacional. O trabalho foi desenvolvido com uma turma do 7º ano da escola municipal Maria de Lourdes de Lima (São Gonçalo do Amarante-RN) com a implementação do projeto intitulado “Verde que quero ver”, que seguiu três fases. Na primeira fase foi realizada a Atividade I. Na segunda fase foi aplicado um questionário. Além disso, os alunos realizaram uma pesquisa para preencher fichas com o perfil de algumas espécies vegetais. Na terceira fase ocorreu a orientação e execução da Atividade II, onde duplas de alunos receberam instruções para fotografar dois ambientes do bairro onde eles moram. Prosseguindo com as atividades da terceira fase do projeto, aconteceu a construção das estruturas do espaço verde e plantio das espécies vegetais. A culminância do projeto se realizou com uma exposição das atividades realizadas pelos alunos. Por fim, os discentes responderam um segundo questionário. O projeto aqui apresentado foi avaliado por meio da análise da produção de imagens, dos materiais, das respostas aos questionários e pelo interesse e participação dos alunos. Os resultados obtidos mostram que, na visão dos alunos, as atividades desenvolvidas durante a execução do projeto “Verde que quero ver” serviram para: conhecer melhor o ambiente do bairro em que moram; estimular a participação em projetos ambientais, o trabalho em grupo e a criatividade; aprofundar ou aplicar os conhecimentos das disciplinas escolares e conhecer melhor o bioma Caatinga e a importância das plantas. O interesse pela preservação do ambiente de Caatinga em área reconhecidamente degradada pelo homem foi estimulado principalmente pela produção e doação de mudas de espécies nativas. O contexto da comunidade escolar e o diálogo durante as aulas foram amplamente valorizados durante as atividades. O conhecimento foi construído coletivamente, o que se refletiu nas respostas aos questionários e no cumprimento das tarefas propostas.This research had as objective to prove the effectiveness of a green space in a school environment in the promotion of Environmental Education. Also, to elaborate an instructional booklet, as a material of support to the teacher, allowing them to work contextualized questions of Environmental Education. In order to reach the goals proposed here, the following steps were taken: bibliographic research, development and application of the activities of the "Verde que quero ver" project, including the implantation and evaluation of a green space in Escola Municipal Maria de Lourdes de Lima and creation of a primer , as an educational product. The work was developed with a 7th grade class from the Escola Municipal Maria de Lourdes de Lima (São Gonçalo do Amarante-RN) with the implementation of the project entitled "Verde que quero ver", which followed three phases. In the first phase, Activity I. In the second phase a questionnaire was applied. In addition, the students carried out a research to fill out fiches with the profile of some vegetal species. In the third phase, the orientation and execution of Activity II took place, where two pairs of students were instructed to photograph two environments in the neighborhood where they live. Continuing with the activities of the third phase of the project, the construction of green space structures and planting of plant species took place. The culmination of the project was carried out with an exposition of the activities carried out by the students. Finally, the students answered a second questionnaire. The project presented here was evaluated through the analysis of the production of images, the materials, the answers to the questionnaires and the interest and participation of the students. The results show that, in the view of the students, the activities developed during the execution of the "Verde que eu quero ver" project served to: better know the environment of the neighborhood in which they live; stimulate participation in environmental projects, group work and creativity; to deepen or apply the knowledge of the school subjects and to know better the Caatinga biome and the importance of the plants. The interest for the preservation of the environment of Caatinga in an area known to be degraded by man was stimulated mainly by the production and donation of seedlings of native species. The context of the school community and the dialogue during the classes were widely valued during the activities. The knowledge was built collectively, which was reflected in the answers to the questionnaires and in the accomplishment of the proposed tasks.porTrabalhando educação ambiental através de espaços verdes na escolaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAEducação ambientalViveiro educadorHorta escolarProjetos educacionaisCaatingaImportância de um espaço verde no ambiente escolar: trabalhando a educação ambiental em São Gonçalo do Amaranteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIvaniraSalesBatista_DISSERT.pdfIvaniraSalesBatista_DISSERT.pdfapplication/pdf18417092https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23834/1/IvaniraSalesBatista_DISSERT.pdf87164ea41f2350c235985d60f7cf7f57MD51ProdutoEducacional_Batista_2017.pdfProdutoEducacional_Batista_2017.pdfCartilha institucionalapplication/pdf1851967https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23834/6/ProdutoEducacional_Batista_2017.pdfb2147891035a3a3aa37fc782ff33dd74MD56TEXTIvaniraSalesBatista_DISSERT.pdf.txtIvaniraSalesBatista_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain317195https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23834/4/IvaniraSalesBatista_DISSERT.pdf.txt708241250f468974f3cf9a5d932ae33bMD54ProdutoEducacional_Batista_2017.pdf.txtProdutoEducacional_Batista_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain47227https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23834/7/ProdutoEducacional_Batista_2017.pdf.txtf8a41b09238d05ea3f02742d82ee50f8MD57THUMBNAILIvaniraSalesBatista_DISSERT.pdf.jpgIvaniraSalesBatista_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2392https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23834/5/IvaniraSalesBatista_DISSERT.pdf.jpgc1529e2ce0502a1ad889680660070b10MD55ProdutoEducacional_Batista_2017.pdf.jpgProdutoEducacional_Batista_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2255https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23834/8/ProdutoEducacional_Batista_2017.pdf.jpgb1828ff6ffc4cdf3ba11a6e49266198aMD58123456789/238342019-12-08 02:22:12.801oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23834Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-08T05:22:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Importância de um espaço verde no ambiente escolar: trabalhando a educação ambiental em São Gonçalo do Amarante
title Importância de um espaço verde no ambiente escolar: trabalhando a educação ambiental em São Gonçalo do Amarante
spellingShingle Importância de um espaço verde no ambiente escolar: trabalhando a educação ambiental em São Gonçalo do Amarante
Batista, Ivanira Sales
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Educação ambiental
Viveiro educador
Horta escolar
Projetos educacionais
Caatinga
title_short Importância de um espaço verde no ambiente escolar: trabalhando a educação ambiental em São Gonçalo do Amarante
title_full Importância de um espaço verde no ambiente escolar: trabalhando a educação ambiental em São Gonçalo do Amarante
title_fullStr Importância de um espaço verde no ambiente escolar: trabalhando a educação ambiental em São Gonçalo do Amarante
title_full_unstemmed Importância de um espaço verde no ambiente escolar: trabalhando a educação ambiental em São Gonçalo do Amarante
title_sort Importância de um espaço verde no ambiente escolar: trabalhando a educação ambiental em São Gonçalo do Amarante
author Batista, Ivanira Sales
author_facet Batista, Ivanira Sales
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2555660406959358
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4891201029271910
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5126340528077248
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Narla Sathler Musse de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2477295938118466
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Ivanira Sales
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barroso, Márcia Teixeira
contributor_str_mv Barroso, Márcia Teixeira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Educação ambiental
Viveiro educador
Horta escolar
Projetos educacionais
Caatinga
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Viveiro educador
Horta escolar
Projetos educacionais
Caatinga
description Esta pesquisa teve como objetivo comprovar a eficácia de um espaço verde em ambiente escolar na promoção da Educação Ambiental. Também, elaborar uma cartilha instrucional, sendo um material de apoio ao professor, permitindo que os mesmos possam trabalhar questões contextualizadas de Educação Ambiental. Procurando atingir os objetivos propostos aqui, as etapas seguidas foram: pesquisa bibliográfica, desenvolvimento e aplicação das atividades do projeto “Verde que quero ver”, incluindo a implantação e avaliação de um espaço verde na escola municipal Maria de Lourdes de Lima e confecção de cartilha, como produto educacional. O trabalho foi desenvolvido com uma turma do 7º ano da escola municipal Maria de Lourdes de Lima (São Gonçalo do Amarante-RN) com a implementação do projeto intitulado “Verde que quero ver”, que seguiu três fases. Na primeira fase foi realizada a Atividade I. Na segunda fase foi aplicado um questionário. Além disso, os alunos realizaram uma pesquisa para preencher fichas com o perfil de algumas espécies vegetais. Na terceira fase ocorreu a orientação e execução da Atividade II, onde duplas de alunos receberam instruções para fotografar dois ambientes do bairro onde eles moram. Prosseguindo com as atividades da terceira fase do projeto, aconteceu a construção das estruturas do espaço verde e plantio das espécies vegetais. A culminância do projeto se realizou com uma exposição das atividades realizadas pelos alunos. Por fim, os discentes responderam um segundo questionário. O projeto aqui apresentado foi avaliado por meio da análise da produção de imagens, dos materiais, das respostas aos questionários e pelo interesse e participação dos alunos. Os resultados obtidos mostram que, na visão dos alunos, as atividades desenvolvidas durante a execução do projeto “Verde que quero ver” serviram para: conhecer melhor o ambiente do bairro em que moram; estimular a participação em projetos ambientais, o trabalho em grupo e a criatividade; aprofundar ou aplicar os conhecimentos das disciplinas escolares e conhecer melhor o bioma Caatinga e a importância das plantas. O interesse pela preservação do ambiente de Caatinga em área reconhecidamente degradada pelo homem foi estimulado principalmente pela produção e doação de mudas de espécies nativas. O contexto da comunidade escolar e o diálogo durante as aulas foram amplamente valorizados durante as atividades. O conhecimento foi construído coletivamente, o que se refletiu nas respostas aos questionários e no cumprimento das tarefas propostas.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-11T19:28:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-11T19:28:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BATISTA, Ivanira Sales. Importância de um espaço verde no ambiente escolar: trabalhando a educação ambiental em São Gonçalo do Amarante. 2017. 215f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23834
identifier_str_mv BATISTA, Ivanira Sales. Importância de um espaço verde no ambiente escolar: trabalhando a educação ambiental em São Gonçalo do Amarante. 2017. 215f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Trabalhando educação ambiental através de espaços verdes na escola
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23834/1/IvaniraSalesBatista_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23834/6/ProdutoEducacional_Batista_2017.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23834/4/IvaniraSalesBatista_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23834/7/ProdutoEducacional_Batista_2017.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23834/5/IvaniraSalesBatista_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23834/8/ProdutoEducacional_Batista_2017.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 87164ea41f2350c235985d60f7cf7f57
b2147891035a3a3aa37fc782ff33dd74
708241250f468974f3cf9a5d932ae33b
f8a41b09238d05ea3f02742d82ee50f8
c1529e2ce0502a1ad889680660070b10
b1828ff6ffc4cdf3ba11a6e49266198a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117808283189248