Expansão de narrativas e realinhamento moral: uma análise dialógica da (re)construção identitária da Bruxa Má do Oeste em Wicked (1995)
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58004 |
Resumo: | As expansões de narrativa, nos mais diferentes suportes de mídia, são um fenômeno com tendência de crescimento nas últimas décadas. Tais expansões podem ocorrer, em relação ao tempo da narrativa, em três diferentes maneiras: prequels, coquels e sequels. Nesta pesquisa, trazemos como corpus de análise o romance Wicked (1995), prequel da narrativa infantil The Wonderful Wizard of Oz (1900), o qual tem como premissa a volta ao passado do famoso enredo para contar a vida da personagem conhecida como Bruxa Má do Oeste. Assim, temos como objetivo realizar uma análise dialógica da (re)construção identitária da Bruxa Má do Oeste em Wicked (1995). Para desenvolver tal projeto, ancoramos a pesquisa no campo da Linguística Aplicada (Cavalcanti, 1986; Celani, 1992; Fabrício, 2006; Menezes; Silva; Gomes, 2022; Moita Lopes, 1994, 2006a, 2006b, 2022; Pennycook, 2006; Rajagopalan, 2006; Signorini, 1998), utilizamos como base os pressupostos teórico-metodológicos do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2011a, 2011b, 2014, 2015, 2016, 2017a, 2017b, 2017c, 2018, 2020, 2023; Medviédev, 2019; Volóchinov, 2018, 2019a, 2019b, 2019c), como também as contribuições de Bauman (2001, 2004, 2005), Hall (2014, 2020) e Woodward (2014), no que tange aos estudos identitários, e de pesquisadores como Saint-Gelais (2011, 2016) e Parey (2019), no que se refere à transficcionalidade e às expansões de narrativa. Nesta pesquisa, busca-se responder aos seguintes questionamentos: de que maneira as bruxas se converteram em personagens antagonistas de produtos estéticos e como os prequels refocalizam personagens antagonistas e contribuem para a (re)construção identitária da Bruxa Má do Oeste? Na análise desenvolvida, percebeu-se que a personagem Elphaba (que se converterá na Bruxa Má do Oeste) é construída discursivamente como um sujeito produto dos cronotopos em que vive e das relações dialógicas que mantém com os Outros, fazendo com que tal sujeito passe pelo processo de transformação que o leva a se converter na antagonista do Mágico de Oz, refratando, pois, a ideia de que a maldade das personagens antagonistas não nasce com elas, mas que é fruto de um processo contínuo de construção identitária. |
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Coutinho, Renata Karolyne Gomeshttps://orcid.org/0000-0002-1274-5937http://lattes.cnpq.br/4873994630585135https://orcid.org/0000-0001-7591-7137http://lattes.cnpq.br/2905168821962621Melo Júnior, Orison Marden Bandeira dehttps://orcid.org/0000-0002-7592-449Xhttp://lattes.cnpq.br/1809881374621615Araújo, Wellington Medeiros deArchanjo, Renata2024-04-03T22:09:25Z2024-04-03T22:09:25Z2024-01-26COUTINHO, Renata Karolyne Gomes. Expansão de narrativas e realinhamento moral: uma análise dialógica da (re)construção identitária da Bruxa Má do Oeste em Wicked (1995). Orientadora: Dra. Renata Archanjo. 2024. 158f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58004As expansões de narrativa, nos mais diferentes suportes de mídia, são um fenômeno com tendência de crescimento nas últimas décadas. Tais expansões podem ocorrer, em relação ao tempo da narrativa, em três diferentes maneiras: prequels, coquels e sequels. Nesta pesquisa, trazemos como corpus de análise o romance Wicked (1995), prequel da narrativa infantil The Wonderful Wizard of Oz (1900), o qual tem como premissa a volta ao passado do famoso enredo para contar a vida da personagem conhecida como Bruxa Má do Oeste. Assim, temos como objetivo realizar uma análise dialógica da (re)construção identitária da Bruxa Má do Oeste em Wicked (1995). Para desenvolver tal projeto, ancoramos a pesquisa no campo da Linguística Aplicada (Cavalcanti, 1986; Celani, 1992; Fabrício, 2006; Menezes; Silva; Gomes, 2022; Moita Lopes, 1994, 2006a, 2006b, 2022; Pennycook, 2006; Rajagopalan, 2006; Signorini, 1998), utilizamos como base os pressupostos teórico-metodológicos do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2011a, 2011b, 2014, 2015, 2016, 2017a, 2017b, 2017c, 2018, 2020, 2023; Medviédev, 2019; Volóchinov, 2018, 2019a, 2019b, 2019c), como também as contribuições de Bauman (2001, 2004, 2005), Hall (2014, 2020) e Woodward (2014), no que tange aos estudos identitários, e de pesquisadores como Saint-Gelais (2011, 2016) e Parey (2019), no que se refere à transficcionalidade e às expansões de narrativa. Nesta pesquisa, busca-se responder aos seguintes questionamentos: de que maneira as bruxas se converteram em personagens antagonistas de produtos estéticos e como os prequels refocalizam personagens antagonistas e contribuem para a (re)construção identitária da Bruxa Má do Oeste? Na análise desenvolvida, percebeu-se que a personagem Elphaba (que se converterá na Bruxa Má do Oeste) é construída discursivamente como um sujeito produto dos cronotopos em que vive e das relações dialógicas que mantém com os Outros, fazendo com que tal sujeito passe pelo processo de transformação que o leva a se converter na antagonista do Mágico de Oz, refratando, pois, a ideia de que a maldade das personagens antagonistas não nasce com elas, mas que é fruto de um processo contínuo de construção identitária.Narrative expansions, in the most different media support, are a trend that has tended to grow in recent decades. Such expansions can occur, in relation to the time of the narrative, in three different ways: prequels, coquels, and sequels. In this research, as corpus of analysis we bring the novel Wicked (1995), prequel of the children’s narrative The Wonderful Wizard of Oz (1900), whose premise is the return to the past of the famous plot to tell the life of the character known as the Wicked Witch of the West. Thus, we aim to carry out a dialogical analysis of the identity (re)construction of the Wicked Witch of the West in Wicked (1995). To carry out this investigation, we are based on the theoretical-methodological assumptions of Applied Linguistics (Cavalcanti, 1986; Celani, 1992; Fabrício, 2006; Menezes; Silva; Gomes, 2022; Moita Lopes, 1994, 2006a, 2006b, 2022; Pennycook, 2006; Rajagopalan, 2006; Signorini, 1998) and the Bakhtin Circle (Bakhtin, 2011a, 2011b, 2014, 2015, 2016, 2017a, 2017b, 2017c, 2018, 2020, 2023; Medviédev, 2019; Volóchinov, 2018, 2019a, 2019b, 2019c); besides we use theoretical contributions of authors, such as Bauman (2001, 2004, 2005), Hall (2014, 2020) and Woodward (2014), with regard to identity studies, and researchers such as Saint-Gelais (2011, 2014) and Parey (2019), who make contributions with regard to transfictionality and narrative expansions. In this research, we seek to answer to the following questions: how did the witches become antagonistic characters in aesthetics products and how the prequels refocus on antagonistic characters and contribute to the (re)construction of identity of the Wicked Witch of the West? In the analysis conducted, we noticed that the character Elphaba (who will become the Wicked Witch of the West) is discursively constructed as a subject who is the product of the chronotopes in which she lives and the dialogical relationships she maintains with the Others, making this subject go through a process of transformation that leads her to become the antagonist of The Wizard of Oz, thus refracting the idea that the evil in the antagonist characters is not born with them, but is a result of a continuous process of identity construction.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAExpansão de narrativaRelações dialógicasConstrução identitáriaBruxa Má do OesteExpansão de narrativas e realinhamento moral: uma análise dialógica da (re)construção identitária da Bruxa Má do Oeste em Wicked (1995)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALExpansaonarrativasrealinhamento_Coutinho_2024.pdfapplication/pdf2020164https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58004/1/Expansaonarrativasrealinhamento_Coutinho_2024.pdf8273782133a8ec9b48389e3979acf344MD51123456789/580042024-04-03 19:10:01.678oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58004Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-03T22:10:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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As expansões de narrativa, nos mais diferentes suportes de mídia, são um fenômeno com tendência de crescimento nas últimas décadas. Tais expansões podem ocorrer, em relação ao tempo da narrativa, em três diferentes maneiras: prequels, coquels e sequels. Nesta pesquisa, trazemos como corpus de análise o romance Wicked (1995), prequel da narrativa infantil The Wonderful Wizard of Oz (1900), o qual tem como premissa a volta ao passado do famoso enredo para contar a vida da personagem conhecida como Bruxa Má do Oeste. Assim, temos como objetivo realizar uma análise dialógica da (re)construção identitária da Bruxa Má do Oeste em Wicked (1995). Para desenvolver tal projeto, ancoramos a pesquisa no campo da Linguística Aplicada (Cavalcanti, 1986; Celani, 1992; Fabrício, 2006; Menezes; Silva; Gomes, 2022; Moita Lopes, 1994, 2006a, 2006b, 2022; Pennycook, 2006; Rajagopalan, 2006; Signorini, 1998), utilizamos como base os pressupostos teórico-metodológicos do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2011a, 2011b, 2014, 2015, 2016, 2017a, 2017b, 2017c, 2018, 2020, 2023; Medviédev, 2019; Volóchinov, 2018, 2019a, 2019b, 2019c), como também as contribuições de Bauman (2001, 2004, 2005), Hall (2014, 2020) e Woodward (2014), no que tange aos estudos identitários, e de pesquisadores como Saint-Gelais (2011, 2016) e Parey (2019), no que se refere à transficcionalidade e às expansões de narrativa. Nesta pesquisa, busca-se responder aos seguintes questionamentos: de que maneira as bruxas se converteram em personagens antagonistas de produtos estéticos e como os prequels refocalizam personagens antagonistas e contribuem para a (re)construção identitária da Bruxa Má do Oeste? Na análise desenvolvida, percebeu-se que a personagem Elphaba (que se converterá na Bruxa Má do Oeste) é construída discursivamente como um sujeito produto dos cronotopos em que vive e das relações dialógicas que mantém com os Outros, fazendo com que tal sujeito passe pelo processo de transformação que o leva a se converter na antagonista do Mágico de Oz, refratando, pois, a ideia de que a maldade das personagens antagonistas não nasce com elas, mas que é fruto de um processo contínuo de construção identitária. |
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