Gestão da Prova Brasil na rede municipal: qualidade educacional e accountability em São Luís - MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávia Fernanda Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45687
Resumo: Os processos de globalização e de reestruturação produtiva impulsionaram reformas estatais sob a orientação neoliberal em diversos países, entre os quais o Brasil. A reforma administrativa do Estado brasileiro, implementada na década de 1990, alterou a regulação educacional que passou a ser orientada por mecanismos de quase-mercado. Isso denota a concepção de Estado Avaliador, com estruturas de controle e responsabilização por resultados, mensurados por avaliações externas que, gradativamente, têm inserido os sistemas de ensino na lógica da gestão privada. Desde então, difunde-se, nacionalmente, nas diferentes esferas de poder, sistemas de avaliação sob a alegação de incremento da qualidade educacional, associados a políticas de accountability com impactos para as redes de ensino, escolas e seus profissionais. Considerando a necessidade de conhecer como as redes municipais têm se projetado em relação às políticas de avaliação implementadas no país, o objetivo desta tese é analisar a gestão da Prova Brasil e de seus resultados na Secretaria Municipal de Educação de São Luís, capital do estado do Maranhão, no período de 2013 a 2017, considerando as políticas de avaliação e a concepção de qualidade educacional implementada na rede. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que toma como referencial o ciclo de políticas públicas de Stephen Ball para a análise da complexidade da política educacional sobre os processos micropolíticos que, articulados com os macroprocessos, considera a ação dos sujeitos dentro de uma totalidade social. Como procedimentos de pesquisa, foram realizados revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas com técnicos da secretaria, gestores e professores de Língua Portuguesa e Matemática, que atuam nas séries avaliadas pela Prova Brasil nas escolas pesquisadas. Esta pesquisa demonstrou que a gestão do Prova Brasil e de seus resultados, em São Luís, ocorre mediante centralização do planejamento das ações da rede de ensino, a partir de princípios gerencialistas de responsabilização e contando com a participação de agentes a serviços de interesses empresariais. A avaliação externa vem sendo implementada de forma operacional, seguindo diretrizes do governo federal de forma acrítica sem uma reflexão profunda sobre a realidade educacional Ludovicense. A Secretaria tem envidado ações com vistas à melhoria de resultados do Prova Brasil expondo resultados, promovendo formações de professores voltadas à resolução de provas, implementando um sistema próprio de avaliação. Ações como essas consolidam nas escolas concepção de qualidade educacional minimalista e economicista, pautadas em formas de responsabilização dos profissionais, que podem alterar resultados, no entanto, não denota, de fato, qualidade educacional.
id UFRN_deaf298e78493c8e89a97d78142157d6
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45687
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Flávia Fernanda Santoshttp://lattes.cnpq.br/8061123259191538http://lattes.cnpq.br/2546503141542893Castro, Alda Maria Duarte Araújohttp://lattes.cnpq.br/1267050454995209Queiroz, Maria Aparecida dehttp://lattes.cnpq.br/0642511546307992Barbalho, Maria Goretti Cabralhttp://lattes.cnpq.br/9999709754863111Souza, Allan Solanohttp://lattes.cnpq.br/3065102801690294Dublante, Carlos André Sousahttp://lattes.cnpq.br/2269364248833833Rodrigues, Luiz Alberto Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/5198935676123014Garcia, Luciane Terra dos Santos2022-01-19T16:24:20Z2021-08-31SILVA, Flávia Fernanda Santos. Gestão da Prova Brasil na rede municipal: qualidade educacional e accountability em São Luís - MA. 2021. 267f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45687Os processos de globalização e de reestruturação produtiva impulsionaram reformas estatais sob a orientação neoliberal em diversos países, entre os quais o Brasil. A reforma administrativa do Estado brasileiro, implementada na década de 1990, alterou a regulação educacional que passou a ser orientada por mecanismos de quase-mercado. Isso denota a concepção de Estado Avaliador, com estruturas de controle e responsabilização por resultados, mensurados por avaliações externas que, gradativamente, têm inserido os sistemas de ensino na lógica da gestão privada. Desde então, difunde-se, nacionalmente, nas diferentes esferas de poder, sistemas de avaliação sob a alegação de incremento da qualidade educacional, associados a políticas de accountability com impactos para as redes de ensino, escolas e seus profissionais. Considerando a necessidade de conhecer como as redes municipais têm se projetado em relação às políticas de avaliação implementadas no país, o objetivo desta tese é analisar a gestão da Prova Brasil e de seus resultados na Secretaria Municipal de Educação de São Luís, capital do estado do Maranhão, no período de 2013 a 2017, considerando as políticas de avaliação e a concepção de qualidade educacional implementada na rede. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que toma como referencial o ciclo de políticas públicas de Stephen Ball para a análise da complexidade da política educacional sobre os processos micropolíticos que, articulados com os macroprocessos, considera a ação dos sujeitos dentro de uma totalidade social. Como procedimentos de pesquisa, foram realizados revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas com técnicos da secretaria, gestores e professores de Língua Portuguesa e Matemática, que atuam nas séries avaliadas pela Prova Brasil nas escolas pesquisadas. Esta pesquisa demonstrou que a gestão do Prova Brasil e de seus resultados, em São Luís, ocorre mediante centralização do planejamento das ações da rede de ensino, a partir de princípios gerencialistas de responsabilização e contando com a participação de agentes a serviços de interesses empresariais. A avaliação externa vem sendo implementada de forma operacional, seguindo diretrizes do governo federal de forma acrítica sem uma reflexão profunda sobre a realidade educacional Ludovicense. A Secretaria tem envidado ações com vistas à melhoria de resultados do Prova Brasil expondo resultados, promovendo formações de professores voltadas à resolução de provas, implementando um sistema próprio de avaliação. Ações como essas consolidam nas escolas concepção de qualidade educacional minimalista e economicista, pautadas em formas de responsabilização dos profissionais, que podem alterar resultados, no entanto, não denota, de fato, qualidade educacional.The globalization and production means restructuring processes incentivized state level reforms under the neoliberal prism in various countries, Brazil amongst them. The administrative reform of the Brazilian State, implemented in the decade of 1990, altered the educational regulation which went on to be oriented by market-like mechanisms. This denotes the Evaluator State concept, as control and result binding structures, measured by external evaluations which have gradually inserted the educational systems in the mechanisms of private management. Since then evaluation systems have been nationally widespread through the different layers of power under the allegation of an increase in educational quality, associated to accountability policies with impacts to the education system, schools and its professionals. Considering the need to know how have municipal networks been projected in relation to the evaluation policies implemented in the country, the goal of this thesis is to analyze the management of Prova Brasil and its results in the Secretaria Municipal de Educação de São Luís, state capital of Maranhão, in the period between 2013 and 2017, considering the policies of evaluation and the conception of educational quality implemented in the network. It consists of a qualitative research, which takes as reference the public policy cicle of Stephen Ball to analyze the complexity of the educational policy on micro-political processes which, articulated with the macro processes considers the action of subjects within a social reality. The research procedures have been bibliographical research, documental analysis and semi-structured interviews with Secretaria Municipal de Educação, portuguese Language and Mathematics and managers which have a role in the researched schools that are evaluated by Prova Brasil. This research brings to light that the management of Prova Brasil and its results in the municipality of São Luís happen through centralizing the planing of actions in the education network, by management principles of accountability and counting on agents under company interests. The external evaluation has been implemented operationally, following federal government directives without a critical perspective or deep thought on the reality of São Luís' education system. The Secretaria has envisioned actions with the Prova Brasil's results as point of reference exposing results, promoting teachers' formation towards resolving of tests, implementing its own evaluation system. Such actions consolidate a minimalistic and economically driven conception of education, lead by accountability of professionals which can alter the results, which in conclusion doesn't reveal quality in education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES2022-11-23Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilAvaliação externaGestão municipalRegulação educacionalProva BrasilGestão da Prova Brasil na rede municipal: qualidade educacional e accountability em São Luís - MAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGestaoProvaBrasil_Silva_2021.pdfapplication/pdf7282312https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45687/1/GestaoProvaBrasil_Silva_2021.pdf7630054e87e816589453544ada425020MD51123456789/456872024-03-19 01:02:36.11oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45687Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-19T04:02:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão da Prova Brasil na rede municipal: qualidade educacional e accountability em São Luís - MA
title Gestão da Prova Brasil na rede municipal: qualidade educacional e accountability em São Luís - MA
spellingShingle Gestão da Prova Brasil na rede municipal: qualidade educacional e accountability em São Luís - MA
Silva, Flávia Fernanda Santos
Avaliação externa
Gestão municipal
Regulação educacional
Prova Brasil
title_short Gestão da Prova Brasil na rede municipal: qualidade educacional e accountability em São Luís - MA
title_full Gestão da Prova Brasil na rede municipal: qualidade educacional e accountability em São Luís - MA
title_fullStr Gestão da Prova Brasil na rede municipal: qualidade educacional e accountability em São Luís - MA
title_full_unstemmed Gestão da Prova Brasil na rede municipal: qualidade educacional e accountability em São Luís - MA
title_sort Gestão da Prova Brasil na rede municipal: qualidade educacional e accountability em São Luís - MA
author Silva, Flávia Fernanda Santos
author_facet Silva, Flávia Fernanda Santos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8061123259191538
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2546503141542893
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Castro, Alda Maria Duarte Araújo
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1267050454995209
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Queiroz, Maria Aparecida de
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0642511546307992
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Barbalho, Maria Goretti Cabral
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9999709754863111
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Souza, Allan Solano
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3065102801690294
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Dublante, Carlos André Sousa
dc.contributor.referees5Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2269364248833833
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Rodrigues, Luiz Alberto Ribeiro
dc.contributor.referees6Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5198935676123014
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Flávia Fernanda Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Luciane Terra dos Santos
contributor_str_mv Garcia, Luciane Terra dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação externa
Gestão municipal
Regulação educacional
Prova Brasil
topic Avaliação externa
Gestão municipal
Regulação educacional
Prova Brasil
description Os processos de globalização e de reestruturação produtiva impulsionaram reformas estatais sob a orientação neoliberal em diversos países, entre os quais o Brasil. A reforma administrativa do Estado brasileiro, implementada na década de 1990, alterou a regulação educacional que passou a ser orientada por mecanismos de quase-mercado. Isso denota a concepção de Estado Avaliador, com estruturas de controle e responsabilização por resultados, mensurados por avaliações externas que, gradativamente, têm inserido os sistemas de ensino na lógica da gestão privada. Desde então, difunde-se, nacionalmente, nas diferentes esferas de poder, sistemas de avaliação sob a alegação de incremento da qualidade educacional, associados a políticas de accountability com impactos para as redes de ensino, escolas e seus profissionais. Considerando a necessidade de conhecer como as redes municipais têm se projetado em relação às políticas de avaliação implementadas no país, o objetivo desta tese é analisar a gestão da Prova Brasil e de seus resultados na Secretaria Municipal de Educação de São Luís, capital do estado do Maranhão, no período de 2013 a 2017, considerando as políticas de avaliação e a concepção de qualidade educacional implementada na rede. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que toma como referencial o ciclo de políticas públicas de Stephen Ball para a análise da complexidade da política educacional sobre os processos micropolíticos que, articulados com os macroprocessos, considera a ação dos sujeitos dentro de uma totalidade social. Como procedimentos de pesquisa, foram realizados revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas com técnicos da secretaria, gestores e professores de Língua Portuguesa e Matemática, que atuam nas séries avaliadas pela Prova Brasil nas escolas pesquisadas. Esta pesquisa demonstrou que a gestão do Prova Brasil e de seus resultados, em São Luís, ocorre mediante centralização do planejamento das ações da rede de ensino, a partir de princípios gerencialistas de responsabilização e contando com a participação de agentes a serviços de interesses empresariais. A avaliação externa vem sendo implementada de forma operacional, seguindo diretrizes do governo federal de forma acrítica sem uma reflexão profunda sobre a realidade educacional Ludovicense. A Secretaria tem envidado ações com vistas à melhoria de resultados do Prova Brasil expondo resultados, promovendo formações de professores voltadas à resolução de provas, implementando um sistema próprio de avaliação. Ações como essas consolidam nas escolas concepção de qualidade educacional minimalista e economicista, pautadas em formas de responsabilização dos profissionais, que podem alterar resultados, no entanto, não denota, de fato, qualidade educacional.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-19T16:24:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Flávia Fernanda Santos. Gestão da Prova Brasil na rede municipal: qualidade educacional e accountability em São Luís - MA. 2021. 267f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45687
identifier_str_mv SILVA, Flávia Fernanda Santos. Gestão da Prova Brasil na rede municipal: qualidade educacional e accountability em São Luís - MA. 2021. 267f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45687/1/GestaoProvaBrasil_Silva_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7630054e87e816589453544ada425020
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117580928843776