A lógica da plataformização, dataficação e performatividade algorítmica e sua relação com os elementos do Marketing 5.0: uma análise da campanha Swipe Night: Killer Weekend do Tinder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, João Carlos Cavalheiro de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55311
Resumo: Este estudo discute como a ação publicitária Swipe Night: Killer Weekend, do Tinder executada em 2021, se apropria da lógica de plataformização, dataficação e performatividade algorítmica (PDPA) e correlaciona com os elementos e conceitos do marketing 5.0 que foram aplicados na campanha. Para tanto, o presente artigo adota a netnografia guiada a partir do uso de dados arquivais como metodologia. Desdobram-se debates sobre os elementos do marketing 5.0 na produção de novos formatos de publicidade e traz à tona questões éticas quanto à utilização de informações sensíveis dos usuários cadastrados em um aplicativo no planejamento e execução de uma ação publicitária digital.
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Para tanto, o presente artigo adota a netnografia guiada a partir do uso de dados arquivais como metodologia. Desdobram-se debates sobre os elementos do marketing 5.0 na produção de novos formatos de publicidade e traz à tona questões éticas quanto à utilização de informações sensíveis dos usuários cadastrados em um aplicativo no planejamento e execução de uma ação publicitária digital.This study discusses how the Tinder's advertising action Swipe Night: Killer Weekend, carried out in 2021, appropriates the logic of platformization, datafication and algorithmic performativity (PDPA) and correlates it with the elements and concepts of marketing 5.0 that were applied in the campaign. To this end, this article adopts guided netnography using archival data as a methodology. Debates are unfolding about the elements of marketing 5.0 in the production of new advertising formats and bring to light ethical questions regarding the use of sensitive information from users registered in an application in the planning and execution of a digital advertising action.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento De Comunicação SocialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDATinderMarketing 5.0PlataformizaçãoDataficaçãoProdução de Conteúdo Digital PublicitárioA lógica da plataformização, dataficação e performatividade algorítmica e sua relação com os elementos do Marketing 5.0: uma análise da campanha Swipe Night: Killer Weekend do Tinderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALArtigo_COM0282-PUB0002_JOAO.docx.pdfArtigo_COM0282-PUB0002_JOAO.docx.pdfapplication/pdf7260977https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55311/1/Artigo_COM0282-PUB0002_JOAO.docx.pdf4b7c2d2c51fa9261cc596bd2acda1ef3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55311/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/553112023-11-13 15:12:04.954oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-13T18:12:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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