Narrativas da geograficidade, legendas do mundo: interpretando as paisagens de cinema em O Senhor dos Anéis
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31942 |
Resumo: | A Geografia é um dizer do mundo, uma forma de narrar a experiência humana na Terra, uma narrativa da geograficidade. Diante disso, as linguagens artísticas, compreendidas como manifestações e expressões da geograficidade, ganham proeminência em estudos geográficos, pois são capazes de promover reflexões a respeito da relação ser humanomundo, principal preocupação da abordagem cultural da Geografia. Essa compreensão acentuou e renovou a relação entre a ciência geográfica e as diversas linguagens artísticas. Na atualidade, as obras cinematográficas, que já possuem longo um histórico de contribuição na Geografia, são convocadas a colaborar nas reflexões sobre a experiência humana na Terra e os discursos sobre o espaço. Com efeito, os filmes, linguagens artísticas de cunho narrativo e visual, são compreendidos como geografias, como formas de dizer a experiência dos seres humanos no mundo. Diante disso, num tempo marcado pela cinematografização do mundo e pelo retorno ao imaginário, optamos por compreender as relações de geograficidades nos filmes da trilogia O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001), As Duas Torres (2002) e O Retorno do Rei (2003). Para tanto, discutimos a natureza narrativa da Geografia bem como a noção de geograficidade desenvolvida por Eric Dardel. Elaboramos, ainda, uma discussão teórica a respeito do diálogo Geografia-Cinema, optando pela ideia de espraiamento dos dois campos do conhecimento. Além da revisão bibliográfica, este trabalho tem bases numa metodologia composta por interpretações hermenêuticas dos elementos fílmicos contidos nas obras. A tese propõe a superação das bases teórico-metodológicas da relação Geografia-Cinema, fundadas sobre um viés mimético, que pensa o filme como cópia, ou sobre um viés arqueológico, que concebe o filme como uma máscara do mundo. Sob inspiração da abordagem fenomenológica-existencial em união com as matrizes discursivas da paisagem, propomos que os significados geográficos são construídos no encontro paisagem-geógrafo. Este encontro é personalizado e mistura pensamento, afeto, imaginação e todos os elementos da paisagem. Tal proposta está amparada na congenialidade, na interexpressão e rompe as visões dicotômicas anteriores, promovendo uma perspectiva de coexistências, o viés “espraiante”. Este último une elementos, outrora considerados opostos, tais como: ciência e arte; razão e imaginação; subjetividade e objetividade; signo e significado. Concluímos que, como legenda do mundo e narrativa de geograficidades, a trilogia O Senhor dos Anéis revela discursos a respeito de enraizamentos, de mobilidades e do cuidado com a terra. |
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Diante disso, as linguagens artísticas, compreendidas como manifestações e expressões da geograficidade, ganham proeminência em estudos geográficos, pois são capazes de promover reflexões a respeito da relação ser humanomundo, principal preocupação da abordagem cultural da Geografia. Essa compreensão acentuou e renovou a relação entre a ciência geográfica e as diversas linguagens artísticas. Na atualidade, as obras cinematográficas, que já possuem longo um histórico de contribuição na Geografia, são convocadas a colaborar nas reflexões sobre a experiência humana na Terra e os discursos sobre o espaço. Com efeito, os filmes, linguagens artísticas de cunho narrativo e visual, são compreendidos como geografias, como formas de dizer a experiência dos seres humanos no mundo. Diante disso, num tempo marcado pela cinematografização do mundo e pelo retorno ao imaginário, optamos por compreender as relações de geograficidades nos filmes da trilogia O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001), As Duas Torres (2002) e O Retorno do Rei (2003). Para tanto, discutimos a natureza narrativa da Geografia bem como a noção de geograficidade desenvolvida por Eric Dardel. Elaboramos, ainda, uma discussão teórica a respeito do diálogo Geografia-Cinema, optando pela ideia de espraiamento dos dois campos do conhecimento. Além da revisão bibliográfica, este trabalho tem bases numa metodologia composta por interpretações hermenêuticas dos elementos fílmicos contidos nas obras. A tese propõe a superação das bases teórico-metodológicas da relação Geografia-Cinema, fundadas sobre um viés mimético, que pensa o filme como cópia, ou sobre um viés arqueológico, que concebe o filme como uma máscara do mundo. Sob inspiração da abordagem fenomenológica-existencial em união com as matrizes discursivas da paisagem, propomos que os significados geográficos são construídos no encontro paisagem-geógrafo. Este encontro é personalizado e mistura pensamento, afeto, imaginação e todos os elementos da paisagem. Tal proposta está amparada na congenialidade, na interexpressão e rompe as visões dicotômicas anteriores, promovendo uma perspectiva de coexistências, o viés “espraiante”. Este último une elementos, outrora considerados opostos, tais como: ciência e arte; razão e imaginação; subjetividade e objetividade; signo e significado. Concluímos que, como legenda do mundo e narrativa de geograficidades, a trilogia O Senhor dos Anéis revela discursos a respeito de enraizamentos, de mobilidades e do cuidado com a terra.Geography is a saying of the world, a way of narrating the human experience on Earth, a geographical narrative. Therefore, artistic languages, understood as manifestations and expressions of geographicity, gain prominence in geographic studies, as they are capable of promoting reflections about the human-world relationship, main concern of the cultural approach of Geography. This understanding accentuated and renewed the relationship between geographic science and different artistic languages. Currently, film works, which already have a long history of contribution to Geography, are invited to collaborate in reflections on the human experience on Earth and talks about space. In effect, films, artistic language of a narrative and visual nature, are understood as geographies and as ways of saying the experience of human beings in the world. Therefore, in a time marked by the cinematography of the world and the return to the imaginary, we chose to understand the relations of geographies in the films of the trilogy The Lord of Rings: The Fellowship of the Ring (2001), The Two Towers (2002) and The Return of the King (2003). For this, we discuss the narrative nature of Geography and Eric Dardel's notion of geographicity. We also elaborated a theoretical discussion about the Geography-Cinema dialogue, opting for the idea of spreading the two fields of knowledge. Along with the bibliographic search, the methodology is composed of hermeneutical interpretations of film elements. The thesis proposes to overcome the theoretical-methodological bases of the Geography-Cinema relationship, founded on a mimetic bias, that sees film as a copy of reality, or on an archaeological bias, that conceives film as a mask of the world. Under the inspiration of the phenomenological-existential approach connected with the discursive matrices of the landscape, we propose that the geographical meanings are constructed in the landscape-geographer encounter. This is personalized and mixes thoughts, affections, imaginations and all elements of the landscape. Such proposal is supported by congeniality, interexpression and breaks with the previous dichotomous views, promoting a perspective of coexistences, the “spreading” bias. This bias unites elements, formerly considered opposites, such as: science and art; reason and imagination; subjectivity and objectivity; sign and meaning. The conclusion then is that, as a legend of the world and narrative of geographies, the trilogy The Lord of the Rings reveals discourses about rooting, mobility and care for the Earth.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIAUFRNBrasilGeografia e cinemaPaisagemGeograficidadeO Senhor dos AnéisNarrativas da geograficidade, legendas do mundo: interpretando as paisagens de cinema em O Senhor dos Anéisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALNarrativasgeograficidadelegendas_Nascimento_2020.pdfapplication/pdf7659130https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31942/1/Narrativasgeograficidadelegendas_Nascimento_2020.pdf874d2634767209d8a0d00ec4e2a9477eMD51TEXTNarrativasgeograficidadelegendas_Nascimento_2020.pdf.txtNarrativasgeograficidadelegendas_Nascimento_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain498724https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31942/2/Narrativasgeograficidadelegendas_Nascimento_2020.pdf.txt9ad963ccd2a3a2d73c721a5737853fb1MD52THUMBNAILNarrativasgeograficidadelegendas_Nascimento_2020.pdf.jpgNarrativasgeograficidadelegendas_Nascimento_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31942/3/Narrativasgeograficidadelegendas_Nascimento_2020.pdf.jpg9f2b7b6e46451f79be70c87159e2149dMD53123456789/319422021-03-21 05:48:31.756oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31942Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-21T08:48:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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