O Aranhaverso como produto de consumo nas mídias e o uso da transmídia nesse processo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57030 |
Resumo: | O intuito desse trabalho é realizar uma análise de consumo do produto “Homem-Aranha” através da utilização da transmídia e como isso influencia na sua propagação e sucesso. O produto “Homem-Aranha” será apresentado em suas mais variadas formas de consumo, mídias. Seja como a original (história em quadrinhos (HQ)) aos filmes, jogos, brinquedos, etc. Autores como JENKINS (2006) e SCOLARI (2013) servirão como referencial teórico para a análise e o uso da transmídia no processo de comercialização, além de LIPOVETSKY (2007) e BARBOSA (2004, 2006) para demonstrar a influência no seu consumo. Os autores GIL (2008), DUARTE (2006) e BARROS (2006) estrão presentes nesse estudo auxiliando no processo metodológico, baseado na abordagem dedutiva e descritiva. Por meio desses métodos o trabalho deixa em evidência como o “Aranhaverso”, conceito de multiverso aplicado no produto “Homem-Aranha”, utiliza a transmídia ao seu favor e como as obras estão interligadas. |
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Silveira, Igor LimaNobre, Luiz Fernando Dal PianLopes, John WillianDiógenes, Marília2023-12-27T17:11:31Z2023-12-27T17:11:31Z2023-12-08SILVEIRA, Igor Lima. O Aranhaverso como produto de consumo nas mídias e o uso da transmídia nesse processo. 2023. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57030O intuito desse trabalho é realizar uma análise de consumo do produto “Homem-Aranha” através da utilização da transmídia e como isso influencia na sua propagação e sucesso. O produto “Homem-Aranha” será apresentado em suas mais variadas formas de consumo, mídias. Seja como a original (história em quadrinhos (HQ)) aos filmes, jogos, brinquedos, etc. Autores como JENKINS (2006) e SCOLARI (2013) servirão como referencial teórico para a análise e o uso da transmídia no processo de comercialização, além de LIPOVETSKY (2007) e BARBOSA (2004, 2006) para demonstrar a influência no seu consumo. Os autores GIL (2008), DUARTE (2006) e BARROS (2006) estrão presentes nesse estudo auxiliando no processo metodológico, baseado na abordagem dedutiva e descritiva. Por meio desses métodos o trabalho deixa em evidência como o “Aranhaverso”, conceito de multiverso aplicado no produto “Homem-Aranha”, utiliza a transmídia ao seu favor e como as obras estão interligadas.The aim of this work is to carry out an analysis of the consumption of the “Spider-Man” product through the use of transmedia and how this influences its propagation and success. The “Spider-Man” product will be presented in its most varied forms of consumption and media. Be it like the original (comic book (HQ)) to movies, games, toys, etc. Authors such as JENKINS (2006) and SCOLARI (2013) will serve as a theoretical reference for the analysis and use of transmedia in the commercialization process, in addition to LIPOVETSKY (2007) and BARBOSA (2004, 2006) to demonstrate the influence on its consumption. The authors GIL (2008), DUARTE (2006) and BARROS (2006) are present in this study, assisting in the methodological process, based on the deductive and descriptive approach. Through these methods, the work highlights how the “Aranhaverse”, the multiverse concept applied in the “Spider-Man” product, uses transmedia to its advantage and how the works are interconnected.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHomem-AranhaSpider-ManConsumoTransmídiaAranhaversoConsumptionTransmediaSpiderverseO Aranhaverso como produto de consumo nas mídias e o uso da transmídia nesse processoThe Spiderverse as a consumer product in the media and the use of transmedia in this processinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALVERSÃO FICHA CATALOGRÁFICA.pdfVERSÃO FICHA CATALOGRÁFICA.pdfapplication/pdf3909448https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57030/1/VERS%c3%83O%20FICHA%20CATALOGR%c3%81FICA.pdff23db4765e0fccecd1878a778f817df9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57030/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57030/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52123456789/570302023-12-27 14:11:31.555oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-27T17:11:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O intuito desse trabalho é realizar uma análise de consumo do produto “Homem-Aranha” através da utilização da transmídia e como isso influencia na sua propagação e sucesso. O produto “Homem-Aranha” será apresentado em suas mais variadas formas de consumo, mídias. Seja como a original (história em quadrinhos (HQ)) aos filmes, jogos, brinquedos, etc. Autores como JENKINS (2006) e SCOLARI (2013) servirão como referencial teórico para a análise e o uso da transmídia no processo de comercialização, além de LIPOVETSKY (2007) e BARBOSA (2004, 2006) para demonstrar a influência no seu consumo. Os autores GIL (2008), DUARTE (2006) e BARROS (2006) estrão presentes nesse estudo auxiliando no processo metodológico, baseado na abordagem dedutiva e descritiva. Por meio desses métodos o trabalho deixa em evidência como o “Aranhaverso”, conceito de multiverso aplicado no produto “Homem-Aranha”, utiliza a transmídia ao seu favor e como as obras estão interligadas. |
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