Tecendo redes: uma análise sobre o banco comunitário de Pureza - Bebida Velha/RN e sua relação com seus beneficiários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35213 |
Resumo: | O marketing de relacionamento é tema recorrente nos estudos de mercado e do consumidor, e ferramenta extremamente indispensável nas relações entre iniciativas de economia solidária, onde as relações com a comunidade são o centro de tudo. Este trabalho tem como objetivo avaliar como se caracterizam as relações socioeconômicas entre o Banco Comunitário de Pureza (BCP), seus usuários e o comércio local, na comunidade de Bebida Velha/RN. Incialmente o trabalho aborda os temas de economia solidária, finanças solidárias, bancos comunitários e marketing de relacionamento aplicado a organizações de bases comunitárias, com toda sua profundidade, dimensões e especificidade. Logo após, são analisados os resultados da aplicação de um questionário adaptado a partir da escala de análise de relacionamento de Mallmann (2015), para mensurar os atributos de Marketing de Relacionamento, segmentados pelas dimensões: Dependência, Comparações, Investimento, Troca de Informações, Confiança e Comprometimento, onde foi possível constatar que, de forma geral, existe um bom relacionamento entre os beneficiários e o BCP, porém com dimensões específicas que possuem pontuações neutras ou baixas. |
id |
UFRN_e09a9a5d99b68e3b90f5490ca0f428cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35213 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Julia da SilvaSouza, Washington José dePaiva, Juarez Azevedo deCardoso, Bruno Luan Dantas2019-07-02T13:45:59Z2021-09-20T15:01:22Z2019-07-02T13:45:59Z2021-09-20T15:01:22Z2019-06-212014044501GOMES, Julia. Tecendo redes: uma análise sobre o banco comunitário de pureza - Bebida Velha/RN e sua relação com seus beneficiários. 2019. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, UFRN, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35213O marketing de relacionamento é tema recorrente nos estudos de mercado e do consumidor, e ferramenta extremamente indispensável nas relações entre iniciativas de economia solidária, onde as relações com a comunidade são o centro de tudo. Este trabalho tem como objetivo avaliar como se caracterizam as relações socioeconômicas entre o Banco Comunitário de Pureza (BCP), seus usuários e o comércio local, na comunidade de Bebida Velha/RN. Incialmente o trabalho aborda os temas de economia solidária, finanças solidárias, bancos comunitários e marketing de relacionamento aplicado a organizações de bases comunitárias, com toda sua profundidade, dimensões e especificidade. Logo após, são analisados os resultados da aplicação de um questionário adaptado a partir da escala de análise de relacionamento de Mallmann (2015), para mensurar os atributos de Marketing de Relacionamento, segmentados pelas dimensões: Dependência, Comparações, Investimento, Troca de Informações, Confiança e Comprometimento, onde foi possível constatar que, de forma geral, existe um bom relacionamento entre os beneficiários e o BCP, porém com dimensões específicas que possuem pontuações neutras ou baixas.Relationship marketing is a recurrent theme in the market and consumer research, and an extremely essential in relationships between solidarity economy initiatives, where community relations are the center of everything. The objective of this paper is to evaluate how the socioeconomic relations between the Banco Comunitário de Pureza (BCP), its users and local commerce are characterized in the community of Bebida Velha/RN. Firstly, the paper addresses the themes of solidarity economy, solidarity finance and community banking and relationship marketing applied to grassroots organizations, with all their depth, dimensions and specificity. Alongside this, the results of the application of an adapted Mallmann's survey of a relationship analysis scale are analyzed to measure the attributes of Relationship Marketing, segmented by the dimensions: Dependence, Comparisons, Investment, Information Exchange, Trust and Commitment, where it was possible to verify that, in general, there is a good relationship between the beneficiaries and the BCP, but with specific dimensions that have neutral or low scores.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing de relacionamentoBancos comunitários de DesenvolvimentoFinanças solidáriasTecendo redes: uma análise sobre o banco comunitário de Pureza - Bebida Velha/RN e sua relação com seus beneficiáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTecendoRedesUmaAnalise_Gomes_2019.pdfapplication/pdf6008075https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35213/1/TecendoRedesUmaAnalise_Gomes_2019.pdfd9d3cf87f1ed4b8f2556a0a6741e47beMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35213/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35213/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53TEXTTecendoRedesUmaAnalise_Gomes_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain158694https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35213/4/TecendoRedesUmaAnalise_Gomes_2019.pdf.txt8ef7a1c4d7f318fa06e68a5bd46ac743MD54123456789/352132021-09-20 12:01:22.324oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:01:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecendo redes: uma análise sobre o banco comunitário de Pureza - Bebida Velha/RN e sua relação com seus beneficiários |
title |
Tecendo redes: uma análise sobre o banco comunitário de Pureza - Bebida Velha/RN e sua relação com seus beneficiários |
spellingShingle |
Tecendo redes: uma análise sobre o banco comunitário de Pureza - Bebida Velha/RN e sua relação com seus beneficiários Gomes, Julia da Silva Marketing de relacionamento Bancos comunitários de Desenvolvimento Finanças solidárias |
title_short |
Tecendo redes: uma análise sobre o banco comunitário de Pureza - Bebida Velha/RN e sua relação com seus beneficiários |
title_full |
Tecendo redes: uma análise sobre o banco comunitário de Pureza - Bebida Velha/RN e sua relação com seus beneficiários |
title_fullStr |
Tecendo redes: uma análise sobre o banco comunitário de Pureza - Bebida Velha/RN e sua relação com seus beneficiários |
title_full_unstemmed |
Tecendo redes: uma análise sobre o banco comunitário de Pureza - Bebida Velha/RN e sua relação com seus beneficiários |
title_sort |
Tecendo redes: uma análise sobre o banco comunitário de Pureza - Bebida Velha/RN e sua relação com seus beneficiários |
author |
Gomes, Julia da Silva |
author_facet |
Gomes, Julia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Souza, Washington José de |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Paiva, Juarez Azevedo de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Julia da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Bruno Luan Dantas |
contributor_str_mv |
Cardoso, Bruno Luan Dantas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de relacionamento Bancos comunitários de Desenvolvimento Finanças solidárias |
topic |
Marketing de relacionamento Bancos comunitários de Desenvolvimento Finanças solidárias |
description |
O marketing de relacionamento é tema recorrente nos estudos de mercado e do consumidor, e ferramenta extremamente indispensável nas relações entre iniciativas de economia solidária, onde as relações com a comunidade são o centro de tudo. Este trabalho tem como objetivo avaliar como se caracterizam as relações socioeconômicas entre o Banco Comunitário de Pureza (BCP), seus usuários e o comércio local, na comunidade de Bebida Velha/RN. Incialmente o trabalho aborda os temas de economia solidária, finanças solidárias, bancos comunitários e marketing de relacionamento aplicado a organizações de bases comunitárias, com toda sua profundidade, dimensões e especificidade. Logo após, são analisados os resultados da aplicação de um questionário adaptado a partir da escala de análise de relacionamento de Mallmann (2015), para mensurar os atributos de Marketing de Relacionamento, segmentados pelas dimensões: Dependência, Comparações, Investimento, Troca de Informações, Confiança e Comprometimento, onde foi possível constatar que, de forma geral, existe um bom relacionamento entre os beneficiários e o BCP, porém com dimensões específicas que possuem pontuações neutras ou baixas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-02T13:45:59Z 2021-09-20T15:01:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-02T13:45:59Z 2021-09-20T15:01:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2014044501 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOMES, Julia. Tecendo redes: uma análise sobre o banco comunitário de pureza - Bebida Velha/RN e sua relação com seus beneficiários. 2019. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, UFRN, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35213 |
identifier_str_mv |
2014044501 GOMES, Julia. Tecendo redes: uma análise sobre o banco comunitário de pureza - Bebida Velha/RN e sua relação com seus beneficiários. 2019. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, UFRN, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35213/1/TecendoRedesUmaAnalise_Gomes_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35213/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35213/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35213/4/TecendoRedesUmaAnalise_Gomes_2019.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9d3cf87f1ed4b8f2556a0a6741e47be c4c98de35c20c53220c07884f4def27c a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 8ef7a1c4d7f318fa06e68a5bd46ac743 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117913994330112 |