História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gesivaldo dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21183
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de inserção da História da Matemática na formação de professores. Tal inserção é proposta na forma de um componente curricular a ser ministrado em cursos de formação inicial de professores de matemática. Este estudo é de cunho investigativo e documental sobre a disciplina história da matemática em cursos de formação de professores. A escolha dos conteúdos da proposta tomou como base as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2001) para a Licenciatura e Bacharelado em Matemática, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCNEF,1998), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM,1999). O Componente Curricular foi proposto para uma carga de 60 horas aula e inclui os tópicos: História dos Sistemas de Numeração Antigos, História da Geometria, História da Álgebra, História da Trigonometria e História das Funções. O presente trabalho propõe, discute e analisa detalhadamente o tópico História dos Sistemas de Numeração Antigos.
id UFRN_e0b1e1eb6694af52ccf7c110a0e867a4
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21183
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Gesivaldo dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/5769031555345675http://lattes.cnpq.br/7554818862651491Cury, Fernando Guedeshttp://lattes.cnpq.br/6258771568808939Sad, Ligia Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1714140036102231Morey, Bernadete Barbosa2016-08-18T23:54:52Z2016-08-18T23:54:52Z2016-03-21SILVA, Gesivaldo dos Santos. História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos. 2016. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21183O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de inserção da História da Matemática na formação de professores. Tal inserção é proposta na forma de um componente curricular a ser ministrado em cursos de formação inicial de professores de matemática. Este estudo é de cunho investigativo e documental sobre a disciplina história da matemática em cursos de formação de professores. A escolha dos conteúdos da proposta tomou como base as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2001) para a Licenciatura e Bacharelado em Matemática, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCNEF,1998), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM,1999). O Componente Curricular foi proposto para uma carga de 60 horas aula e inclui os tópicos: História dos Sistemas de Numeração Antigos, História da Geometria, História da Álgebra, História da Trigonometria e História das Funções. O presente trabalho propõe, discute e analisa detalhadamente o tópico História dos Sistemas de Numeração Antigos.This essay aims to present and describe a proposal of insertion of Mathematics History into teachers undergraduation. Such addition proposal is expected to take place as curricular component to be taught on initial undergraduation for mathematics teachers. The selection of contents for the proposal has been based on the national Curriculum Guidelines (DCN, 2001, acronym in portugueses) for bachelor’s degree in Mathematics; the National Curricular Guidelines for Elementary School (PCNEF, 1998, acronym in Portuguese); and the National Curricular Guidelines for High School (PCNEM, 1999, acronym in Portuguese). The curricular component now presented is supposed to take a 60 hour workload, and includes the following topics: History of Ancient Numbering Systems, History of Trigonometriy and History of fuctions. For the sake of exemplification, the topic History of Ancient Numbering Systems is discussed and analysed in detail as practice for the new curricular component.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilSistema de numeração antigos em cursos de formação de professoresCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAHistória da matemáticaFormação de professoresSistemas de numeração antigosHistória da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdfGesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf1173254https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/1/GesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdfb298c40341b8da1843406bd7f5cdea0eMD51Produtoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdfProdutoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdfapplication/pdf1213758https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/8/Produtoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdf09ff61fb5f59028cbaf9541d099b45bcMD58TEXTGesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdf.txtGesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain160071https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/6/GesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdf.txt2d9487abe529b2f736d3a3ae68045417MD56Produtoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdf.txtProdutoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain66585https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/9/Produtoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdf.txt62d2503a8995653bea80554d97e8eea4MD59THUMBNAILGesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdf.jpgGesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3424https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/7/GesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdf.jpg076a2e8b693151cc5b9ee5e83e92c856MD57Produtoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdf.jpgProdutoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2344https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/10/Produtoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdf.jpga4944ac513c3e277cbb65399a61d0343MD510123456789/211832020-01-05 04:57:01.391oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21183Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-05T07:57:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos
title História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos
spellingShingle História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos
Silva, Gesivaldo dos Santos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
História da matemática
Formação de professores
Sistemas de numeração antigos
title_short História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos
title_full História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos
title_fullStr História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos
title_full_unstemmed História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos
title_sort História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos
author Silva, Gesivaldo dos Santos
author_facet Silva, Gesivaldo dos Santos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5769031555345675
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7554818862651491
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Cury, Fernando Guedes
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6258771568808939
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Sad, Ligia Arantes
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1714140036102231
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gesivaldo dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morey, Bernadete Barbosa
contributor_str_mv Morey, Bernadete Barbosa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
História da matemática
Formação de professores
Sistemas de numeração antigos
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática
Formação de professores
Sistemas de numeração antigos
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de inserção da História da Matemática na formação de professores. Tal inserção é proposta na forma de um componente curricular a ser ministrado em cursos de formação inicial de professores de matemática. Este estudo é de cunho investigativo e documental sobre a disciplina história da matemática em cursos de formação de professores. A escolha dos conteúdos da proposta tomou como base as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2001) para a Licenciatura e Bacharelado em Matemática, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCNEF,1998), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM,1999). O Componente Curricular foi proposto para uma carga de 60 horas aula e inclui os tópicos: História dos Sistemas de Numeração Antigos, História da Geometria, História da Álgebra, História da Trigonometria e História das Funções. O presente trabalho propõe, discute e analisa detalhadamente o tópico História dos Sistemas de Numeração Antigos.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-18T23:54:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-18T23:54:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Gesivaldo dos Santos. História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos. 2016. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21183
identifier_str_mv SILVA, Gesivaldo dos Santos. História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos. 2016. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Sistema de numeração antigos em cursos de formação de professores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/1/GesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/8/Produtoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/6/GesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/9/Produtoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/7/GesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/10/Produtoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b298c40341b8da1843406bd7f5cdea0e
09ff61fb5f59028cbaf9541d099b45bc
2d9487abe529b2f736d3a3ae68045417
62d2503a8995653bea80554d97e8eea4
076a2e8b693151cc5b9ee5e83e92c856
a4944ac513c3e277cbb65399a61d0343
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832719010463744