História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21183 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de inserção da História da Matemática na formação de professores. Tal inserção é proposta na forma de um componente curricular a ser ministrado em cursos de formação inicial de professores de matemática. Este estudo é de cunho investigativo e documental sobre a disciplina história da matemática em cursos de formação de professores. A escolha dos conteúdos da proposta tomou como base as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2001) para a Licenciatura e Bacharelado em Matemática, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCNEF,1998), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM,1999). O Componente Curricular foi proposto para uma carga de 60 horas aula e inclui os tópicos: História dos Sistemas de Numeração Antigos, História da Geometria, História da Álgebra, História da Trigonometria e História das Funções. O presente trabalho propõe, discute e analisa detalhadamente o tópico História dos Sistemas de Numeração Antigos. |
id |
UFRN_e0b1e1eb6694af52ccf7c110a0e867a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21183 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Gesivaldo dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/5769031555345675http://lattes.cnpq.br/7554818862651491Cury, Fernando Guedeshttp://lattes.cnpq.br/6258771568808939Sad, Ligia Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1714140036102231Morey, Bernadete Barbosa2016-08-18T23:54:52Z2016-08-18T23:54:52Z2016-03-21SILVA, Gesivaldo dos Santos. História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos. 2016. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21183O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de inserção da História da Matemática na formação de professores. Tal inserção é proposta na forma de um componente curricular a ser ministrado em cursos de formação inicial de professores de matemática. Este estudo é de cunho investigativo e documental sobre a disciplina história da matemática em cursos de formação de professores. A escolha dos conteúdos da proposta tomou como base as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2001) para a Licenciatura e Bacharelado em Matemática, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCNEF,1998), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM,1999). O Componente Curricular foi proposto para uma carga de 60 horas aula e inclui os tópicos: História dos Sistemas de Numeração Antigos, História da Geometria, História da Álgebra, História da Trigonometria e História das Funções. O presente trabalho propõe, discute e analisa detalhadamente o tópico História dos Sistemas de Numeração Antigos.This essay aims to present and describe a proposal of insertion of Mathematics History into teachers undergraduation. Such addition proposal is expected to take place as curricular component to be taught on initial undergraduation for mathematics teachers. The selection of contents for the proposal has been based on the national Curriculum Guidelines (DCN, 2001, acronym in portugueses) for bachelor’s degree in Mathematics; the National Curricular Guidelines for Elementary School (PCNEF, 1998, acronym in Portuguese); and the National Curricular Guidelines for High School (PCNEM, 1999, acronym in Portuguese). The curricular component now presented is supposed to take a 60 hour workload, and includes the following topics: History of Ancient Numbering Systems, History of Trigonometriy and History of fuctions. For the sake of exemplification, the topic History of Ancient Numbering Systems is discussed and analysed in detail as practice for the new curricular component.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilSistema de numeração antigos em cursos de formação de professoresCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAHistória da matemáticaFormação de professoresSistemas de numeração antigosHistória da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdfGesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf1173254https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/1/GesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdfb298c40341b8da1843406bd7f5cdea0eMD51Produtoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdfProdutoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdfapplication/pdf1213758https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/8/Produtoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdf09ff61fb5f59028cbaf9541d099b45bcMD58TEXTGesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdf.txtGesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain160071https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/6/GesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdf.txt2d9487abe529b2f736d3a3ae68045417MD56Produtoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdf.txtProdutoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain66585https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/9/Produtoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdf.txt62d2503a8995653bea80554d97e8eea4MD59THUMBNAILGesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdf.jpgGesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3424https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/7/GesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdf.jpg076a2e8b693151cc5b9ee5e83e92c856MD57Produtoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdf.jpgProdutoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2344https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/10/Produtoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdf.jpga4944ac513c3e277cbb65399a61d0343MD510123456789/211832020-01-05 04:57:01.391oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21183Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-05T07:57:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos |
title |
História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos |
spellingShingle |
História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos Silva, Gesivaldo dos Santos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA História da matemática Formação de professores Sistemas de numeração antigos |
title_short |
História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos |
title_full |
História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos |
title_fullStr |
História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos |
title_full_unstemmed |
História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos |
title_sort |
História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos |
author |
Silva, Gesivaldo dos Santos |
author_facet |
Silva, Gesivaldo dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5769031555345675 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7554818862651491 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Cury, Fernando Guedes |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6258771568808939 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Sad, Ligia Arantes |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1714140036102231 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gesivaldo dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morey, Bernadete Barbosa |
contributor_str_mv |
Morey, Bernadete Barbosa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA História da matemática Formação de professores Sistemas de numeração antigos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da matemática Formação de professores Sistemas de numeração antigos |
description |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de inserção da História da Matemática na formação de professores. Tal inserção é proposta na forma de um componente curricular a ser ministrado em cursos de formação inicial de professores de matemática. Este estudo é de cunho investigativo e documental sobre a disciplina história da matemática em cursos de formação de professores. A escolha dos conteúdos da proposta tomou como base as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2001) para a Licenciatura e Bacharelado em Matemática, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCNEF,1998), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM,1999). O Componente Curricular foi proposto para uma carga de 60 horas aula e inclui os tópicos: História dos Sistemas de Numeração Antigos, História da Geometria, História da Álgebra, História da Trigonometria e História das Funções. O presente trabalho propõe, discute e analisa detalhadamente o tópico História dos Sistemas de Numeração Antigos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-18T23:54:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-08-18T23:54:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-03-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Gesivaldo dos Santos. História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos. 2016. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21183 |
identifier_str_mv |
SILVA, Gesivaldo dos Santos. História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos. 2016. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Sistema de numeração antigos em cursos de formação de professores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/1/GesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/8/Produtoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/6/GesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/9/Produtoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/7/GesivaldoDosSantosSilva_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21183/10/Produtoeducacional_PPGECNM_Silva_2016.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b298c40341b8da1843406bd7f5cdea0e 09ff61fb5f59028cbaf9541d099b45bc 2d9487abe529b2f736d3a3ae68045417 62d2503a8995653bea80554d97e8eea4 076a2e8b693151cc5b9ee5e83e92c856 a4944ac513c3e277cbb65399a61d0343 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832719010463744 |