O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do Clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Daniel Araújo Albuquerque e
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34440
Resumo: O marketing e a comunicação são peças fundamentais para o processo de profissionalização dos clubes no futebol moderno. Visto que as principais fontes de receita das equipes como: patrocínio esportivo, sócio-torcedor, bilheteria e venda de produtos tem relação direta com o trabalho desempenhado nessas funções. Dentro desse contexto, as Redes Sociais na Internet são os principais meios para construir uma relação direta com o torcedor e desenvolver um marketing efetivo. Desta forma, o presente trabalho faz um estudo de caso utilizando como ferramenta metodológica a análise de conteúdo, tendo como objetivo analisar posts oriundos de campanhas de marketing do perfil oficial do Clube Náutico Capibaribe na plataforma de rede social Twitter. Identificando estratégias e apontando pontos assertivos e possíveis equívocos observados sob o ponto de vista do marketing esportivo e da comunicação.
id UFRN_e16dbf98d99367441c93ad19aae8c30f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34440
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Mello, Daniel Araújo Albuquerque eCosta, José Zilmar Alves daGutemberg, AlissonCarratore, Luis Roberto Rossi Del2021-04-30T02:44:19Z2021-09-20T12:44:47Z2021-04-30T02:44:19Z2021-09-20T12:44:47Z2021-042016067908MELLO, Daniel Araújo Albuquerque e. O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34440O marketing e a comunicação são peças fundamentais para o processo de profissionalização dos clubes no futebol moderno. Visto que as principais fontes de receita das equipes como: patrocínio esportivo, sócio-torcedor, bilheteria e venda de produtos tem relação direta com o trabalho desempenhado nessas funções. Dentro desse contexto, as Redes Sociais na Internet são os principais meios para construir uma relação direta com o torcedor e desenvolver um marketing efetivo. Desta forma, o presente trabalho faz um estudo de caso utilizando como ferramenta metodológica a análise de conteúdo, tendo como objetivo analisar posts oriundos de campanhas de marketing do perfil oficial do Clube Náutico Capibaribe na plataforma de rede social Twitter. Identificando estratégias e apontando pontos assertivos e possíveis equívocos observados sob o ponto de vista do marketing esportivo e da comunicação.Marketing and communication are key components for the professionalization process of clubs in modern soccer. Since the teams' main sources of income such as: sports sponsorship, partner-supporter fan, ticket office and product sales are directly related to the work performed in these functions. In such a context, Social Networks on the Internet are the main means to build a direct relationship with the fans and develop effective marketing. Therefore, this very work makes a case study analysis using content analysis as methodological tool, aiming to analyze posts from marketing campaigns of the official profile of Clube Náutico Capibaribe on the social networking plataform Twitter. Identifying strategies and pointing out assertive points and possible mistakes observed from the point of view of sports marketing and communication.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilComunicação Social - Publicidade e PropagandaAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing Esportivo. Comunicação. Futebol. Clube Náutico Capibaribe. Redes Sociais. Twitter.Sports Marketing. Communication. Soccer. Clube Náutico Capibaribe. Social Networks. Twitter.O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do Clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFutebolNordestinoRedes_Mello_2021O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do Clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivoapplication/pdf1924917https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34440/1/FutebolNordestinoRedes_Mello_2021b161f8779f2a0a24222bf831123e30acMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34440/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34440/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTOfutebolnordestino_Mello_2021.txtExtracted texttext/plain53820https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34440/4/Ofutebolnordestino_Mello_2021.txtec76491ae4c60481bc5e76b47ec08540MD54123456789/344402023-01-13 17:36:34.063oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-13T20:36:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do Clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo
title O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do Clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo
spellingShingle O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do Clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo
Mello, Daniel Araújo Albuquerque e
Marketing Esportivo. Comunicação. Futebol. Clube Náutico Capibaribe. Redes Sociais. Twitter.
Sports Marketing. Communication. Soccer. Clube Náutico Capibaribe. Social Networks. Twitter.
title_short O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do Clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo
title_full O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do Clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo
title_fullStr O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do Clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo
title_full_unstemmed O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do Clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo
title_sort O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do Clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo
author Mello, Daniel Araújo Albuquerque e
author_facet Mello, Daniel Araújo Albuquerque e
author_role author
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Costa, José Zilmar Alves da
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Gutemberg, Alisson
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Daniel Araújo Albuquerque e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carratore, Luis Roberto Rossi Del
contributor_str_mv Carratore, Luis Roberto Rossi Del
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Esportivo. Comunicação. Futebol. Clube Náutico Capibaribe. Redes Sociais. Twitter.
Sports Marketing. Communication. Soccer. Clube Náutico Capibaribe. Social Networks. Twitter.
topic Marketing Esportivo. Comunicação. Futebol. Clube Náutico Capibaribe. Redes Sociais. Twitter.
Sports Marketing. Communication. Soccer. Clube Náutico Capibaribe. Social Networks. Twitter.
description O marketing e a comunicação são peças fundamentais para o processo de profissionalização dos clubes no futebol moderno. Visto que as principais fontes de receita das equipes como: patrocínio esportivo, sócio-torcedor, bilheteria e venda de produtos tem relação direta com o trabalho desempenhado nessas funções. Dentro desse contexto, as Redes Sociais na Internet são os principais meios para construir uma relação direta com o torcedor e desenvolver um marketing efetivo. Desta forma, o presente trabalho faz um estudo de caso utilizando como ferramenta metodológica a análise de conteúdo, tendo como objetivo analisar posts oriundos de campanhas de marketing do perfil oficial do Clube Náutico Capibaribe na plataforma de rede social Twitter. Identificando estratégias e apontando pontos assertivos e possíveis equívocos observados sob o ponto de vista do marketing esportivo e da comunicação.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-30T02:44:19Z
2021-09-20T12:44:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-30T02:44:19Z
2021-09-20T12:44:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2016067908
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELLO, Daniel Araújo Albuquerque e. O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34440
identifier_str_mv 2016067908
MELLO, Daniel Araújo Albuquerque e. O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34440/1/FutebolNordestinoRedes_Mello_2021
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34440/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34440/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34440/4/Ofutebolnordestino_Mello_2021.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b161f8779f2a0a24222bf831123e30ac
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
ec76491ae4c60481bc5e76b47ec08540
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117502691442688