O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do Clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34440 |
Resumo: | O marketing e a comunicação são peças fundamentais para o processo de profissionalização dos clubes no futebol moderno. Visto que as principais fontes de receita das equipes como: patrocínio esportivo, sócio-torcedor, bilheteria e venda de produtos tem relação direta com o trabalho desempenhado nessas funções. Dentro desse contexto, as Redes Sociais na Internet são os principais meios para construir uma relação direta com o torcedor e desenvolver um marketing efetivo. Desta forma, o presente trabalho faz um estudo de caso utilizando como ferramenta metodológica a análise de conteúdo, tendo como objetivo analisar posts oriundos de campanhas de marketing do perfil oficial do Clube Náutico Capibaribe na plataforma de rede social Twitter. Identificando estratégias e apontando pontos assertivos e possíveis equívocos observados sob o ponto de vista do marketing esportivo e da comunicação. |
id |
UFRN_e16dbf98d99367441c93ad19aae8c30f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34440 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Mello, Daniel Araújo Albuquerque eCosta, José Zilmar Alves daGutemberg, AlissonCarratore, Luis Roberto Rossi Del2021-04-30T02:44:19Z2021-09-20T12:44:47Z2021-04-30T02:44:19Z2021-09-20T12:44:47Z2021-042016067908MELLO, Daniel Araújo Albuquerque e. O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34440O marketing e a comunicação são peças fundamentais para o processo de profissionalização dos clubes no futebol moderno. Visto que as principais fontes de receita das equipes como: patrocínio esportivo, sócio-torcedor, bilheteria e venda de produtos tem relação direta com o trabalho desempenhado nessas funções. Dentro desse contexto, as Redes Sociais na Internet são os principais meios para construir uma relação direta com o torcedor e desenvolver um marketing efetivo. Desta forma, o presente trabalho faz um estudo de caso utilizando como ferramenta metodológica a análise de conteúdo, tendo como objetivo analisar posts oriundos de campanhas de marketing do perfil oficial do Clube Náutico Capibaribe na plataforma de rede social Twitter. Identificando estratégias e apontando pontos assertivos e possíveis equívocos observados sob o ponto de vista do marketing esportivo e da comunicação.Marketing and communication are key components for the professionalization process of clubs in modern soccer. Since the teams' main sources of income such as: sports sponsorship, partner-supporter fan, ticket office and product sales are directly related to the work performed in these functions. In such a context, Social Networks on the Internet are the main means to build a direct relationship with the fans and develop effective marketing. Therefore, this very work makes a case study analysis using content analysis as methodological tool, aiming to analyze posts from marketing campaigns of the official profile of Clube Náutico Capibaribe on the social networking plataform Twitter. Identifying strategies and pointing out assertive points and possible mistakes observed from the point of view of sports marketing and communication.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilComunicação Social - Publicidade e PropagandaAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing Esportivo. Comunicação. Futebol. Clube Náutico Capibaribe. Redes Sociais. Twitter.Sports Marketing. Communication. Soccer. Clube Náutico Capibaribe. Social Networks. Twitter.O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do Clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFutebolNordestinoRedes_Mello_2021O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do Clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivoapplication/pdf1924917https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34440/1/FutebolNordestinoRedes_Mello_2021b161f8779f2a0a24222bf831123e30acMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34440/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34440/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTOfutebolnordestino_Mello_2021.txtExtracted texttext/plain53820https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34440/4/Ofutebolnordestino_Mello_2021.txtec76491ae4c60481bc5e76b47ec08540MD54123456789/344402023-01-13 17:36:34.063oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-13T20:36:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do Clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo |
title |
O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do Clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo |
spellingShingle |
O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do Clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo Mello, Daniel Araújo Albuquerque e Marketing Esportivo. Comunicação. Futebol. Clube Náutico Capibaribe. Redes Sociais. Twitter. Sports Marketing. Communication. Soccer. Clube Náutico Capibaribe. Social Networks. Twitter. |
title_short |
O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do Clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo |
title_full |
O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do Clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo |
title_fullStr |
O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do Clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo |
title_full_unstemmed |
O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do Clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo |
title_sort |
O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do Clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo |
author |
Mello, Daniel Araújo Albuquerque e |
author_facet |
Mello, Daniel Araújo Albuquerque e |
author_role |
author |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Costa, José Zilmar Alves da |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Gutemberg, Alisson |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Daniel Araújo Albuquerque e |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carratore, Luis Roberto Rossi Del |
contributor_str_mv |
Carratore, Luis Roberto Rossi Del |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Esportivo. Comunicação. Futebol. Clube Náutico Capibaribe. Redes Sociais. Twitter. Sports Marketing. Communication. Soccer. Clube Náutico Capibaribe. Social Networks. Twitter. |
topic |
Marketing Esportivo. Comunicação. Futebol. Clube Náutico Capibaribe. Redes Sociais. Twitter. Sports Marketing. Communication. Soccer. Clube Náutico Capibaribe. Social Networks. Twitter. |
description |
O marketing e a comunicação são peças fundamentais para o processo de profissionalização dos clubes no futebol moderno. Visto que as principais fontes de receita das equipes como: patrocínio esportivo, sócio-torcedor, bilheteria e venda de produtos tem relação direta com o trabalho desempenhado nessas funções. Dentro desse contexto, as Redes Sociais na Internet são os principais meios para construir uma relação direta com o torcedor e desenvolver um marketing efetivo. Desta forma, o presente trabalho faz um estudo de caso utilizando como ferramenta metodológica a análise de conteúdo, tendo como objetivo analisar posts oriundos de campanhas de marketing do perfil oficial do Clube Náutico Capibaribe na plataforma de rede social Twitter. Identificando estratégias e apontando pontos assertivos e possíveis equívocos observados sob o ponto de vista do marketing esportivo e da comunicação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-30T02:44:19Z 2021-09-20T12:44:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-30T02:44:19Z 2021-09-20T12:44:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2016067908 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MELLO, Daniel Araújo Albuquerque e. O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34440 |
identifier_str_mv |
2016067908 MELLO, Daniel Araújo Albuquerque e. O futebol nordestino e as redes sociais: uma análise de conteúdo do clube Náutico Capibaribe sob a ótica do marketing esportivo. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34440/1/FutebolNordestinoRedes_Mello_2021 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34440/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34440/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34440/4/Ofutebolnordestino_Mello_2021.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b161f8779f2a0a24222bf831123e30ac c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 ec76491ae4c60481bc5e76b47ec08540 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117502691442688 |