A formação em saúde coletiva nos cursos de graduação em fonoaudiologia de Instituições de Educação Superior públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telles, Mauricio Wiering Pinto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37383
Resumo: Introdução: A saúde coletiva constitui-se como um campo de saber voltado para a compreensão da saúde e a explicação de seus determinantes sociais, e o âmbito de práticas direcionadas prioritariamente para a sua promoção. Pela sua caracterização, a saúde coletiva é um campo que possui potencialidades para contribuir na reorientação das práticas de saúde das diferentes profissões da área da saúde, como a fonoaudiologia. No Brasil, o fonoaudiólogo iniciou sua prática voltada para a saúde escolar, entre as décadas de 1920 e 1940, com práticas embasadas na pedagogização da saúde e medicalização da educação. Entre 1950 e 1970, direcionou seu trabalho para os consultórios particulares e clínicas de reabilitação. Nos anos 90, com o recém criado Sistema Único de Saúde (SUS), foram identificadas lacunas na atuação do fonoaudiólogo, iniciando-se os estudos para repensar a sua formação no contexto da saúde pública. Objetivo: Analisar a formação em saúde coletiva nos cursos de fonoaudiologia de Instituições de Educação Superior (IES) públicas. Método: Para a produção dos dados foram realizadas entrevistas com informantes-chave discentes e docentes de sete IES públicas do Nordeste. As entrevistas foram gravadas, transcritas, categorizadas e analisadas através da Análise Temática de Conteúdo. Além disso, foi realizada uma análise documental de currículos lattes dos docentes fonoaudiólogos responsáveis pelos componentes curriculares de saúde coletiva nas IES públicas brasileiras identificados através da técnica “bola de neve”. Esta análise permitiu identificar o perfil da formação, atuação e publicação dos docentes. Os dados produzidos foram organizados no software IBM SPSS versão 20, gerando estatísticas descritivas, e sendo realizada a análise de correspondência múltipla. Resultados: Identificou-se na análise das entrevistas dos estudantes que esses possuem experiências formativas na saúde coletiva que favorecem uma aprendizagem no SUS, mas que possuem fragilidades na interprofissionalidade e na integração de conteúdos. Já nas entrevistas com os docentes, observou-se que os cursos de fonoaudiologia possuem uma heterogeneidade na abordagem sobre saúde coletiva e um predomínio da metodologia tradicional nos currículos, o que favorece uma fragmentação do conhecimento. Na análise da formação, atuação e produção docente foi possível visualizar a existência de docentes que não possuíram uma formação pós-graduada em saúde coletiva e que publicam artigos na área da clínica fonoaudiológica. Adicionalmente, é possível perceber a existência de diferenças no perfil de formação e atuação dos docentes quando se analisa essa realidade nas regiões do país, sendo a região Nordeste a que possui mais docentes com formação, atuação e publicação na área da saúde coletiva. Conclusões: Na região Nordeste, apesar da saúde coletiva cumprir o papel de problematizar e inserir a formação do fonoaudiólogo no contexto do SUS, necessita-se da superação da lógica fragmentada na formação dos estudantes, de tal forma que outros componentes curriculares também sejam corresponsáveis pela constituição de profissionais com o perfil para atuação no SUS. Adicionalmente, no contexto nacional, a identificação da existência de docentes que são responsáveis por componentes de saúde coletiva, mas não possuem formação e publicação nessa área, alerta para uma consequente fragilização da saúde coletiva na fonoaudiologia.
id UFRN_e23f4d4c41bbfb5394074854d4ccb04e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37383
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Telles, Mauricio Wiering Pintohttp://lattes.cnpq.br/3146268167204989http://lattes.cnpq.br/2335211528795775Oliveira, Elaine Cristina dehttp://lattes.cnpq.br/7515526661289272Teixeira, Carmen Fontes de Souzahttp://lattes.cnpq.br/8945692479798856Castro, Janete Lima dehttp://lattes.cnpq.br/9530544825874259Vilela, Mirella Bezerra Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/9719698290164461Batista, Sylvia Helena Souza da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7402359906381953Noro, Luiz Roberto Augusto2021-09-21T18:39:29Z2021-09-21T18:39:29Z2021-06-17TELLES, Mauricio Wiering Pinto. A formação em saúde coletiva nos cursos de graduação em fonoaudiologia de Instituições de Educação Superior públicas. 2021. 116f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37383Introdução: A saúde coletiva constitui-se como um campo de saber voltado para a compreensão da saúde e a explicação de seus determinantes sociais, e o âmbito de práticas direcionadas prioritariamente para a sua promoção. Pela sua caracterização, a saúde coletiva é um campo que possui potencialidades para contribuir na reorientação das práticas de saúde das diferentes profissões da área da saúde, como a fonoaudiologia. No Brasil, o fonoaudiólogo iniciou sua prática voltada para a saúde escolar, entre as décadas de 1920 e 1940, com práticas embasadas na pedagogização da saúde e medicalização da educação. Entre 1950 e 1970, direcionou seu trabalho para os consultórios particulares e clínicas de reabilitação. Nos anos 90, com o recém criado Sistema Único de Saúde (SUS), foram identificadas lacunas na atuação do fonoaudiólogo, iniciando-se os estudos para repensar a sua formação no contexto da saúde pública. Objetivo: Analisar a formação em saúde coletiva nos cursos de fonoaudiologia de Instituições de Educação Superior (IES) públicas. Método: Para a produção dos dados foram realizadas entrevistas com informantes-chave discentes e docentes de sete IES públicas do Nordeste. As entrevistas foram gravadas, transcritas, categorizadas e analisadas através da Análise Temática de Conteúdo. Além disso, foi realizada uma análise documental de currículos lattes dos docentes fonoaudiólogos responsáveis pelos componentes curriculares de saúde coletiva nas IES públicas brasileiras identificados através da técnica “bola de neve”. Esta análise permitiu identificar o perfil da formação, atuação e publicação dos docentes. Os dados produzidos foram organizados no software IBM SPSS versão 20, gerando estatísticas descritivas, e sendo realizada a análise de correspondência múltipla. Resultados: Identificou-se na análise das entrevistas dos estudantes que esses possuem experiências formativas na saúde coletiva que favorecem uma aprendizagem no SUS, mas que possuem fragilidades na interprofissionalidade e na integração de conteúdos. Já nas entrevistas com os docentes, observou-se que os cursos de fonoaudiologia possuem uma heterogeneidade na abordagem sobre saúde coletiva e um predomínio da metodologia tradicional nos currículos, o que favorece uma fragmentação do conhecimento. Na análise da formação, atuação e produção docente foi possível visualizar a existência de docentes que não possuíram uma formação pós-graduada em saúde coletiva e que publicam artigos na área da clínica fonoaudiológica. Adicionalmente, é possível perceber a existência de diferenças no perfil de formação e atuação dos docentes quando se analisa essa realidade nas regiões do país, sendo a região Nordeste a que possui mais docentes com formação, atuação e publicação na área da saúde coletiva. Conclusões: Na região Nordeste, apesar da saúde coletiva cumprir o papel de problematizar e inserir a formação do fonoaudiólogo no contexto do SUS, necessita-se da superação da lógica fragmentada na formação dos estudantes, de tal forma que outros componentes curriculares também sejam corresponsáveis pela constituição de profissionais com o perfil para atuação no SUS. Adicionalmente, no contexto nacional, a identificação da existência de docentes que são responsáveis por componentes de saúde coletiva, mas não possuem formação e publicação nessa área, alerta para uma consequente fragilização da saúde coletiva na fonoaudiologia.Introduction: The public health is constituted as a field of knowledge that aims to understand health and explain its social determinants, and the scope of practices aimed primarily at promoting it. Due to its characterization, public health is a field that has the potential to contribute to the reorientation of health practices of different health professions, such as speech-language-hering sciences. In Brazil, the speech-language-hearing therapists practice focused on school health, between the 1920s and 1940s, with practices based on health pedagogization and medicalization of education. Between 1950 and 1970, it directed it’s work to private offices and rehabilitation clinics. In the 1990s, with the recently created Unified Health System (SUS), public gaps were identified in the performance of the speech-languagehearing therapist, beginning studies to rethink their training in the health context. Purpose: To analyze public health training in speech-language-hearing undergraduate programs at public Higher Education Institutions (HEIs) in the Northeast. Method: For the production of the data, interviews were conducted with key informants, students and professors from seven public HEIs in the Northeast. The interviews were recorded, transcribed, categorized and analyzed through Content Thematic Analysis. In addition, a documentary analysis of the lattes curricula of the speech-language-hearing teachers responsible for the public health curricular components in the Brazilian public HEIs was identified using the “snowball” technique. This analysis allowed to characterize of the training, performance and publication of these teachers. The data produced were organized in IBM SPSS software version 20, generating descriptive statistics, and correspondence analysis was performed. Results: It was identified in the analysis of the students' interviews that they have training experiences in public health that favor learning in SUS, but that have weaknesses in interprofessionality and in the integration of content. In the interviews with teachers, it was observed that speech-languagehearing undergraduate programs have a heterogeneous approach to public health and a predominance of traditional methodology in curriculum, which favors a fragmentation of knowledge. In the analysis of the teacher education, performance and production characterization, it was possible to visualize the existence of teachers who did not have postgraduate training in public health and who publish articles in the field of speechlanguage-hearing clinic. In addition, it is also possible to notice the existence of differences in the characterization of training and performance of teachers when analyzing this reality in the regions of the country, with the Northeast region having the most teachers with training, performance and publication in the area of public health. Conclusions: In the Northeast region, although public health problematizing and inserting the training of speech-languagehearing therapist in the context of the SUS, it is necessary to overcome the fragmented logic in the training of students, so that other curricular components are also co-responsible for the constitution of professionals with the profile to work in the SUS. Additionally, in the national context, the identification of the existence of professors who are responsible for public health components, but who do not have training and publication in this area, alerts to a consequent weakening of public health in speech-language-hearing science.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVAUFRNBrasilEducação SuperiorFonoaudiologiaAvaliação educacionalSistema Único de SaúdeRecursos humanos em saúdeA formação em saúde coletiva nos cursos de graduação em fonoaudiologia de Instituições de Educação Superior públicasTraining in public health in speech-language-hearing undergraduate programs of public Higher Education Institutionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFormacaosaudecoletiva_Telles_2021.pdfapplication/pdf5889496https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37383/1/Formacaosaudecoletiva_Telles_2021.pdf2a8132ee0e1b946de4fdb50dabc37b48MD51123456789/373832022-05-02 12:58:56.021oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37383Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:58:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação em saúde coletiva nos cursos de graduação em fonoaudiologia de Instituições de Educação Superior públicas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Training in public health in speech-language-hearing undergraduate programs of public Higher Education Institutions
title A formação em saúde coletiva nos cursos de graduação em fonoaudiologia de Instituições de Educação Superior públicas
spellingShingle A formação em saúde coletiva nos cursos de graduação em fonoaudiologia de Instituições de Educação Superior públicas
Telles, Mauricio Wiering Pinto
Educação Superior
Fonoaudiologia
Avaliação educacional
Sistema Único de Saúde
Recursos humanos em saúde
title_short A formação em saúde coletiva nos cursos de graduação em fonoaudiologia de Instituições de Educação Superior públicas
title_full A formação em saúde coletiva nos cursos de graduação em fonoaudiologia de Instituições de Educação Superior públicas
title_fullStr A formação em saúde coletiva nos cursos de graduação em fonoaudiologia de Instituições de Educação Superior públicas
title_full_unstemmed A formação em saúde coletiva nos cursos de graduação em fonoaudiologia de Instituições de Educação Superior públicas
title_sort A formação em saúde coletiva nos cursos de graduação em fonoaudiologia de Instituições de Educação Superior públicas
author Telles, Mauricio Wiering Pinto
author_facet Telles, Mauricio Wiering Pinto
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3146268167204989
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2335211528795775
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Elaine Cristina de
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7515526661289272
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Teixeira, Carmen Fontes de Souza
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8945692479798856
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Castro, Janete Lima de
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9530544825874259
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Vilela, Mirella Bezerra Rodrigues
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9719698290164461
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Batista, Sylvia Helena Souza da Silva
dc.contributor.referees5Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7402359906381953
dc.contributor.author.fl_str_mv Telles, Mauricio Wiering Pinto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Noro, Luiz Roberto Augusto
contributor_str_mv Noro, Luiz Roberto Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Fonoaudiologia
Avaliação educacional
Sistema Único de Saúde
Recursos humanos em saúde
topic Educação Superior
Fonoaudiologia
Avaliação educacional
Sistema Único de Saúde
Recursos humanos em saúde
description Introdução: A saúde coletiva constitui-se como um campo de saber voltado para a compreensão da saúde e a explicação de seus determinantes sociais, e o âmbito de práticas direcionadas prioritariamente para a sua promoção. Pela sua caracterização, a saúde coletiva é um campo que possui potencialidades para contribuir na reorientação das práticas de saúde das diferentes profissões da área da saúde, como a fonoaudiologia. No Brasil, o fonoaudiólogo iniciou sua prática voltada para a saúde escolar, entre as décadas de 1920 e 1940, com práticas embasadas na pedagogização da saúde e medicalização da educação. Entre 1950 e 1970, direcionou seu trabalho para os consultórios particulares e clínicas de reabilitação. Nos anos 90, com o recém criado Sistema Único de Saúde (SUS), foram identificadas lacunas na atuação do fonoaudiólogo, iniciando-se os estudos para repensar a sua formação no contexto da saúde pública. Objetivo: Analisar a formação em saúde coletiva nos cursos de fonoaudiologia de Instituições de Educação Superior (IES) públicas. Método: Para a produção dos dados foram realizadas entrevistas com informantes-chave discentes e docentes de sete IES públicas do Nordeste. As entrevistas foram gravadas, transcritas, categorizadas e analisadas através da Análise Temática de Conteúdo. Além disso, foi realizada uma análise documental de currículos lattes dos docentes fonoaudiólogos responsáveis pelos componentes curriculares de saúde coletiva nas IES públicas brasileiras identificados através da técnica “bola de neve”. Esta análise permitiu identificar o perfil da formação, atuação e publicação dos docentes. Os dados produzidos foram organizados no software IBM SPSS versão 20, gerando estatísticas descritivas, e sendo realizada a análise de correspondência múltipla. Resultados: Identificou-se na análise das entrevistas dos estudantes que esses possuem experiências formativas na saúde coletiva que favorecem uma aprendizagem no SUS, mas que possuem fragilidades na interprofissionalidade e na integração de conteúdos. Já nas entrevistas com os docentes, observou-se que os cursos de fonoaudiologia possuem uma heterogeneidade na abordagem sobre saúde coletiva e um predomínio da metodologia tradicional nos currículos, o que favorece uma fragmentação do conhecimento. Na análise da formação, atuação e produção docente foi possível visualizar a existência de docentes que não possuíram uma formação pós-graduada em saúde coletiva e que publicam artigos na área da clínica fonoaudiológica. Adicionalmente, é possível perceber a existência de diferenças no perfil de formação e atuação dos docentes quando se analisa essa realidade nas regiões do país, sendo a região Nordeste a que possui mais docentes com formação, atuação e publicação na área da saúde coletiva. Conclusões: Na região Nordeste, apesar da saúde coletiva cumprir o papel de problematizar e inserir a formação do fonoaudiólogo no contexto do SUS, necessita-se da superação da lógica fragmentada na formação dos estudantes, de tal forma que outros componentes curriculares também sejam corresponsáveis pela constituição de profissionais com o perfil para atuação no SUS. Adicionalmente, no contexto nacional, a identificação da existência de docentes que são responsáveis por componentes de saúde coletiva, mas não possuem formação e publicação nessa área, alerta para uma consequente fragilização da saúde coletiva na fonoaudiologia.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-21T18:39:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-21T18:39:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TELLES, Mauricio Wiering Pinto. A formação em saúde coletiva nos cursos de graduação em fonoaudiologia de Instituições de Educação Superior públicas. 2021. 116f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37383
identifier_str_mv TELLES, Mauricio Wiering Pinto. A formação em saúde coletiva nos cursos de graduação em fonoaudiologia de Instituições de Educação Superior públicas. 2021. 116f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37383/1/Formacaosaudecoletiva_Telles_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a8132ee0e1b946de4fdb50dabc37b48
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117873417584640