Avaliação da qualidade de água em um trecho da bacia hidrográfica do rio Maxaranguape (RN): contribuições para a educação em ciências e ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Layana Alves de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29978
Resumo: Os ecossistemas aquáticos têm sofrido alterações significativas, devido aos processos degradadores observados em função das atividades humanas, comprometendo a sua qualidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da água em um trecho da bacia hidrográfica do rio Maxaranguape, a partir da nascente de Pureza (RN), que é utilizada para abastecimento de água da população e, ainda, como atração turística. As amostras de água e sedimento foram coletadas em seis pontos do rio, de setembro de 2016 a abril de 2017, mensalmente, para análise de nutrientes, metais e microrganismos. As ações socioambientais compreenderam atividades com base em ensino investigativo visando a alfabetização científica e foram realizadas na Escola Municipal Henrique de Oliveira Fagundes, em Pureza-RN. A análise das amostras de água demonstrou que as concentrações de nutrientes, clorofila e metais pesados encontravam-se dentro dos limites previstos por legislação ambiental, representando boas condições para o corpo hídrico. O teste estatístico não paramétrico Kruskal Wallis, demonstrou diferença significativa nos pontos de coleta, quando comparados par a par, para as variáveis de Nitrogênio (os pontos P1, P2 e P3 tiveram maiores médias que os demais), Fósforo (P3 e P4 com maiores médias), Temperatura (P5 com maior média), Turbidez (P1 com menor média que todos os outros pontos e P3 com maior média) e Condutividade (P6 com a maior média de concentração que os demais pontos), refletindo o uso e a ocupação do seu solo. Na análise microbiológica, verificou-se a presença de coliformes no trecho do rio estudado e, considerando a utilização de suas águas para o consumo humano, deveria estar ausente. As análises de metais pesados no sedimento revelaram a presença de Cádmio com valores acima do permitido por legislação específica, podendo representar um potencial risco para intoxicações, porque, apesar de estar no sedimento, eles são liberados na coluna da água, em condições de baixo pH. A partir da análise dos dados coletados antes e depois da realização das atividades socioambientais percebeu-se maior percepção expressada pelos alunos, em seus desenhos, discursos, entrevistas e cartazes. Após a trilha interpretativa na Fonte de Pureza, detectou-se que os alunos produziram desenhos com mais elementos paisagísticos e maior relação homem e natureza, assim como nas entrevistas, utilizaram um discurso mais coerente e com mais sensibilidade ao meio ambiente. Com a realização da oficina de alfabetização científica, foi possível comparar as concepções iniciais e finais dos alunos, que demonstraram, nos questionamentos após a oficina, maior percepção em seus discursos sobre a relação da ciência com o nosso cotidiano, desmistificando a ideia de que a ciência é algo distante e que apenas o cientista é quem a pode praticar e demonstraram o conhecimento sobre a ciência estar em casa, na escola, no trabalho de seus pais, em tudo ao nosso redor. Diante do exposto, é imprescindível a participação da universidade no acesso da comunidade à informação de pesquisas realizadas, principalmente no ambiente escolar, pelo seu papel na formação cidadã, assim como o aprofundamento em monitorar um importante manancial como o estudado, para manter a qualidade das suas águas, contribuindo com a qualidade de vida na região.
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As amostras de água e sedimento foram coletadas em seis pontos do rio, de setembro de 2016 a abril de 2017, mensalmente, para análise de nutrientes, metais e microrganismos. As ações socioambientais compreenderam atividades com base em ensino investigativo visando a alfabetização científica e foram realizadas na Escola Municipal Henrique de Oliveira Fagundes, em Pureza-RN. A análise das amostras de água demonstrou que as concentrações de nutrientes, clorofila e metais pesados encontravam-se dentro dos limites previstos por legislação ambiental, representando boas condições para o corpo hídrico. O teste estatístico não paramétrico Kruskal Wallis, demonstrou diferença significativa nos pontos de coleta, quando comparados par a par, para as variáveis de Nitrogênio (os pontos P1, P2 e P3 tiveram maiores médias que os demais), Fósforo (P3 e P4 com maiores médias), Temperatura (P5 com maior média), Turbidez (P1 com menor média que todos os outros pontos e P3 com maior média) e Condutividade (P6 com a maior média de concentração que os demais pontos), refletindo o uso e a ocupação do seu solo. Na análise microbiológica, verificou-se a presença de coliformes no trecho do rio estudado e, considerando a utilização de suas águas para o consumo humano, deveria estar ausente. As análises de metais pesados no sedimento revelaram a presença de Cádmio com valores acima do permitido por legislação específica, podendo representar um potencial risco para intoxicações, porque, apesar de estar no sedimento, eles são liberados na coluna da água, em condições de baixo pH. A partir da análise dos dados coletados antes e depois da realização das atividades socioambientais percebeu-se maior percepção expressada pelos alunos, em seus desenhos, discursos, entrevistas e cartazes. Após a trilha interpretativa na Fonte de Pureza, detectou-se que os alunos produziram desenhos com mais elementos paisagísticos e maior relação homem e natureza, assim como nas entrevistas, utilizaram um discurso mais coerente e com mais sensibilidade ao meio ambiente. Com a realização da oficina de alfabetização científica, foi possível comparar as concepções iniciais e finais dos alunos, que demonstraram, nos questionamentos após a oficina, maior percepção em seus discursos sobre a relação da ciência com o nosso cotidiano, desmistificando a ideia de que a ciência é algo distante e que apenas o cientista é quem a pode praticar e demonstraram o conhecimento sobre a ciência estar em casa, na escola, no trabalho de seus pais, em tudo ao nosso redor. Diante do exposto, é imprescindível a participação da universidade no acesso da comunidade à informação de pesquisas realizadas, principalmente no ambiente escolar, pelo seu papel na formação cidadã, assim como o aprofundamento em monitorar um importante manancial como o estudado, para manter a qualidade das suas águas, contribuindo com a qualidade de vida na região.Aquatic ecosystems have undergone significant changes, due to degrading processes observed due to human activities, compromising its quality. The objective of this work was to evaluate the water quality in a stretch of the Maxaranguape river hydrographic basin, from the spring of Pureza (RN), which is used to supply water to the population and also as a tourist attraction. Samples of water and sediment were collected at six points of the river, from September 2016 to April 2017, monthly, for analysis of nutrients, metals and microorganisms. The socioenvironmental actions comprised activities based on investigative teaching aimed at scientific literacy and building for responsible citizenship and were carried out at the Henrique de Oliveira Fagundes Municipal School, in PurezaRN. The analysis of the water samples showed that the concentrations of nutrients, chlorophyll and heavy metals were within the limits provided by the environmental legislation, representing good conditions for the water body. The Kruskal Wallis nonparametric statistical test showed a significant difference in the collection points, when compared pairwise, for the variables of Nitrogen (the points P1, P2 and P3 had higher means than the others), Phosphorus (P3 and P4 with higher averages), Temperature (P5 with higher average), Turbidity (P1 with lower average than all other points and P3 with higher average) and Conductivity (P6 with higher concentration average than the other points), reflecting the use and the occupation of its soil. In the microbiological analysis, the presence of coliforms was verified in the stretch of the studied river and, considering the use of it's water for human consumption, it should be absent. The analysis of heavy metals in the sediment revealed the presence of Cadmium with values above the allowed by the specific legislation, which may represent a potential risk by poisoning, because, despite being in the sediment, they are released in the water column, in low pH conditions. From the analysis of the data collected before and after the performance of socioenvironmental activities, a greater perception expressed by the students was noticed, in their drawings, speeches, interviews and posters. After the interpretive trail at Fonte de Pureza, it was detected that the students produced drawings with more landscape elements and a greater relationship between man and nature, as well as in the interviews, they used a more coherent speech and with more sensitivity to the environment. With the realization of the scientific literacy workshop, it was possible to compare the initial and final conceptions of the students, who demonstrated, in the questions after the workshop, greater perception in their speeches about the relationship between science and our daily life, demystifying the idea that the science is something distant and that only the scientist is the one who can practice it and they demonstrated the knowledge about science being at home, at school, at their parents' work and all around us. According to the above, the participation of the university in the community's access to research information is essential, mainly in the school environment, due to its role in citizen formation, as well as the deepening in monitoring an important source like the one studied, to maintain the quality of its waters, contributing to the quality of life in the region.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA REGIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE - PRODEMAUFRNBrasilAmbiente lóticoColiformes termotolerantesAlfabetização científicaEnsino investigativoQuestões sócio-científicasAvaliação da qualidade de água em um trecho da bacia hidrográfica do rio Maxaranguape (RN): contribuições para a educação em ciências e ambientalWater quality evaluation in a section of the Maxaranguape River hydrographic basin, RN: contributions to science and environmental educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAvaliacaoqualidadeagua_Morais_2018.pdf.txtAvaliacaoqualidadeagua_Morais_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain229950https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29978/2/Avaliacaoqualidadeagua_Morais_2018.pdf.txt809b419970b1bdcb1ca46607a57ac1fdMD52THUMBNAILAvaliacaoqualidadeagua_Morais_2018.pdf.jpgAvaliacaoqualidadeagua_Morais_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1244https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29978/3/Avaliacaoqualidadeagua_Morais_2018.pdf.jpg5a7a84a2bba21c13946f4a9fdcfcfcffMD53ORIGINALAvaliacaoqualidadeagua_Morais_2018.pdfapplication/pdf2130797https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29978/1/Avaliacaoqualidadeagua_Morais_2018.pdf775c1de5493e43b8d9433226ea69647eMD51123456789/299782020-09-13 04:57:46.752oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29978Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-13T07:57:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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