Iniciativas em Big Data e Analytics nas organizações brasileiras: uma pesquisa com usuários da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Igor Vinicius de Lucena
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35663
Resumo: A partir da observação do crescente volume de dados, que são gerados a partir de diversos dispositivos, surgiu um movimento no mundo corporativo em que as organizações voltaram sua atenção ao aproveitamento de toda essa massa de dados, passando a utilizá-los nos mais variados processos de negócios, incluindo o processo decisório e a criação de novos produtos e serviços, tornando-se organizações orientadas à dados. Com o constante avanço tecnológico, surgiram aplicações computacionais, ferramentas e métodos capazes de facilitar esse processo, e esse conjunto de tecnologias ficou conhecida como Big Data e Analytics, que convergiram e complementam-se com o objetivo de utilizar e aproveitar todos os dados disponíveis para as organizações, sejam eles transacionais e internos, ou externos e não-estruturados. Em paralelo, as organizações cada vez mais passam a aderir as tecnologias e a adquirir os recursos necessários, tanto humanos, quanto tecnológicos, para implementar efetivamente o Big Data e Analytics ao seu ambiente de negócios, com o objetivo de tornar cada vez mais robusta a capacidade analítica e, consequentemente, obter vantagens competitivas em um mercado cada vez mais global e integrado com a Internet. Para tanto, foi realizado um levantamento teórico-conceitual sobre Big Data e Analytics para, em seguida, avaliar como as organizações no mercado brasileiro com essa iniciativa estão aderindo a essas tecnologias sob vários aspectos através de uma pesquisa realizada com seus profissionais, sejam executivos, especialistas, consultores ou analistas de negócios, com o objetivo de conhecer o atual cenário no âmbito nacional em organizações que notadamente se interessam pelas tecnologias por possuírem profissionais com as competências necessárias, neste caso os usuários da informação, respondentes da pesquisa. Os dados obtidos foram analisados levando em consideração as médias, desvio-padrão, variância e coeficiente de variação e os resultados sugerem que o mercado brasileiro atualmente está aderindo a essas tecnologias e passando a atribuir valor aos dados, que passam cada vez mais a fazer parte dos processos organizacionais, contribuindo de forma ágil e eficaz.
id UFRN_e3f51f30eec2f4e60f417857dd0878a0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35663
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Diniz, Igor Vinicius de LucenaMedeiros, Marcos Fernando Machado de2018-12-20T13:32:38Z2021-09-20T15:32:22Z2018-12-20T13:32:38Z2021-09-20T15:32:22Z2018-12-122014092859DINIZ, Igor Vinicius de Lucena. Iniciativas em Big Data e Analytics nas organizações brasileiras: uma pesquisa com usuários da informação. 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35663A partir da observação do crescente volume de dados, que são gerados a partir de diversos dispositivos, surgiu um movimento no mundo corporativo em que as organizações voltaram sua atenção ao aproveitamento de toda essa massa de dados, passando a utilizá-los nos mais variados processos de negócios, incluindo o processo decisório e a criação de novos produtos e serviços, tornando-se organizações orientadas à dados. Com o constante avanço tecnológico, surgiram aplicações computacionais, ferramentas e métodos capazes de facilitar esse processo, e esse conjunto de tecnologias ficou conhecida como Big Data e Analytics, que convergiram e complementam-se com o objetivo de utilizar e aproveitar todos os dados disponíveis para as organizações, sejam eles transacionais e internos, ou externos e não-estruturados. Em paralelo, as organizações cada vez mais passam a aderir as tecnologias e a adquirir os recursos necessários, tanto humanos, quanto tecnológicos, para implementar efetivamente o Big Data e Analytics ao seu ambiente de negócios, com o objetivo de tornar cada vez mais robusta a capacidade analítica e, consequentemente, obter vantagens competitivas em um mercado cada vez mais global e integrado com a Internet. Para tanto, foi realizado um levantamento teórico-conceitual sobre Big Data e Analytics para, em seguida, avaliar como as organizações no mercado brasileiro com essa iniciativa estão aderindo a essas tecnologias sob vários aspectos através de uma pesquisa realizada com seus profissionais, sejam executivos, especialistas, consultores ou analistas de negócios, com o objetivo de conhecer o atual cenário no âmbito nacional em organizações que notadamente se interessam pelas tecnologias por possuírem profissionais com as competências necessárias, neste caso os usuários da informação, respondentes da pesquisa. Os dados obtidos foram analisados levando em consideração as médias, desvio-padrão, variância e coeficiente de variação e os resultados sugerem que o mercado brasileiro atualmente está aderindo a essas tecnologias e passando a atribuir valor aos dados, que passam cada vez mais a fazer parte dos processos organizacionais, contribuindo de forma ágil e eficaz.From the observation of the growing volume of data, which is generated from several devices, a movement in the corporate world arose in which the organizations turned their attention to the use of all this mass of data, beginning to use them in the most varied processes including the decision-making process and the creation of new products and services, becoming data-driven organizations. With constant technological advancement, computational applications, tools and methods have emerged to facilitate this process, and this set of technologies has become known as Big Data and Analytics, which converge and complement each other in order to utilize and harness all available data for organizations, be they transactional and internal, or external and unstructured. In parallel, organizations are increasingly adopting the technologies and acquiring the necessary human and technological resources to effectively implement Big Data and Analytics in their business environment, with the goal of making analytical capacity and thus gain competitive advantage in an increasingly global and integrated market with the Internet. For that, a theoretical-conceptual survey on Big Data and Analytics was carried out to evaluate how the organizations in the Brazilian market with this initiative are adhering to these technologies in several aspects through a research done with their professionals, be they executives, experts, consultants or business analysts, with the objective of knowing the current scenario in the national scope in organizations that are interested in the technologies because they have professionals with the necessary competences, in this case the users of the information, respondents of the research. The obtained data were analyzed taking into account the means, standard deviation, variance and coefficient of variation and the results suggest that the Brazilian market is currently adhering to these technologies and starting to attribute value to the data, which are becoming increasingly part of the organizational processes, contributing in an agile and effective way.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBig dataAnalyticsDadosUsuários da informaçãoIniciativas em Big Data e Analytics nas organizações brasileiras: uma pesquisa com usuários da informaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIniciativas em Big Data e Analytics_Diniz_2018.pdfapplication/pdf761619https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35663/1/Iniciativas%20em%20Big%20Data%20e%20Analytics_Diniz_2018.pdf9e6c50114ae86ec988d6737cc3b1e310MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35663/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35663/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTIniciativas em Big Data e Analytics_Diniz_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain98569https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35663/4/Iniciativas%20em%20Big%20Data%20e%20Analytics_Diniz_2018.pdf.txtccf4ec27cd856cbfd61d880033bdc00aMD54123456789/356632021-09-20 12:32:22.948oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:32:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Iniciativas em Big Data e Analytics nas organizações brasileiras: uma pesquisa com usuários da informação
title Iniciativas em Big Data e Analytics nas organizações brasileiras: uma pesquisa com usuários da informação
spellingShingle Iniciativas em Big Data e Analytics nas organizações brasileiras: uma pesquisa com usuários da informação
Diniz, Igor Vinicius de Lucena
Big data
Analytics
Dados
Usuários da informação
title_short Iniciativas em Big Data e Analytics nas organizações brasileiras: uma pesquisa com usuários da informação
title_full Iniciativas em Big Data e Analytics nas organizações brasileiras: uma pesquisa com usuários da informação
title_fullStr Iniciativas em Big Data e Analytics nas organizações brasileiras: uma pesquisa com usuários da informação
title_full_unstemmed Iniciativas em Big Data e Analytics nas organizações brasileiras: uma pesquisa com usuários da informação
title_sort Iniciativas em Big Data e Analytics nas organizações brasileiras: uma pesquisa com usuários da informação
author Diniz, Igor Vinicius de Lucena
author_facet Diniz, Igor Vinicius de Lucena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Igor Vinicius de Lucena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Marcos Fernando Machado de
contributor_str_mv Medeiros, Marcos Fernando Machado de
dc.subject.por.fl_str_mv Big data
Analytics
Dados
Usuários da informação
topic Big data
Analytics
Dados
Usuários da informação
description A partir da observação do crescente volume de dados, que são gerados a partir de diversos dispositivos, surgiu um movimento no mundo corporativo em que as organizações voltaram sua atenção ao aproveitamento de toda essa massa de dados, passando a utilizá-los nos mais variados processos de negócios, incluindo o processo decisório e a criação de novos produtos e serviços, tornando-se organizações orientadas à dados. Com o constante avanço tecnológico, surgiram aplicações computacionais, ferramentas e métodos capazes de facilitar esse processo, e esse conjunto de tecnologias ficou conhecida como Big Data e Analytics, que convergiram e complementam-se com o objetivo de utilizar e aproveitar todos os dados disponíveis para as organizações, sejam eles transacionais e internos, ou externos e não-estruturados. Em paralelo, as organizações cada vez mais passam a aderir as tecnologias e a adquirir os recursos necessários, tanto humanos, quanto tecnológicos, para implementar efetivamente o Big Data e Analytics ao seu ambiente de negócios, com o objetivo de tornar cada vez mais robusta a capacidade analítica e, consequentemente, obter vantagens competitivas em um mercado cada vez mais global e integrado com a Internet. Para tanto, foi realizado um levantamento teórico-conceitual sobre Big Data e Analytics para, em seguida, avaliar como as organizações no mercado brasileiro com essa iniciativa estão aderindo a essas tecnologias sob vários aspectos através de uma pesquisa realizada com seus profissionais, sejam executivos, especialistas, consultores ou analistas de negócios, com o objetivo de conhecer o atual cenário no âmbito nacional em organizações que notadamente se interessam pelas tecnologias por possuírem profissionais com as competências necessárias, neste caso os usuários da informação, respondentes da pesquisa. Os dados obtidos foram analisados levando em consideração as médias, desvio-padrão, variância e coeficiente de variação e os resultados sugerem que o mercado brasileiro atualmente está aderindo a essas tecnologias e passando a atribuir valor aos dados, que passam cada vez mais a fazer parte dos processos organizacionais, contribuindo de forma ágil e eficaz.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-20T13:32:38Z
2021-09-20T15:32:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-20T13:32:38Z
2021-09-20T15:32:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2014092859
dc.identifier.citation.fl_str_mv DINIZ, Igor Vinicius de Lucena. Iniciativas em Big Data e Analytics nas organizações brasileiras: uma pesquisa com usuários da informação. 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35663
identifier_str_mv 2014092859
DINIZ, Igor Vinicius de Lucena. Iniciativas em Big Data e Analytics nas organizações brasileiras: uma pesquisa com usuários da informação. 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35663/1/Iniciativas%20em%20Big%20Data%20e%20Analytics_Diniz_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35663/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35663/3/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35663/4/Iniciativas%20em%20Big%20Data%20e%20Analytics_Diniz_2018.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e6c50114ae86ec988d6737cc3b1e310
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
ccf4ec27cd856cbfd61d880033bdc00a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832791925293056