Contexto de trabalho e saúde psíquica: caminhos e descaminhos da atuação dos professores-gestores em uma universidade pública federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Angélica Andrade Ferreira de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30025
Resumo: O mundo do trabalho vem passando por grandes transformações e recebe forte influência momento histórico vivenciado. O contexto de trabalho, e a forma como as pessoas se relacionam com ele, poderá colaborar para a promoção ou deterioração da saúde psíquica. Considerando a gestão das universidades públicas é permeada por enormes desafios, o presente estudo teve por objetivo apreender como os professores-gestores percebem seu contexto de trabalho e a influência dele na saúde psíquica. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, que utilizou o procedimento de estudo de caso. Delimitou-se como participantes os Chefes de Departamento. A coleta de dados foi feita através de dois grupos focais online síncronos, com seis participantes, totalizando 12 gestores. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Primeiramente, buscou-se compreender a experiência de ser um gestor universitário. Para tanto, foi preciso conhecer o percurso de chegada à gestão, entender que perpassa por uma atuação que envolve papéis diversos (ensino, pesquisa, extensão e gestão). Além disso, essa vivência foi retratada através de uma avaliação positiva e negativa de estar nessa função. Em seguida, foram identificados os aspectos propulsores e restritivos do contexto de trabalho a partir da percepção dos participantes. Os aspectos mais citados como facilitadores da atuação são as ofertas de capacitações, o auxílio dos sistemas informatizados, bem como a colaboração recebida pelos secretários. Os elementos restritivos mais citados são: as dificuldades de comunicação com as unidades; entraves provocados pelos sistemas informatizados; a pouca preparação e conhecimento sobre a gestão; o ambiente conflituoso e a dificuldade de conciliar interesses; o processo de compras e utilização de recursos financeiros; e cobrança excessiva por produtividade e sobrecarga. Ao investigar os aspectos percebidos como potenciais geradores de sofrimento, desgaste e mal-estar, foram citados: Conflitos interpessoais; Cobrança por produtividade e a sobrecarga; Atuar simultaneamente na pesquisa, ensino, extensão e gestão; Dificuldades de organização do tempo; Excesso de cobranças e prazos curtos; Falta de apoio jurídico; Violência e desrespeito; Falta de recursos; e Excesso de Burocracia. Por fim, os participantes apresentaram algumas sugestões de melhorias para a sua atuação, destacando-se a necessidade de capacitação e desenvolvimento dos chefes de departamento e o suporte jurídico para responder os processos que envolvem a gestão. O estudo apresentou um diagnóstico sobre a percepção dos chefes de departamento, bem como forneceu um modelo de investigação por meio de grupos focais online. As sugestões apresentadas poderão colaborar para aprimoramento das ações relacionadas à gestão universitária.
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Considerando a gestão das universidades públicas é permeada por enormes desafios, o presente estudo teve por objetivo apreender como os professores-gestores percebem seu contexto de trabalho e a influência dele na saúde psíquica. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, que utilizou o procedimento de estudo de caso. Delimitou-se como participantes os Chefes de Departamento. A coleta de dados foi feita através de dois grupos focais online síncronos, com seis participantes, totalizando 12 gestores. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Primeiramente, buscou-se compreender a experiência de ser um gestor universitário. Para tanto, foi preciso conhecer o percurso de chegada à gestão, entender que perpassa por uma atuação que envolve papéis diversos (ensino, pesquisa, extensão e gestão). Além disso, essa vivência foi retratada através de uma avaliação positiva e negativa de estar nessa função. Em seguida, foram identificados os aspectos propulsores e restritivos do contexto de trabalho a partir da percepção dos participantes. Os aspectos mais citados como facilitadores da atuação são as ofertas de capacitações, o auxílio dos sistemas informatizados, bem como a colaboração recebida pelos secretários. Os elementos restritivos mais citados são: as dificuldades de comunicação com as unidades; entraves provocados pelos sistemas informatizados; a pouca preparação e conhecimento sobre a gestão; o ambiente conflituoso e a dificuldade de conciliar interesses; o processo de compras e utilização de recursos financeiros; e cobrança excessiva por produtividade e sobrecarga. Ao investigar os aspectos percebidos como potenciais geradores de sofrimento, desgaste e mal-estar, foram citados: Conflitos interpessoais; Cobrança por produtividade e a sobrecarga; Atuar simultaneamente na pesquisa, ensino, extensão e gestão; Dificuldades de organização do tempo; Excesso de cobranças e prazos curtos; Falta de apoio jurídico; Violência e desrespeito; Falta de recursos; e Excesso de Burocracia. Por fim, os participantes apresentaram algumas sugestões de melhorias para a sua atuação, destacando-se a necessidade de capacitação e desenvolvimento dos chefes de departamento e o suporte jurídico para responder os processos que envolvem a gestão. O estudo apresentou um diagnóstico sobre a percepção dos chefes de departamento, bem como forneceu um modelo de investigação por meio de grupos focais online. As sugestões apresentadas poderão colaborar para aprimoramento das ações relacionadas à gestão universitária.The work has been various transformations and is influenced by the historical moment experienced. The work environment and the way people relate to it can contribute to the promotion or deterioration of psychic health. Considering the management of public universities is permeated by enormous challenges, the present study has as a general objective to apprehend how professors-managers perceive their work context and its influence on mental health. It is a qualitative research, of a descriptive type, which used the case study. Heads of Department were defined as participants. The data collect was carried out through two synchronous online focus groups, with six participants, totaling 12 managers. The data were analyzed using the content analysis. First, it was intended to understand how the experience of being a university manager has been. For that, it was necessary to know the way of arrival to management, understand that it involves a performance with different actuations (teaching, research, extension and management). In addition, this experience was portrayed through a positive and negative assessment of being in this professional performance. Then, aspects that facilitate and aspects that hinder of work were identified according to the participants' perception. The aspects most often cited as facilitators are the training offers, the help of computerized systems, and the collaboration received by the secretaries. The most cited restrictive elements are: difficulties in communicating with the units; barriers caused by computerized systems; absence of preparation and knowledge about management; the conflicting environment and the difficulty of reconciling interests; the process of purchasing and using financial resources; and excessive charging for productivity and overhead. When investigating the aspects perceived as potential generators of suffering, emotional distress and malaise, the following were cited: Interpersonal conflicts; Charging for productivity and overload; work simultaneously in research, teaching, extension and management; Difficulties in organizing time; Excess charges and short deadlines; Lack of legal support; Violence and disrespect; Lack of resources; and excessive bureaucracy. Finally, the participants presented some suggestions for improvements to their performance, highlighting the need for training and development of department heads and legal support to answer the processes that involve management. The study provided a diagnosis on the perception of Department Heads, as well as providing a diagnostic model through online focus groups. The suggestions presented may collaborate to improve actions related to university management.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilProfessor-gestorGestão universitáriaContexto de trabalhoSaúde psíquicaGrupo focal onlineContexto de trabalho e saúde psíquica: caminhos e descaminhos da atuação dos professores-gestores em uma universidade pública federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTContextotrabalhosaude_Melo_2020.pdf.txtContextotrabalhosaude_Melo_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain443563https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30025/2/Contextotrabalhosaude_Melo_2020.pdf.txt4a63f47ecdd1b1377b4595b7947e1d33MD52THUMBNAILContextotrabalhosaude_Melo_2020.pdf.jpgContextotrabalhosaude_Melo_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1193https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30025/3/Contextotrabalhosaude_Melo_2020.pdf.jpgda922ac1250b6a3fca9b44b29aa0566eMD53ORIGINALContextotrabalhosaude_Melo_2020.pdfapplication/pdf1702727https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30025/1/Contextotrabalhosaude_Melo_2020.pdf071abe7d40face08633ca89dbb752b95MD51123456789/300252020-09-13 04:58:41.734oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30025Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-13T07:58:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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