Letramento profissional do professor: uma análise de práticas desenvolvidas no atendimento educacional hospitalar e domiciliar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Laura da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48329
Resumo: As práticas de letramentos são movidas pela leitura e pela escrita e atendem a diferentes propósitos sociais. Na ambiência da classe hospitalar, essas práticas perfazem o trabalho dos professores com a finalidade de contribuir com as demandas escolares da criança e do adolescente em internamento hospitalar. Nesse sentido, o estudo dessas práticas possibilita dar inteligibilidade à constituição das atividades profissionais do professor em espaços não formais de educação. Sendo assim, o principal objetivo deste trabalho consiste em analisar as práticas de letramentos profissionais de professores que atuam no Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar, especificamente, em um hospital público na cidade do Natal/RN. Metodologicamente, a investigação situa-se no âmbito da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; KLEIMAN, 2019), assume perspectiva de natureza qualitativa interpretativista (MOITA LOPES,1994; BOGDAN; BIKLEN 1994; MOREIRA; CALEFFE 2006; CHIZZOTTI, 2005), com viés etnográfico (ANDRÉ, 1995; SILVA; SILVA, 2016). Teoricamente, esta pesquisa ancora-se nos Estudos de Letramentos (HEART, 1982; STREET, 1984, BARTON, 2000; BAYNHAM, 1995; KLEIMAN, 1995, 2005; ROJO, 2009), inclusive, no Letramento Laboral (PAZ, 2008), nos estudos de Saúde e Psicologia (OLIVEIRA; MAIA, 2012) Escolarização Hospitalar (RODRIGUES, 2012; BEHRENS, 2014; CASTRO, 2014), e na concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN/VOLOSHINOV ([1929] 2016; ALVES, 2016; FREIRE, 2016). A investigação foi efetuada a partir das categorias elencadas por Hamilton (2000), que compreendem: participantes, ambiente/domínio, artefatos e atividades. As análises apontam para a ocorrência de várias práticas de letramento profissional que o docente atuante no Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar realiza, dentre elas se encontram a consulta ao censo, entrevista com os acompanhantes, correspondência à escola de origem, acolhida do aluno, atendimentos nos leitos, atendimento na sala, registro do aluno e planejamento. A Sua efetivação visa contribuir com os letramentos dos alunos-pacientes, sobretudo o letramento escolar, levando em consideração aspectos referentes ao ambiente hospitalar, à patologia do educando, o contexto social no qual ele está inserido, à escola de origem, dentre outros fatores.
id UFRN_e4c883eb475f8dcef53517607700f795
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48329
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Maria Laura dahttp://lattes.cnpq.br/0849079847201094http://lattes.cnpq.br/3154455138181144Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastoshttps://orcid.org/0000-0003-0415-0818http://lattes.cnpq.br/1654659618556304Melo, Nadia Maria Silveira Costa dePaz, Ana Maria de Oliveira2022-07-04T23:30:26Z2022-07-04T23:30:26Z2021-08-31SILVA, Maria Laura da. Letramento profissional do professor: uma análise de práticas desenvolvidas no atendimento educacional hospitalar e domiciliar. 2021. 116f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48329As práticas de letramentos são movidas pela leitura e pela escrita e atendem a diferentes propósitos sociais. Na ambiência da classe hospitalar, essas práticas perfazem o trabalho dos professores com a finalidade de contribuir com as demandas escolares da criança e do adolescente em internamento hospitalar. Nesse sentido, o estudo dessas práticas possibilita dar inteligibilidade à constituição das atividades profissionais do professor em espaços não formais de educação. Sendo assim, o principal objetivo deste trabalho consiste em analisar as práticas de letramentos profissionais de professores que atuam no Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar, especificamente, em um hospital público na cidade do Natal/RN. Metodologicamente, a investigação situa-se no âmbito da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; KLEIMAN, 2019), assume perspectiva de natureza qualitativa interpretativista (MOITA LOPES,1994; BOGDAN; BIKLEN 1994; MOREIRA; CALEFFE 2006; CHIZZOTTI, 2005), com viés etnográfico (ANDRÉ, 1995; SILVA; SILVA, 2016). Teoricamente, esta pesquisa ancora-se nos Estudos de Letramentos (HEART, 1982; STREET, 1984, BARTON, 2000; BAYNHAM, 1995; KLEIMAN, 1995, 2005; ROJO, 2009), inclusive, no Letramento Laboral (PAZ, 2008), nos estudos de Saúde e Psicologia (OLIVEIRA; MAIA, 2012) Escolarização Hospitalar (RODRIGUES, 2012; BEHRENS, 2014; CASTRO, 2014), e na concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN/VOLOSHINOV ([1929] 2016; ALVES, 2016; FREIRE, 2016). A investigação foi efetuada a partir das categorias elencadas por Hamilton (2000), que compreendem: participantes, ambiente/domínio, artefatos e atividades. As análises apontam para a ocorrência de várias práticas de letramento profissional que o docente atuante no Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar realiza, dentre elas se encontram a consulta ao censo, entrevista com os acompanhantes, correspondência à escola de origem, acolhida do aluno, atendimentos nos leitos, atendimento na sala, registro do aluno e planejamento. A Sua efetivação visa contribuir com os letramentos dos alunos-pacientes, sobretudo o letramento escolar, levando em consideração aspectos referentes ao ambiente hospitalar, à patologia do educando, o contexto social no qual ele está inserido, à escola de origem, dentre outros fatores.Literacy practices are driven by reading and writing and serve different social purposes. In the atmosphere of the hospital class, these practices make up the work of teachers with the aim of contributing to the school demands of children and adolescents in hospital. In this sense, the study of these practices makes it possible to give intelligibility to the constitution of the teacher's professional activities in non-formal educational spaces. Therefore, the main objective of this work is to analyze the professional literacy practices of teachers who work in Hospital and Home Educational Care, specifically, in a public hospital in the city of Natal/RN. Methodologically, the investigation lies within the scope of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006; KLEIMAN, 2019), takes a qualitative interpretive perspective (MOITA LOPES, 1994; BOGDAN; BIKLEN 1994; MOREIRA; CALEFFE 2006; CHIZZOTTI, 2005), with an ethnographic bias (ANDRÉ, 1995; SILVA; SILVA, 2016).Theoretically, this research is anchored in the Literacy Studies (HEART, 1982; STREET, 1984, BARTON, 2000; BAYNHAM, 1995; KLEIMAN, 1995, 2005; ROJO, 2009), including, in Labor Literacy (PAZ, 2008), in Health and Psychology studies (OLIVEIRA; MAIA, 2012), Hospital Schooling (RODRIGUES, 2012; BEHRENS, 2014; CASTRO, 2014), and in the dialogical conception of language (BAKHTIN/VOLOSHINOV ([1929] 2016; ALVES, 2016; FREIRE, 2016). The investigation was carried out from the categories listed by Hamilton (2000), which comprise: participants, environment/domain, artifacts and activities. The analyzes point to the occurrence of several practices of professional literacy that the teacher working in the Hospital and Home Educational Service performs, among them are consultation of the census, interview with companions, correspondence with the school of origin, reception of the student, assistance in beds, room service, student registration and planning. Its implementation aims to contribute to the literacy of student-patients, especially school literacy, taking into account aspects related to the hospital environment, the pathology of the student, the social context in which he is inserted, the school of origin, among other factors.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilLinguística aplicadaLetramento laboral docenteAtendimento educacional hospitalar e domiciliarLetramento profissional do professor: uma análise de práticas desenvolvidas no atendimento educacional hospitalar e domiciliarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLetramentoprofissionalprofessor_Silva_2021.pdfapplication/pdf1960255https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48329/1/Letramentoprofissionalprofessor_Silva_2021.pdfe95e4e123b313d1acc37a245c1b13faaMD51123456789/483292022-07-04 20:31:02.926oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48329Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-04T23:31:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letramento profissional do professor: uma análise de práticas desenvolvidas no atendimento educacional hospitalar e domiciliar
title Letramento profissional do professor: uma análise de práticas desenvolvidas no atendimento educacional hospitalar e domiciliar
spellingShingle Letramento profissional do professor: uma análise de práticas desenvolvidas no atendimento educacional hospitalar e domiciliar
Silva, Maria Laura da
Linguística aplicada
Letramento laboral docente
Atendimento educacional hospitalar e domiciliar
title_short Letramento profissional do professor: uma análise de práticas desenvolvidas no atendimento educacional hospitalar e domiciliar
title_full Letramento profissional do professor: uma análise de práticas desenvolvidas no atendimento educacional hospitalar e domiciliar
title_fullStr Letramento profissional do professor: uma análise de práticas desenvolvidas no atendimento educacional hospitalar e domiciliar
title_full_unstemmed Letramento profissional do professor: uma análise de práticas desenvolvidas no atendimento educacional hospitalar e domiciliar
title_sort Letramento profissional do professor: uma análise de práticas desenvolvidas no atendimento educacional hospitalar e domiciliar
author Silva, Maria Laura da
author_facet Silva, Maria Laura da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0849079847201094
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3154455138181144
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0415-0818
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1654659618556304
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Melo, Nadia Maria Silveira Costa de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Laura da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paz, Ana Maria de Oliveira
contributor_str_mv Paz, Ana Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística aplicada
Letramento laboral docente
Atendimento educacional hospitalar e domiciliar
topic Linguística aplicada
Letramento laboral docente
Atendimento educacional hospitalar e domiciliar
description As práticas de letramentos são movidas pela leitura e pela escrita e atendem a diferentes propósitos sociais. Na ambiência da classe hospitalar, essas práticas perfazem o trabalho dos professores com a finalidade de contribuir com as demandas escolares da criança e do adolescente em internamento hospitalar. Nesse sentido, o estudo dessas práticas possibilita dar inteligibilidade à constituição das atividades profissionais do professor em espaços não formais de educação. Sendo assim, o principal objetivo deste trabalho consiste em analisar as práticas de letramentos profissionais de professores que atuam no Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar, especificamente, em um hospital público na cidade do Natal/RN. Metodologicamente, a investigação situa-se no âmbito da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; KLEIMAN, 2019), assume perspectiva de natureza qualitativa interpretativista (MOITA LOPES,1994; BOGDAN; BIKLEN 1994; MOREIRA; CALEFFE 2006; CHIZZOTTI, 2005), com viés etnográfico (ANDRÉ, 1995; SILVA; SILVA, 2016). Teoricamente, esta pesquisa ancora-se nos Estudos de Letramentos (HEART, 1982; STREET, 1984, BARTON, 2000; BAYNHAM, 1995; KLEIMAN, 1995, 2005; ROJO, 2009), inclusive, no Letramento Laboral (PAZ, 2008), nos estudos de Saúde e Psicologia (OLIVEIRA; MAIA, 2012) Escolarização Hospitalar (RODRIGUES, 2012; BEHRENS, 2014; CASTRO, 2014), e na concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN/VOLOSHINOV ([1929] 2016; ALVES, 2016; FREIRE, 2016). A investigação foi efetuada a partir das categorias elencadas por Hamilton (2000), que compreendem: participantes, ambiente/domínio, artefatos e atividades. As análises apontam para a ocorrência de várias práticas de letramento profissional que o docente atuante no Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar realiza, dentre elas se encontram a consulta ao censo, entrevista com os acompanhantes, correspondência à escola de origem, acolhida do aluno, atendimentos nos leitos, atendimento na sala, registro do aluno e planejamento. A Sua efetivação visa contribuir com os letramentos dos alunos-pacientes, sobretudo o letramento escolar, levando em consideração aspectos referentes ao ambiente hospitalar, à patologia do educando, o contexto social no qual ele está inserido, à escola de origem, dentre outros fatores.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-04T23:30:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-04T23:30:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Maria Laura da. Letramento profissional do professor: uma análise de práticas desenvolvidas no atendimento educacional hospitalar e domiciliar. 2021. 116f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48329
identifier_str_mv SILVA, Maria Laura da. Letramento profissional do professor: uma análise de práticas desenvolvidas no atendimento educacional hospitalar e domiciliar. 2021. 116f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48329/1/Letramentoprofissionalprofessor_Silva_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e95e4e123b313d1acc37a245c1b13faa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832641877213184