Ensino superior e educação à distância: um estudo de caso no curso de Administração Pública da UFRN / CCSA - Polo Currais Novos - RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Fernando de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36059
Resumo: O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso está pautado na verificação dos impactos na vida e no desenvolvimento pessoal e profissional de seus egressos, potencializando ou não as suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho, também foi realizada uma avaliação do Curso de Graduação em Administração Pública, ofertado através da modalidade EAD no âmbito da UFRN tomando por lócus o Polo de Currais Novos/RN. Foi efetivado sob o formato de uma pesquisa aplicada, com abordagem quantitativa e quanto aos objetivos se colocou como uma pesquisa exploratória descritiva. Os procedimentos utilizados para a sua construção foram pesquisas bibliográfica e documental com o intuito de construir o aporte teórico e legal e de informações institucionais que permeiam o objeto de estudo. Também no que se refere à obtenção de dados primários, foram levantados dados em campo, com o intuito de mensurar a percepção dos discentes em relação ao Curso em pauta, em decorrência, foram aplicados questionários constituídos tanto por perguntas fechadas quanto por questões formatadas em escala de Likert de cinco pontos. Os resultados permitiram inferir que estes egressos se sentem aptos e adequadamente formados para enfrentar o mercado de trabalho. Os aspectos mais relevantes que podem ser citados se referem a fato que os egressos não se sentem estigmatizados pelo fato de terem feito um curso de graduação pela modalidade EAD, que a experiência implicou na melhoria não somente de sua inserção no mercado de trabalho, mas também trouxe impactos positivos em sua cidadania e na cultura geral. Entretanto, não foram levantados somente resultados positivos, também foi demonstrado que na UFRN, o quantitativo de discentes com vínculo cancelado nos diversos cursos da EAD é expressivo e esta realidade também está presente no Curso que foi objeto de estudo deste trabalho, fato este que merece uma maior atenção desta instituição por ocasião da implementação desta política educacional.
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