Família: uma análise das percepções profissionais na trajetória histórica do Serviço Social brasileiro e seus rebatimentos no âmbito interventivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Amanda Camila Dantas de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36304
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objeto de estudo a análise das distintas percepções de famílias formuladas na trajetória histórica do Serviço Social brasileiro e suas implicações no âmbito interventivo. Nesse sentido, a pesquisa apresenta enquanto objetivos a apreensão da categoria família e da sua importância para a profissão, delinear os perfis profissionais que eram demandados nas principais fases históricas do Serviço Social brasileiro de acordo com os seus fundamentos teórico-metodológicos e político-ideológicos abordados dentro de cada conjuntura sócio-histórica e articulá-los às análises das percepções (re) construídas pelos profissionais acerca das famílias, e, por fim, problematizar o fazer profissional do Serviço Social no atendimento às famílias diante das concepções historicamente (re) construídas a fim de apreender possíveis rebatimentos no trabalho com as demandas familiares dentro do Serviço Social. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental sob uma abordagem qualitativa dos dados teóricos analisados, apoiada na perspectiva do método do materialismo-histórico-dialético. A pesquisa apresenta enquanto resultados a invisibilidade da temática nos espaços de formação acadêmica, apesar da sua extrema relevância dentro do Serviço Social, o que consequentemente acaba interferindo na intervenção profissional dos Assistentes Sociais, revelando, por vezes, uma prática profissional com características conservadoras, ressaltando intervenções preconceituosas, estereotipadas e padronizadas com vieses de ajustamento e integração das famílias à ordem social vigente e ao modelo familiar nuclear burguês. Dessa forma, se ressalta a necessidade de discussão da temática em âmbito acadêmico, desde a formação inicial, com vistas à contribuir com a eliminação das posturas conservadoras disseminadas no fazer profissional do Serviço Social na realidade brasileira, favorecendo a qualificação profissional, a qualidade dos serviços prestados, o seu direcionamento em favor da garantia de direitos e da construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.
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