Um estudo de reestruturação da avenida Nevaldo Rocha com conceito de BRT leve
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53255 |
Resumo: | A mobilidade urbana em Natal apresenta problemas de congestionamentos, acessibilidade urbana e defasagem na eficiência do transporte coletivo. O corredor exclusivo para ônibus na avenida Nevaldo Rocha é um conceito baseado no BRT que buscou suprir alguns desses entraves, no entanto não obteve sucesso completo. A situação em 2023 é de declínio comercial dos empreendimentos ao longo da via, falta de espaço para pedestres nas calçadas e descontinuidade das faixas de ultrapassagem do corredor na extensão da avenida. Apresenta-se uma nova abordagem do espaço viário, propondo a reestruturação da seção transversal da avenida como uma possível solução para os problemas listados. O conceito do sistema de transporte denominado BRT leve é utilizado como base desta proposta de reestruturação. Com base nisso, é realizada uma análise da via, seu entorno urbano, e aspectos técnicos do sistema atual visando a mudança para o conceito de BRT leve. Como resultado, duas alternativas de projeto de seção transversal são propostas para a nova configuração do espaço urbano da avenida Nevaldo Rocha. |
id |
UFRN_e5179e38dec701865bd0c0435eb8db2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53255 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Matheus César de Souza0000-0002-2624-5829http://lattes.cnpq.br/8168188449481914http://lattes.cnpq.br/5165887325498375Almeida, Marcos Lacerdahttp://lattes.cnpq.br/5371916967131650Queiroga, Nilson Soares deRamos, Rubens Eugênio Barreto2023-07-12T11:18:49Z2023-07-12T11:18:49Z2023-07-04SILVA, Matheus César de Souza. Um estudo de reestruturação da avenida Nevaldo Rocha com conceito de BRT leve. Orientador: Rubens Eugênio Barreto Ramos. 2023. 80 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53255A mobilidade urbana em Natal apresenta problemas de congestionamentos, acessibilidade urbana e defasagem na eficiência do transporte coletivo. O corredor exclusivo para ônibus na avenida Nevaldo Rocha é um conceito baseado no BRT que buscou suprir alguns desses entraves, no entanto não obteve sucesso completo. A situação em 2023 é de declínio comercial dos empreendimentos ao longo da via, falta de espaço para pedestres nas calçadas e descontinuidade das faixas de ultrapassagem do corredor na extensão da avenida. Apresenta-se uma nova abordagem do espaço viário, propondo a reestruturação da seção transversal da avenida como uma possível solução para os problemas listados. O conceito do sistema de transporte denominado BRT leve é utilizado como base desta proposta de reestruturação. Com base nisso, é realizada uma análise da via, seu entorno urbano, e aspectos técnicos do sistema atual visando a mudança para o conceito de BRT leve. Como resultado, duas alternativas de projeto de seção transversal são propostas para a nova configuração do espaço urbano da avenida Nevaldo Rocha.Urban mobility in Natal presents problems of traffic jam, urban accessibility, and inefficiency in public transportation. The exclusive bus corridor on Nevaldo Rocha avenue is a BRT based concept that aimed to address some of these issues; however, it did not achieve complete success. As of 2023, the situation includes a decline in comercial activities along the avenue, lack of pedestrian space on sidewalks, and discontinuity of overtaking lanes along the corridor’s. A new approach to the road space is presented, proposing the restructuring of the avenue's cross-section as a possible solution to the listed problems. The concept of a transportation system called BRT lite serves as the basis for this restructuring proposal. Based on this, an analysis of the avenue, its urban surroundings, and technical aspects of the current system is conducted to transition to the BRT lite concept. As a result, two alternatives cross-section design options are proposed for the new configuration of Nevaldo Rocha Avenue’s urban space.Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia CivilUFRNBrasilEngenharia Civil e AmbientalAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBRTBRT leveEngenharia urbanaMobilidade urbanaTransporte públicoBRTBRT litePublic transportationUrban engineeringUrban mobilityUm estudo de reestruturação da avenida Nevaldo Rocha com conceito de BRT leveA study of the restructuring of Nevaldo Rocha avenue with the BRT lite conceptinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUmestudodereestruturaçãodaavenidaNevaldoRochacomconceitodeBRTleve_Silva_2023.pdfUmestudodereestruturaçãodaavenidaNevaldoRochacomconceitodeBRTleve_Silva_2023.pdfapplication/pdf10346387https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53255/1/Umestudodereestrutura%c3%a7%c3%a3odaavenidaNevaldoRochacomconceitodeBRTleve_Silva_2023.pdf14244d8fd30af781da85cc1390d82759MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53255/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53255/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/532552023-07-12 08:18:49.72oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-12T11:18:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo de reestruturação da avenida Nevaldo Rocha com conceito de BRT leve |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
A study of the restructuring of Nevaldo Rocha avenue with the BRT lite concept |
title |
Um estudo de reestruturação da avenida Nevaldo Rocha com conceito de BRT leve |
spellingShingle |
Um estudo de reestruturação da avenida Nevaldo Rocha com conceito de BRT leve Silva, Matheus César de Souza BRT BRT leve Engenharia urbana Mobilidade urbana Transporte público BRT BRT lite Public transportation Urban engineering Urban mobility |
title_short |
Um estudo de reestruturação da avenida Nevaldo Rocha com conceito de BRT leve |
title_full |
Um estudo de reestruturação da avenida Nevaldo Rocha com conceito de BRT leve |
title_fullStr |
Um estudo de reestruturação da avenida Nevaldo Rocha com conceito de BRT leve |
title_full_unstemmed |
Um estudo de reestruturação da avenida Nevaldo Rocha com conceito de BRT leve |
title_sort |
Um estudo de reestruturação da avenida Nevaldo Rocha com conceito de BRT leve |
author |
Silva, Matheus César de Souza |
author_facet |
Silva, Matheus César de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
0000-0002-2624-5829 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8168188449481914 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5165887325498375 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Almeida, Marcos Lacerda |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5371916967131650 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Queiroga, Nilson Soares de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Matheus César de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Rubens Eugênio Barreto |
contributor_str_mv |
Ramos, Rubens Eugênio Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BRT BRT leve Engenharia urbana Mobilidade urbana Transporte público BRT BRT lite Public transportation Urban engineering Urban mobility |
topic |
BRT BRT leve Engenharia urbana Mobilidade urbana Transporte público BRT BRT lite Public transportation Urban engineering Urban mobility |
description |
A mobilidade urbana em Natal apresenta problemas de congestionamentos, acessibilidade urbana e defasagem na eficiência do transporte coletivo. O corredor exclusivo para ônibus na avenida Nevaldo Rocha é um conceito baseado no BRT que buscou suprir alguns desses entraves, no entanto não obteve sucesso completo. A situação em 2023 é de declínio comercial dos empreendimentos ao longo da via, falta de espaço para pedestres nas calçadas e descontinuidade das faixas de ultrapassagem do corredor na extensão da avenida. Apresenta-se uma nova abordagem do espaço viário, propondo a reestruturação da seção transversal da avenida como uma possível solução para os problemas listados. O conceito do sistema de transporte denominado BRT leve é utilizado como base desta proposta de reestruturação. Com base nisso, é realizada uma análise da via, seu entorno urbano, e aspectos técnicos do sistema atual visando a mudança para o conceito de BRT leve. Como resultado, duas alternativas de projeto de seção transversal são propostas para a nova configuração do espaço urbano da avenida Nevaldo Rocha. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-12T11:18:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-12T11:18:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Matheus César de Souza. Um estudo de reestruturação da avenida Nevaldo Rocha com conceito de BRT leve. Orientador: Rubens Eugênio Barreto Ramos. 2023. 80 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53255 |
identifier_str_mv |
SILVA, Matheus César de Souza. Um estudo de reestruturação da avenida Nevaldo Rocha com conceito de BRT leve. Orientador: Rubens Eugênio Barreto Ramos. 2023. 80 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Civil |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Engenharia Civil e Ambiental |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53255/1/Umestudodereestrutura%c3%a7%c3%a3odaavenidaNevaldoRochacomconceitodeBRTleve_Silva_2023.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53255/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53255/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
14244d8fd30af781da85cc1390d82759 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832977088086016 |