Turismo e eventos: um estudo sobre as relações de hospitalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Setúbal, Luana Feitosa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37604
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade analisar como os gestores de empresas que trabalham no segmento de eventos observam questões referentes à hospitalidade e qual importância dada a este fator, bem como averiguar a relevância quanto à qualificação dos profissionais, além de identificar a utilização dos elementos da hospitalidade nos eventos e a significância do bem receber neste segmento. A pesquisa é de abordagem qualitativa e tipologia descritivo-exploratória. Com a finalidade de realizar um trabalho mais completo, foi utilizado como amostra três empresas que atuam na área, sendo estas: uma empresa Júnior, uma empresa recente no mercado e uma empresa com mais de dez anos de atuação. A coleta de dados foi pautada em entrevista com perguntas pré- estabelecidas. O referencial teórico aborda questões relacionadas ao turismo de eventos, buscando mostrar sua influência não só como fator econômico, mas acima de tudo social. Discorre-se também a respeito de que a preocupação com a hospitalidade em eventos não deve estar restrita à qualidade dos serviços, precisa ir além e voltar-se a satisfação dos sentimentos e experiências das pessoas; logo após, comenta-se acerca dos profissionais de eventos, suas habilidade e competências. Ao final do estudo, conclui-se que o fator humano faz total diferença nos eventos, sendo necessária uma preparação rigorosa deste para que seja possível desenvolver serviços com qualidade. Fica claro que no turismo de forma geral a presença da hospitalidade deve ser uma constante, porém, nos eventos, a hospitalidade possui uma enorme proporção, podendo contribuir diretamente para o sucesso ou não dos mesmos.
id UFRN_e53245db563b0768a0d60b1d2d16d2cd
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37604
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Setúbal, Luana FeitosaPorto, Carlos HumbertoBatista, Saulo GomesTrigueiro, Renata Paula Costa2017-09-12T13:25:12Z2021-09-22T13:55:23Z2017-09-12T13:25:12Z2021-09-22T13:55:23Z20132009011902SETÚBAL, Luana Feitosa. Turismo e eventos: um estudo sobre as relações de hospitalidade. 2013. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37604Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoTurismoEventosHospitalidadeTurismo e eventos: um estudo sobre as relações de hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO presente trabalho tem por finalidade analisar como os gestores de empresas que trabalham no segmento de eventos observam questões referentes à hospitalidade e qual importância dada a este fator, bem como averiguar a relevância quanto à qualificação dos profissionais, além de identificar a utilização dos elementos da hospitalidade nos eventos e a significância do bem receber neste segmento. A pesquisa é de abordagem qualitativa e tipologia descritivo-exploratória. Com a finalidade de realizar um trabalho mais completo, foi utilizado como amostra três empresas que atuam na área, sendo estas: uma empresa Júnior, uma empresa recente no mercado e uma empresa com mais de dez anos de atuação. A coleta de dados foi pautada em entrevista com perguntas pré- estabelecidas. O referencial teórico aborda questões relacionadas ao turismo de eventos, buscando mostrar sua influência não só como fator econômico, mas acima de tudo social. Discorre-se também a respeito de que a preocupação com a hospitalidade em eventos não deve estar restrita à qualidade dos serviços, precisa ir além e voltar-se a satisfação dos sentimentos e experiências das pessoas; logo após, comenta-se acerca dos profissionais de eventos, suas habilidade e competências. Ao final do estudo, conclui-se que o fator humano faz total diferença nos eventos, sendo necessária uma preparação rigorosa deste para que seja possível desenvolver serviços com qualidade. Fica claro que no turismo de forma geral a presença da hospitalidade deve ser uma constante, porém, nos eventos, a hospitalidade possui uma enorme proporção, podendo contribuir diretamente para o sucesso ou não dos mesmos.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTLuanaFS_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain76405https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37604/1/LuanaFS_Monografia.pdf.txt88eb463ec63674d638b6efabd5d5e929MD51LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37604/2/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD52ORIGINALLuanaFS_Monografia.pdfTurismoapplication/pdf391389https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37604/3/LuanaFS_Monografia.pdf55fbf928616ae42749c9bcc4cd41501fMD53123456789/376042021-09-22 10:55:23.191oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:55:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Turismo e eventos: um estudo sobre as relações de hospitalidade
title Turismo e eventos: um estudo sobre as relações de hospitalidade
spellingShingle Turismo e eventos: um estudo sobre as relações de hospitalidade
Setúbal, Luana Feitosa
Turismo
Eventos
Hospitalidade
title_short Turismo e eventos: um estudo sobre as relações de hospitalidade
title_full Turismo e eventos: um estudo sobre as relações de hospitalidade
title_fullStr Turismo e eventos: um estudo sobre as relações de hospitalidade
title_full_unstemmed Turismo e eventos: um estudo sobre as relações de hospitalidade
title_sort Turismo e eventos: um estudo sobre as relações de hospitalidade
author Setúbal, Luana Feitosa
author_facet Setúbal, Luana Feitosa
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Porto, Carlos Humberto
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Batista, Saulo Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Setúbal, Luana Feitosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trigueiro, Renata Paula Costa
contributor_str_mv Trigueiro, Renata Paula Costa
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Turismo
Eventos
Hospitalidade
topic Turismo
Eventos
Hospitalidade
description O presente trabalho tem por finalidade analisar como os gestores de empresas que trabalham no segmento de eventos observam questões referentes à hospitalidade e qual importância dada a este fator, bem como averiguar a relevância quanto à qualificação dos profissionais, além de identificar a utilização dos elementos da hospitalidade nos eventos e a significância do bem receber neste segmento. A pesquisa é de abordagem qualitativa e tipologia descritivo-exploratória. Com a finalidade de realizar um trabalho mais completo, foi utilizado como amostra três empresas que atuam na área, sendo estas: uma empresa Júnior, uma empresa recente no mercado e uma empresa com mais de dez anos de atuação. A coleta de dados foi pautada em entrevista com perguntas pré- estabelecidas. O referencial teórico aborda questões relacionadas ao turismo de eventos, buscando mostrar sua influência não só como fator econômico, mas acima de tudo social. Discorre-se também a respeito de que a preocupação com a hospitalidade em eventos não deve estar restrita à qualidade dos serviços, precisa ir além e voltar-se a satisfação dos sentimentos e experiências das pessoas; logo após, comenta-se acerca dos profissionais de eventos, suas habilidade e competências. Ao final do estudo, conclui-se que o fator humano faz total diferença nos eventos, sendo necessária uma preparação rigorosa deste para que seja possível desenvolver serviços com qualidade. Fica claro que no turismo de forma geral a presença da hospitalidade deve ser uma constante, porém, nos eventos, a hospitalidade possui uma enorme proporção, podendo contribuir diretamente para o sucesso ou não dos mesmos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-12T13:25:12Z
2021-09-22T13:55:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-12T13:25:12Z
2021-09-22T13:55:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2009011902
dc.identifier.citation.fl_str_mv SETÚBAL, Luana Feitosa. Turismo e eventos: um estudo sobre as relações de hospitalidade. 2013. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37604
identifier_str_mv 2009011902
SETÚBAL, Luana Feitosa. Turismo e eventos: um estudo sobre as relações de hospitalidade. 2013. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37604/1/LuanaFS_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37604/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37604/3/LuanaFS_Monografia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 88eb463ec63674d638b6efabd5d5e929
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
55fbf928616ae42749c9bcc4cd41501f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117783805231104