A música como instrumento lúdico na aprendizagem das interações intermoleculares dos compostos orgânicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Isaías Francisco dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31437
Resumo: A utilização da música tem sido cada vez mais difundida como uma estratégia alternativa de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho de pesquisa utilizou a produção de músicas parodiadas, como atividade lúdica, para o ensino do conteúdo Interações Intermoleculares dos Compostos Orgânicos, em consonância com algumas concepções educacionais de Vygotsky, Saviani e Libâneo e, principalmente, baseou-se em ideias da pedagogia de Paulo Freire. Segundo Junqueira e Maximiano (2020) e Miranda, Braibante e Pazinato (2017), os estudantes da educação básica apresentam dificuldades em associar os conceitos científicos com os fenômenos observados no cotidiano, em compreender a conexão existente entre os níveis microscópicos e macroscópicos das interações intermoleculares e as propriedades físico-químicas das substâncias decorrentes destas. Assim sendo, foi desenvolvida uma sequência de atividades, buscando contribuir para a aprendizagem desse conteúdo a 41 estudantes de uma turma da 3ª série do Ensino Médio, pertencente a uma Escola Pública Estadual, localizada na cidade de Russas/CE. Para tanto, realizou-se uma abordagem metodológica qualitativa pelo método da pesquisa-ação. A elaboração das paródias pelos discentes ocorreu após identificação das afinidades com os conceitos advindos das interações intermoleculares, sob a orientação do Professor/pesquisador. Houve a utilização de questionários para obtenção de dados, além do uso da Análise Textual Discursiva (ATD) para a análise dos dados referentes às letras das paródias. Os resultados obtidos indicaram que a produção e socialização de paródias musicais favoreceram o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que motivaram os discentes a se engajarem na construção do conhecimento científico. O produto acadêmico deste trabalho resultou em uma Proposta de Ensino de Química e vídeos das paródias musicais, de modo que os docentes os utilizem de forma viável na construção de saberes.
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Nesse contexto, este trabalho de pesquisa utilizou a produção de músicas parodiadas, como atividade lúdica, para o ensino do conteúdo Interações Intermoleculares dos Compostos Orgânicos, em consonância com algumas concepções educacionais de Vygotsky, Saviani e Libâneo e, principalmente, baseou-se em ideias da pedagogia de Paulo Freire. Segundo Junqueira e Maximiano (2020) e Miranda, Braibante e Pazinato (2017), os estudantes da educação básica apresentam dificuldades em associar os conceitos científicos com os fenômenos observados no cotidiano, em compreender a conexão existente entre os níveis microscópicos e macroscópicos das interações intermoleculares e as propriedades físico-químicas das substâncias decorrentes destas. Assim sendo, foi desenvolvida uma sequência de atividades, buscando contribuir para a aprendizagem desse conteúdo a 41 estudantes de uma turma da 3ª série do Ensino Médio, pertencente a uma Escola Pública Estadual, localizada na cidade de Russas/CE. Para tanto, realizou-se uma abordagem metodológica qualitativa pelo método da pesquisa-ação. A elaboração das paródias pelos discentes ocorreu após identificação das afinidades com os conceitos advindos das interações intermoleculares, sob a orientação do Professor/pesquisador. Houve a utilização de questionários para obtenção de dados, além do uso da Análise Textual Discursiva (ATD) para a análise dos dados referentes às letras das paródias. Os resultados obtidos indicaram que a produção e socialização de paródias musicais favoreceram o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que motivaram os discentes a se engajarem na construção do conhecimento científico. O produto acadêmico deste trabalho resultou em uma Proposta de Ensino de Química e vídeos das paródias musicais, de modo que os docentes os utilizem de forma viável na construção de saberes.The use of music has been increasingly widespread as an alternative teaching and learning strategy. In this context, this research work has used the production of parodied musics, as a playful activity, for the teaching content intermolecular interactions of organic compounds, in line with some conceptions educational of Vygotsky, Saviani and Libâneo, and mainly in ideas of Paulo Freire pedagogy. According to Junqueira and Maximiano (2020) and Miranda, Braibante and Pazinato (2017), students of basic education present difficulties in associating scientific concepts with the phenomena observed in daily life, to understand the connection between the microscopic and macroscopic levels of intermolecular interactions and the physical-chemical properties of substances resulting from these. Therefore, a sequence of activities was developed in order seeking to contribute to the learning of this content to 41 students in a 3rd grade class of high school, belonging to a State Public School, located in the city of Russas/CE. To this end, a qualitative methodological approach was carried out using the action research method. The elaboration of the parodies by the students occurred after the identification of the affinities with the concepts coming from the intermolecular interactions, under the orientation of the Professor/researcher. Questionnaires were used to obtain data, in addition to the use of Textual Discursive Analysis (ATD) for the analysis of data referring to the letters of parodies. The results obtained indicated that the production and socialization of musical parodies favored the teaching and learning process, since they motivated students to engage in the construction of scientific knowledge. The academic product of this work resulted in a Proposal for Teaching Chemistry and videos of musical parodies, so that teachers can use them in a viable way to build knowledge.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONALUFRNBrasilMúsicaParódiaLudicidadeInterações intermolecularesCompostos orgânicosEnsino de QuímicaA música como instrumento lúdico na aprendizagem das interações intermoleculares dos compostos orgânicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMusicainstrumentoludico_Santos_2020.pdf.txtMusicainstrumentoludico_Santos_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain256774https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31437/2/Musicainstrumentoludico_Santos_2020.pdf.txt8f593bddacc3f54f3f2246ce56411acaMD52THUMBNAILMusicainstrumentoludico_Santos_2020.pdf.jpgMusicainstrumentoludico_Santos_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31437/3/Musicainstrumentoludico_Santos_2020.pdf.jpgb2276ad49d9a4fee4131091fcd5e5963MD53ORIGINALMusicainstrumentoludico_Santos_2020.pdfapplication/pdf2622925https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31437/1/Musicainstrumentoludico_Santos_2020.pdf70537bb3f062407d81b085ac4e6852c9MD51123456789/314372021-02-14 05:48:35.294oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31437Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-02-14T08:48:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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