Elaboração de um compêndio de trabalhos contendo jogos didáticos para o Ensino de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52611 |
Resumo: | A presente intenção de pesquisa está inserida no contexto de promover um Ensino de Química articulado às necessidades dos professores em formação inicial e continuada em escolas de Ensino Médio. Baseado nisso, solucionar problemas que estão relacionados ao interesse e ao ensino e aprendizagem dos alunos pela disciplina de Química em escolas públicas e privadas no âmbito escolar, leva o professor a buscar desenvolver estratégias diversificadas que possam tornar este ensino mais atrativo e motivador para a sala de aula. É procurando contribuir para esta prática pedagógica que a utilização de jogos desenvolvidos para o Ensino de Química se apresenta como uma ferramenta útil para contemplar esta pesquisa. Neste sentido, este trabalho toma para análise a seguinte questão: A elaboração de um compêndio de trabalhos contendo jogos didáticos para o Ensino de Química poderia auxiliar os professores na escolha dos jogos didáticos que mais se adequem a sua sala de aula? Considerando tal indagação, a referida pesquisa objetiva a elaboração e avaliação de um material didático voltado para os professores de Química no qual seja possível encontrar facilmente os jogos didáticos já desenvolvidos para o Ensino de Química, identificando neles quais as características estão presentes para serem considerados didático tendo em vista a fundamentação que sustenta a aprendizagem por meio de jogos. Para tanto, elaboramos, validamos e aplicamos um Compêndio, contendo jogos para o Ensino de Química com orientações para o professor. O procedimento de coleta de dados se deu por meio da aplicação de dois questionários constituídos por questões abertas com alunos da Licenciatura em Química do Instituto Federal – Campus Ipanguaçu e uma turma de licenciados em Química vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Esses dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos sugerem que o Compêndio enquanto Produto Educacional possui a potencialidade de auxiliar os professores da Educação Básica no momento da escolha de jogos didáticos a serem utilizados em sala de aula. |
id |
UFRN_e6046b61c7ebc0e863efbc57b6adb850 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52611 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Ana Caroline Barbalhohttps://orcid.org/0000-0002-5520-9421http://lattes.cnpq.br/2016427294101292http://lattes.cnpq.br/9097929538985483Malcher, Grazielle Tavareshttps://orcid.org/0000-0001-9047-2068http://lattes.cnpq.br/4519960290535334Santos, Sandro Luiz Barbosa dosMazzé, Fernanda Marur2023-06-05T20:42:17Z2023-06-05T20:42:17Z2023-04-04RODRIGUES, Ana Caroline Barbalho. Elaboração de um compêndio de trabalhos contendo jogos didáticos para o Ensino de Química. Orientador: Fernanda Marur Mazzé. 2023. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52611A presente intenção de pesquisa está inserida no contexto de promover um Ensino de Química articulado às necessidades dos professores em formação inicial e continuada em escolas de Ensino Médio. Baseado nisso, solucionar problemas que estão relacionados ao interesse e ao ensino e aprendizagem dos alunos pela disciplina de Química em escolas públicas e privadas no âmbito escolar, leva o professor a buscar desenvolver estratégias diversificadas que possam tornar este ensino mais atrativo e motivador para a sala de aula. É procurando contribuir para esta prática pedagógica que a utilização de jogos desenvolvidos para o Ensino de Química se apresenta como uma ferramenta útil para contemplar esta pesquisa. Neste sentido, este trabalho toma para análise a seguinte questão: A elaboração de um compêndio de trabalhos contendo jogos didáticos para o Ensino de Química poderia auxiliar os professores na escolha dos jogos didáticos que mais se adequem a sua sala de aula? Considerando tal indagação, a referida pesquisa objetiva a elaboração e avaliação de um material didático voltado para os professores de Química no qual seja possível encontrar facilmente os jogos didáticos já desenvolvidos para o Ensino de Química, identificando neles quais as características estão presentes para serem considerados didático tendo em vista a fundamentação que sustenta a aprendizagem por meio de jogos. Para tanto, elaboramos, validamos e aplicamos um Compêndio, contendo jogos para o Ensino de Química com orientações para o professor. O procedimento de coleta de dados se deu por meio da aplicação de dois questionários constituídos por questões abertas com alunos da Licenciatura em Química do Instituto Federal – Campus Ipanguaçu e uma turma de licenciados em Química vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Esses dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos sugerem que o Compêndio enquanto Produto Educacional possui a potencialidade de auxiliar os professores da Educação Básica no momento da escolha de jogos didáticos a serem utilizados em sala de aula.This research intention is inserted in the context of promoting the Teaching of Chemistry articulated to the needs of teachers in initial and continued training in secondary education. Based on this, solving problems that are related to the interest and teaching and learning of students by the discipline of Chemistry in public and private schools in the school environment, leads the teacher to seek to develop diversified strategies that can make this teaching more attractive and motivating for the classroom. of class. It is in an attempt to contribute to this pedagogical practice that the use of games developed for Teaching Chemistry is presented as a useful tool to contemplate this research. In this sense, this work analyzes the following question: Can the elaboration of a compendium of works containing didactic games for Chemistry Teaching help teachers in choosing the didactic games that best suit their classroom? Considering this issue, this research aims at the elaboration and evaluation of a didactic material aimed at Chemistry teachers in which it is possible to easily find the didactic games already developed for Chemistry Teaching, identifying in them which characteristics are present to be considered didactic in view of of the foundation that sustains learning through games. For that, we developed, validated and applied a Compendium, containing games for Teaching Chemistry with guidelines for the teacher. The data collection procedure was carried out through the application of two questionnaires composed of open questions with students of the Degree in Chemistry at the Federal Institute - Campus Ipanguaçu and a group of undergraduate students in Chemistry linked to the Institutional Program of Scholarship for Teaching Initiation from the Federal University of Rio Grande do Norte. These data were analyzed using Bardin's content analysis. The results obtained suggest that the Compendium as an Educational Product has the potential to help Basic Education teachers in choosing didactic games to be used in the classroom.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilhttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55396CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEnsino de ciênciasJogos didáticosCompêndioElaboração de um compêndio de trabalhos contendo jogos didáticos para o Ensino de Químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALElaboracaocompendiotrabalhos_Rodrigues_2023.pdfapplication/pdf11466057https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52611/1/Elaboracaocompendiotrabalhos_Rodrigues_2023.pdf233be8f0206dfea2118ef786ed536509MD51123456789/526112023-11-22 17:15:33.361oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52611Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-22T20:15:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Elaboração de um compêndio de trabalhos contendo jogos didáticos para o Ensino de Química |
title |
Elaboração de um compêndio de trabalhos contendo jogos didáticos para o Ensino de Química |
spellingShingle |
Elaboração de um compêndio de trabalhos contendo jogos didáticos para o Ensino de Química Rodrigues, Ana Caroline Barbalho CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Ensino de ciências Jogos didáticos Compêndio |
title_short |
Elaboração de um compêndio de trabalhos contendo jogos didáticos para o Ensino de Química |
title_full |
Elaboração de um compêndio de trabalhos contendo jogos didáticos para o Ensino de Química |
title_fullStr |
Elaboração de um compêndio de trabalhos contendo jogos didáticos para o Ensino de Química |
title_full_unstemmed |
Elaboração de um compêndio de trabalhos contendo jogos didáticos para o Ensino de Química |
title_sort |
Elaboração de um compêndio de trabalhos contendo jogos didáticos para o Ensino de Química |
author |
Rodrigues, Ana Caroline Barbalho |
author_facet |
Rodrigues, Ana Caroline Barbalho |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-5520-9421 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2016427294101292 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9097929538985483 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Malcher, Grazielle Tavares |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-9047-2068 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4519960290535334 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Santos, Sandro Luiz Barbosa dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Ana Caroline Barbalho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mazzé, Fernanda Marur |
contributor_str_mv |
Mazzé, Fernanda Marur |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Ensino de ciências Jogos didáticos Compêndio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Jogos didáticos Compêndio |
description |
A presente intenção de pesquisa está inserida no contexto de promover um Ensino de Química articulado às necessidades dos professores em formação inicial e continuada em escolas de Ensino Médio. Baseado nisso, solucionar problemas que estão relacionados ao interesse e ao ensino e aprendizagem dos alunos pela disciplina de Química em escolas públicas e privadas no âmbito escolar, leva o professor a buscar desenvolver estratégias diversificadas que possam tornar este ensino mais atrativo e motivador para a sala de aula. É procurando contribuir para esta prática pedagógica que a utilização de jogos desenvolvidos para o Ensino de Química se apresenta como uma ferramenta útil para contemplar esta pesquisa. Neste sentido, este trabalho toma para análise a seguinte questão: A elaboração de um compêndio de trabalhos contendo jogos didáticos para o Ensino de Química poderia auxiliar os professores na escolha dos jogos didáticos que mais se adequem a sua sala de aula? Considerando tal indagação, a referida pesquisa objetiva a elaboração e avaliação de um material didático voltado para os professores de Química no qual seja possível encontrar facilmente os jogos didáticos já desenvolvidos para o Ensino de Química, identificando neles quais as características estão presentes para serem considerados didático tendo em vista a fundamentação que sustenta a aprendizagem por meio de jogos. Para tanto, elaboramos, validamos e aplicamos um Compêndio, contendo jogos para o Ensino de Química com orientações para o professor. O procedimento de coleta de dados se deu por meio da aplicação de dois questionários constituídos por questões abertas com alunos da Licenciatura em Química do Instituto Federal – Campus Ipanguaçu e uma turma de licenciados em Química vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Esses dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos sugerem que o Compêndio enquanto Produto Educacional possui a potencialidade de auxiliar os professores da Educação Básica no momento da escolha de jogos didáticos a serem utilizados em sala de aula. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-05T20:42:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-05T20:42:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-04-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES, Ana Caroline Barbalho. Elaboração de um compêndio de trabalhos contendo jogos didáticos para o Ensino de Química. Orientador: Fernanda Marur Mazzé. 2023. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52611 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Ana Caroline Barbalho. Elaboração de um compêndio de trabalhos contendo jogos didáticos para o Ensino de Química. Orientador: Fernanda Marur Mazzé. 2023. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55396 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52611/1/Elaboracaocompendiotrabalhos_Rodrigues_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
233be8f0206dfea2118ef786ed536509 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832861095657472 |