O ensino em serviço e suas implicações para a formação e o trabalho dos(as) Assistentes Sociais nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47116 |
Resumo: | A presente pesquisa objetiva apreender os fundamentos da concepção Ensino em Serviço e sua relação com a formação dos(as) assistentes sociais nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN. A pesquisa teve como objetivo apreender os fundamentos da concepção Ensino em Serviço e sua relação com a formação dos(as) assistentes sociais nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN). Com base no método materialista históricodialético, foram utilizados, enquanto recursos metodológicos, a revisão bibliográfica, a análise documental e a entrevista semiestruturada, realizada com um(a) representante do Coletivo Potiguar de Residências em Saúde e com assistentes sociais que contribuíram com os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) entre os anos de 2012 e 2019, nas funções de tutoria, preceptoria e residente, a fim de apreender as concepções destes(as) acerca do Ensino em Serviço e das contribuições da Residência para a formação profissional. Os programas de Residência Multiprofissional em Saúde são regulamentados desde 2005 no Brasil como cursos de Pós-graduação lato sensu que objetivam formar trabalhadores para o Sistema Único de Saúde a partir de atividades teóricas e práticas, orientados pela concepção de Ensino em Serviço, mediante inserção dos(as) profissionais nos serviços de saúde. Contudo, a organização desses Programas, no que diz respeito primordialmente à cargahorária e aos eixos teóricos, suscita algumas inquietações, a exemplo da divisão desproporcional entre o tempo de trabalho e de estudo nos Programas de Residência em Saúde. Esse formato de organização tem implicado diretamente extensas jornadas de trabalho para os(as) residentes, cujo exercício profissional nesses espaços é desprotegido no que se refere aos direitos trabalhistas – por não configurar vínculo empregatício –, havendo a necessidade ainda de conciliar tais atividades com as exigências e os curtos prazos dos eixos teóricos. Ademais, observamos que a dimensão do controle social na saúde é quase inexistente enquanto campo de formação e participação dos(as) residentes. A partir das análises, podemos inferir que, apesar de se configurar como importante espaço de formação e prática no campo da saúde, há uma precarização do trabalho e da formação em curso, no âmbito dos programas de Residência em Saúde, a qual é legitimada pela concepção Ensino em Serviço, cuja orientação se configura como tendência dos programas de pós-graduação stricto e lato sensu atualmente. Desse modo, a expressão do Ensino em Serviço remete a uma formação pelo trabalho que atualmente é subvertida em função das demandas neoliberais e assume tendências tecnicistas, pragmáticas e aligeiradas, expressando-se, portanto, como uma das inflexões do projeto neoliberal no ensino superior público. Assim, partimos do pressuposto de que a concepção de Ensino em Serviço que fundamenta os programas de Residência Multiprofissional em Saúde se apresenta como uma das formas de separação entre o trabalho manual e intelectual, sobretudo a partir do processo de intensificação do trabalho. Esse processo incide de forma diferenciada na formação dos(as) Assistentes Sociais nesses Programas, os(as) quais são orientados(as) em sua formação e trabalho pelo Projeto Ético-Político do Serviço Social. |
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A pesquisa teve como objetivo apreender os fundamentos da concepção Ensino em Serviço e sua relação com a formação dos(as) assistentes sociais nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN). Com base no método materialista históricodialético, foram utilizados, enquanto recursos metodológicos, a revisão bibliográfica, a análise documental e a entrevista semiestruturada, realizada com um(a) representante do Coletivo Potiguar de Residências em Saúde e com assistentes sociais que contribuíram com os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) entre os anos de 2012 e 2019, nas funções de tutoria, preceptoria e residente, a fim de apreender as concepções destes(as) acerca do Ensino em Serviço e das contribuições da Residência para a formação profissional. Os programas de Residência Multiprofissional em Saúde são regulamentados desde 2005 no Brasil como cursos de Pós-graduação lato sensu que objetivam formar trabalhadores para o Sistema Único de Saúde a partir de atividades teóricas e práticas, orientados pela concepção de Ensino em Serviço, mediante inserção dos(as) profissionais nos serviços de saúde. Contudo, a organização desses Programas, no que diz respeito primordialmente à cargahorária e aos eixos teóricos, suscita algumas inquietações, a exemplo da divisão desproporcional entre o tempo de trabalho e de estudo nos Programas de Residência em Saúde. Esse formato de organização tem implicado diretamente extensas jornadas de trabalho para os(as) residentes, cujo exercício profissional nesses espaços é desprotegido no que se refere aos direitos trabalhistas – por não configurar vínculo empregatício –, havendo a necessidade ainda de conciliar tais atividades com as exigências e os curtos prazos dos eixos teóricos. Ademais, observamos que a dimensão do controle social na saúde é quase inexistente enquanto campo de formação e participação dos(as) residentes. A partir das análises, podemos inferir que, apesar de se configurar como importante espaço de formação e prática no campo da saúde, há uma precarização do trabalho e da formação em curso, no âmbito dos programas de Residência em Saúde, a qual é legitimada pela concepção Ensino em Serviço, cuja orientação se configura como tendência dos programas de pós-graduação stricto e lato sensu atualmente. Desse modo, a expressão do Ensino em Serviço remete a uma formação pelo trabalho que atualmente é subvertida em função das demandas neoliberais e assume tendências tecnicistas, pragmáticas e aligeiradas, expressando-se, portanto, como uma das inflexões do projeto neoliberal no ensino superior público. Assim, partimos do pressuposto de que a concepção de Ensino em Serviço que fundamenta os programas de Residência Multiprofissional em Saúde se apresenta como uma das formas de separação entre o trabalho manual e intelectual, sobretudo a partir do processo de intensificação do trabalho. Esse processo incide de forma diferenciada na formação dos(as) Assistentes Sociais nesses Programas, os(as) quais são orientados(as) em sua formação e trabalho pelo Projeto Ético-Político do Serviço Social.The present research aims to apprehend the foundations of the conception of Teaching in Service and its relation to the training of social workers in the Multiprofessional Residency Programs in Health at UFRN. The research aimed to apprehend the foundations of the conception of Teaching in Service and its relation to the training of social workers in the Multiprofessional Residency Programs in Health of the Onofre Lopes University Hospital (HUOL/UFRN). Based on the historical-dialectical materialist method, the bibliographic review, document analysis and semi-structured interviews were used as methodological resources, carried out with a representative of the Potiguar Collective of Residencies in Health and with social workers who contributed to the Multiprofessional Residency Programs in Health of the UFRN at the Onofre Lopes University Hospital (HUOL) between the years 2012 and 2019, in the roles of tutor, preceptor and resident, in order to apprehend their conceptions about Service Learning and the contributions of the Residency for professional training. The Multiprofessional Residency in Health programs have been regulated since 2005 in Brazil as lato sensu postgraduation courses that aim to train workers for the Unified Health System from theoretical and practical activities, guided by the conception of Teaching in Service, through the insertion of professionals in health services. However, the organization of these Programs, concerning primarily the workload and the theoretical axes, raises some concerns, such as the disproportionate division between the time of work and study in the Health Residency Programs. This organization format has directly implied long working hours for the residents, whose professional practice in these spaces is unprotected in terms of labor rights - because it does not configure an employment relationship -, with the need to reconcile such activities with the demands and the short terms of the theoretical axes. Furthermore, we observed that the dimension of social control in health is almost nonexistent as a field of training and participation of the residents. From the analyses, we can infer that, despite being an important training and practice space in the health field, there is a precariousness of the work and the ongoing training in the scope of the Health Residency programs, which is legitimized by the Teaching in Service conception, whose orientation is configured as a trend in stricto and lato sensu post-graduation programs today. In this way, the expression of Teaching in Service refers to an education through work that is currently subverted due to neoliberal demands and assumes technicist, pragmatic and light-weight tendencies, expressing itself, therefore, as one of the inflections of the neoliberal project in public higher education. Thus, we start from the assumption that the conception of Teaching in Service that underlies the Multiprofessional Residency in Health programs presents itself as one of the forms of separation between manual and intellectual work, especially from the process of work intensification. This process affects differently the training of Social Workers in these programs, who are guided in their training and work by the Ethical-Political Project of Social Service.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIALUFRNBrasilServiço SocialEnsino em ServiçoFormação profissionalResidência Multiprofissional em SaúdeO ensino em serviço e suas implicações para a formação e o trabalho dos(as) Assistentes Sociais nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinoservicoimplicacoes_Mafra_2021.pdfapplication/pdf1949312https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47116/1/Ensinoservicoimplicacoes_Mafra_2021.pdfd3477f6f70bd0572f1e666187d30c5d1MD51123456789/471162022-05-05 19:39:57.713oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47116Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-05T22:39:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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