Consultoria organizacional: avaliação do programa de Consultoria Integrada de Gestão (CIG) do serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas - SEBRAE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Karoline Cysneiros
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35451
Resumo: Existente desde os tempos remotos, e ganhando cada vez mais espaço no cenário mundial, encontra-se a atividade de consultoria, que tem o objetivo primordial de oferecer auxílio às empresas que a demandam. As micro e pequenas empresas, responsáveis por 20% do PIB brasileiro e mais da metade dos empregos formais deste país, necessitam da proposição de soluções ou ações para seu crescimento e fortalecimento no mercado. Para permitir a melhoria do desempenho organizacional e aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas, foi criado o Programa de Consultoria Integrada de Gestão, pelo SEBRAE. O presente estudo objetiva avaliar a consultoria realizada pelo SEBRAE nas micro e pequenas empresas por meio do Programa de Consultoria Integrada de Gestão (CIG), através da percepção dos empresários. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de natureza quantitativa, e a técnica da coleta de dados foi a de levantamento (survey). Os resultados apontaram que os motivos de demanda por consultoria externa são voltados para a necessidade de conhecimento técnico, dificuldades financeiras ou de gestão. Mesmo vendo a consultoria como uma alternativa de solução para seus problemas, a maioria não implantou todas as propostas dos consultores. Os pontos fortes mais apontados foram as visitas e a fundamentação teórica, e os pontos fracos voltaram-se para a rapidez de execução do Programa, atuação dos consultores e ausência de acompanhamento posterior. Os empresários alegaram mudanças notáveis em suas organizações por causa do Programa, que incluíam tanto a parte comercial quanto financeira. Conclui-se que os participantes veem a metodologia de forma positiva, e no geral estão satisfeitos com o Programa, ainda que em parte. Percebem-se expectativas relacionadas ao diagnóstico organizacional, a fim de saber se a empresa está trilhando no caminho certo. Tanto as visitas como as aulas teóricas foram vistas como pontos positivos da metodologia. Quanto aos pontos fracos da metodologia, há grande necessidade de diagnóstico após a implementação com fins de orientação, e de redução da velocidade de execução do Programa, para melhor assimilação do conteúdo.
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