A prática musical nas oficinas do Programa Mais Educação: um estudo em duas escolas da rede municipal do Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, João Gomes da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22644
Resumo: A proposta para o presente trabalho surgiu a partir de pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Música (GRUMUS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que ao verificar como ocorria o ensino de música nas escolas municipais do Natal-RN constatou que a prática musical extracurricular era bastante acentuada. Tais práticas ocorriam a partir das oficinas de música do Programa Mais Educação, que na fala dos gestores cumpria o que determinava a lei 11.769/2008. Alguns aspectos como gestão do programa, a prática pedagógica dos monitores e aprendizagem dos alunos por meio das aulas de música das oficinas se destacaram como itens relevantes para a pesquisa e foram os pontos centrais deste estudo. Neste sentido, procuramos compreender como ocorria a inserção da música através da proposta da oficina do programa Mais Educação no contexto escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa, fizemos uso do estudo multicaso como técnica de pesquisa realizado em duas escolas da rede municipal do Natal, visando responder a seguinte questão: de que forma as aulas de música que são ministradas no Programa Mais Educação estão inseridas no contexto escolar? Para isso, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, observações estruturadas, entrevistas semiestruturadas e informais. Trabalhos de autores como Cavaliere (2002; 2007; 2010), Moll (2010; 2012), Penna (2011; 2012; 2013; 2014), entre outros serviram de embasamento teórico para a construção do presente estudo. Concluímos que a prática musical desenvolvida nas escolas acontecia como uma atividade secundária, sendo diretamente influenciada pela forma como era gerido o programa, pela prática pedagógica dos monitores e a própria concepção que os alunos tinham sobre as aulas de música. Acreditamos que se desenvolvida de forma consciente a prática musical nas oficinas pode contribuir significativamente para a formação humana dos alunos.
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Tais práticas ocorriam a partir das oficinas de música do Programa Mais Educação, que na fala dos gestores cumpria o que determinava a lei 11.769/2008. Alguns aspectos como gestão do programa, a prática pedagógica dos monitores e aprendizagem dos alunos por meio das aulas de música das oficinas se destacaram como itens relevantes para a pesquisa e foram os pontos centrais deste estudo. Neste sentido, procuramos compreender como ocorria a inserção da música através da proposta da oficina do programa Mais Educação no contexto escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa, fizemos uso do estudo multicaso como técnica de pesquisa realizado em duas escolas da rede municipal do Natal, visando responder a seguinte questão: de que forma as aulas de música que são ministradas no Programa Mais Educação estão inseridas no contexto escolar? Para isso, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, observações estruturadas, entrevistas semiestruturadas e informais. Trabalhos de autores como Cavaliere (2002; 2007; 2010), Moll (2010; 2012), Penna (2011; 2012; 2013; 2014), entre outros serviram de embasamento teórico para a construção do presente estudo. Concluímos que a prática musical desenvolvida nas escolas acontecia como uma atividade secundária, sendo diretamente influenciada pela forma como era gerido o programa, pela prática pedagógica dos monitores e a própria concepção que os alunos tinham sobre as aulas de música. Acreditamos que se desenvolvida de forma consciente a prática musical nas oficinas pode contribuir significativamente para a formação humana dos alunos.The proposal for this present work was imagined as a result of a research made by the group of studies and research of music (GRUMUS) of Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), which, upon verifying how the teaching of music happened in public city schools in Natal - RN concluded the extracurricular musical practice was very strong. Such musical practice happened through music workshops ran by the More Education Programme (Programa Mais Educação), which as stated by its managers, obeyed what was determined by statute nº 11.769/2008. Some aspects as programme management, monitors' pedagogical practice and students' learning through the music workshops' classes were highlighted as relevant itens for research and were the main topics of this study. Hence, we mean to comprehend how this music insertion occurred through the workshops ran by the More Education Programme set in a school context. Using a qualitative approach, we made use of a multicase study as research technique which took place on two public schools ran by the city in Natal, meaning to answer the following question: in which ways the music classes ran on the More Eduction Programme are inserted in a school environment? To reach that answer, data collecting tools, structured observation, informal and semistructured interviews were used. Works of authors such as Cavaliere (2002;2007;2010), Moll (2010;2012), Penna (2011;2012;2013;2014), among others, served as theoretical background for the building up of this paper. We conclude that the musical practice developed on schools happened as a secondary activity, being directly influenced by the way the programme was managed, as well by its monitors' pedagogical practice and by the students' own conception of the music classes. We believe that, once consciously developed, the musical practice at the workshops can contribute significantly for the students' human formation.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAMais EducaçãoOficinas de músicaEducação integralFormação humanaA prática musical nas oficinas do Programa Mais Educação: um estudo em duas escolas da rede municipal do Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJoaoGomesDaRocha_DISSERT.pdfJoaoGomesDaRocha_DISSERT.pdfapplication/pdf1437356https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22644/1/JoaoGomesDaRocha_DISSERT.pdfcf9dbef4d811b9f5dbd5315a405890f3MD51TEXTJoaoGomesDaRocha_DISSERT.pdf.txtJoaoGomesDaRocha_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain184435https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22644/4/JoaoGomesDaRocha_DISSERT.pdf.txte589a2cc52b69f1303bd4f8613050d6dMD54THUMBNAILJoaoGomesDaRocha_DISSERT.pdf.jpgJoaoGomesDaRocha_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2165https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22644/5/JoaoGomesDaRocha_DISSERT.pdf.jpgc5fff10d10a1a0d1bd7b49c5505ddc1aMD55123456789/226442017-11-04 17:54:18.918oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22644Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T20:54:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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