Território, população e políticas urbanas: uma análise da relação entre alterações na situação do domicílio e mudanças na distribuição espacial da população, nos municípios do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira Júnior, Joselito da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32125
Resumo: As discussões sobre as definições em relação à temática dos espaços urbanos e rurais são demasiadamente vastas e densas na literatura. Tão plurais quanto as inúmeras abordagens encontradas são as ciências que cruzam esse debate, dotando de grande complexidade as discussões que envolvem esses conceitos. A divisão entre população rural e urbana divulgada pelo IBGE considera a situação do domicílio dos setores censitários em que reside a população, que por sua vez é classificada de acordo com o perímetro urbano demarcado por lei municipal. Os municípios podem fazer as alterações desse perímetro urbano tanto por lei específica, quanto por meio do plano diretor, e ganharam mais autonomia para realizar tais modificações com as normativas da lei 10.257 de 2001, conhecida como Estatuto da Cidade, o qual estabelece diretrizes gerais da política urbana. A delimitação do perímetro urbano, além da distribuição da população entre urbana e rural, implica também diretamente nos mecanismos de arrecadação municipal, o que provoca estímulos causados pela tributação para a alteração dos perímetros urbanos. Ao combinar dados da Pesquisa MUNIC 2015 e os Censos Demográficos de 2000 e 2010, observa-se que os municípios potiguares que alteraram a lei do perímetro urbano como parte integrante do Plano Diretor, entre 2000 e 2010, tiveram um crescimento médio proporcional da população urbana de 12,5% nesta década. E os que alteraram seu perímetro urbano por meio de legislação específica correspondem a um crescimento médio proporcional de 3,7% da população urbana, enquanto os que não alteraram seu perímetro urbano tiveram apenas 2,6% de crescimento médio proporcional da população urbana, neste mesmo período. Diante ao exposto, tem-se como hipótese que, devido aos fatores político-administrativos, mudanças de perímetro urbano e alterações ocorridas na situação do domicílio podem não estar sendo acompanhadas de alterações na distribuição espacial da população intraurbana, bem como da expansão da mancha urbana e modificações no uso do solo, que justifiquem tais alterações. A fim de investigar essas possíveis relações, tomou-se como mote central da pesquisa o objetivo de analisar a relação entre variações na situação do domicílio e mudanças na distribuição espacial da população, nos municípios do Rio Grande do Norte. Para tanto, foram utilizados métodos de mapeamento dasimétrico, que consistem na utilização de técnicas de interpolação, além de imagens de satélite, para a desagregação de dados oriundos de unidades espaciais administrativas, para o espaço contínuo. Além da análise da distribuição espacial da população, os mapeamentos dasimétricos serviram de base, num segundo momento, para o cálculo de estimativas intercensitárias e pós-censitárias no nível dos setores censitários dos municípios alvo da pesquisa, com o objetivo de estabelecer parâmetros que evidenciem a relação entre alterações na situação do domicílio e mudanças na distribuição espacial da população.
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Tão plurais quanto as inúmeras abordagens encontradas são as ciências que cruzam esse debate, dotando de grande complexidade as discussões que envolvem esses conceitos. A divisão entre população rural e urbana divulgada pelo IBGE considera a situação do domicílio dos setores censitários em que reside a população, que por sua vez é classificada de acordo com o perímetro urbano demarcado por lei municipal. Os municípios podem fazer as alterações desse perímetro urbano tanto por lei específica, quanto por meio do plano diretor, e ganharam mais autonomia para realizar tais modificações com as normativas da lei 10.257 de 2001, conhecida como Estatuto da Cidade, o qual estabelece diretrizes gerais da política urbana. A delimitação do perímetro urbano, além da distribuição da população entre urbana e rural, implica também diretamente nos mecanismos de arrecadação municipal, o que provoca estímulos causados pela tributação para a alteração dos perímetros urbanos. Ao combinar dados da Pesquisa MUNIC 2015 e os Censos Demográficos de 2000 e 2010, observa-se que os municípios potiguares que alteraram a lei do perímetro urbano como parte integrante do Plano Diretor, entre 2000 e 2010, tiveram um crescimento médio proporcional da população urbana de 12,5% nesta década. E os que alteraram seu perímetro urbano por meio de legislação específica correspondem a um crescimento médio proporcional de 3,7% da população urbana, enquanto os que não alteraram seu perímetro urbano tiveram apenas 2,6% de crescimento médio proporcional da população urbana, neste mesmo período. Diante ao exposto, tem-se como hipótese que, devido aos fatores político-administrativos, mudanças de perímetro urbano e alterações ocorridas na situação do domicílio podem não estar sendo acompanhadas de alterações na distribuição espacial da população intraurbana, bem como da expansão da mancha urbana e modificações no uso do solo, que justifiquem tais alterações. A fim de investigar essas possíveis relações, tomou-se como mote central da pesquisa o objetivo de analisar a relação entre variações na situação do domicílio e mudanças na distribuição espacial da população, nos municípios do Rio Grande do Norte. Para tanto, foram utilizados métodos de mapeamento dasimétrico, que consistem na utilização de técnicas de interpolação, além de imagens de satélite, para a desagregação de dados oriundos de unidades espaciais administrativas, para o espaço contínuo. Além da análise da distribuição espacial da população, os mapeamentos dasimétricos serviram de base, num segundo momento, para o cálculo de estimativas intercensitárias e pós-censitárias no nível dos setores censitários dos municípios alvo da pesquisa, com o objetivo de estabelecer parâmetros que evidenciem a relação entre alterações na situação do domicílio e mudanças na distribuição espacial da população.Discussions about definitions in relation to the theme of urban and rural spaces are too vast and dense in the literature. As diverse as the countless approaches found are the sciences that cross this debate, endowing the discussions involving these concepts with great complexity. The division between rural and urban population carried out by the IBGE considers the home situation of the census sectors in which the population resides, which in turn is classified according to the urban perimeter demarcated by municipal law. Municipalities can make changes to this urban perimeter either by specific law or by means of the master plan, and have gained more autonomy to carry out such changes with the norms of law 10.257 of 2001, known as the City Statute, which establishes general guidelines for the city. urban politics. The delimitation of the urban perimeter, in addition to the distribution of the population between urban and rural, also directly implies the mechanisms of municipal collection, which provokes stimuli caused by taxation to alter urban perimeters. When combining data from the MUNIC Survey 2015 and the Demographic Censuses of 2000 and 2010, it is observed that the municipalities that changed the law of the urban perimeter as an integral part of the Master Plan, between 2000 and 2010, had a proportional average growth of the urban population 12.5% in this decade. And those who changed their urban perimeter through specific legislation correspond to a proportional average growth of 3.7% of the urban population, while those who did not change their urban perimeter had only 2.6% of proportional average growth of the urban population, in this same period. Given the above, it is hypothesized that, due to politicaladministrative factors, changes in urban perimeter and changes in the situation of the home may not be accompanied by changes in the spatial distribution of the intra-urban population, as well as the expansion of the urban area and changes in land use, which justify such changes. In order to investigate these possible relationships, the objective of the research was to analyze the relationship between variations in the household situation and changes in the spatial distribution of the population, in the municipalities of Rio Grande do Norte. For this purpose, dasimetric mapping methods were used, which consist of the use of interpolation techniques, in addition to satellite images, for the disaggregation of data from administrative space units, for continuous space. In addition to the analysis of the spatial distribution of the population, the dasimetric mappings served as a basis, in a second moment, for the calculation of inter-census and post-census estimates at the level of the census sectors of the cities targeted by the research, with the objective of establishing parameters that demonstrate the relationship between changes in the household situation and changes in the spatial distribution of the population.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIAUFRNBrasilDistribuição espacial da populaçãoSituação do domicílioUrbanoRuralSensoriamento remotoPolítica urbanaTerritório, população e políticas urbanas: uma análise da relação entre alterações na situação do domicílio e mudanças na distribuição espacial da população, nos municípios do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTerritoriopopulacaopoliticas_SilveiraJunior_2020.pdfapplication/pdf4241475https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32125/1/Territoriopopulacaopoliticas_SilveiraJunior_2020.pdf61eb8d2dfb01e4d5068ec3a31d48f51cMD51TEXTTerritoriopopulacaopoliticas_SilveiraJunior_2020.pdf.txtTerritoriopopulacaopoliticas_SilveiraJunior_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain266586https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32125/2/Territoriopopulacaopoliticas_SilveiraJunior_2020.pdf.txt7e7c9d5127f4f465f814b7beff8d445cMD52THUMBNAILTerritoriopopulacaopoliticas_SilveiraJunior_2020.pdf.jpgTerritoriopopulacaopoliticas_SilveiraJunior_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32125/3/Territoriopopulacaopoliticas_SilveiraJunior_2020.pdf.jpgf0c36ada997f9e9e5057e1c294696497MD53123456789/321252021-04-11 06:06:11.904oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32125Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-04-11T09:06:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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