Marketing digital em instituições públicas: redes sociais como ferramenta de difusão do conhecimento dos serviços públicos prestados pela Empresa Potiguar de Promoção Turística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luciana e Silva Lacerda dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45184
Resumo: As tecnologias da informação vêm transformando o comportamento das pessoas em diversos âmbitos da vida social, em um ritmo cada vez mais acelerado. Essa dinâmica no contexto social é amplamente estudada na área de marketing digital e turismo pelas instituições, tanto públicas como privadas, na medida em que são amplamente influenciados por essas evoluções tecnológicas. Tendo em vista o papel de promover o estado do Rio Grande do Norte como um destino turístico, utilizando, como uma de suas estratégias para tal, as mídias digitais, esse trabalho tem como objetivo a necessidade de compreender a utilização das redes sociais como estratégia de aproximação das ações da Empresa Potiguar de Promoção Turística - Emprotur e os cidadãos. Visando atender este propósito temos como objetivos específicos identificar as ações de marketing digital realizadas pela Emprotur, apontar as redes sociais mais utilizadas estrategicamente e verificar os resultados gerados pelo marketing digital na disseminação das informações ao cidadão. Para tanto, procede-se como metodologia uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa. Em seguida, os dados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental, foram comentados por meio da técnica de análise de conteúdo. Foram identificadas as ações de marketing digital desenvolvidas pela Emprotur e as redes sociais mais utilizadas estrategicamente pela empresa. A partir dos resultados encontrados, constatou-se que a página do setor no Facebook possui um baixo índice de engajamento, e o Instagram, vem apresentando maiores expectativas de interação com a comunidade em geral. Por fim, buscou-se algumas reflexões para contribuir para o desempenho do marketing digital na Emprotur, esperando, assim, a promoção do desenvolvimento turístico através de ações que contribuam para um processo de melhoria contínua de gestão da comunicação organizacional e envolvimento do cidadão.
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Essa dinâmica no contexto social é amplamente estudada na área de marketing digital e turismo pelas instituições, tanto públicas como privadas, na medida em que são amplamente influenciados por essas evoluções tecnológicas. Tendo em vista o papel de promover o estado do Rio Grande do Norte como um destino turístico, utilizando, como uma de suas estratégias para tal, as mídias digitais, esse trabalho tem como objetivo a necessidade de compreender a utilização das redes sociais como estratégia de aproximação das ações da Empresa Potiguar de Promoção Turística - Emprotur e os cidadãos. Visando atender este propósito temos como objetivos específicos identificar as ações de marketing digital realizadas pela Emprotur, apontar as redes sociais mais utilizadas estrategicamente e verificar os resultados gerados pelo marketing digital na disseminação das informações ao cidadão. Para tanto, procede-se como metodologia uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa. Em seguida, os dados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental, foram comentados por meio da técnica de análise de conteúdo. Foram identificadas as ações de marketing digital desenvolvidas pela Emprotur e as redes sociais mais utilizadas estrategicamente pela empresa. A partir dos resultados encontrados, constatou-se que a página do setor no Facebook possui um baixo índice de engajamento, e o Instagram, vem apresentando maiores expectativas de interação com a comunidade em geral. Por fim, buscou-se algumas reflexões para contribuir para o desempenho do marketing digital na Emprotur, esperando, assim, a promoção do desenvolvimento turístico através de ações que contribuam para um processo de melhoria contínua de gestão da comunicação organizacional e envolvimento do cidadão.Information technologies have been transforming people's behavior in different areas of social life, at an increasingly accelerated pace. This dynamic in the social context is widely studied in the area of digital marketing and tourism by institutions, both public and private, as they are largely influenced by these technological evolutions. In view of the role of promoting the state of Rio Grande do Norte as a tourist destination, using digital media as one of its strategies for this purpose, this work aims to understand the use of social networks as a strategy for bringing together the actions of the Potiguar Tourism Promotion Company - Emprotur and the citizens. Aiming to meet this purpose, our specific objectives are to identify the digital marketing actions carried out by Emprotur, point out the most strategically used social networks and verify the results generated by digital marketing in the dissemination of information to the citizen. For this purpose, the methodology used is research of an applied nature, with a qualitative approach. Then, the data obtained through semi-structured interviews and document analysis were commented using the content analysis technique. The digital marketing actions developed by Emprotur and the social networks most strategically used by the company were identified. From the results found, it was found that the sector's page on Facebook has a low level of engagement, and Instagram has been showing higher expectations for interaction with the community in general. Finally, some reflections were sought to contribute to the performance of digital marketing at Emprotur, thus hoping to promote tourism development through actions that contribute to a process of continuous improvement in the management of organizational communication and citizen involvement.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministração Pública a DistânciaUFRNBrasilDepartamento de Administração Pública e Gestão SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAdministração PúblicaMarketing digitalRedes sociaisTecnologia da informaçãoEmpresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur)CidadãoPublic AdministrationDigital marketingSocial networksInformation technologyPotiguar Tourism Promotion Company (Emprotur)CitizenMarketing digital em instituições públicas: redes sociais como ferramenta de difusão do conhecimento dos serviços públicos prestados pela Empresa Potiguar de Promoção TurísticaDigital marketing in public institutions: social networks as a tool for dissemination of public services provided by the Potiguar Tourism Promotion Companyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMarketingDigitalInstituicoesPublicas_Santos_2021.pdfMarketingDigitalInstituicoesPublicas_Santos_2021.pdfapplication/pdf1732939https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45184/1/MarketingDigitalInstituicoesPublicas_Santos_2021.pdf043a32596729fb25700928edfff72cc0MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45184/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45184/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/451842023-06-23 15:15:20.298oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-23T18:15:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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