Educação permanente em saúde para qualificação da assistência ao usuário de substâncias psicoativas
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27863 |
Resumo: | A Reforma Psiquiátrica brasileira resultou numa série de transformações no que diz respeito às práticas, saberes, valores culturais e sociais que permearam o contexto de tratamento e cuidado das pessoas com transtornos mentais e/ou usuárias de substâncias psicoativas. A partir de 2003, através da Política de Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas, o Brasil reafirmou o uso de drogas como fenômeno complexo de saúde pública, assumindo como marco teórico-político-ético a perspectiva da redução de danos. Para formalizar a atenção aos usuários de substâncias psicoativas, através da Portaria GM 336/02 definiu normas e diretrizes para a organização de serviços que prestam assistência em saúde mental, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), incluindo-se os voltados para atender pessoas que fazem uso abusivo/prejudicial de álcool e outras substâncias psicoativas, os CAPS ad. Enquanto profissional deste serviço, observou-se a necessidade de ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) para a equipe, enquanto estratégia de qualificação, fato inexistente no cotidiano do CAPS ad, do município de Caicó-RN. Esta pesquisa objetivou identificar o conhecimento da equipe de um CAPS ad sobre a assistência ao usuário de substâncias psicoativas e desenvolver atividades de educação permanente sobre o processo de trabalho em saúde mental. Pesquisa-ação desenvolvida no CAPS ad de Caicó-RN, no período de junho/2018 a janeiro/2019, aprovada pelo Comitê de Ética mediante parecer CAAE nº 89520618.2.0000.5568. Aplicou-se um questionário a 13 participantes sobre temas relacionados à saúde mental e uso de substâncias psicoativas, além de dados de caracterização sociodemográfica e profissional e informações sobre a Política Nacional de Saúde Mental, Reforma Psiquiátrica e Assistência à pessoa com problemas relacionados ao uso de SPA (gestão do cuidado e da clínica, humanização em saúde, PTS, entre outros). Realizaram-se seis oficinas entre os meses de novembro de 2018 e janeiro de 2019, com média de participação de sete trabalhadores. A proposta metodológica da realização de oficinas permitiu que o processo de EPS acontecesse de forma interativa, sendo assegurado o caráter participativo, a criação de oportunidades de discussão e reflexão dos processos de trabalho, estimulando o aprendizado mútuo e o diálogo entre a equipe. Os resultados indicaram índices de conhecimento prévio dos trabalhadores, com conhecimento suficiente em média de 75%. Diante desta análise, reafirma-se a necessidade da criação e fortalecimento de um espaço de educação permanente em saúde neste serviço, bem como a necessidade do incentivo e apoio dos gestores no que tange à organização e participação dos trabalhadores nestes encontros. |
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Medeiros, Raquel Sales deCosta, Marcelo Viana daCosta, Roberta Kaliny de SouzaAzevedo, Dulcian Medeiros de2019-10-10T22:42:49Z2019-10-10T22:42:49Z2019-06-17MEDEIROS, Raquel Sales de. Educação permanente em saúde para qualificação da assistência ao usuário de substâncias psicoativas. 2019. 54f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina) - Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27863A Reforma Psiquiátrica brasileira resultou numa série de transformações no que diz respeito às práticas, saberes, valores culturais e sociais que permearam o contexto de tratamento e cuidado das pessoas com transtornos mentais e/ou usuárias de substâncias psicoativas. A partir de 2003, através da Política de Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas, o Brasil reafirmou o uso de drogas como fenômeno complexo de saúde pública, assumindo como marco teórico-político-ético a perspectiva da redução de danos. Para formalizar a atenção aos usuários de substâncias psicoativas, através da Portaria GM 336/02 definiu normas e diretrizes para a organização de serviços que prestam assistência em saúde mental, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), incluindo-se os voltados para atender pessoas que fazem uso abusivo/prejudicial de álcool e outras substâncias psicoativas, os CAPS ad. Enquanto profissional deste serviço, observou-se a necessidade de ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) para a equipe, enquanto estratégia de qualificação, fato inexistente no cotidiano do CAPS ad, do município de Caicó-RN. Esta pesquisa objetivou identificar o conhecimento da equipe de um CAPS ad sobre a assistência ao usuário de substâncias psicoativas e desenvolver atividades de educação permanente sobre o processo de trabalho em saúde mental. Pesquisa-ação desenvolvida no CAPS ad de Caicó-RN, no período de junho/2018 a janeiro/2019, aprovada pelo Comitê de Ética mediante parecer CAAE nº 89520618.2.0000.5568. Aplicou-se um questionário a 13 participantes sobre temas relacionados à saúde mental e uso de substâncias psicoativas, além de dados de caracterização sociodemográfica e profissional e informações sobre a Política Nacional de Saúde Mental, Reforma Psiquiátrica e Assistência à pessoa com problemas relacionados ao uso de SPA (gestão do cuidado e da clínica, humanização em saúde, PTS, entre outros). Realizaram-se seis oficinas entre os meses de novembro de 2018 e janeiro de 2019, com média de participação de sete trabalhadores. A proposta metodológica da realização de oficinas permitiu que o processo de EPS acontecesse de forma interativa, sendo assegurado o caráter participativo, a criação de oportunidades de discussão e reflexão dos processos de trabalho, estimulando o aprendizado mútuo e o diálogo entre a equipe. Os resultados indicaram índices de conhecimento prévio dos trabalhadores, com conhecimento suficiente em média de 75%. Diante desta análise, reafirma-se a necessidade da criação e fortalecimento de um espaço de educação permanente em saúde neste serviço, bem como a necessidade do incentivo e apoio dos gestores no que tange à organização e participação dos trabalhadores nestes encontros.The Brazilian psychiatric reform (RP) resulted in a series of transformations when it comes to practices, knowledge, cultural and social values that permeated the context of treatment and care for people with mental disorder and/or psychoactive substance users. Since 2003, through the Integral Attention Politics to Alcohol and Drug Users, Brazil restated drug usage as a complex public health phenomenon, claiming as a theoretical-political-ethical landmark the Damage Reduction (RD) perspective. To formalize the attention to psychoactive substances users, through the GM 225/02 ordinance new rules and guidelines were established for the organization of services which offer assistance in metal health, the Psychosocial Attention Centers (CAPS), including CAPS meant to assist people who make abusive/harmful use of alcohol and other psychoactive substances, the CAPS ad. As a professional for this service, it was observed the need for Permanent Education Action for the team, as a qualification strategy, a fact that does not exist in the daily life of CAPS ad, in the city in Caicó-RN. This research aimed to identify the knowledge of the staff of a CAPS ad about psychoactive substance user assistance and to develop continuing education activities about the mental health work process. Action research conducted at CAPS ad from Caicó-RN, from June / 2018 to January / 2019, approved by the Ethics Committee through opinion CAAE No. 89520618.2.0000.5568. A questionnaire was applied to 13 participants on topics related to mental health and psychoactive substance use, as well as socio-demographic and professional characterization data and information about the National Policy on Mental Health, Psychiatric Reform and Assistance to people with problems related to the use of drugs. SPA (care and clinic management, humanization in health, PTS, among others). Six workshops were held between November 2018 and January 2019, with an average attendance of seven workers. The methodological proposal of conducting workshops allowed the EPS process to happen in an interactive way, ensuring the participatory character, the creation of opportunities for discussion and reflection of the work processes, stimulating mutual learning and dialogue between the team. The results indicated indexes of workers' previous knowledge, with sufficient knowledge on average of 75%. Given this analysis, the need to create and strengthen a space for permanent health education in this service is reaffirmed, as well as the need for encouragement and support from managers regarding the organization and participation of workers in these meetings.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDEEducação permanente em saúdeUsuários de substâncias psicoativasEquipe multiprofissionalEducação permanente em saúde para qualificação da assistência ao usuário de substâncias psicoativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEducaçãopermanentesaúde_Medeiros_2019.pdf.txtEducaçãopermanentesaúde_Medeiros_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain119115https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27863/2/Educa%c3%a7%c3%a3opermanentesa%c3%bade_Medeiros_2019.pdf.txtc9cdd4e9041c00d1898a0f23117fa0d4MD52THUMBNAILEducaçãopermanentesaúde_Medeiros_2019.pdf.jpgEducaçãopermanentesaúde_Medeiros_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1240https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27863/3/Educa%c3%a7%c3%a3opermanentesa%c3%bade_Medeiros_2019.pdf.jpg9ac5c1d6b36037c7ec95987a04da70cdMD53ORIGINALEducaçãopermanentesaúde_Medeiros_2019.pdfapplication/pdf1149089https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27863/1/Educa%c3%a7%c3%a3opermanentesa%c3%bade_Medeiros_2019.pdfc9a9ccc7e743af4ba90460ce4a36edd0MD51123456789/278632019-10-13 02:25:22.214oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27863Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-10-13T05:25:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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