A clínica infantil transpessoal: um olhar a partir dos profissionais
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28217 |
Resumo: | A clínica se constitui como uma tradicional prática na psicologia, em que na atualidade vai se diversificando, seja na prática privada, operacionalizado nas políticas públicas ou nas instituições do terceiro setor. A psicoterapia infantil é uma parcela significativa dessa prática, desafiando os psicólogos a sempre se reinventarem para adentrar o mundo da criança. A discussão se deu por meio da construção teórica de três autores da Psicologia Transpessoal, dois no âmbito internacional Ken Wilber e Stanislav Grof; e Vera Saldanha no âmbito nacional, percebendo como suas teorias contribuem para o atendimento infantil nessa abordagem. Para conhecer como é realizado o atendimento infantil nessa perspectiva teórica, foram entrevistadas seis psicólogas que estavam realizando atendimento infantil no momento da pesquisa dentro da abordagem transpessoal utilizando da entrevista narrativa. O presente estudo se propôs a ser uma pesquisa de cunho qualitativo, em que utilizei a Investigação Intuitiva, método/abordagem caracterizado por ser transpessoal. Para compreender o que emergiu nas entrevistas, utilizer a análise temática dos dados, desenvolvida por Jovchelovitch e Bauer. Emergiram sete categorias de análise a partir das entrevistas, se relacionando com os objetivos do estudo, sendo elas: 1) O que é a Psicologia Transpessoal; 2) Teóricos e bibliografia utilizada; 3) Conceitos aplicados; 4) Recursos utilizados; 5) Olhar para a criança em terapia; 6) Desenvolvimento infantil; 7) Diferencial da Psicologia Transpessoal. A espiritualidade na Psicologia Transpessoal se sobressaiu nos resultados, colocando essa abordagem também como um caminho envolvendo diferentes áreas da vida, resultando em um processo de transformação do terapeuta. A maioria das obras dos autores citados são mais voltados para a teoria como um todo, abordando os processos psíquicos, não havendo uma discussão sobre infância na clínica nem ferramentas criadas especificamente para esse público. Os recursos que as psicólogas utilizam são diversos envolvendo sempre a ludicidade como mediador do processo e a adaptação de recursos e técnicas pensadas inicialmente para o público adulto. Perceber como a criança se insere no espaço psicoterápico e suas demandas são importantes para a terapia. Como diferencial da Psicologia Transpessoal as psicólogas trouxeram as ferramentas disponíveis no campo da fantasia, a possibilidade de vivenciar crenças e fantasias e a mudança que a abordagem faz com o próprio terapeuta. Nesse contexto, os profissionais realizam uma prática clínica com crianças pautada na psicologia transpessoal, entretanto não de forma sistematizada, por não haver essa sistematização teórica, sendo uma construção particular de cada profissional, provenientes de suas bagagens teóricas e do caminho que percorreram na psicologia. Destaca-se que ainda se espera outros estudos voltados para a prática clínica em torno da criança e avançando em trabalhos que ajudem a referenciar estudantes e profissionais a esse respeito, ressaltando a necessidade de mais estudos sobre a criança, a infância e o atendimento infantil na transpessoal. |
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Bezerra, Ana Flávia Françahttp://lattes.cnpq.br/1062059652170019Bezerra, Marlos AlvesFerreira, Aurino LimaMelo, Symone Fernandes deSilva, Georgia Sibele Nogueira da2020-01-15T16:26:38Z2020-01-15T16:26:38Z2019-09-13BEZERRA, Ana Flávia França. A clínica infantil transpessoal: um olhar a partir dos profissionais. 2019. 132f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28217A clínica se constitui como uma tradicional prática na psicologia, em que na atualidade vai se diversificando, seja na prática privada, operacionalizado nas políticas públicas ou nas instituições do terceiro setor. A psicoterapia infantil é uma parcela significativa dessa prática, desafiando os psicólogos a sempre se reinventarem para adentrar o mundo da criança. A discussão se deu por meio da construção teórica de três autores da Psicologia Transpessoal, dois no âmbito internacional Ken Wilber e Stanislav Grof; e Vera Saldanha no âmbito nacional, percebendo como suas teorias contribuem para o atendimento infantil nessa abordagem. Para conhecer como é realizado o atendimento infantil nessa perspectiva teórica, foram entrevistadas seis psicólogas que estavam realizando atendimento infantil no momento da pesquisa dentro da abordagem transpessoal utilizando da entrevista narrativa. O presente estudo se propôs a ser uma pesquisa de cunho qualitativo, em que utilizei a Investigação Intuitiva, método/abordagem caracterizado por ser transpessoal. Para compreender o que emergiu nas entrevistas, utilizer a análise temática dos dados, desenvolvida por Jovchelovitch e Bauer. Emergiram sete categorias de análise a partir das entrevistas, se relacionando com os objetivos do estudo, sendo elas: 1) O que é a Psicologia Transpessoal; 2) Teóricos e bibliografia utilizada; 3) Conceitos aplicados; 4) Recursos utilizados; 5) Olhar para a criança em terapia; 6) Desenvolvimento infantil; 7) Diferencial da Psicologia Transpessoal. A espiritualidade na Psicologia Transpessoal se sobressaiu nos resultados, colocando essa abordagem também como um caminho envolvendo diferentes áreas da vida, resultando em um processo de transformação do terapeuta. A maioria das obras dos autores citados são mais voltados para a teoria como um todo, abordando os processos psíquicos, não havendo uma discussão sobre infância na clínica nem ferramentas criadas especificamente para esse público. Os recursos que as psicólogas utilizam são diversos envolvendo sempre a ludicidade como mediador do processo e a adaptação de recursos e técnicas pensadas inicialmente para o público adulto. Perceber como a criança se insere no espaço psicoterápico e suas demandas são importantes para a terapia. Como diferencial da Psicologia Transpessoal as psicólogas trouxeram as ferramentas disponíveis no campo da fantasia, a possibilidade de vivenciar crenças e fantasias e a mudança que a abordagem faz com o próprio terapeuta. Nesse contexto, os profissionais realizam uma prática clínica com crianças pautada na psicologia transpessoal, entretanto não de forma sistematizada, por não haver essa sistematização teórica, sendo uma construção particular de cada profissional, provenientes de suas bagagens teóricas e do caminho que percorreram na psicologia. Destaca-se que ainda se espera outros estudos voltados para a prática clínica em torno da criança e avançando em trabalhos que ajudem a referenciar estudantes e profissionais a esse respeito, ressaltando a necessidade de mais estudos sobre a criança, a infância e o atendimento infantil na transpessoal.The clinic is constituted as a traditional practice in psychology, in which, at the present, it is diversifying such as in private practice, as in operationalized in public policies or institutions of the third sector. Child psychotherapy is a significant portion of this practice, challenging psychologists to always reinvent themselves into the child's world. In the present research, the look at the human being was discussed from three theorists of Transpersonal Psychology, two at international ambit Ken Wilber and Stanislav Grof; and Vera Saldanha nationwide and how their theories contribute to child care in this approach. To know how child care is performed in the transpersonal approach, six psychologists who were performing child care at the time of research within the transpersonal approach using the narrative interview were interviewed. The present study was intended to be a qualitative research, in which I used the Intuitive Research, research method / approach characterized by being a transpersonal research. To understand what emerged in the interviews, I used the thematic analysis of the data, developed by Jovchelovitch and Bauer. Seven categories of analysis emerged from the interviews, relating to the objectives of the study, which are: 1) What is Transpersonal Psychology; 2) Theorists and bibliography used; 3) Applied concepts; 4) Resources used; 5) Look at the child in therapy; 6) Child development; 7) Differential of Transpersonal Psychology. With the creation of these categories, it made it possible to better understand how the field of child psychotherapy in the transpersonal is organized. Most of the works of the authors cited are more focused on the theory as a whole, addressing the psychic processes, therefore being no discussion about childhood in the clinic or tools specifically created to attend this audience. Psychologists use many and different resources, always involving playfulness as a mediator of the process and the adaptation of resources and techniques designed for the adult. As a differential of Transpersonal Psychology, psychologists brought the tools available in the field of fantasy, the possibility of experiencing beliefs and fantasies and the change that the approach makes with the therapist himself. In this context, the professionals perform a clinical practice with children based on transpersonal psychology, however not systematically, because there is no such theoretical systematization, being a particular construction of each professional. It is expected to contribute to the field of transpersonal clinic, clarifying the clinical practice around the child and advancing in studies that help refer students and professionals in this regard, highlighting the need for further studies on children, childhood and child care in the transpersonal.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPsicologia transpessoalPsicoterapia infantilPsicoterapiaA clínica infantil transpessoal: um olhar a partir dos profissionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALClínicainfantiltranspessoal_Bezerra_2019.pdfapplication/pdf1529069https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28217/1/Cl%c3%adnicainfantiltranspessoal_Bezerra_2019.pdf729c51ba02f24884946eeba66317c793MD51TEXTClínicainfantiltranspessoal_Bezerra_2019.pdf.txtClínicainfantiltranspessoal_Bezerra_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain272898https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28217/2/Cl%c3%adnicainfantiltranspessoal_Bezerra_2019.pdf.txt540e5b6e1c119de4067b410cfe687ae3MD52THUMBNAILClínicainfantiltranspessoal_Bezerra_2019.pdf.jpgClínicainfantiltranspessoal_Bezerra_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28217/3/Cl%c3%adnicainfantiltranspessoal_Bezerra_2019.pdf.jpg7bddbc93bdbd62f5f4a01efb50cc8622MD53123456789/282172022-10-05 19:55:08.796oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28217Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-10-05T22:55:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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