Representações na cidade dos mortos: expressões simbólicas e territorialidades religiosas nos cemitérios de Serrolândia-Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldanha, Bruna Cordeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29956
Resumo: As tradições, as representações, os mitos e os ritos são elementos que estão presentes no imaginário simbólico e cultural da sociedade. Sobretudo no que se refere aos questionamentos que se têm em relação à morte, os homens procuram conectar-se com a divindade para encontrarem fundamentos que orientem o mistério da vida (ou da morte) e buscam respostas no campo sobrenatural por diversas razões: seja pela não aceitação na sua materialidade efêmera, a saber da ruptura entre a existência terrena e as dimensões transcendentes; seja buscando a compreensão da vida na terra, posto a sua imperfeição existencial ou a criação do mundo externo, que os tornam exíguos diante da grandeza do universo, irracional do ponto de vista humano; seja pelo bálsamo oferecido na crença em um ser superior que rege a humanidade e determina os acontecimentos que fogem à logicidade humana. Assim, diante da necessidade de compreensão desses fenômenos inerentes à vida, este trabalho tem o objetivo de discutir os elementos que representam as manifestações culturais e religiosas a partir dos campos fúnebres em Serrolândia-BA, cidade composta por três cemitérios. Além disso, apresentamse discussões que envolvem as territorialidades religiosas, que se deram a partir da construção de um cemitério exclusivo para o sepultamento de protestantes, disposto a segregar os corpos de fiéis que, em vida, possuíam crenças doutrinárias opostas. A partir do conhecimento das representações simbólicas no espaço cemiterial, percebe-se uma referência à vida, isto é, compreender as diferentes linguagens contidas nesses ambientes demonstra a preocupação das pessoas que perdem seus entes queridos frente à sociedade, pois as representações culturais presentes nas necrópoles refletem, por um lado, os modos de viver das pessoas, como por outro, a interpretação que determinados indivíduos têm sobre a morte. Assim, busca-se traçar um elo entre o mundo dos vivos com o mundo dos mortos, a fim de entender e apresentar os elementos contextuais das constituições tumulares, os seus componentes simbólicos e materiais, as expressões culturais, as manifestações políticas e as relações de poder a partir do campo religioso, com o intuito de demonstrar as características específicas dos cemitérios enquanto componentes de manifestação das crenças e dos conflitos religiosos, territoriais e políticos que compõem a sociedade. Para este fim, adentramos em estratégias metodologicamente voltadas para a abordagem qualitativa, a partir dos trabalhos de campo, que resultaram na obtenção de fotografias e entrevistas (história oral), uma vez que o contexto em que se insere a pesquisa é subjetivo e voltado para uma memória social.
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Sobretudo no que se refere aos questionamentos que se têm em relação à morte, os homens procuram conectar-se com a divindade para encontrarem fundamentos que orientem o mistério da vida (ou da morte) e buscam respostas no campo sobrenatural por diversas razões: seja pela não aceitação na sua materialidade efêmera, a saber da ruptura entre a existência terrena e as dimensões transcendentes; seja buscando a compreensão da vida na terra, posto a sua imperfeição existencial ou a criação do mundo externo, que os tornam exíguos diante da grandeza do universo, irracional do ponto de vista humano; seja pelo bálsamo oferecido na crença em um ser superior que rege a humanidade e determina os acontecimentos que fogem à logicidade humana. Assim, diante da necessidade de compreensão desses fenômenos inerentes à vida, este trabalho tem o objetivo de discutir os elementos que representam as manifestações culturais e religiosas a partir dos campos fúnebres em Serrolândia-BA, cidade composta por três cemitérios. Além disso, apresentamse discussões que envolvem as territorialidades religiosas, que se deram a partir da construção de um cemitério exclusivo para o sepultamento de protestantes, disposto a segregar os corpos de fiéis que, em vida, possuíam crenças doutrinárias opostas. A partir do conhecimento das representações simbólicas no espaço cemiterial, percebe-se uma referência à vida, isto é, compreender as diferentes linguagens contidas nesses ambientes demonstra a preocupação das pessoas que perdem seus entes queridos frente à sociedade, pois as representações culturais presentes nas necrópoles refletem, por um lado, os modos de viver das pessoas, como por outro, a interpretação que determinados indivíduos têm sobre a morte. Assim, busca-se traçar um elo entre o mundo dos vivos com o mundo dos mortos, a fim de entender e apresentar os elementos contextuais das constituições tumulares, os seus componentes simbólicos e materiais, as expressões culturais, as manifestações políticas e as relações de poder a partir do campo religioso, com o intuito de demonstrar as características específicas dos cemitérios enquanto componentes de manifestação das crenças e dos conflitos religiosos, territoriais e políticos que compõem a sociedade. Para este fim, adentramos em estratégias metodologicamente voltadas para a abordagem qualitativa, a partir dos trabalhos de campo, que resultaram na obtenção de fotografias e entrevistas (história oral), uma vez que o contexto em que se insere a pesquisa é subjetivo e voltado para uma memória social.Traditions, representations, myths and rites are elements that are present in the symbolic and cultural imaginary of society. Especially with regard to the questions that have to do with death, men seek to connect with the divinity to find foundations that guide the mystery of life (or death) and seek answers in the supernatural field for several reasons: non-acceptance in its ephemeral materiality, namely the rupture between earthly existence and transcendent dimensions; whether seeking to understand life on earth, given its existential imperfection or the creation of the external world, which make them small in the face of the greatness of the universe, irrational from the human point of view; or by the balm offered in the belief in a superior being that governs humanity and determines events that are beyond human logic. Thus, given the need to understand these phenomena inherent in life, this work aims to discuss the elements they represent as cultural and religious manifestations from the funeral fields in Serrolândia-BA, a city that has three cemeteries. In addition, there are discussions involving religious territoriality, which took place from the construction of an exclusive cemetery for the Protestants' burial, willing to segregate the bodies of the faithful who had opposite doctrinal beliefs when they were alive. From the knowledge of symbolic representations in the cemetery, a reference to life is perceived, namely, understanding the different languages contained in these environments demonstrates the concern of people who lose their loved ones before society, because the cultural representations present in necropolises reflect, on the one hand, people's ways of living, as on the other, the interpretation that certain individuals have about death. Thus, it seeks to draw a link between the world of the living and the world of the dead, in order to understand and present the contextual elements of the tomb constitutions, their symbolic and material components, cultural expressions, political manifestations and relations of power from the religious field, in order to demonstrate the specific characteristics of cemeteries as components of the manifestation of religious, territorial and political beliefs and conflicts that make up society. To this end, we entered into methodologically oriented strategies for the qualitative approach, based on fieldwork, which resulted in obtaining photographs and interviews (oral history), since the context in which the research is inserted is subjective and focused on a social memory.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIAUFRNBrasilCemitérioMorteSímboloTerritorialidadesRepresentações na cidade dos mortos: expressões simbólicas e territorialidades religiosas nos cemitérios de Serrolândia-Bahiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTRepresentacoescidademortos_Saldanha_2020.pdf.txtRepresentacoescidademortos_Saldanha_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain288798https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29956/2/Representacoescidademortos_Saldanha_2020.pdf.txt792db5166309f8d641114d1e5976072aMD52THUMBNAILRepresentacoescidademortos_Saldanha_2020.pdf.jpgRepresentacoescidademortos_Saldanha_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2870https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29956/3/Representacoescidademortos_Saldanha_2020.pdf.jpga14d86fe3f3ba6be8e226f5243d35f08MD53ORIGINALRepresentacoescidademortos_Saldanha_2020.pdfapplication/pdf4793652https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29956/1/Representacoescidademortos_Saldanha_2020.pdfa70d98b94c177afe014c5519cd8d3c11MD51123456789/299562020-09-13 04:57:31.063oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29956Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-13T07:57:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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