Descomplicando a ventilação mecânica invasiva: estratégia educacional para equipe multiprofissional de uma enfermaria pediátrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Jacqueline Farias de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46975
Resumo: Crianças com determinadas doenças respiratórias crônicas comumente necessitam de internação hospitalar e, às vezes, de ventilação mecânica invasiva (VMI) para suporte à vida. Embora seja uma terapêutica corriqueira em unidades de terapia intensiva pediátricas, não é frequente nas enfermarias pediátricas a VMI. Estudos sugerem que os profissionais que cuidam de pacientes ventilados mecanicamente apresentam inseguranças e lacunas no conhecimento dessa temática. Assim, objetivou-se com este estudo implementar uma estratégia educacional sobre a VMI, centrada nas necessidades de aprendizagem da equipe multiprofissional da enfermaria pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes. Para alcançar esse propósito, esta pesquisa exploratória de natureza qualitativa, caracterizada como uma Pesquisa Convergente Assistencial iniciou a investigação por meio da revisão integrativa de literatura sobre as práticas de ensino da VMI e seus efeitos na aprendizagem dos profissionais de saúde. Após desenvolveu quatro passos estratégicos: (1) pactuações na unidade; (2) grupos de convergência (GCs) para a identificação das necessidades de aprendizagem, ocorridos no período de junho a julho de 2021. Foram entrevistados, por meio de um roteiro semiestruturado, 30 profissionais distribuídos em 7 GCs. Após esse passo prosseguiu-se para organização e sistematização das falas transcritas, as quais foram exportadas para software ATLAS.ti® versão 9.0 para codificá-las e categorizá-las, conforme a técnica de análise segundo Trentini e Paim (2004), que consiste nas etapas de apreensão, síntese e teorização. Foi possível identificar 6 categorias emergidas dos dados: necessidades de temas de aprendizagem alinhadas ao contexto da prática assistencial; necessidade de compreender os desafios do cuidado à criança ventilada mecanicamente; respeito pelo repertório prévio; ênfase em atividades educacionais predominantemente manuais; aspectos estruturais para o planejamento da ação e importância das abordagens metodológicas no processo de ensino-aprendizagem. A partir disso, prosseguiu-se para os passos (3) planejamento e (4) realização da capacitação multiprofissional (CM), esta empreendida nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro do ano vigente. Participaram da CM: 15 técnicos(as) de enfermagem, 17 enfermeiros(as) e 21 médicos(as). Os resultados apoiam que os GCs e CM favoreceram reflexões sobre as práticas assistenciais e oportunizaram uma experiência de aprendizagem significativa e problematizadora, estimulando o processo de conscientização crítica da realidade. Este estudo agregou à literatura com duas dimensões conceituais quanto ao processo de ensino-aprendizagem de profissionais no contexto pesquisado: (1) respeito pelos aspectos da realidade vivida dos profissionais, considerando o repertorio prévio do participante e (2) importância da participação coletiva na construção da CM, considerando que do próprio profissional é possível extrair elementos essenciais para uma prática educativa de temas complexos em saúde. Esse conhecimento concretizou-se na enfermaria pediátrica sob a forma de produções tecnológicas, a saber, a própria CM e os materiais educativos de apoio (ebooks e jogos temáticos). A CM e os materiais educativos foram construídos com os profissionais e apresentam-se como frutos deste trabalho para a pesquisa científica e para a prática assistencial, contribuindo com a qualificação do cuidado às crianças ventiladas mecanicamente em ambientes de enfermaria.
id UFRN_e8add6c9b582a3ebd1064348f2d80dcc
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46975
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Albuquerque, Jacqueline Farias dehttp://lattes.cnpq.br/8595472173490367http://lattes.cnpq.br/6472536626945111Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/9020549482920149Cavalcante, Rosângela DinizCosta, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim2022-04-18T20:49:47Z2022-04-18T20:49:47Z2021-12-23ALBUQUERQUE, Jacqueline Farias de. Descomplicando a ventilação mecânica invasiva: estratégia educacional para equipe multiprofissional de uma enfermaria pediátrica. 2021. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação) - Escola de Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46975Crianças com determinadas doenças respiratórias crônicas comumente necessitam de internação hospitalar e, às vezes, de ventilação mecânica invasiva (VMI) para suporte à vida. Embora seja uma terapêutica corriqueira em unidades de terapia intensiva pediátricas, não é frequente nas enfermarias pediátricas a VMI. Estudos sugerem que os profissionais que cuidam de pacientes ventilados mecanicamente apresentam inseguranças e lacunas no conhecimento dessa temática. Assim, objetivou-se com este estudo implementar uma estratégia educacional sobre a VMI, centrada nas necessidades de aprendizagem da equipe multiprofissional da enfermaria pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes. Para alcançar esse propósito, esta pesquisa exploratória de natureza qualitativa, caracterizada como uma Pesquisa Convergente Assistencial iniciou a investigação por meio da revisão integrativa de literatura sobre as práticas de ensino da VMI e seus efeitos na aprendizagem dos profissionais de saúde. Após desenvolveu quatro passos estratégicos: (1) pactuações na unidade; (2) grupos de convergência (GCs) para a identificação das necessidades de aprendizagem, ocorridos no período de junho a julho de 2021. Foram entrevistados, por meio de um roteiro semiestruturado, 30 profissionais distribuídos em 7 GCs. Após esse passo prosseguiu-se para organização e sistematização das falas transcritas, as quais foram exportadas para software ATLAS.ti® versão 9.0 para codificá-las e categorizá-las, conforme a técnica de análise segundo Trentini e Paim (2004), que consiste nas etapas de apreensão, síntese e teorização. Foi possível identificar 6 categorias emergidas dos dados: necessidades de temas de aprendizagem alinhadas ao contexto da prática assistencial; necessidade de compreender os desafios do cuidado à criança ventilada mecanicamente; respeito pelo repertório prévio; ênfase em atividades educacionais predominantemente manuais; aspectos estruturais para o planejamento da ação e importância das abordagens metodológicas no processo de ensino-aprendizagem. A partir disso, prosseguiu-se para os passos (3) planejamento e (4) realização da capacitação multiprofissional (CM), esta empreendida nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro do ano vigente. Participaram da CM: 15 técnicos(as) de enfermagem, 17 enfermeiros(as) e 21 médicos(as). Os resultados apoiam que os GCs e CM favoreceram reflexões sobre as práticas assistenciais e oportunizaram uma experiência de aprendizagem significativa e problematizadora, estimulando o processo de conscientização crítica da realidade. Este estudo agregou à literatura com duas dimensões conceituais quanto ao processo de ensino-aprendizagem de profissionais no contexto pesquisado: (1) respeito pelos aspectos da realidade vivida dos profissionais, considerando o repertorio prévio do participante e (2) importância da participação coletiva na construção da CM, considerando que do próprio profissional é possível extrair elementos essenciais para uma prática educativa de temas complexos em saúde. Esse conhecimento concretizou-se na enfermaria pediátrica sob a forma de produções tecnológicas, a saber, a própria CM e os materiais educativos de apoio (ebooks e jogos temáticos). A CM e os materiais educativos foram construídos com os profissionais e apresentam-se como frutos deste trabalho para a pesquisa científica e para a prática assistencial, contribuindo com a qualificação do cuidado às crianças ventiladas mecanicamente em ambientes de enfermaria.Children with certain chronic respiratory diseases commonly require hospitalization and, sometimes, invasive mechanical ventilation (IMV) for life support. Although IMV is a procedure customarily used in pediatric intensive care units, it is not frequent in pediatric wards. Some studies suggest that professionals who take care of mechanically ventilated patients have insecurities and gaps concerning the knowledge on this matter. Thus, the objective of this study was to implement an educational strategy for the teaching of IMV, focused on the learning needs of a multidisciplinary team in the pediatric ward of Onofre Lopes University Hospital. In order to achieve this purpose, this exploratory research of a qualitative nature, characterized as a Convergent Care Research, started by reviewing integrative literature on IMV teaching and its effects on the learning of health professionals. After that, four strategic steps were developed: (1) agreements in the unit; (2) convergence groups (CGs) for the identification of learning needs, which occurred from June through July of 2021. Thirty professionals distributed into seven CGs were interviewed through a semi-structured script. Then, the transcribed speeches were organized and systematized, which were exported to ATLAS.ti® version 9.0 software to be codified and categorized, according to Trentini and Paim’s (2004) analysis technique, which consists of apprehension, synthesis, and theorization. It was possible to identify six categories emerged from the data: needs for learning topics aligned with the context of care practice; need to understand the challenges of caring for the mechanically ventilated child; respect for previous repertoire; emphasis on predominantly manual educational activities; structural aspects for action planning; and importance of methodological approaches in the teaching-learning process. From that, the research proceeded to the steps of (3) planning and (4) carrying out the multidisciplinary training (MT), which occurred in August, September, October, and November of 2021. Fifteen nursing technicians, seventeen nurses, and twenty-one doctors participated in the MT. The results support that the CGs and MT promoted reflections upon care practices and provided an opportunity for a meaningful and problematizing learning experience, which stimulated the process of critical awareness of reality. This study contributed to the literature with two conceptual dimensions regarding the teaching-and-learning process of professionals in the researched context: (1) respect for the aspects of the reality experienced by the professionals, considering the participant's previous repertoire, and (2) the importance of collective participation in the construction of the MT, considering that it is possible to extract from the professionals themselves essential elements for an educational practice of complex health issues. This knowledge appeared in the pediatric ward in the form of technological productions, that is, the MT itself, and the supporting educational materials (ebooks and thematic games). The MT and the educational materials were only possible with the participation of the health professionals, and they appear as fruits of our work for scientific research and care practice, contributing to the qualification of care for mechanically ventilated children in nursing environments.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SOCIEDADEUFRNBrasilEducaçãoAprendizagemRespiração artificialDescomplicando a ventilação mecânica invasiva: estratégia educacional para equipe multiprofissional de uma enfermaria pediátricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDescomplicandoventilacaomecanica_Albuquerque_2021.pdfapplication/pdf4706064https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46975/1/Descomplicandoventilacaomecanica_Albuquerque_2021.pdf84910e85614fbc1b943d6d1e13578241MD51123456789/469752022-05-02 13:00:27.661oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46975Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T16:00:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Descomplicando a ventilação mecânica invasiva: estratégia educacional para equipe multiprofissional de uma enfermaria pediátrica
title Descomplicando a ventilação mecânica invasiva: estratégia educacional para equipe multiprofissional de uma enfermaria pediátrica
spellingShingle Descomplicando a ventilação mecânica invasiva: estratégia educacional para equipe multiprofissional de uma enfermaria pediátrica
Albuquerque, Jacqueline Farias de
Educação
Aprendizagem
Respiração artificial
title_short Descomplicando a ventilação mecânica invasiva: estratégia educacional para equipe multiprofissional de uma enfermaria pediátrica
title_full Descomplicando a ventilação mecânica invasiva: estratégia educacional para equipe multiprofissional de uma enfermaria pediátrica
title_fullStr Descomplicando a ventilação mecânica invasiva: estratégia educacional para equipe multiprofissional de uma enfermaria pediátrica
title_full_unstemmed Descomplicando a ventilação mecânica invasiva: estratégia educacional para equipe multiprofissional de uma enfermaria pediátrica
title_sort Descomplicando a ventilação mecânica invasiva: estratégia educacional para equipe multiprofissional de uma enfermaria pediátrica
author Albuquerque, Jacqueline Farias de
author_facet Albuquerque, Jacqueline Farias de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8595472173490367
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6472536626945111
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9020549482920149
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cavalcante, Rosângela Diniz
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Jacqueline Farias de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim
contributor_str_mv Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Aprendizagem
Respiração artificial
topic Educação
Aprendizagem
Respiração artificial
description Crianças com determinadas doenças respiratórias crônicas comumente necessitam de internação hospitalar e, às vezes, de ventilação mecânica invasiva (VMI) para suporte à vida. Embora seja uma terapêutica corriqueira em unidades de terapia intensiva pediátricas, não é frequente nas enfermarias pediátricas a VMI. Estudos sugerem que os profissionais que cuidam de pacientes ventilados mecanicamente apresentam inseguranças e lacunas no conhecimento dessa temática. Assim, objetivou-se com este estudo implementar uma estratégia educacional sobre a VMI, centrada nas necessidades de aprendizagem da equipe multiprofissional da enfermaria pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes. Para alcançar esse propósito, esta pesquisa exploratória de natureza qualitativa, caracterizada como uma Pesquisa Convergente Assistencial iniciou a investigação por meio da revisão integrativa de literatura sobre as práticas de ensino da VMI e seus efeitos na aprendizagem dos profissionais de saúde. Após desenvolveu quatro passos estratégicos: (1) pactuações na unidade; (2) grupos de convergência (GCs) para a identificação das necessidades de aprendizagem, ocorridos no período de junho a julho de 2021. Foram entrevistados, por meio de um roteiro semiestruturado, 30 profissionais distribuídos em 7 GCs. Após esse passo prosseguiu-se para organização e sistematização das falas transcritas, as quais foram exportadas para software ATLAS.ti® versão 9.0 para codificá-las e categorizá-las, conforme a técnica de análise segundo Trentini e Paim (2004), que consiste nas etapas de apreensão, síntese e teorização. Foi possível identificar 6 categorias emergidas dos dados: necessidades de temas de aprendizagem alinhadas ao contexto da prática assistencial; necessidade de compreender os desafios do cuidado à criança ventilada mecanicamente; respeito pelo repertório prévio; ênfase em atividades educacionais predominantemente manuais; aspectos estruturais para o planejamento da ação e importância das abordagens metodológicas no processo de ensino-aprendizagem. A partir disso, prosseguiu-se para os passos (3) planejamento e (4) realização da capacitação multiprofissional (CM), esta empreendida nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro do ano vigente. Participaram da CM: 15 técnicos(as) de enfermagem, 17 enfermeiros(as) e 21 médicos(as). Os resultados apoiam que os GCs e CM favoreceram reflexões sobre as práticas assistenciais e oportunizaram uma experiência de aprendizagem significativa e problematizadora, estimulando o processo de conscientização crítica da realidade. Este estudo agregou à literatura com duas dimensões conceituais quanto ao processo de ensino-aprendizagem de profissionais no contexto pesquisado: (1) respeito pelos aspectos da realidade vivida dos profissionais, considerando o repertorio prévio do participante e (2) importância da participação coletiva na construção da CM, considerando que do próprio profissional é possível extrair elementos essenciais para uma prática educativa de temas complexos em saúde. Esse conhecimento concretizou-se na enfermaria pediátrica sob a forma de produções tecnológicas, a saber, a própria CM e os materiais educativos de apoio (ebooks e jogos temáticos). A CM e os materiais educativos foram construídos com os profissionais e apresentam-se como frutos deste trabalho para a pesquisa científica e para a prática assistencial, contribuindo com a qualificação do cuidado às crianças ventiladas mecanicamente em ambientes de enfermaria.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-18T20:49:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-18T20:49:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Jacqueline Farias de. Descomplicando a ventilação mecânica invasiva: estratégia educacional para equipe multiprofissional de uma enfermaria pediátrica. 2021. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação) - Escola de Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46975
identifier_str_mv ALBUQUERQUE, Jacqueline Farias de. Descomplicando a ventilação mecânica invasiva: estratégia educacional para equipe multiprofissional de uma enfermaria pediátrica. 2021. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação) - Escola de Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SOCIEDADE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46975/1/Descomplicandoventilacaomecanica_Albuquerque_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 84910e85614fbc1b943d6d1e13578241
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117684686487552