Literatura negra em performance: uma abordagem antirracista no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52120 |
Resumo: | O presente texto tem como objetivo relatar a experiência de uma performance artístico-literária a ser implementada no ambiente da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Pascoal de Oliveira, em Juazeirinho/PB. Buscaremos por meio dessa intervenção escolar ampliar o conhecimento, a valorização da diversidade cultural e racial do povo negro e, por consequência, promover uma prática antirracista na e a partir da referida instituição de ensino. Isso se dará por meio de atividades que abrangerão as linguagens artísticas diversas e gêneros como o poema e o rap, por exemplo. Desse modo, a palavra poética poderá vincular-se a outras dizibilidades a fim de que a imagem, o som, o movimento, a memória, os gestos e até mesmo o silêncio possam consistir em elementos que, associados, representem um discurso dinâmico e fluido e que, por consequência, reitere o que se quer comunicar a partir do texto escrito, ressignificando-o num conjunto expressivo mais amplo. Faz-se necessário enfatizar que a atividade se tornará efetivamente possível em virtude da Lei 10.639/03 e que, para tanto, mediaremos a leitura e a reflexão de textos de autoria negra que proporcionarão a quebra de estereótipos que marcam a história dessa comunidade por muito tempo. A questão problema, portanto, que norteará a pesquisa será: de que modo a literatura negra em performance poderá efetivar uma prática antirracista na sociedade atual na e a partir da Escola Estadual Pedro Pascoal de Oliveira de Juazeirinho/PB? Ademais, tratar-se-á de uma pesquisa com metodologia aplicada, fundamentada por meio das percepções e dos sentimentos produzidos pelos discentes após o contato com a literatura em performance, sendo o(a) aluno(a) o sujeito e o objeto da pesquisa. Enquanto fundamentação teórica, buscaremos contribuições da performance literária em Paul Zumthor (2010) e Diana Taylor (2013), bem como a poesia rapper em Amarino Queiróz (2007). Além deles, levaremos para reflexão em sala de aula artistas, poetisas e poetas negros que abordem o tema antirracista em seus escritos. |
id |
UFRN_e8c3a861c1083fac0090ef5afca8201c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52120 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Dutra, Thaíses Carla Guedes Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/0535244519842923http://lattes.cnpq.br/8280794437858524Queiroz, Amarino Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/3329747188657888Thomé, Renata Viana de BarrosJoseph, Tatiana Wonsik RecompenzaLima, Tânia Maria de Araújo2023-04-13T00:24:07Z2023-04-13T00:24:07Z2022-12-30DUTRA, Thaíses Carla Guedes Fernandes. Literatura negra em performance: uma abordagem antirracista no ambiente escolar. Orientador: Tânia Maria de Araújo Lima. 2022. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52120O presente texto tem como objetivo relatar a experiência de uma performance artístico-literária a ser implementada no ambiente da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Pascoal de Oliveira, em Juazeirinho/PB. Buscaremos por meio dessa intervenção escolar ampliar o conhecimento, a valorização da diversidade cultural e racial do povo negro e, por consequência, promover uma prática antirracista na e a partir da referida instituição de ensino. Isso se dará por meio de atividades que abrangerão as linguagens artísticas diversas e gêneros como o poema e o rap, por exemplo. Desse modo, a palavra poética poderá vincular-se a outras dizibilidades a fim de que a imagem, o som, o movimento, a memória, os gestos e até mesmo o silêncio possam consistir em elementos que, associados, representem um discurso dinâmico e fluido e que, por consequência, reitere o que se quer comunicar a partir do texto escrito, ressignificando-o num conjunto expressivo mais amplo. Faz-se necessário enfatizar que a atividade se tornará efetivamente possível em virtude da Lei 10.639/03 e que, para tanto, mediaremos a leitura e a reflexão de textos de autoria negra que proporcionarão a quebra de estereótipos que marcam a história dessa comunidade por muito tempo. A questão problema, portanto, que norteará a pesquisa será: de que modo a literatura negra em performance poderá efetivar uma prática antirracista na sociedade atual na e a partir da Escola Estadual Pedro Pascoal de Oliveira de Juazeirinho/PB? Ademais, tratar-se-á de uma pesquisa com metodologia aplicada, fundamentada por meio das percepções e dos sentimentos produzidos pelos discentes após o contato com a literatura em performance, sendo o(a) aluno(a) o sujeito e o objeto da pesquisa. Enquanto fundamentação teórica, buscaremos contribuições da performance literária em Paul Zumthor (2010) e Diana Taylor (2013), bem como a poesia rapper em Amarino Queiróz (2007). Além deles, levaremos para reflexão em sala de aula artistas, poetisas e poetas negros que abordem o tema antirracista em seus escritos.This study aims to report the experience of an artistic and literary performance implemented in Pedro Pascoal de Oliveira secondary state school, in Juazeirinho, Paraíba. Through this intervention, we intend to expand the knowledge and the appreciation of the cultural and racial diversity of black people and, consequently, to promote an antiracist practice in and from the above mentioned school. This will happen through activities which encompass the different artistic languages and genres, such as poems and rap music. Therefore, the word poetic will be bind to other utterabilities. In this sense, the image, the sound, the movement, the memory, the gestures, and even the silence can consist in elements that, when associated, represent a dinamic and fluid discourse. Consequently, they will reaffirm what the written text intends to communicate, resignifying it in a broader expressive set. It is important to emphasize that this activity is effectively possible due to Law 10.639/03, and that we will mediate the reading and reflection about texts from black authorship which will contribute to breaking stereotypes that scarred the history of this community for years. Therefore, the research question is: how will the black literature in performance implement an antiracist practice in today's society in and from Pedro Pascoal de Oliveira secondary state school? Moreover, this research presents an applied methodology, founded by students' perceptions and feelings regarding literature in performance. In this case, the student is the subject and object of research. The theoretical framework is formed by contributions in literary performance, such as Paul Zumthor (2010) and Diana Taylor (2013), as well as in rap poetry, as discussed by Amarino Queiróz (2007). Besides these authors, black artists and poets who adress anti-racism in their work are also part of the discussion in the classroom.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESPerformance - movimento do corpoPerformance - literatura negra - cultura antirracistaLiteratura negra em performance: uma abordagem antirracista no ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLiteraturanegraperformance_Dutra_2022.pdfapplication/pdf2108733https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52120/1/Literaturanegraperformance_Dutra_2022.pdf95fb7f4fd95e159e7449b31bb7c3fd36MD51123456789/521202023-04-12 21:24:39.43oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52120Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-04-13T00:24:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Literatura negra em performance: uma abordagem antirracista no ambiente escolar |
title |
Literatura negra em performance: uma abordagem antirracista no ambiente escolar |
spellingShingle |
Literatura negra em performance: uma abordagem antirracista no ambiente escolar Dutra, Thaíses Carla Guedes Fernandes CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Performance - movimento do corpo Performance - literatura negra - cultura antirracista |
title_short |
Literatura negra em performance: uma abordagem antirracista no ambiente escolar |
title_full |
Literatura negra em performance: uma abordagem antirracista no ambiente escolar |
title_fullStr |
Literatura negra em performance: uma abordagem antirracista no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
Literatura negra em performance: uma abordagem antirracista no ambiente escolar |
title_sort |
Literatura negra em performance: uma abordagem antirracista no ambiente escolar |
author |
Dutra, Thaíses Carla Guedes Fernandes |
author_facet |
Dutra, Thaíses Carla Guedes Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0535244519842923 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8280794437858524 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Queiroz, Amarino Oliveira de |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3329747188657888 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Thomé, Renata Viana de Barros |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Joseph, Tatiana Wonsik Recompenza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Thaíses Carla Guedes Fernandes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Tânia Maria de Araújo |
contributor_str_mv |
Lima, Tânia Maria de Araújo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Performance - movimento do corpo Performance - literatura negra - cultura antirracista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance - movimento do corpo Performance - literatura negra - cultura antirracista |
description |
O presente texto tem como objetivo relatar a experiência de uma performance artístico-literária a ser implementada no ambiente da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Pascoal de Oliveira, em Juazeirinho/PB. Buscaremos por meio dessa intervenção escolar ampliar o conhecimento, a valorização da diversidade cultural e racial do povo negro e, por consequência, promover uma prática antirracista na e a partir da referida instituição de ensino. Isso se dará por meio de atividades que abrangerão as linguagens artísticas diversas e gêneros como o poema e o rap, por exemplo. Desse modo, a palavra poética poderá vincular-se a outras dizibilidades a fim de que a imagem, o som, o movimento, a memória, os gestos e até mesmo o silêncio possam consistir em elementos que, associados, representem um discurso dinâmico e fluido e que, por consequência, reitere o que se quer comunicar a partir do texto escrito, ressignificando-o num conjunto expressivo mais amplo. Faz-se necessário enfatizar que a atividade se tornará efetivamente possível em virtude da Lei 10.639/03 e que, para tanto, mediaremos a leitura e a reflexão de textos de autoria negra que proporcionarão a quebra de estereótipos que marcam a história dessa comunidade por muito tempo. A questão problema, portanto, que norteará a pesquisa será: de que modo a literatura negra em performance poderá efetivar uma prática antirracista na sociedade atual na e a partir da Escola Estadual Pedro Pascoal de Oliveira de Juazeirinho/PB? Ademais, tratar-se-á de uma pesquisa com metodologia aplicada, fundamentada por meio das percepções e dos sentimentos produzidos pelos discentes após o contato com a literatura em performance, sendo o(a) aluno(a) o sujeito e o objeto da pesquisa. Enquanto fundamentação teórica, buscaremos contribuições da performance literária em Paul Zumthor (2010) e Diana Taylor (2013), bem como a poesia rapper em Amarino Queiróz (2007). Além deles, levaremos para reflexão em sala de aula artistas, poetisas e poetas negros que abordem o tema antirracista em seus escritos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-13T00:24:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-13T00:24:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DUTRA, Thaíses Carla Guedes Fernandes. Literatura negra em performance: uma abordagem antirracista no ambiente escolar. Orientador: Tânia Maria de Araújo Lima. 2022. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52120 |
identifier_str_mv |
DUTRA, Thaíses Carla Guedes Fernandes. Literatura negra em performance: uma abordagem antirracista no ambiente escolar. Orientador: Tânia Maria de Araújo Lima. 2022. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52120/1/Literaturanegraperformance_Dutra_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
95fb7f4fd95e159e7449b31bb7c3fd36 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832985467256832 |