Ensino médio integrado à educação profissional (2008- 2014): crítica à concepção empresarial em escolas de educação profissional cearense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ana Carolina Veras do
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23559
Resumo: Esta dissertação consiste em uma investigação sobre a Educação profissional, mais precisamente uma analise da concepção político-pedagógica do Ensino Médio Integrado a educação profissional de nível médio presente na Rede de Escolas Estaduais de Educação profissional (EEEP) do Ceará expressa nos documentos que fundamentam esta oferta educacional, considerando o período de 2008 a 2014. A fim de alcançar esse objetivo, tomamos por base uma análise da legislação das políticas educacionais brasileiras no que se refere à educação profissional, além de analisarmos os documentos norteadores de tal proposta no Estado do Ceará. A pesquisa é de natureza teórico bibliográfica referenciada nos pressupostos clássicos do marxismo e em autores contemporâneos que se assentam no materialismo histórico dialético, portanto, nossa investigação buscou aproximar o máximo possível nosso objeto em estudo ao movimento do real. Ao optarmos por essa metodologia, consideramos necessário apresentar no primeiro capítulo, o trabalho como categoria central da sociabilidade humana e fundante dos complexos sociais. Discutimos as relações entre trabalho e educação desde o comunismo primitivo, apontando que as alterações históricas das formas de trabalho, transformaram também o processo educativo, pois o conhecimento historicamente acumulado passou a ser propriedade da classe dominante. Tal fato acabou repercutindo diretamente no processo histórico de dualidade educacional sendo intensificado com a chegada do desenvolvimento capitalista. Diante desse paralelo, resgatamos o conceito de omnilateralidade, apontando-o como necessário para a busca da integralidade do ser humano. No capítulo seguinte, discutimos o estágio atual de produção e reprodução social do capital, que desdobra-se sobre o complexo educacional alterando-o a seu favor. Consideramos, nessa discussão, as alterações ocorridas no sistema capitalista, principalmente a partir da crise ocorrida na década de 1970, que encontrou como pilares para sua recuperação a reestruturação produtiva, o neoliberalismo, a globalização e o pensamento pós-moderno. No capítulo três apresentamos as alterações ocorridas no complexo educacional, principalmente na educação profissional que teve como suporte a pedagogia das competências e os pilares educacionais estabelecidos pelas agências multilaterais, além disso, apresentamos as disputas ocorridas no seio da sociedade brasileira em torno da ideia de formação profissional. No quarto e último capítulo, discutimos o panorama geral de implementação das EEEPs no Ceará e, principalmente, o documento norteador de tal proposta -TESE/TEO- que apresenta uma ideia de profissionalização voltada para uma filosofia empresarial como solução de formação dos trabalhadores. Desse modo, buscamos apresentar o discurso da qualificação profissional voltado para a empregabilidade, que destina uma formação cada vez mais unilateral voltada para os anseios do capital em crise. Concluímos que a TESE não corresponde a concepção de educação integral defendida ao longo da dissertação, se afasta completamente dos anseios de emancipação dos trabalhadores, na realidade amarra cada vez mais a educação aos ditames das exigências do mercado.
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Dissertação (Mestrado Em Educação) - Centro De Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23559Esta dissertação consiste em uma investigação sobre a Educação profissional, mais precisamente uma analise da concepção político-pedagógica do Ensino Médio Integrado a educação profissional de nível médio presente na Rede de Escolas Estaduais de Educação profissional (EEEP) do Ceará expressa nos documentos que fundamentam esta oferta educacional, considerando o período de 2008 a 2014. A fim de alcançar esse objetivo, tomamos por base uma análise da legislação das políticas educacionais brasileiras no que se refere à educação profissional, além de analisarmos os documentos norteadores de tal proposta no Estado do Ceará. A pesquisa é de natureza teórico bibliográfica referenciada nos pressupostos clássicos do marxismo e em autores contemporâneos que se assentam no materialismo histórico dialético, portanto, nossa investigação buscou aproximar o máximo possível nosso objeto em estudo ao movimento do real. Ao optarmos por essa metodologia, consideramos necessário apresentar no primeiro capítulo, o trabalho como categoria central da sociabilidade humana e fundante dos complexos sociais. Discutimos as relações entre trabalho e educação desde o comunismo primitivo, apontando que as alterações históricas das formas de trabalho, transformaram também o processo educativo, pois o conhecimento historicamente acumulado passou a ser propriedade da classe dominante. Tal fato acabou repercutindo diretamente no processo histórico de dualidade educacional sendo intensificado com a chegada do desenvolvimento capitalista. Diante desse paralelo, resgatamos o conceito de omnilateralidade, apontando-o como necessário para a busca da integralidade do ser humano. No capítulo seguinte, discutimos o estágio atual de produção e reprodução social do capital, que desdobra-se sobre o complexo educacional alterando-o a seu favor. Consideramos, nessa discussão, as alterações ocorridas no sistema capitalista, principalmente a partir da crise ocorrida na década de 1970, que encontrou como pilares para sua recuperação a reestruturação produtiva, o neoliberalismo, a globalização e o pensamento pós-moderno. No capítulo três apresentamos as alterações ocorridas no complexo educacional, principalmente na educação profissional que teve como suporte a pedagogia das competências e os pilares educacionais estabelecidos pelas agências multilaterais, além disso, apresentamos as disputas ocorridas no seio da sociedade brasileira em torno da ideia de formação profissional. No quarto e último capítulo, discutimos o panorama geral de implementação das EEEPs no Ceará e, principalmente, o documento norteador de tal proposta -TESE/TEO- que apresenta uma ideia de profissionalização voltada para uma filosofia empresarial como solução de formação dos trabalhadores. Desse modo, buscamos apresentar o discurso da qualificação profissional voltado para a empregabilidade, que destina uma formação cada vez mais unilateral voltada para os anseios do capital em crise. Concluímos que a TESE não corresponde a concepção de educação integral defendida ao longo da dissertação, se afasta completamente dos anseios de emancipação dos trabalhadores, na realidade amarra cada vez mais a educação aos ditames das exigências do mercado.Esta dissertación consiste en una investigación acerca de la Educación Profesional en el estado de Ceará, más precisamente un análisis de la concepción político-pedagógica de la enseñanza media integrada a la educación profesional técnica de nivel medio en la red estadual de enseñanza de Ceará expresa en las documentaciones que fundamentan esta oferta educacional, considerando el periodo de 2008 a 2014. Con la finalidad de lograr este objetivo, empleamos por base un análisis de la legislación de las políticas educacionales brasileñas a lo que se refiere a la educación profesional, además de analisamos los documentos de la referida propuesta en le estado de Ceará. La pesquisa es de naturaleza teórico-bibliográfica com referencia en los presupuestos clásicos del marxismo y en autores contemporáneos que asiéntanse en el materialismo histórico-dialéctico, por lo tanto nuestra investigación buscó acercarse al máximo posible nuestro objeto em estudio al movimiento de lo real. Al elegimos esta metodología, consideramos necesario presentar el primer capítulo el trabajo como categoría central de la sociabilidad humana y creadora de los complexos sociales. Discutimos las relaciones entre trabajo y educación a partir del consumismo primitivo, apuntando que las alteraciones históricas de las formas de trabajo transformaran también el proceso educativo, pues el conocimiento históricamente acumulado se transformó en propiedad de la clase dominante. Tal hecho repercutió directamente em el proceso histórico de dualidad educativa que fue intensificado con el desarrollo capitalista. Ante este paralelo, rescatamos el concepto de omnilateralidad, apuntándolo como necesario para el rescate de la integralidad del ser humano. En el capítulo siguiente, apuntamos la fase actual de reproducción social del capital, que se desdobla sobre el complejo educativo cambiándose a su favor. Para realizamos esse análisis, levamos en cuenta las alteraciones ocurridas en el sistema capitalista, principalmente a partir de la crisis que ocurrió en la década de 1970, que encontró como pilares para surecuperación la reestruturación productiva, el neoliberalismo, la globalización lo pensamiento pos-moderno. En el tercer capítulo presentamos las alteraciones ocurridas em complejo educativo, principalmente en la educación profesional que recibió el apoyo de la pedagogía de las competencias y los pilares educacionales establecidos por las agencias multilaterales, además, presentamos las disputas ocurridas en el seno de la sociedad brasileña alrededor de la idea de formación profesional. En el cuarto y último capítulo, discutimos el panorama general de la implementación de las Escuelas Públicas de Formación Profesional (EEEPs) en Ceará y, principalmente, el documento que nortea tal propuesta – TESIS/TEO – que presenta una idea de profisionalización direccionada para una filosofía empresarial como solución de formación de los trabajadores. Así, buscamos presentar el discurso de la cualificación profesional direccionada para la empleabilidad, que destina una formación cada vez más unilateral direccionada para los anhelos del capital en crisis. Concluímos que la tesis no corresponde a la concepción de educación integral defendida a lo largo de la disertación, alejase completamente de los anhelos de emancipación de los trabajadores, en realidad ata cada vez más la educación a los dictámenes de las exigencias del mercado.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPolíticas educacionaisFormação humanaEducação profissionalEnsino médio integrado no Estado do CearáEnsino médio integrado à educação profissional (2008- 2014): crítica à concepção empresarial em escolas de educação profissional cearenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaCarolinaVerasDoNascimento_DISSERT.pdfAnaCarolinaVerasDoNascimento_DISSERT.pdfapplication/pdf1527621https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23559/1/AnaCarolinaVerasDoNascimento_DISSERT.pdfd9c1595af2096055d0fe021b8fd115a5MD51TEXTAnaCarolinaVerasDoNascimento_DISSERT.pdf.txtAnaCarolinaVerasDoNascimento_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain491521https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23559/4/AnaCarolinaVerasDoNascimento_DISSERT.pdf.txt3cfb32e3cfcadefb139c4a1328f36809MD54THUMBNAILAnaCarolinaVerasDoNascimento_DISSERT.pdf.jpgAnaCarolinaVerasDoNascimento_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2373https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23559/5/AnaCarolinaVerasDoNascimento_DISSERT.pdf.jpgcc1f9476f14a42aead45c791ad640b34MD55123456789/235592017-11-05 00:09:56.193oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23559Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-05T03:09:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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