Recursos internos como mediadores da relação entre corporate social performance e corporate financial performance: aplicação ao segmento de farmácia magistral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Marcel Lima Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30989
Resumo: O objetivo desta tese foi avaliar o efeito mediador dos recursos internos na relação entre corporate social performance (CSP) e corporate financial performance (CFP). Uma metodologia para apreender percepções de gestores de pequenas e médias empresas (PMEs) sobre CSP, CFP e recursos internos foi proposta e testada empiricamente. Ao ser aplicada em farmácias magistrais, contribuiu para reduzir as lacunas referentes à relação CSP e CFP em PMEs. Um total de 89 questionários válidos apreenderam percepções de gestores e subsidiaram análises de equações estruturais usando mínimos quadrados parciais. Na relação entre CSP e CFP, os recursos internos exerceram efeito mediador parcial, que se aproximou de uma mediação total. Apenas os recursos financeiros não foram qualificados como mediadores; os demais, físicos, humanos e organizacionais foram avaliados como mediadores parciais. A dupla mediação apresentou como lógica um processo de tangiblização, a CSP afetando categorias de recursos intangíveis; essas afetando as categorias de recursos tangíveis, que por sua vez afetam a CFP. Na comparação entre o poder de mediação de intangíveis e tangíveis, os primeiros foram superiores. Além dos recursos intangíveis, os tangíveis também são relevantes na mediação da relação CSP-CFP, sobretudo os recursos físicos. Apesar de a aplicação haver sido em PMEs, os achados se mostraram coerentes com estudos anteriores acerca da relação CSP-CFP realizados em grandes empresas de diferentes países. Considerando que farmácias magistrais não desenvolvem novas matérias-primas, a sua diferenciação pode ocorrer através de incrementos na CSP, o que afetará positivamente a CFP, sendo essa relação mediada pelos recursos internos.
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Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30989O objetivo desta tese foi avaliar o efeito mediador dos recursos internos na relação entre corporate social performance (CSP) e corporate financial performance (CFP). Uma metodologia para apreender percepções de gestores de pequenas e médias empresas (PMEs) sobre CSP, CFP e recursos internos foi proposta e testada empiricamente. Ao ser aplicada em farmácias magistrais, contribuiu para reduzir as lacunas referentes à relação CSP e CFP em PMEs. Um total de 89 questionários válidos apreenderam percepções de gestores e subsidiaram análises de equações estruturais usando mínimos quadrados parciais. Na relação entre CSP e CFP, os recursos internos exerceram efeito mediador parcial, que se aproximou de uma mediação total. Apenas os recursos financeiros não foram qualificados como mediadores; os demais, físicos, humanos e organizacionais foram avaliados como mediadores parciais. A dupla mediação apresentou como lógica um processo de tangiblização, a CSP afetando categorias de recursos intangíveis; essas afetando as categorias de recursos tangíveis, que por sua vez afetam a CFP. Na comparação entre o poder de mediação de intangíveis e tangíveis, os primeiros foram superiores. Além dos recursos intangíveis, os tangíveis também são relevantes na mediação da relação CSP-CFP, sobretudo os recursos físicos. Apesar de a aplicação haver sido em PMEs, os achados se mostraram coerentes com estudos anteriores acerca da relação CSP-CFP realizados em grandes empresas de diferentes países. Considerando que farmácias magistrais não desenvolvem novas matérias-primas, a sua diferenciação pode ocorrer através de incrementos na CSP, o que afetará positivamente a CFP, sendo essa relação mediada pelos recursos internos.The aim of this thesis was to evaluate the mediating effect of internal resources on the relationship between corporate social performance (CSP) and corporate financial performance (CFP). A methodology to comprehend the perceptions of managers of small and mediumsized companies (SMEs) about CSP, CFP and internal resources was proposed and empirically tested. When applied in compounding pharmacies, it contributed to reduce the gaps related to the CSP and CFP relationship in SMEs. A total of 89 valid questionnaires comprehended the perceptions of managers and supported the analysis of structural equations using partial least squares. In the relationship between CSP and CFP, internal resources exercised a partial mediating effect, which approached total mediation. Only the financial resources were not qualified as mediators; the ones left - physical, human and organizational - were assessed as partial mediators. The double mediation presented as logic a process of tangibilization, the CSP affecting categories of intangible resources; these affecting the categories of tangible resources, which in turn affect the CFP. When comparing the mediation power of intangibles and tangibles, the former were superior. In addition to intangible resources, tangible ones are also relevant in mediating the CSP-CFP relationship, especially physical resources. Although the application was in SMEs, the findings were consistent with previous studies on the CSP-CFP relations carried out in large companies in different countries. Considering that compounding pharmacies do not develop new raw materials, their differentiation can occur through increments in the CSP, which will positively affect the CFP, and this relation is mediated by internal resources.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilCorporate Social PerfomanceCorporate Financial PerformanceVisão baseada em recursosRecursos internosFarmácia magistralRecursos internos como mediadores da relação entre corporate social performance e corporate financial performance: aplicação ao segmento de farmácia magistralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTRecursosinternosmediadores_Dantas_2020.pdf.txtRecursosinternosmediadores_Dantas_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain189489https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30989/2/Recursosinternosmediadores_Dantas_2020.pdf.txt1392f4b64f755b94761d059f9d085bc7MD52THUMBNAILRecursosinternosmediadores_Dantas_2020.pdf.jpgRecursosinternosmediadores_Dantas_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1293https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30989/3/Recursosinternosmediadores_Dantas_2020.pdf.jpge9323ff1c6ce88c8e9d2cb2f7e26264cMD53ORIGINALRecursosinternosmediadores_Dantas_2020.pdfapplication/pdf1818549https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30989/1/Recursosinternosmediadores_Dantas_2020.pdf1bc996c89c6d9c8025986ba49504cd2dMD51123456789/309892020-12-20 05:00:11.964oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30989Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-12-20T08:00:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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