O corpo em cena: o feminino trágico no espaço ateniense (V. a.C.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Lucicleide da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28429
Resumo: Neste trabalho, analiso o corpo feminino no contexto do teatro grego antigo a partir de personagens e contextos das peças produzidas na pólis grega no século V a.C. O discurso sobre o corpo feminino é acessado na poiesis trágica de Eurípides (Εὐριπίδης - c. 480 a.C.- 406 a.C.) em peças do gênero trágico apresentadas nas Dionisíacas Urbanas no espaço ateniense entre 431 e 414 a.C.: Medeia (Μήδεια), Hécuba (Ἑκάβη) e Electra (Ἠλέκτρα). Busco compreender como o poeta ateniense constrói os espaços de atuação relacionados ao feminino e a expressão do corpo dessas heroínas trágicas. Intento perceber como os corpos dessas personagens femininas são observados, ouvidos, expressados e narrados no logos trágico do poeta ateniense. Para historicização do corpo feminino, e das expressões do feminino na poética euripidiana, priorizo elementos que auxiliam na decodificação e percepção das vozes e presença das mulheres na narrativa trágica: as lamentações (θρῆνος, thrênos), silêncios (σιωπής, siopis), transgressão (ὕϐρις, hýbris) e movimentos (κίνησις/ kinesis). A percepção dessa experiência mítica do feminino, e do corpo feminino, é acessada a partir do conceito de Espaço Feminino (Female Space), de Aspasia Skouroumouni Stavrinou (2010). A experiência de corpo que é atrelado ao feminino nestes espaços, as formas de subjetividade que produzem este corpo, que cria (m) essas identidades sobre este corpo, enquanto experiências subjetivas, entendo que perpassam pela linguagem. Meu propósito é observar como este corpo feminino é apresentado nestes discursos no que diz respeito aos espaços de atuação dessas mulheres e o modo como são narrados seus corpos, gestos e ações na poética trágica.
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Busco compreender como o poeta ateniense constrói os espaços de atuação relacionados ao feminino e a expressão do corpo dessas heroínas trágicas. Intento perceber como os corpos dessas personagens femininas são observados, ouvidos, expressados e narrados no logos trágico do poeta ateniense. Para historicização do corpo feminino, e das expressões do feminino na poética euripidiana, priorizo elementos que auxiliam na decodificação e percepção das vozes e presença das mulheres na narrativa trágica: as lamentações (θρῆνος, thrênos), silêncios (σιωπής, siopis), transgressão (ὕϐρις, hýbris) e movimentos (κίνησις/ kinesis). A percepção dessa experiência mítica do feminino, e do corpo feminino, é acessada a partir do conceito de Espaço Feminino (Female Space), de Aspasia Skouroumouni Stavrinou (2010). A experiência de corpo que é atrelado ao feminino nestes espaços, as formas de subjetividade que produzem este corpo, que cria (m) essas identidades sobre este corpo, enquanto experiências subjetivas, entendo que perpassam pela linguagem. Meu propósito é observar como este corpo feminino é apresentado nestes discursos no que diz respeito aos espaços de atuação dessas mulheres e o modo como são narrados seus corpos, gestos e ações na poética trágica.In this work I analyze the female body in the context of ancient Greek theater from the characters and contexts of the plays produced in the Greek polis in the 5th century BC. The discourse on the female body is accessed in Euripides' tragic poiesis (Εὐριπίδης - c. 480 - 406 BC) in tragic plays presented in The City Dionysia in the Athenian space between 431 and 414 BC: Medea (Μήδεια), Hecuba (Ἑκάβη) and Electra (Ἠλέκτρα). I seek to understand how the Athenian poet builds the spaces related to the female and the expression of the body of these tragic heroines. I intend to understand how the bodies of these female characters are observed, heard, expressed and narrated in the tragic logos of the Athenian poet. To historicize the female body and the expressions of the female in Euripidian poetics, I prioritize elements that aid in the decoding and perception of women's voices and presence in the tragic narrative: the lamentations (θρῆνος, thrênos), silences (σιωπής, siopis), transgression (ὕϐρις, hýbris) and motions (κίνησις / kinesis). The perception of this mythical female experience and the female body is accessed from the concept of Aspasia Skouroumouni Stavrinou's Female Space (2010). The body experience that is linked to the female in these spaces, the forms of subjectivity that produce this body, which creates these identities about this body, as subjective experiences, I understand that permeate the language. My purpose is to observe how this female body is presented in these discourses regarding the spaces of action of these women and the ways in which their bodies, gestures, actions in tragic poetics are narrated.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIATeatro Grego AntigoEspaço femininoCorpo femininoTragédia GregaO corpo em cena: o feminino trágico no espaço ateniense (V. a.C.)The body on the stage: female tragic in the Athenian space (5 th BC)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCorpocenafeminino_Araújo_2019.pdf.txtCorpocenafeminino_Araújo_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain776042https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28429/2/Corpocenafeminino_Ara%c3%bajo_2019.pdf.txta3c4d059abe29bebae79d4526b367e18MD52THUMBNAILCorpocenafeminino_Araújo_2019.pdf.jpgCorpocenafeminino_Araújo_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2100https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28429/3/Corpocenafeminino_Ara%c3%bajo_2019.pdf.jpg15580e72cc36b19505c06d369228d029MD53ORIGINALCorpocenafeminino_Araújo_2019.pdfapplication/pdf12823432https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28429/1/Corpocenafeminino_Ara%c3%bajo_2019.pdf832f467d14857d9f5b86e288d783c28aMD51123456789/284292020-02-09 04:28:36.37oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28429Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-02-09T07:28:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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