Educação fiscal: nível de entendimento dos alunos de ensino médio da rede pública de Natal-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Matheus Medeiros da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41037
Resumo: A educação é importante na vida de todos e a escola não deve ter como objetivo apenas ensinar o aluno a ler e escrever, deve ser papel da escola também formar alunos cidadãos, com o conhecimento necessário para se ter a consciência de cumprir com suas obrigações com a sociedade e assim buscar melhorar a realidade social do país. Diante deste fato, o estudo em pauta teve como objetivo geral analisar o nível de entendimento sobre educação fiscal do cidadão, neste caso estudantes de ensino médio. Como instrumento da pesquisa aplicou-se questionários a fim de verificar o entendimento dos alunos acerca de educação fiscal e cidadania em contrapartida a sonegação de impostos. Realizando na sequência aplicação de testes a fim de obter uma resposta a respeito do que é legal ou ilegal na concepção do grupo estudado. Os levantamentos feitos através da pesquisa serviram para responder a seguinte pergunta: “qual o nível de entendimento dos estudantes do ensino médio acerca da educação fiscal?” Calculou-se uma média geral de 62,67% para o número total da amostra dos alunos que mostraram entender sobre as questões abordadas acerca da percepção da importância de se cumprir com a maioria dos deveres do cidadão, que são decorrentes da educação fiscal. Porém, ainda assim alguns mostraram um comportamento avesso quando se verificado a questão da prática e costumes, que os levam a contribuir, mesmo que indiretamente, com a sonegação. Com isso, após todos os questionamentos feitos sobre o entendimento acerca de educação fiscal dos alunos, notou-se um nível de entendimento razoável sobre os conceitos e aplicações da educação fiscal.
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