O discurso sobre violência e indisciplina no currículo do PROERD: tramas para pensar a governamentalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gislaine Félix de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30713
Resumo: Esta pesquisa tem como foco central a análise do discurso sobre violência e indisciplina no currículo do 5° ano do Fundamental do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, ofertado para crianças e para adolescentes da rede pública e privada do Brasil. A análise busca compreender a malha discursiva presente nesse documento curricular e como esse processo acaba por produzir condições para o governo de si e dos outros em um processo de governamentalidade. A pesquisa destaca-se enquanto qualitativa, foram realizados levantamento bibliográfico e análise de dados e documental, bem como entrevista concedida por policiais organizadores do projeto aqui no Rio Grande do Norte. Adotamos Michel Foucault (2011, 2012, 2014a) para operar sobre os conceitos de discurso, relações de poder e saber, normal, anormal, disciplina e indisciplina e também governamentalidade. O PROERD, através das suas aplicações no campo do currículo, atua com um discurso de prevenção e de combate ao uso e comércio de drogas e às violências, mas acaba por reverberar condutas que evidenciam comportamentos tidos como anormais, controle e, desse modo, determinando formas de ser e de agir. Fazendo uso do dispositivo de segurança, os estudantes são conduzidos para um governo que se justifica para o bem: a Governamentalidade.
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