A educação tecida pelos fios da "Casa da Memória": saberes e dizeres na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (1938-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Rita Thainá Correia da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32088
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar os artigos sobre educação presentes na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), assim como apresentar esse material como fonte para as pesquisas na área da educação. O IHGRN, fundado em 1902, é a entidade cultural mais antiga do estado do Rio Grande do Norte e mostra-se aberto para novas pesquisas, sendo seu acervo, especificamente sua Revista, um material de valor considerável para os pesquisadores da área da educação ainda pouco utilizado. Os primeiros artigos publicados sobre o tema em questão remetem ao ano de 1938, marco temporal inicial dessa pesquisa, e se estende até 2016. As fontes utilizadas para a realização desse trabalho foram as Revistas do IHGRN, desde o ano de fundação até 2016, disponibilizadas no site da Instituição, de forma digital, em parceria com o Laboratório de Imagens - Digitalização de Documentos Históricos (LABIM/UFRN). Essas revistas foram catalogadas através do método histórico, proposto por Michel de Certeau (2006), que visa compreender o lugar de produção do material manipulado pelo historiador. Assim, todos os artigos analisados foram inseridos em seus contextos de produção com a finalidade de compreender os motivos intrínsecos à produção historiográfica do IHGRN com relação a História da Educação, como também foram analisados os sócios autores dos textos publicados. Ainda na graduação, me dispus a pesquisar sobre os professores vinculados ao IHGRN, chegando à conclusão que, desde a fundação do Instituto, profissionais inseridos no âmbito educacional figuraram entre os sócios efetivos. Problematizei o fato de não existir artigos sobre educação na Revista, apesar de, no quadro de sócios, muitos professores estarem presentes. Essa problematização deu origem a pesquisa aqui realizada, que abarca conceitos como autores, proposto por Roger Chartier (2014), e modo de endereçamento, proposto por Elizabeth Ellsworth (2001), conduzindo à compreensão da discussão acerca dos sócios autores dos textos publicados, assim como o modo que o IHGRN apresentou, direcionou e representou o tema educação ao seu público leitor ao longo dos anos através de determinadas características. Compreendo ainda, que a educação, como proposta por José Gonçalves Gondra e Alessandra Schueler (2008), está envolvida em tramas de poder e interesses ao longo de todos os períodos históricos, sendo ela uma importante ferramenta para constituição do projeto político de construção da identidade nacional e regional.
id UFRN_ea17a3165d772351151eb1b4e68ce21b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32088
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cunha, Rita Thainá Correia dahttp://lattes.cnpq.br/2815632645507156http://lattes.cnpq.br/5548182860228173Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/2481333551162411Cury, Cláudia Englerhttp://lattes.cnpq.br/2093931424355800Oliveira, Iranilson Buriti dehttp://lattes.cnpq.br/6085569185105786Rocha, Raimundo Nonato Araújo dahttp://lattes.cnpq.br/2731237954780451Soares Júnior, Azemar dos Santos2021-04-07T18:50:51Z2021-04-07T18:50:51Z2021-02-11CUNHA, Rita Thainá Correia da. A educação tecida pelos fios da "Casa da Memória": saberes e dizeres na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (1938-2016). 2021. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32088Esta dissertação tem por objetivo analisar os artigos sobre educação presentes na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), assim como apresentar esse material como fonte para as pesquisas na área da educação. O IHGRN, fundado em 1902, é a entidade cultural mais antiga do estado do Rio Grande do Norte e mostra-se aberto para novas pesquisas, sendo seu acervo, especificamente sua Revista, um material de valor considerável para os pesquisadores da área da educação ainda pouco utilizado. Os primeiros artigos publicados sobre o tema em questão remetem ao ano de 1938, marco temporal inicial dessa pesquisa, e se estende até 2016. As fontes utilizadas para a realização desse trabalho foram as Revistas do IHGRN, desde o ano de fundação até 2016, disponibilizadas no site da Instituição, de forma digital, em parceria com o Laboratório de Imagens - Digitalização de Documentos Históricos (LABIM/UFRN). Essas revistas foram catalogadas através do método histórico, proposto por Michel de Certeau (2006), que visa compreender o lugar de produção do material manipulado pelo historiador. Assim, todos os artigos analisados foram inseridos em seus contextos de produção com a finalidade de compreender os motivos intrínsecos à produção historiográfica do IHGRN com relação a História da Educação, como também foram analisados os sócios autores dos textos publicados. Ainda na graduação, me dispus a pesquisar sobre os professores vinculados ao IHGRN, chegando à conclusão que, desde a fundação do Instituto, profissionais inseridos no âmbito educacional figuraram entre os sócios efetivos. Problematizei o fato de não existir artigos sobre educação na Revista, apesar de, no quadro de sócios, muitos professores estarem presentes. Essa problematização deu origem a pesquisa aqui realizada, que abarca conceitos como autores, proposto por Roger Chartier (2014), e modo de endereçamento, proposto por Elizabeth Ellsworth (2001), conduzindo à compreensão da discussão acerca dos sócios autores dos textos publicados, assim como o modo que o IHGRN apresentou, direcionou e representou o tema educação ao seu público leitor ao longo dos anos através de determinadas características. Compreendo ainda, que a educação, como proposta por José Gonçalves Gondra e Alessandra Schueler (2008), está envolvida em tramas de poder e interesses ao longo de todos os períodos históricos, sendo ela uma importante ferramenta para constituição do projeto político de construção da identidade nacional e regional.This dissertation aims to analyze the articles on education present in the Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (Historical and Geographical Institute of Rio Grande do Norte's Journal), as well as to present this material as a source for research in the area of education. The Institute, founded in 1902, is the oldest cultural entity in the state of Rio Grande do Norte, it is open to new research, its collection, and more specifically, its journal being a material of considerable value for researchers in the field of education but still rarely used. The first articles published on the subject in question refer to the year 1938, the initial time frame of this research, and extends to 2016. The sources used to carry out this researcj work were the Institute' Journals, from the year of foundation till 2016, available on the Institution's website, in digital format, in partnership with the Laboratório de Imagens - Digitalização de Documentos Históricos (Image Laboratory - Scanning of Historical Documents). These journals were cataloged through the historical method, proposed by Michel de Certeau (2006), which aims to understand the place of production of the material manipulated by the historian. This way, all the analyzed articles were inserted in their production contexts in order to understand the reasons behind the Institute's historiographical production in relation to the History of Education, the authors behind the published articles were also analyzed. Still in graduation, I began to research about the professors linked to Institute, reaching the conclusion that, since the foundation of the Institute, professionals in the educational field have been among the effective members. I questioned the fact that there are no articles on education in the journals, despite the fact that many professors are present in the membership. This problematization started the research made here, which involves concepts such as authors, proposed by Roger Chartier (2014), and mode of address, proposed by Elizabeth Ellsworth (2001), leading to the understanding of the discussion about the partners behind the published articles, as well as the way that the Institute presented, directed and represented the theme of education to its reading public over the years through certain characteristics. I also understand that the education, as proposed by José Gonçalves Gondra and Alessandra Schueler (2008), is involved in the plots of power and interests throughout all historical periods, being an important tool for the constitution of the political project of construction of the national and regional identity.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilAutoresHistória da EducaçãoIHGRNImpressoRevistaA educação tecida pelos fios da "Casa da Memória": saberes e dizeres na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (1938-2016)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEducacaotecidafios_Cunha_2021.pdf.txtEducacaotecidafios_Cunha_2021.pdf.txtExtracted texttext/plain418225https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32088/2/Educacaotecidafios_Cunha_2021.pdf.txt56853e0a7ecb09b63341cc206825b4d4MD52THUMBNAILEducacaotecidafios_Cunha_2021.pdf.jpgEducacaotecidafios_Cunha_2021.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1303https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32088/3/Educacaotecidafios_Cunha_2021.pdf.jpg6bb4f80e09884ac956e4be2a61b6bb9dMD53ORIGINALEducacaotecidafios_Cunha_2021.pdfapplication/pdf1624986https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32088/1/Educacaotecidafios_Cunha_2021.pdf699f0aa098244cdb0985d35677337809MD51123456789/320882021-04-11 06:05:34.745oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32088Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-04-11T09:05:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação tecida pelos fios da "Casa da Memória": saberes e dizeres na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (1938-2016)
title A educação tecida pelos fios da "Casa da Memória": saberes e dizeres na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (1938-2016)
spellingShingle A educação tecida pelos fios da "Casa da Memória": saberes e dizeres na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (1938-2016)
Cunha, Rita Thainá Correia da
Autores
História da Educação
IHGRN
Impresso
Revista
title_short A educação tecida pelos fios da "Casa da Memória": saberes e dizeres na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (1938-2016)
title_full A educação tecida pelos fios da "Casa da Memória": saberes e dizeres na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (1938-2016)
title_fullStr A educação tecida pelos fios da "Casa da Memória": saberes e dizeres na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (1938-2016)
title_full_unstemmed A educação tecida pelos fios da "Casa da Memória": saberes e dizeres na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (1938-2016)
title_sort A educação tecida pelos fios da "Casa da Memória": saberes e dizeres na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (1938-2016)
author Cunha, Rita Thainá Correia da
author_facet Cunha, Rita Thainá Correia da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2815632645507156
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5548182860228173
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2481333551162411
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cury, Cláudia Engler
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2093931424355800
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Oliveira, Iranilson Buriti de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6085569185105786
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Rocha, Raimundo Nonato Araújo da
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2731237954780451
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Rita Thainá Correia da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares Júnior, Azemar dos Santos
contributor_str_mv Soares Júnior, Azemar dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Autores
História da Educação
IHGRN
Impresso
Revista
topic Autores
História da Educação
IHGRN
Impresso
Revista
description Esta dissertação tem por objetivo analisar os artigos sobre educação presentes na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), assim como apresentar esse material como fonte para as pesquisas na área da educação. O IHGRN, fundado em 1902, é a entidade cultural mais antiga do estado do Rio Grande do Norte e mostra-se aberto para novas pesquisas, sendo seu acervo, especificamente sua Revista, um material de valor considerável para os pesquisadores da área da educação ainda pouco utilizado. Os primeiros artigos publicados sobre o tema em questão remetem ao ano de 1938, marco temporal inicial dessa pesquisa, e se estende até 2016. As fontes utilizadas para a realização desse trabalho foram as Revistas do IHGRN, desde o ano de fundação até 2016, disponibilizadas no site da Instituição, de forma digital, em parceria com o Laboratório de Imagens - Digitalização de Documentos Históricos (LABIM/UFRN). Essas revistas foram catalogadas através do método histórico, proposto por Michel de Certeau (2006), que visa compreender o lugar de produção do material manipulado pelo historiador. Assim, todos os artigos analisados foram inseridos em seus contextos de produção com a finalidade de compreender os motivos intrínsecos à produção historiográfica do IHGRN com relação a História da Educação, como também foram analisados os sócios autores dos textos publicados. Ainda na graduação, me dispus a pesquisar sobre os professores vinculados ao IHGRN, chegando à conclusão que, desde a fundação do Instituto, profissionais inseridos no âmbito educacional figuraram entre os sócios efetivos. Problematizei o fato de não existir artigos sobre educação na Revista, apesar de, no quadro de sócios, muitos professores estarem presentes. Essa problematização deu origem a pesquisa aqui realizada, que abarca conceitos como autores, proposto por Roger Chartier (2014), e modo de endereçamento, proposto por Elizabeth Ellsworth (2001), conduzindo à compreensão da discussão acerca dos sócios autores dos textos publicados, assim como o modo que o IHGRN apresentou, direcionou e representou o tema educação ao seu público leitor ao longo dos anos através de determinadas características. Compreendo ainda, que a educação, como proposta por José Gonçalves Gondra e Alessandra Schueler (2008), está envolvida em tramas de poder e interesses ao longo de todos os períodos históricos, sendo ela uma importante ferramenta para constituição do projeto político de construção da identidade nacional e regional.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-07T18:50:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-07T18:50:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CUNHA, Rita Thainá Correia da. A educação tecida pelos fios da "Casa da Memória": saberes e dizeres na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (1938-2016). 2021. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32088
identifier_str_mv CUNHA, Rita Thainá Correia da. A educação tecida pelos fios da "Casa da Memória": saberes e dizeres na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (1938-2016). 2021. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32088/2/Educacaotecidafios_Cunha_2021.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32088/3/Educacaotecidafios_Cunha_2021.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32088/1/Educacaotecidafios_Cunha_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 56853e0a7ecb09b63341cc206825b4d4
6bb4f80e09884ac956e4be2a61b6bb9d
699f0aa098244cdb0985d35677337809
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823686502104694784