Planejamento e apoio institucional das equipes de Atenção Básica no Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Monique da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54799
Resumo: Iniciativas de avaliação por desempenho vem se desenvolvendo, no Brasil, a partir de 2011, com a avaliação instituída no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Desde a criação do programa foram concluídos três (3) ciclos avaliativos: o 1º em 2011/2012; 2º em 2013/2014 e 3º ciclo 2015/2018. O programa está organizado conformando um ciclo contínuo de melhoria da qualidade nas seguintes fases: adesão voluntária e contratualização das equipes da AB; avaliação externa e certificação; e recontratualização, além de um Eixo Transversal de Desenvolvimento compreendendo: autoavaliação, apoio institucional, monitoramento, educação permanente e cooperação horizontal. O estudo aborda componentes do Eixo Transversal e tem como objetivo identificar qual a prática das equipes de atenção básica que participaram do PMAQ-AB durante o ciclo III no Rio Grande do Norte quanto ao planejamento e apoio institucional. Trata-se de estudo seccional com abordagem quantitativa envolvendo todas as equipes de Atenção Básica que participaram do ciclo III do PMAQ, no Rio Grande do Norte, e responderam ao módulo II referente à entrevista com o profissional da equipe sobre o processo de trabalho desenvolvido. As variáveis elencadas para o estudo são referentes à dimensão Planejamento da equipe e Apoio Institucional cujos dados estão publicados no portal do PMAQ na internet e utilizou-se do Software SPSS para análise dos dados por meio de estatística descritiva. Os Resultados apresentaram percentuais consideráveis para as variáveis estudadas, podendo ser evidenciado que o Apoio Institucional e o planejamento da equipe de Atenção Básica no RN estão presentes no processo de trabalho dessas equipes, porém há equipes que ainda não realizam atividades importantes relacionadas ao planejamento conforme preconizado nas políticas que norteiam a Atenção Básica. Em virtude das características do instrumento do PMAQ-AB com questões fechadas e respostas “Sim” e “Não” não foi possível abordar de modo detalhado como as atividades são desempenhadas pelas equipes.
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