Educação escolar indígena no Território Mendonça Potiguara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Dioclécio Bezerra da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55045
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo apresentar uma etnografia da educação escolar indígena, a partir das escolas indígenas localizadas na comunidade do Amarelão, a saber: Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Professor Francisco Silva do Nascimento e Escola Municipal Professora Alice Soares, pertencente ao grupo familiar Mendonça, situadas no Município de João Câmara no Estado do Rio Grande do Norte. A etnografia foi realizada com a participação e envolvimento do próprio autor com a comunidade investigada, apresentando diálogos com professores indígenas e demais interlocutores que formam a comunidade educativa. Além disso, avalia-se a documentação a partir da qual estas unidades escolares foram constituídas. Dessa forma, tem como resultados o avanço das políticas públicas direcionadas aos indígenas, como a criação da Comissão de Elaboração da Política Escolar Indígena do Rio Grande do Norte, para orientar as políticas públicas específicas de educação indígena do estado. Portanto, é necessário questionar a relação entre cultura, sociedade e escola. Isso porque a educação escolar indígena difere significativamente da escolarização tradicional, pois o processo de aprendizagem desses povos tem que caminhar juntamente para o fortalecimento da identidade cultural.
id UFRN_eaa31220bc8235d8158e94d6768e2f13
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55045
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Dioclécio Bezerra dahttps://orcid.org/0000-0003-1359-9000http://lattes.cnpq.br/8073453702156452https://orcid.org/0000-0002-5546-1846http://lattes.cnpq.br/0513632032515079Lopes, Paulo Victor Leitehttps://orcid.org/0000-0001-9589-2248http://lattes.cnpq.br/7595515282110283Neves, Rita de Cassia Mariahttps://orcid.org/0000-0003-0507-8336http://lattes.cnpq.br/9446999089598991Durazzo, Leandro Marqueshttps://orcid.org/0000-0001-5160-2835http://lattes.cnpq.br/9012872558274565Nascimento, Rita Gomes dohttps://orcid.org/0000-0002-1787-1553http://lattes.cnpq.br/1608776186937258Vieira, Jose Glebson2023-10-20T19:01:53Z2023-10-20T19:01:53Z2023-02-28COSTA, Dioclécio Bezerra da. Educação escolar indígena no Território Mendonça Potiguara. 2023. 111 f. Orientador: José Glebson Vieira. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55045A presente dissertação tem por objetivo apresentar uma etnografia da educação escolar indígena, a partir das escolas indígenas localizadas na comunidade do Amarelão, a saber: Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Professor Francisco Silva do Nascimento e Escola Municipal Professora Alice Soares, pertencente ao grupo familiar Mendonça, situadas no Município de João Câmara no Estado do Rio Grande do Norte. A etnografia foi realizada com a participação e envolvimento do próprio autor com a comunidade investigada, apresentando diálogos com professores indígenas e demais interlocutores que formam a comunidade educativa. Além disso, avalia-se a documentação a partir da qual estas unidades escolares foram constituídas. Dessa forma, tem como resultados o avanço das políticas públicas direcionadas aos indígenas, como a criação da Comissão de Elaboração da Política Escolar Indígena do Rio Grande do Norte, para orientar as políticas públicas específicas de educação indígena do estado. Portanto, é necessário questionar a relação entre cultura, sociedade e escola. Isso porque a educação escolar indígena difere significativamente da escolarização tradicional, pois o processo de aprendizagem desses povos tem que caminhar juntamente para o fortalecimento da identidade cultural.The present dissertation aims to present an ethnography of indigenous school education, based on the indigenous schools located in the Amarelão community, namely: Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Professor Francisco Silva do Nascimento and Escola Municipal Indígena Amarelão (formerly Escola Municipal Professora Alice Soares), located in the Municipality of João Câmara in the State of Rio Grande do Norte. The ethnography was carried out with the participation and involvement of the author himself with the investigated community, presenting dialogues with indigenous teachers and traditional leaderships that form the edu-cative community. In addition, the documentation from which these school units were constituted is evaluated. Thus, it has as results the advancement of public policies directed to indigenous people, such as the creation of the Commission for the Elaboration of the Indigenous School Policy of Rio Grande do Norte, to guide the specific public policies for indigenous education in the state. Therefore, it is necessary to question the relationship between culture, society, and school. This is because indigenous school education differs significantly from traditional schooling, since the learning process of these people has to go hand in hand with the strengthening of cultural identityUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-graduação em Antropologia SocialUFRNBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-brinfo:eu-repo/semantics/openAccessetnografiaTerritório MendonçaRio Grande do Norteeducação escolar indígenaEducação escolar indígena no Território Mendonça Potiguarainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducacaoEscolarIndigena_Costa_2023.pdfapplication/pdf3936517https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55045/1/EducacaoEscolarIndigena_Costa_2023.pdf8695bae9f84f8281249ebf26ed786e14MD51123456789/550452023-11-01 14:48:00.111oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55045Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-01T17:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação escolar indígena no Território Mendonça Potiguara
title Educação escolar indígena no Território Mendonça Potiguara
spellingShingle Educação escolar indígena no Território Mendonça Potiguara
Costa, Dioclécio Bezerra da
etnografia
Território Mendonça
Rio Grande do Norte
educação escolar indígena
title_short Educação escolar indígena no Território Mendonça Potiguara
title_full Educação escolar indígena no Território Mendonça Potiguara
title_fullStr Educação escolar indígena no Território Mendonça Potiguara
title_full_unstemmed Educação escolar indígena no Território Mendonça Potiguara
title_sort Educação escolar indígena no Território Mendonça Potiguara
author Costa, Dioclécio Bezerra da
author_facet Costa, Dioclécio Bezerra da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1359-9000
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8073453702156452
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5546-1846
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0513632032515079
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lopes, Paulo Victor Leite
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9589-2248
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7595515282110283
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Neves, Rita de Cassia Maria
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0507-8336
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9446999089598991
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Durazzo, Leandro Marques
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5160-2835
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9012872558274565
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Nascimento, Rita Gomes do
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1787-1553
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1608776186937258
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Dioclécio Bezerra da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Jose Glebson
contributor_str_mv Vieira, Jose Glebson
dc.subject.por.fl_str_mv etnografia
Território Mendonça
Rio Grande do Norte
educação escolar indígena
topic etnografia
Território Mendonça
Rio Grande do Norte
educação escolar indígena
description A presente dissertação tem por objetivo apresentar uma etnografia da educação escolar indígena, a partir das escolas indígenas localizadas na comunidade do Amarelão, a saber: Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Professor Francisco Silva do Nascimento e Escola Municipal Professora Alice Soares, pertencente ao grupo familiar Mendonça, situadas no Município de João Câmara no Estado do Rio Grande do Norte. A etnografia foi realizada com a participação e envolvimento do próprio autor com a comunidade investigada, apresentando diálogos com professores indígenas e demais interlocutores que formam a comunidade educativa. Além disso, avalia-se a documentação a partir da qual estas unidades escolares foram constituídas. Dessa forma, tem como resultados o avanço das políticas públicas direcionadas aos indígenas, como a criação da Comissão de Elaboração da Política Escolar Indígena do Rio Grande do Norte, para orientar as políticas públicas específicas de educação indígena do estado. Portanto, é necessário questionar a relação entre cultura, sociedade e escola. Isso porque a educação escolar indígena difere significativamente da escolarização tradicional, pois o processo de aprendizagem desses povos tem que caminhar juntamente para o fortalecimento da identidade cultural.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-20T19:01:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-20T19:01:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Dioclécio Bezerra da. Educação escolar indígena no Território Mendonça Potiguara. 2023. 111 f. Orientador: José Glebson Vieira. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55045
identifier_str_mv COSTA, Dioclécio Bezerra da. Educação escolar indígena no Território Mendonça Potiguara. 2023. 111 f. Orientador: José Glebson Vieira. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55045/1/EducacaoEscolarIndigena_Costa_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8695bae9f84f8281249ebf26ed786e14
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832994753445888