Melhoria da qualidade no planejamento da assistência cirúrgica-ortopédica
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32704 |
Resumo: | Introdução: O processo de planejamento da assistência cirúrgica-ortopédica é iniciado pela indicação do procedimento de acordo com a necessidade do paciente, perpassa pelos cuidados pré-operatórios para a execução da cirurgia no centro cirúrgico e finaliza com cuidados pós-operatórios e orientações para alta hospitalar. A assistência cirúrgica nos três momentos (pré, intra e pós-operatório) é uma dinâmica peculiar porque envolve diversos atores e tecnologias de variadas densidades que devem estar sincronizadas para atingir um objetivo final que é a cirurgia realizada em tempo hábil e sem nenhum tipo de agravo ao paciente em qualquer fase do processo assistencial cirúrgico. Objetivo: Avaliar a melhoria no planejamento da assistência aos pacientes submetidos à cirurgias ortopédicas eletivas em um hospital público referência em trauma. Método: Estudo quase-experimental, do tipo antes e depois sem grupo controle, e abordagem quantitativa, utilizando um ciclo de melhoria da qualidade com análise do problema, intervenção e monitoramento. Foram elaborados 20 critérios para avaliação da qualidade do planejamento da assistência cirúrgica, a partir de causas classificadas como modificáveis, sendo observados os preceitos de validades de face como a relevância lógica ou aparente, de conteúdo relacionado à dimensão da qualidade, necessidades e expectativas dos profissionais e ainda, de critério, com utilização das evidências científicas. O estudo foi realizado no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2020. Os dados resultantes da intervenção foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial e apresentados em gráfico de Pareto, a fim de destacar o nível de melhoria e sua significância. O estudo seguiu os procedimentos éticos exigidos pelas Resoluções nº 510/2016 e nº 580/2018 e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes. Resultados: Os resultados deste estudo referem-se ao cumprimento ou nãocumprimento dos critérios de qualidade elencados e analisados após as ações de intervenção dentro do ciclo de melhoria proposto. Observou-se melhoria global dos critérios, em que 70% (14 de 20) dos critérios analisados apresentaram aumento no nível de cumprimento. Os critérios C1, C2, C7, C18,C19,C20 se destacaram por maior nível de cumprimento na 2ª avaliação. Em relação à significação estatística, as melhorias foram significativas em dez dos vinte critérios nos quais houve melhoria do nível de qualidade. Os critérios C1,C2, C3,C6,C7, C11, C15, C19 e C20 tiveram muita significância estatística (<0,001) o que significa que a melhoria foi real e que a probabilidade da análise estatística de melhoria entre as duas avaliações estar errada é <0,001. Os critérios C4 e C5 não tiveram nível de cumprimento constatado na 1ª avaliação por falta de registro nas fontes de dados. O critério C12 houve uma piora na qualidade de acordo a avaliação da melhoria absoluta. Conclusão: Observou-se que as atividades de intervenção resultaram em melhoria na maior parte dos critérios avaliados relacionados ao processo de planejamento assistencial cirúrgicoortopédica. As etapas do ciclo de intervenção proporcionaram o desenvolvimento de atividades pela equipe multiprofisisonal capazes de contribuir para a melhoria assistencial ao paciente ortopédico durante o período perioperatório. |
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Rocha, Fabrícia Cavalcantehttp://lattes.cnpq.br/1584766972259306http://lattes.cnpq.br/4210339574579951Mendonça, Ana Elza Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/5531967242281430Medeiros, Wilton Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/1275857404911338Aledo, Victoriano SoriaOliveira, Adriana Catarina de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3709053632552411Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos2021-06-15T19:40:40Z2021-06-15T19:40:40Z2021-03-05ROCHA, Fabrícia Cavalcante. Melhoria da qualidade no planejamento da assistência cirúrgica-ortopédica. 2021. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32704Introdução: O processo de planejamento da assistência cirúrgica-ortopédica é iniciado pela indicação do procedimento de acordo com a necessidade do paciente, perpassa pelos cuidados pré-operatórios para a execução da cirurgia no centro cirúrgico e finaliza com cuidados pós-operatórios e orientações para alta hospitalar. A assistência cirúrgica nos três momentos (pré, intra e pós-operatório) é uma dinâmica peculiar porque envolve diversos atores e tecnologias de variadas densidades que devem estar sincronizadas para atingir um objetivo final que é a cirurgia realizada em tempo hábil e sem nenhum tipo de agravo ao paciente em qualquer fase do processo assistencial cirúrgico. Objetivo: Avaliar a melhoria no planejamento da assistência aos pacientes submetidos à cirurgias ortopédicas eletivas em um hospital público referência em trauma. Método: Estudo quase-experimental, do tipo antes e depois sem grupo controle, e abordagem quantitativa, utilizando um ciclo de melhoria da qualidade com análise do problema, intervenção e monitoramento. Foram elaborados 20 critérios para avaliação da qualidade do planejamento da assistência cirúrgica, a partir de causas classificadas como modificáveis, sendo observados os preceitos de validades de face como a relevância lógica ou aparente, de conteúdo relacionado à dimensão da qualidade, necessidades e expectativas dos profissionais e ainda, de critério, com utilização das evidências científicas. O estudo foi realizado no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2020. Os dados resultantes da intervenção foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial e apresentados em gráfico de Pareto, a fim de destacar o nível de melhoria e sua significância. O estudo seguiu os procedimentos éticos exigidos pelas Resoluções nº 510/2016 e nº 580/2018 e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes. Resultados: Os resultados deste estudo referem-se ao cumprimento ou nãocumprimento dos critérios de qualidade elencados e analisados após as ações de intervenção dentro do ciclo de melhoria proposto. Observou-se melhoria global dos critérios, em que 70% (14 de 20) dos critérios analisados apresentaram aumento no nível de cumprimento. Os critérios C1, C2, C7, C18,C19,C20 se destacaram por maior nível de cumprimento na 2ª avaliação. Em relação à significação estatística, as melhorias foram significativas em dez dos vinte critérios nos quais houve melhoria do nível de qualidade. 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As etapas do ciclo de intervenção proporcionaram o desenvolvimento de atividades pela equipe multiprofisisonal capazes de contribuir para a melhoria assistencial ao paciente ortopédico durante o período perioperatório.Introduction: The surgical-orthopedic care planning process starts with the indication of the procedure according to the patient’s need, goes through preoperative care for the surgery performance in the operating room, and ends with postoperative care and guidelines for discharge. Surgical assistance in the three moments (pre-, intra-, and postoperative) is a peculiar dynamic, as it involves several actors and technologies of varying complexity that must be synchronized to achieve a final objective: a surgery performed in a timely manner and without any harm to the patient at any stage of the surgical care process. Objective: This study aimed to evaluate the improvement in the care planning for patients undergoing elective orthopedic surgery in a public trauma reference hospital. Method: It was a quasi-experimental study of before-and-after design, without a control group, and quantitative approach, using a quality improvement cycle with problem analysis, intervention, and monitoring. Twenty criteria were developed to evaluate the quality of surgical care planning, based on causes classified as modifiable, observing the precepts of face validity, such as logical or apparent relevance, of content related to the dimension of quality, professionals’ needs and expectations, and of criteria, using scientific evidence. The study was conducted from January 2019 to December 2020. Data resulting from the intervention were submitted to descriptive and inferential statistical analysis and presented in a Pareto chart to highlight the level of improvement and its significance. The study followed the ethical procedures required by Resolutions no. 510/2016 and no. 580/2018 and was approved by the Research Ethics Committee of the Onofre Lopes University Hospital. Results: Results of this study refer to the compliance or non-compliance to the quality criteria listed and analyzed after the intervention actions within the proposed improvement cycle. There was a global improvement in the criteria, in which 70% (14 of 20) of the analyzed criteria presented increasing levels of compliance. Criteria C1, C2, C7, C18, C19, and C20 stood out for a higher level of compliance in the second evaluation. Regarding statistical significance, there were significant improvements in ten of the twenty criteria, which showed improved level of quality. Criteria C1, C2, C3, C6, C7, C11, C15, C19, and C20 were statistically highly significant (<0.001), which indicated that the improvement was real and that the statistical analysis of improvement between the two evaluations have less than one in a thousand chance of being wrong. Criteria C4 and C5 did not have the level of compliance found in the first evaluation due to lack of registration in the data sources. Criterion C12 demonstrated decreasing quality according to the evaluation of the absolute improvement. Conclusion: It was observed that the intervention activities improved most of the evaluated criteria related to the surgical-orthopedic care planning process. The stages of the intervention cycle enabled the development of activities by the multiprofessional team capable of contributing to the improvement of assistance to orthopedic patients during the perioperative period.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDEUFRNBrasilCentro cirúrgico hospitalarGestão da qualidadeOrtopediaPlanejamento de assistência ao pacienteQualidade da assistência à saúdeMelhoria da qualidade no planejamento da assistência cirúrgica-ortopédicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMelhoriaqualidadeplanejamento_Rocha_2021.pdfapplication/pdf2035891https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32704/1/Melhoriaqualidadeplanejamento_Rocha_2021.pdf512b8e063979896acff350b302e5e508MD51123456789/327042021-06-15 16:41:25.755oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32704Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-06-15T19:41:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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