Avaliação diagnóstica em pensamento computacional: um modelo para os alunos do Ensino Fundamental com base no Currículo de Referência do CIEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Neide Aparecida Alves de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32727
Resumo: O advento dos tempos da sociedade da informação impôs à escola o desafio de preparar alunos para um mundo globalizado e altamente tecnológico. Além disso, vivenciamos o desafio de tornar, cada vez mais, a aprendizagem atrativa e significativa para os alunos desta nova geração. Porém, as instituições brasileiras de Ensino Básico sofrem com o baixo desempenho de grande parte dos seus alunos quanto à interpretação de textos, resolução de problemas e a sequência lógicomatemática. Neste contexto, surge a necessidade de explorar práticas nas quais os estudantes exercitem e desenvolvam tais habilidades que são requisitadas no mundo do trabalho, envolvendo as profissões do futuro e os desafios acadêmicos. Por esta razão, o Pensamento Computacional (PC) surge como um instrumento de aumento do poder cognitivo e operacional humano, utilizando fundamentos do ensino da Ciência da Computação a fim de estimular o processo de resolução dos problemas. As habilidades encontradas no campo de PC, conforme elencadas no Currículo de Referência em Tecnologia e Computação (CRTC), estão diretamente relacionadas ao que está disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao estudar a inter-relação do PC com as disciplinas do ensino básico, surge o questionamento: o que o aluno já sabe na prática acerca do PC? Visando contribuir neste sentido, este trabalho propõe um modelo de avaliação diagnóstica baseado no CRTC para permitir mapear o nível de proficiência dos alunos e identificar lacunas de habilidades e competências relacionadas com o PC. Esse modelo é inspirado no Sistema de Avaliação da Educação Básica e no concurso internacional Bebras, sendo composto por uma matriz de referência de habilidades para avaliação do PC e uma estrutura para elaboração de questões. Ele foi avaliado por meio de um curso de extensão voltado para professores da educação básica. Os resultados demonstram que este instrumento pode ser capaz de enriquecer as práticas que envolvem raciocínio lógico e resolução de problemas a partir de uma aprendizagem mais significativa e em consonância com a BNCC.
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Porém, as instituições brasileiras de Ensino Básico sofrem com o baixo desempenho de grande parte dos seus alunos quanto à interpretação de textos, resolução de problemas e a sequência lógicomatemática. Neste contexto, surge a necessidade de explorar práticas nas quais os estudantes exercitem e desenvolvam tais habilidades que são requisitadas no mundo do trabalho, envolvendo as profissões do futuro e os desafios acadêmicos. Por esta razão, o Pensamento Computacional (PC) surge como um instrumento de aumento do poder cognitivo e operacional humano, utilizando fundamentos do ensino da Ciência da Computação a fim de estimular o processo de resolução dos problemas. As habilidades encontradas no campo de PC, conforme elencadas no Currículo de Referência em Tecnologia e Computação (CRTC), estão diretamente relacionadas ao que está disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao estudar a inter-relação do PC com as disciplinas do ensino básico, surge o questionamento: o que o aluno já sabe na prática acerca do PC? Visando contribuir neste sentido, este trabalho propõe um modelo de avaliação diagnóstica baseado no CRTC para permitir mapear o nível de proficiência dos alunos e identificar lacunas de habilidades e competências relacionadas com o PC. Esse modelo é inspirado no Sistema de Avaliação da Educação Básica e no concurso internacional Bebras, sendo composto por uma matriz de referência de habilidades para avaliação do PC e uma estrutura para elaboração de questões. Ele foi avaliado por meio de um curso de extensão voltado para professores da educação básica. Os resultados demonstram que este instrumento pode ser capaz de enriquecer as práticas que envolvem raciocínio lógico e resolução de problemas a partir de uma aprendizagem mais significativa e em consonância com a BNCC.The advent of the times of the information society imposed on the school the challenge of preparing students for a globalized and highly technological world. Besides that, we experience the challenge of making learning more and more attractive and meaningful for students of this new generation. However, Brazilian Basic Education institutions suffer from the low performance of most of their students in terms of text interpretation, problem solving and the logical-mathematical sequence. In this context, there is a need to explore practices in which students exercise and develop such skills that are required in the world of work, involving the professions of the future and academic challenges. For this reason, Computational Thinking (CT) appears as an instrument to increase human cognitive and operational power, using fundamentals of computer science teaching in order to encourage the problem solving process. The skills found in this field, as listed in the Reference Curriculum in Technology and Computing (CRTC), are directly related to what is provided in the National Common Curricular Base (BNCC). When studying the interrelation of the CT with the subjects of basic education, the question arises: what does the student already know in practice about the CT? Aiming to contribute in this sense, this work proposes a diagnostic assessment model based on the CRTC to allow mapping the students' proficiency level and identifying skills and competence gaps related to the CP. This model is inspired by the Basic Education Assessment System and the Bebras International competition, being composed of a reference matrix of skills for CT evaluation, and a framework for elaborating questions. It was evaluated through an extension course aimed at basic education teachers. The results demonstrate that this instrument may be able to enrich the practices that involve logical reasoning and problem solving from a more meaningful learning and in line with the BNCC.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilPensamento computacionalAvaliação diagnósticaHabilidadesEnsino FundamentalAvaliação diagnóstica em pensamento computacional: um modelo para os alunos do Ensino Fundamental com base no Currículo de Referência do CIEBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliacaodiagnosticopensamento_Medeiros_2020.pdfapplication/pdf5547264https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32727/1/Avaliacaodiagnosticopensamento_Medeiros_2020.pdfb6fb72f96465c1718cf47ca9a836f9b2MD51123456789/327272022-05-04 18:44:28.981oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32727Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-04T21:44:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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