Consumo conspícuo: exibição de carros de luxo no contexto de acasalamento
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52317 |
Resumo: | Os produtos de luxo podem ser definidos como sinais exibidos para agradar aos observadores, assim como assumem suas funções materiais e, dessa forma, são denominados produtos de consumo conspícuo. Os donos de automóveis relatam diversos argumentos para justificar sua decisão de consumo. A relevância do uso dos automóveis como modelo para investigar o efeito de produtos luxuosos na percepção da atratividade e sociossexualidade dá-se pelo fato de que eles se atendem aos requisitos necessários para funcionar como um sinal conspícuo e ser um modelo amplamente descrito na literatura. A partir disso, esse estudo foi elaborado com o objetivo principal de investigar se o consumo de veículos afeta a percepção da atratividade e atitude sociossexual de terceiros, bem como a sociossexualidade dos indivíduos que utilizam meio de transporte público ou privado. Para isso, um total de 278 sujeitos brasileiros participaram desse estudo. Cada participante respondeu a um questionário no qual eles avaliaram seis sujeito estímulo (SS) do gênero oposto, cada perfil consistia em uma foto e uma descrição. Eles avaliaram a atratividade de cada SS para (a) uma conversa informal, (b) uma relação de curto prazo, e (c) relação de longo prazo e descreveram a atitude do SS de acordo com o Inventário de Orientação Sociossexual revisado (SOI-R). Para as análises estatísticas, foram aplicados testes General Linear Models (GLM) e Post Hoc de Bonferroni. O consumo conspícuo foi pronunciado entre os homens interessados em relações de acasalamento de curto prazo e foi percebido pelas mulheres. Importante destacar que a percepção de que o tipo de automóvel que os sujeitos estímulos possuíam afetou a percepção da atitude sociossexual em ambos os sexos, isso significa que, de alguma maneira, os homens estariam mais sensíveis a exibições de status das mulheres, que podem apresentar uma maior contribuição para o orçamento familiar. Isso pode também refletir uma mudança no comportamento das mulheres, que talvez por terem agora um maior poder de compra, estejam fazendo um consumo conspícuo mais expressivo nessa categoria. Esse estudo representa um avanço nas pesquisas de psicologia evolucionista que busca entender melhor o comportamento, a comunicação, as preferências e as motivações humanas. |
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A relevância do uso dos automóveis como modelo para investigar o efeito de produtos luxuosos na percepção da atratividade e sociossexualidade dá-se pelo fato de que eles se atendem aos requisitos necessários para funcionar como um sinal conspícuo e ser um modelo amplamente descrito na literatura. A partir disso, esse estudo foi elaborado com o objetivo principal de investigar se o consumo de veículos afeta a percepção da atratividade e atitude sociossexual de terceiros, bem como a sociossexualidade dos indivíduos que utilizam meio de transporte público ou privado. Para isso, um total de 278 sujeitos brasileiros participaram desse estudo. Cada participante respondeu a um questionário no qual eles avaliaram seis sujeito estímulo (SS) do gênero oposto, cada perfil consistia em uma foto e uma descrição. Eles avaliaram a atratividade de cada SS para (a) uma conversa informal, (b) uma relação de curto prazo, e (c) relação de longo prazo e descreveram a atitude do SS de acordo com o Inventário de Orientação Sociossexual revisado (SOI-R). Para as análises estatísticas, foram aplicados testes General Linear Models (GLM) e Post Hoc de Bonferroni. O consumo conspícuo foi pronunciado entre os homens interessados em relações de acasalamento de curto prazo e foi percebido pelas mulheres. Importante destacar que a percepção de que o tipo de automóvel que os sujeitos estímulos possuíam afetou a percepção da atitude sociossexual em ambos os sexos, isso significa que, de alguma maneira, os homens estariam mais sensíveis a exibições de status das mulheres, que podem apresentar uma maior contribuição para o orçamento familiar. Isso pode também refletir uma mudança no comportamento das mulheres, que talvez por terem agora um maior poder de compra, estejam fazendo um consumo conspícuo mais expressivo nessa categoria. Esse estudo representa um avanço nas pesquisas de psicologia evolucionista que busca entender melhor o comportamento, a comunicação, as preferências e as motivações humanas.Luxury products can be defined as signs displayed to please observers, and in the background they assume their material functions and are therefore termed products of conspicuous consumption. Car owners report several arguments to justify their consumption decision. The relevance of using automobiles as a model to investigate the effect of luxury products on the perception of attractiveness and sociosexuality is given by the fact that they meet the necessary requirements to function as a conspicuous sign and be a model widely described in the literature. Based on this, this study was designed with the main objective of investigating whether vehicle consumption affects the perception of attractiveness and sociosexual attitude of third parties, as well as the sociosexuality of individuals who use public or private transport. For this, a total of 278 Brazilian subjects participated in this study. Each participant answered a questionnaire in which they rated six stimulus subjects (SS) of the opposite gender, each profile consisting of a photo and a description. They rated each SS's attractiveness to (a) a casual conversation, (b) a short-term relationship, and (c) a long-term relationship and described the SS's attitude according to the revised Sociosexual Orientation Inventory (SOI- R). For statistical analysis, General Linear Models (GLM) and Bonferroni's Post Hoc tests were applied. Conspicuous consumption was pronounced among men interested in short-term mating relationships and was noticed by women. It is important to highlight that the perception that the type of car that the stimulated subjects had affected the perception of the sociosexual attitude in both genders, this means that somehow men would be more sensitive to women's status displays, which may present a greater contribution to the family budget. This may also reflect a change in the behavior of women, who, perhaps because they now have greater purchasing power, are making a more expressive conspicuous consumption in this category. This study represents a breakthrough in evolutionary psychology research that seeks to better understand human behavior, communication, preferences and motivations.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASEstratégia de acasalamentoAtratividadeSociossexualidadeConsumo conspícuo: exibição de carros de luxo no contexto de acasalamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConsumoconspicuoexibicao_Santos_2022.pdfapplication/pdf1777482https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52317/1/Consumoconspicuoexibicao_Santos_2022.pdf4be1b96dfd2e5e733f9e1f2bec807715MD51123456789/523172023-05-11 17:29:50.214oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52317Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-11T20:29:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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