O ESTÍMULO DO CORPO ATRAVÉS DA SENSORIALIDADE: UM CAMINHO PARA SE PENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA E ARTÍSTICA NO TEATRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56677 |
Resumo: | Este trabalho representa um processo investigativo centrado na sensorialidade, visando uma reavaliação das práticas artísticas e pedagógicas. Ao longo do meu percurso acadêmico, destaco como os estímulos sensoriais se tornaram fundamentais em minha formação como artista-docente. Todo esse aprendizado culminou na condução de uma oficina teatral realizada primeiro semestre de 2023, no Departamento de Artes da UFRN. A proposta da oficina foi concebida com o objetivo de promover o autoconhecimento, a compreensão do outro e o estímulo das emoções. Como docente, essa experiência proporcionou uma imersão pedagógica e artística, incentivando uma reflexão profunda sobre as bases da educação, desde o chão da escola em que fui formada até o solo acadêmico que agora trilho. Ao revisitar meu próprio percurso, busquei traçar paralelos entre as vivências sensoriais que moldaram minha trajetória e a realidade dos participantes da oficina. O enfoque na sensorialidade revelou-se uma ferramenta crucial para compreender como os corpos se expressam através dos sentidos, influenciando movimentos, pensamentos e reações. Neste contexto, estabeleço diálogo com as contribuições da dançarina e pesquisadora Patrícia Leal (2005), bem como com artigos que exploram a sensorialidade como meio terapêutico, nos trabalhos da renomada artista visual, Lygia Clark. Essas referências enriquecem a fundamentação teórica do trabalho, proporcionando insights valiosos sobre a interseção entre sensorialidade, jogos teatrais, práticas pedagógicas e improvisação. Assim, este estudo não apenas delineia meu percurso de pesquisa, mas também compartilha as descobertas e reflexões oriundas da oficina teatral. No âmbito acadêmico e artístico, a sensorialidade emerge como um fio condutor, conectando passado e presente, permitindo que as experiências vividas se transformem em conhecimento partilhado. |
id |
UFRN_eb5563188581f308dad7e3fdc95c2994 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/56677 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Layse Maria nogueira dahttp://lattes.cnpq.br/5802919149219172Leal, Patrícia GarciaSilva, Sebastião de SalesLopes, Melissa dos Santos2023-12-21T13:24:39Z2023-12-21T13:24:39Z2023-12-04SILVA, L. M. N. O estímulo do corpo através da sensorialidade: um caminho para se pensar a prática pedagógica e artística no teatro. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Curso de Licenciatura em Teatro, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56677Este trabalho representa um processo investigativo centrado na sensorialidade, visando uma reavaliação das práticas artísticas e pedagógicas. Ao longo do meu percurso acadêmico, destaco como os estímulos sensoriais se tornaram fundamentais em minha formação como artista-docente. Todo esse aprendizado culminou na condução de uma oficina teatral realizada primeiro semestre de 2023, no Departamento de Artes da UFRN. A proposta da oficina foi concebida com o objetivo de promover o autoconhecimento, a compreensão do outro e o estímulo das emoções. Como docente, essa experiência proporcionou uma imersão pedagógica e artística, incentivando uma reflexão profunda sobre as bases da educação, desde o chão da escola em que fui formada até o solo acadêmico que agora trilho. Ao revisitar meu próprio percurso, busquei traçar paralelos entre as vivências sensoriais que moldaram minha trajetória e a realidade dos participantes da oficina. O enfoque na sensorialidade revelou-se uma ferramenta crucial para compreender como os corpos se expressam através dos sentidos, influenciando movimentos, pensamentos e reações. Neste contexto, estabeleço diálogo com as contribuições da dançarina e pesquisadora Patrícia Leal (2005), bem como com artigos que exploram a sensorialidade como meio terapêutico, nos trabalhos da renomada artista visual, Lygia Clark. Essas referências enriquecem a fundamentação teórica do trabalho, proporcionando insights valiosos sobre a interseção entre sensorialidade, jogos teatrais, práticas pedagógicas e improvisação. Assim, este estudo não apenas delineia meu percurso de pesquisa, mas também compartilha as descobertas e reflexões oriundas da oficina teatral. No âmbito acadêmico e artístico, a sensorialidade emerge como um fio condutor, conectando passado e presente, permitindo que as experiências vividas se transformem em conhecimento partilhado.This work signifies a comprehensive exploration of the investigative process centered on sensoriality, aiming to reassess both artistic and pedagogical practices. Throughout my academic journey, I underscore the significance of sensory stimuli in shaping my identity as an artist-educator. The culmination of this learning materialized in the execution of a theatrical workshop during the first semester of 2023 at the Department of Arts at UFRN. The workshop proposal was formulated with the purpose of promoting self-knowledge, understanding of others, and the stimulation of emotions. As an educator, this experience offered an immersive pedagogical and artistic encounter, fostering profound reflections on the educational foundation—from the school where I was educated to the academic environment of the university I currently inhabit. Reflecting on my own journey, I draw parallels between the sensory experiences that shaped my trajectory and the reality experienced by workshop participants. The focus on sensoriality proved to be a crucial tool in understanding how bodies express themselves through senses, influencing movements, thoughts, and reactions. In this context, I engage in a dialogue with the contributions of the dancer and researcher Patrícia Leal (2005), as well as articles exploring sensoriality as a therapeutic medium, particularly referencing the works of the renowned visual artist Lygia Clark. These references enrich the theoretical foundation of the work, providing valuable insights into the intersection of sensoriality, theatrical games, pedagogical practices, and improvisation. Therefore, this study not only outlines my research journey but also shares the discoveries and reflections stemming from the theatrical workshop. In the academic and artistic realms, sensoriality emerges as a guiding thread, connecting the past and present, allowing lived experiences to transform into shared knowledge.Universidade Federal do Rio Grande do NorteLicenciatura em teatroUFRNBrasilDepartamento de artesCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESsensorialidade; jogos teatrais; práticas pedagógicas; improvisaçãoO ESTÍMULO DO CORPO ATRAVÉS DA SENSORIALIDADE: UM CAMINHO PARA SE PENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA E ARTÍSTICA NO TEATROSTIMULUSING THE BODY THROUGH SENSORIALITY: A WAY TO THINK ABOUT PEDAGOGICAL AND ARTISTIC PRACTICE IN THEATERinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTCC Layse.pdfTCC Layse.pdfTrabalhando de conclusão de cursoapplication/pdf1028361https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56677/1/TCC%20Layse.pdf07bab7f2bbd7f0d9165881be0d7b913bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56677/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56677/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/566772023-12-21 10:24:39.819oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-21T13:24:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ESTÍMULO DO CORPO ATRAVÉS DA SENSORIALIDADE: UM CAMINHO PARA SE PENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA E ARTÍSTICA NO TEATRO |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
STIMULUSING THE BODY THROUGH SENSORIALITY: A WAY TO THINK ABOUT PEDAGOGICAL AND ARTISTIC PRACTICE IN THEATER |
title |
O ESTÍMULO DO CORPO ATRAVÉS DA SENSORIALIDADE: UM CAMINHO PARA SE PENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA E ARTÍSTICA NO TEATRO |
spellingShingle |
O ESTÍMULO DO CORPO ATRAVÉS DA SENSORIALIDADE: UM CAMINHO PARA SE PENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA E ARTÍSTICA NO TEATRO Silva, Layse Maria nogueira da CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES sensorialidade; jogos teatrais; práticas pedagógicas; improvisação |
title_short |
O ESTÍMULO DO CORPO ATRAVÉS DA SENSORIALIDADE: UM CAMINHO PARA SE PENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA E ARTÍSTICA NO TEATRO |
title_full |
O ESTÍMULO DO CORPO ATRAVÉS DA SENSORIALIDADE: UM CAMINHO PARA SE PENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA E ARTÍSTICA NO TEATRO |
title_fullStr |
O ESTÍMULO DO CORPO ATRAVÉS DA SENSORIALIDADE: UM CAMINHO PARA SE PENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA E ARTÍSTICA NO TEATRO |
title_full_unstemmed |
O ESTÍMULO DO CORPO ATRAVÉS DA SENSORIALIDADE: UM CAMINHO PARA SE PENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA E ARTÍSTICA NO TEATRO |
title_sort |
O ESTÍMULO DO CORPO ATRAVÉS DA SENSORIALIDADE: UM CAMINHO PARA SE PENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA E ARTÍSTICA NO TEATRO |
author |
Silva, Layse Maria nogueira da |
author_facet |
Silva, Layse Maria nogueira da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5802919149219172 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Leal, Patrícia Garcia |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silva, Sebastião de Sales |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Layse Maria nogueira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Melissa dos Santos |
contributor_str_mv |
Lopes, Melissa dos Santos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES sensorialidade; jogos teatrais; práticas pedagógicas; improvisação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sensorialidade; jogos teatrais; práticas pedagógicas; improvisação |
description |
Este trabalho representa um processo investigativo centrado na sensorialidade, visando uma reavaliação das práticas artísticas e pedagógicas. Ao longo do meu percurso acadêmico, destaco como os estímulos sensoriais se tornaram fundamentais em minha formação como artista-docente. Todo esse aprendizado culminou na condução de uma oficina teatral realizada primeiro semestre de 2023, no Departamento de Artes da UFRN. A proposta da oficina foi concebida com o objetivo de promover o autoconhecimento, a compreensão do outro e o estímulo das emoções. Como docente, essa experiência proporcionou uma imersão pedagógica e artística, incentivando uma reflexão profunda sobre as bases da educação, desde o chão da escola em que fui formada até o solo acadêmico que agora trilho. Ao revisitar meu próprio percurso, busquei traçar paralelos entre as vivências sensoriais que moldaram minha trajetória e a realidade dos participantes da oficina. O enfoque na sensorialidade revelou-se uma ferramenta crucial para compreender como os corpos se expressam através dos sentidos, influenciando movimentos, pensamentos e reações. Neste contexto, estabeleço diálogo com as contribuições da dançarina e pesquisadora Patrícia Leal (2005), bem como com artigos que exploram a sensorialidade como meio terapêutico, nos trabalhos da renomada artista visual, Lygia Clark. Essas referências enriquecem a fundamentação teórica do trabalho, proporcionando insights valiosos sobre a interseção entre sensorialidade, jogos teatrais, práticas pedagógicas e improvisação. Assim, este estudo não apenas delineia meu percurso de pesquisa, mas também compartilha as descobertas e reflexões oriundas da oficina teatral. No âmbito acadêmico e artístico, a sensorialidade emerge como um fio condutor, conectando passado e presente, permitindo que as experiências vividas se transformem em conhecimento partilhado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-21T13:24:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-21T13:24:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, L. M. N. O estímulo do corpo através da sensorialidade: um caminho para se pensar a prática pedagógica e artística no teatro. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Curso de Licenciatura em Teatro, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56677 |
identifier_str_mv |
SILVA, L. M. N. O estímulo do corpo através da sensorialidade: um caminho para se pensar a prática pedagógica e artística no teatro. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Curso de Licenciatura em Teatro, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Licenciatura em teatro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56677/1/TCC%20Layse.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56677/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56677/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
07bab7f2bbd7f0d9165881be0d7b913b 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117682616598528 |