Qualidade de assistência ao usuário nos CEO: uma análise a partir do PMAQ-CEO 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Luana de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39255
Resumo: INTRODUÇÃO: O PMAQ-CEO surgiu como estratégia de qualificação dos serviços especializados em saúde bucal. O objetivo do estudo foi analisar a qualidade da assistência aos usuários nos CEO do Brasil, considerando o tempo de espera para iniciar o tratamento, melhor horário para agendamento da consulta, acolhimento no CEO e respeito pelos profissionais. MÉTODO: Estudo quantitativo, com análise de dados secundários obtidos nos CEO que aderiram ao PMAQ-CEO, com amostra de 8.898 usuários em 935 CEO. Análise realizada através do banco de dados da avaliação externa do PMAQ-CEO 1º ciclo por estatística descritiva e inferencial. RESULTADOS: 71% dos usuários esperou menos de 1 mês para iniciar o tratamento e 62,2% foi consultada sobre o melhor horário da consulta. Mais de 90% se sentiram acolhidos e respeitados. Houve diferenças significativas, onde quem apresentava maior salário, esperava menos tempo para ser atendido e usuários de raça branca, com maior nível de escolaridade e maior renda familiar foram os mais questionados quanto à preferência de dia e horário. CONCLUSÃO: Os resultados mostram que os usuários estão satisfeitos com a assistência nos CEO. Entretanto, provavelmente há influência de raça, renda familiar e nível de escolaridade em relação ao atendimento.
id UFRN_ec400eb99aecbbf9338c9ba3167b199b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/39255
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Ribeiro, Luana de SouzaOliveira, Angelo Giuseppe Roncalli da CostaGalvão, Maria Helena RodriguesSilva, Edna Maria daOliveira, Angelo Giuseppe Roncalli da Costa2019-12-20T16:46:10Z2021-09-27T14:09:50Z2019-12-20T16:46:10Z2021-09-27T14:09:50Z2019-11-2020150118596RIBEIRO, Luana de Souza. Qualidade de assistência ao usuário nos CEO: uma análise a partir do PMAQ-CEO 1º ciclo. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39255INTRODUÇÃO: O PMAQ-CEO surgiu como estratégia de qualificação dos serviços especializados em saúde bucal. O objetivo do estudo foi analisar a qualidade da assistência aos usuários nos CEO do Brasil, considerando o tempo de espera para iniciar o tratamento, melhor horário para agendamento da consulta, acolhimento no CEO e respeito pelos profissionais. MÉTODO: Estudo quantitativo, com análise de dados secundários obtidos nos CEO que aderiram ao PMAQ-CEO, com amostra de 8.898 usuários em 935 CEO. Análise realizada através do banco de dados da avaliação externa do PMAQ-CEO 1º ciclo por estatística descritiva e inferencial. RESULTADOS: 71% dos usuários esperou menos de 1 mês para iniciar o tratamento e 62,2% foi consultada sobre o melhor horário da consulta. Mais de 90% se sentiram acolhidos e respeitados. Houve diferenças significativas, onde quem apresentava maior salário, esperava menos tempo para ser atendido e usuários de raça branca, com maior nível de escolaridade e maior renda familiar foram os mais questionados quanto à preferência de dia e horário. CONCLUSÃO: Os resultados mostram que os usuários estão satisfeitos com a assistência nos CEO. Entretanto, provavelmente há influência de raça, renda familiar e nível de escolaridade em relação ao atendimento.INTRODUCTION: The Program for Improving Access and Quality to Dental Specialty Centers (PMAQ-CEO for Portuguese acronym) emerged as a strategy for qualifying specialized oral health services. Thus, the assessment should be able to determine to what extent this service meets the expectations of the population, based on the perception of CEO's users. OBJECTIVES: To analyze the quality of user assistance to CEO in Brazil, considering their perceptions. METHODS: Quantitative study with secondary data analysis and cross-sectional design. It was conducted on CEO who joined the PMAQ-CEO, with a sample of 8,898 users among 935 CEO in the country. The collection was performed through the PMAQ-CEO 1st cycle external evaluation database and the data analyzed through inferential descriptive statistics and comparison of means. RESULTS: 71% of users waited less than 1 month to start treatment and 62.2% were consulted about the best appointment time. More than 90% felt welcomed and respected. There were significant differences, where those with higher salaries, expected less time to be attended and white users, with higher education and family income were the most questioned regarding the day and time preference. CONCLUSION: The results show that users are satisfied with CEO assistance. However, there may have influence of race, family income and level of education in relation to care.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilOdontologiaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessServiços de Saúde BucalPesquisa sobre Serviços de SaúdeQualidade de assistência ao usuário nos CEO: uma análise a partir do PMAQ-CEO 1º cicloQuality of assistance in the Centers for Specialized Oral Health Care (CEO): analysis from the 1st edition of the Brazilian Program for the Improvement of Access and Quality (PMAQ)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTQUALIDADE DE ASSISTÊNCIA AO USUÁRIO NOS CEO - UMA ANÁLISE A PARTIR DO PMAQ-CEO 1º CICLO.pdf.txtExtracted texttext/plain60417https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39255/1/QUALIDADE%20DE%20ASSIST%c3%8aNCIA%20AO%20USU%c3%81RIO%20NOS%20CEO%20-%20UMA%20AN%c3%81LISE%20A%20PARTIR%20DO%20PMAQ-CEO%201%c2%ba%20CICLO.pdf.txtc71dab44478d9920a8b9bafa1a6bf61dMD51ORIGINALQualidadeAssistenciaUsuario_Ribeiro_2019.pdfapplication/pdf615083https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39255/2/QualidadeAssistenciaUsuario_Ribeiro_2019.pdf376e65ccc3ad6d7cea32656fddb20714MD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39255/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39255/4/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD54123456789/392552023-05-04 10:03:49.261oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-04T13:03:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Qualidade de assistência ao usuário nos CEO: uma análise a partir do PMAQ-CEO 1º ciclo
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Quality of assistance in the Centers for Specialized Oral Health Care (CEO): analysis from the 1st edition of the Brazilian Program for the Improvement of Access and Quality (PMAQ)
title Qualidade de assistência ao usuário nos CEO: uma análise a partir do PMAQ-CEO 1º ciclo
spellingShingle Qualidade de assistência ao usuário nos CEO: uma análise a partir do PMAQ-CEO 1º ciclo
Ribeiro, Luana de Souza
Serviços de Saúde Bucal
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
title_short Qualidade de assistência ao usuário nos CEO: uma análise a partir do PMAQ-CEO 1º ciclo
title_full Qualidade de assistência ao usuário nos CEO: uma análise a partir do PMAQ-CEO 1º ciclo
title_fullStr Qualidade de assistência ao usuário nos CEO: uma análise a partir do PMAQ-CEO 1º ciclo
title_full_unstemmed Qualidade de assistência ao usuário nos CEO: uma análise a partir do PMAQ-CEO 1º ciclo
title_sort Qualidade de assistência ao usuário nos CEO: uma análise a partir do PMAQ-CEO 1º ciclo
author Ribeiro, Luana de Souza
author_facet Ribeiro, Luana de Souza
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Angelo Giuseppe Roncalli da Costa
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Galvão, Maria Helena Rodrigues
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Edna Maria da
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Luana de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Angelo Giuseppe Roncalli da Costa
contributor_str_mv Oliveira, Angelo Giuseppe Roncalli da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços de Saúde Bucal
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
topic Serviços de Saúde Bucal
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
description INTRODUÇÃO: O PMAQ-CEO surgiu como estratégia de qualificação dos serviços especializados em saúde bucal. O objetivo do estudo foi analisar a qualidade da assistência aos usuários nos CEO do Brasil, considerando o tempo de espera para iniciar o tratamento, melhor horário para agendamento da consulta, acolhimento no CEO e respeito pelos profissionais. MÉTODO: Estudo quantitativo, com análise de dados secundários obtidos nos CEO que aderiram ao PMAQ-CEO, com amostra de 8.898 usuários em 935 CEO. Análise realizada através do banco de dados da avaliação externa do PMAQ-CEO 1º ciclo por estatística descritiva e inferencial. RESULTADOS: 71% dos usuários esperou menos de 1 mês para iniciar o tratamento e 62,2% foi consultada sobre o melhor horário da consulta. Mais de 90% se sentiram acolhidos e respeitados. Houve diferenças significativas, onde quem apresentava maior salário, esperava menos tempo para ser atendido e usuários de raça branca, com maior nível de escolaridade e maior renda familiar foram os mais questionados quanto à preferência de dia e horário. CONCLUSÃO: Os resultados mostram que os usuários estão satisfeitos com a assistência nos CEO. Entretanto, provavelmente há influência de raça, renda familiar e nível de escolaridade em relação ao atendimento.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-20T16:46:10Z
2021-09-27T14:09:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-20T16:46:10Z
2021-09-27T14:09:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 20150118596
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Luana de Souza. Qualidade de assistência ao usuário nos CEO: uma análise a partir do PMAQ-CEO 1º ciclo. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39255
identifier_str_mv 20150118596
RIBEIRO, Luana de Souza. Qualidade de assistência ao usuário nos CEO: uma análise a partir do PMAQ-CEO 1º ciclo. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Odontologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39255/1/QUALIDADE%20DE%20ASSIST%c3%8aNCIA%20AO%20USU%c3%81RIO%20NOS%20CEO%20-%20UMA%20AN%c3%81LISE%20A%20PARTIR%20DO%20PMAQ-CEO%201%c2%ba%20CICLO.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39255/2/QualidadeAssistenciaUsuario_Ribeiro_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39255/3/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39255/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c71dab44478d9920a8b9bafa1a6bf61d
376e65ccc3ad6d7cea32656fddb20714
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e428689918449bd69f843393981e4109
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117781763653632